< Voltar

Home Staging em números e nosso case de sucesso

Conheça as estatísticas dessa ferramenta de marketing que só tende a crescer no mercado imobiliário brasileiro, por conta de sua estratégia

 

A primeira impressão é a que fica, sobretudo no mercado imobiliário de alto padrão. Para vender um imóvel, é preciso fazer com que o potencial comprador se apaixone pelo local e consiga visualizá-lo como sua nova moradia. É exatamente isso que faz o home staging, uma ferramenta de marketing que transforma o imóvel em um verdadeiro cenário de revista, potencializando as chances de venda.

De acordo com o diretor da empresa norte-americana Coldwell Banker Burnet Realty, um possível comprador toma sua decisão nos dez primeiros segundos após entrar em uma propriedade à venda. Ou seja, é preciso que o proprietário faça o possível para atrair seu cliente, aumentando as possibilidades de sucesso do negócio. Um home stager trabalha para que essa experiência da visita seja perfeita para o público-alvo, fazendo com que o imóvel se destaque no mercado.

 

Caso de sucesso

A home stager Fernanda Genthon realizou recentemente um trabalho no edifício residencial Vitra, para potencializar a venda de um apartamento. “O imóvel em questão não precisou de ajustes, como pintura ou mudanças no layout dos móveis. Entretanto, houve uma grande organização dos objetos pessoais dos moradores e a utilização adequada de acessórios, como mantas, livros e flores, para produzir uma atmosfera adequada, que gerasse links emocionais com o futuro comprador”, explica a profissional.

 

Ambientes do apartamento no residencial Vitra, antes e depois do home staging

 

De acordo com a especialista, o imóvel estava no mercado há um ano. Depois do serviço de staging, foi vendido em cerca de seis meses, sendo que durante cinco desses meses o Brasil passou por um período de grande indecisão econômica e política, por conta das eleições. Quando a situação do país se estabilizou, o trabalho de preparo do imóvel rendeu frutos. “O apartamento foi vendido um mês após as eleições”, conta Fernanda.

A ex-proprietária do imóvel no edifício Vitra acredita que os aspectos que fizeram a diferença na venda foram a dedicação da home stager e as fotos – além da parceria com a equipe de vendas e marketing da Esquema Imóveis, para identificar o público correto. “Ela transformou o apartamento: preparou o espaço e depois fotografou os ambientes em diferentes horários. Antes do home staging, tínhamos imagens do imóvel, mas ninguém havia se interessado”, comenta.

No total, foram duas semanas de trabalho, incluindo a preparação e a fotografia. A ex-proprietária explica que a família não estava em casa durante o processo de staging, mas afirma que as alterações não foram muito profundas. “O apartamento já era maravilhoso, mas ela o deixou ainda mais. Fez o trabalho que os decoradores não fizeram, realçando os ambientes”, observa.

Incluir flores, montar verdadeiros cenários em mesas e estantes, inserir luminárias, remover o excesso de almofadas e equilibrar as cores nos ambientes foram algumas das mudanças propostas por Fernanda para o apartamento no Vitra. “Ela nos explicou que os ambientes precisavam ficar mais clean, com menos objetos, para que não tivessem ‘a cara do dono’.  O home staging é algo que acontece muito nos Estados Unidos e vende bem, eles fazem milagres. Conhecendo o trabalho, eu sempre procurava mostrar o imóvel conforme as fotos”, conta a cliente. A estratégia teve resultados positivos e certamente deixou os ex-proprietários do imóvel satisfeitos.

 

Fotos: Fernanda Genthon

 

Home staging em números

Conforme demonstra o National Association of REALTORS® Research Group (grupo de pesquisas da associação norte-americana de corretores imobiliários), em seu relatório 2019 Profile of Home Staging, as estatísticas que comprovam os resultados do trabalho de home staging são extremamente promissoras:

  • 83% dos corretores disseram que o staging fez com que o comprador visualizasse com mais facilidade a propriedade como futura moradia.
  • 40% dos corretores afirmaram que o home staging teve um impacto na opinião da maioria dos compradores sobre um imóvel.
  • 25% dos corretores declararam que o home staging aumentou o valor de venda entre 1 e 5%, comparado a outras propriedades similares que não receberam esse trabalho.
  • 28% dos corretores declararam que houve redução no tempo do imóvel no mercado, após o trabalho de staging.
  • 26% dos corretores se ofereceram para pagar o home staging de um imóvel que estavam comercializando, para potencializar as chances de venda.
  • 82% dos entrevistados disseram que os compradores tinham ideias formadas sobre como queriam morar e o que esperavam de uma casa ideal antes de iniciar o processo da compra.

 

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

O Cidade Matarazzo, empreendimento que traz para a capital paulista o que há de mais avançado em design e tecnologia, já é uma realidade   O antigo Hospital Matarazzo, em um terreno que ocupa mais de 30 mil metros quadrados, nas proximidades da principal avenida de São Paulo, tem passado…

Aprenda a explorar tons mais escuros nos acabamentos e na decoração, para criar ambientes bonitos e sofisticados   Considerado um verdadeiro coringa no design de interiores contemporâneo, o “pretinho básico” tem sido muito bem aproveitado em projetos que se destacam pela ousadia e sofisticação. A vantagem é que os tons…

O vídeo destaque dessa semana é uma casa no condomínio Jardim Pignatari com projeto de João Armentano no Morumbi. Possui paisagismo de Gilberto Elkis, ambientes amplos e iluminados, ampla área verde, além de jardim, piscina e adega. Confira os detalhe no vídeo e conheça mais sobre esse imóvel na Esquema…

O arquiteto, grande admirador do modernismo brasileiro, traz em seus projetos forte relação entre espaços internos e externo, conforto climático e aplicação de elementos tradicionais da arquitetura brasileira. Marcio Kogan traz o amor por prédios e pela arquitetura de família, é filho do engenheiro Aron Kogan, conhecido por projetar e…

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”: entenda a evolução da proposta sustentável e como ela tem sido cada vez mais utilizada na arquitetura   Construir um imóvel ecológico é uma escolha. Em geral, uma construção precisa atender a certos códigos, mas a arquitetura verde vai…

Clássicos, contemporâneos e comprometidos. Essas são as principais características que definem os projetos do paisagista Gilberto Elkis. O profissional atua há mais de 35 anos no mercado e busca sempre manter o alto padrão em seus trabalhos, superando as expectativas de seus clientes mais exigentes. Buscando referências modernas, Gilberto Elkis…

Com mais de 40 anos de carreira, arquiteto brasileiro atua também como cenógrafo, designer de mobiliário e cineasta   Nascido no ano de 1952, o arquiteto Isay Weinfeld é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e ficou reconhecido no Brasil pelos seus grandes projetos de arquitetura. O profissional mantém seu escritório…

A exclusividade da Esquema Imóveis desta semana é uma casa com projeto de João Armentano, no Jardim América. Possui ambientes integrados com muita luz natural, pé-direito duplo, piscina, paisagismo e academia no subsolo. 7 vagas de garagem. Conheça mais sobre ela na Esquema Imóveis.