< Voltar

Adaptando prédios para pessoas idosas

Novas propostas de empreendimentos trazem adaptações que levam em consideração a qualidade de vida da população idosa

 

A arquitetura residencial, principalmente quando se trata de condomínios de apartamentos, precisa sempre levar em conta as necessidades coletivas dos moradores.

No Brasil, um levantamento recente do IBGE apontou que pessoas com 60 anos ou mais representam 14,7% da população, somando um total de 31,23 milhões de idosos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a expectativa é de que, em duas décadas, a população acima de 65 anos irá ultrapassar a de jovens abaixo de 18 anos. Com o aumento crescente da expectativa de vida e a redução das taxas de natalidade, esses números tendem a se tornar cada vez mais significativos.

Pensando nas demandas desse público, muitos novos empreendimentos do mercado imobiliário têm considerado em seus projetos aspectos como o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida da população idosa. Outros prédios, já existentes, têm realizado renovações e adaptações em sua estrutura, para atender a essas pessoas.

 

 

Um imóvel que respeita e leva em conta a população sênior deve ser inclusivo e acessível, valorizando aparatos que contribuam para a vida saudável e a socialização do morador idoso.

Alguns pilares precisam ser considerados, na realização de um projeto com foco em inclusão de pessoas idosas, para que elas se mantenham ativas: saúde, aprendizado contínuo, participação social e segurança/proteção.

 

 

Adaptações nos imóveis

No que diz respeito à estrutura física de uma construção acessível para a população idosa, é importante observar os seguintes itens:

  • As áreas comuns precisam ser agradáveis e bem iluminadas.
  • A quantidade de móveis e tapetes deve estar de acordo com a fácil mobilidade e circulação dos usuários.
  • Barras de apoio devem ser instaladas, principalmente nos banheiros e áreas molhadas, como piscina, sauna e vestiário.
  • É preciso pensar em espaços para sentar que sejam seguros, confortáveis e cercados por áreas verdes.
  • Os pisos devem ser antiderrapantes, com rampas, corredores e elevadores largos o suficiente para cadeiras de rodas.
  • Os espaços precisam conter sinalizações/comunicações adequadas, tanto visuais quanto sonoras.

 

 

 

Nos projetos inclusivos, tanto a segurança física quanto emocional dos moradores idosos é contemplada. Há muitos prédios em que, além da estrutura adaptada, funcionários especializados são contratados para atender a essas pessoas.

Outros empreendimentos oferecem serviços como fisioterapia, massagem ou hidroginástica. Há também condomínios que disponibilizam ambulâncias e enfermeiros, para atendimento emergencial.

Opções mais avançadas de cuidado aos moradores idosos ou com mobilidade reduzida incluem automação (comandos de voz para controle de iluminação e temperatura, por exemplo) e até mesmo robôs, que auxiliam nas atividades dentro de casa.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Confira nossas dicas para criar uma decoração natalina com a cara do verão brasileiro, cheia de frescor e criatividade   A decoração de Natal tem diversos elementos que remetem aos países do hemisfério norte, onde é inverno no mês de dezembro. O Papai Noel com roupas aconchegantes, as renas e…

Selecionamos alguns dos designers que mais se destacaram nos nossos melhores imóveis em 2019, como os irmãos Campana, Sergio Rodrigues e José Zanine Caldas   O mobiliário brasileiro representa a diversidade do país. Tudo aqui é uma mistura: de sotaques, climas, pessoas e paisagens. Naturalmente, artistas e designers se enriquecem…

Entenda como a neurociência pode influenciar projetos arquitetônicos, explorando nossa atração por texturas, curvas e simetria nos espaços   Projetos que levam em consideração a influência exercida pelos ambientes sobre as emoções e os comportamentos humanos, para impactar de forma profunda a experiência dos usuários em determinados ambientes, já são…

Técnica revitaliza empreendimentos sem descaracterizá-los Retrofit é uma tendência arquitetônica com uma proposta moderna para empreendimentos históricos. Com o objetivo de recuperar prédios antigos, o conceito surgiu em meados do século XX, com origem na Europa e nos Estados Unidos, quando a legislação local passou a proibir a demolição de…

Novidades na automação mostram que o futuro é agora   Casas que parecem saídas de filmes de ficção científica estão mais perto da nossa realidade do que imaginamos. Recentemente, o Facebook divulgou diversas novidades que podem revolucionar os sistemas de automação residencial. Essas novas tecnologias foram alguns dos temas abordados…

Carol Maia, cofundadora da Jam Houses, fala sobre o conceito de renovar imóveis, dando a eles características autorais    Em grandes cidades, como São Paulo, tem se tornado cada vez mais difícil encontrar terrenos para construir novos imóveis ou empreendimentos, principalmente nas regiões mais cobiçadas. Por isso, empresas como a…

Transforme a área externa de sua casa com estruturas cobertas, mas integradas à natureza, criando espaços de convivência, lazer e relaxamento   Se a ideia é dar um novo aspecto e revitalizar a área externa de sua casa, poucos elementos decorativos são tão interessantes e versáteis como um gazebo. Além…

Em busca de uma vida mais saudável? Confira nossas dicas para montar sua própria academia e se exercitar em casa   Criar uma academia de ginástica dentro de sua própria casa pode ser uma forma de melhorar a saúde de toda a família. Além da conveniência e da praticidade de…