< Voltar

Home Staging em números e nosso case de sucesso

Conheça as estatísticas dessa ferramenta de marketing que só tende a crescer no mercado imobiliário brasileiro, por conta de sua estratégia

 

A primeira impressão é a que fica, sobretudo no mercado imobiliário de alto padrão. Para vender um imóvel, é preciso fazer com que o potencial comprador se apaixone pelo local e consiga visualizá-lo como sua nova moradia. É exatamente isso que faz o home staging, uma ferramenta de marketing que transforma o imóvel em um verdadeiro cenário de revista, potencializando as chances de venda.

De acordo com o diretor da empresa norte-americana Coldwell Banker Burnet Realty, um possível comprador toma sua decisão nos dez primeiros segundos após entrar em uma propriedade à venda. Ou seja, é preciso que o proprietário faça o possível para atrair seu cliente, aumentando as possibilidades de sucesso do negócio. Um home stager trabalha para que essa experiência da visita seja perfeita para o público-alvo, fazendo com que o imóvel se destaque no mercado.

 

Caso de sucesso

A home stager Fernanda Genthon realizou recentemente um trabalho no edifício residencial Vitra, para potencializar a venda de um apartamento. “O imóvel em questão não precisou de ajustes, como pintura ou mudanças no layout dos móveis. Entretanto, houve uma grande organização dos objetos pessoais dos moradores e a utilização adequada de acessórios, como mantas, livros e flores, para produzir uma atmosfera adequada, que gerasse links emocionais com o futuro comprador”, explica a profissional.

 

Ambientes do apartamento no residencial Vitra, antes e depois do home staging

 

De acordo com a especialista, o imóvel estava no mercado há um ano. Depois do serviço de staging, foi vendido em cerca de seis meses, sendo que durante cinco desses meses o Brasil passou por um período de grande indecisão econômica e política, por conta das eleições. Quando a situação do país se estabilizou, o trabalho de preparo do imóvel rendeu frutos. “O apartamento foi vendido um mês após as eleições”, conta Fernanda.

A ex-proprietária do imóvel no edifício Vitra acredita que os aspectos que fizeram a diferença na venda foram a dedicação da home stager e as fotos – além da parceria com a equipe de vendas e marketing da Esquema Imóveis, para identificar o público correto. “Ela transformou o apartamento: preparou o espaço e depois fotografou os ambientes em diferentes horários. Antes do home staging, tínhamos imagens do imóvel, mas ninguém havia se interessado”, comenta.

No total, foram duas semanas de trabalho, incluindo a preparação e a fotografia. A ex-proprietária explica que a família não estava em casa durante o processo de staging, mas afirma que as alterações não foram muito profundas. “O apartamento já era maravilhoso, mas ela o deixou ainda mais. Fez o trabalho que os decoradores não fizeram, realçando os ambientes”, observa.

Incluir flores, montar verdadeiros cenários em mesas e estantes, inserir luminárias, remover o excesso de almofadas e equilibrar as cores nos ambientes foram algumas das mudanças propostas por Fernanda para o apartamento no Vitra. “Ela nos explicou que os ambientes precisavam ficar mais clean, com menos objetos, para que não tivessem ‘a cara do dono’.  O home staging é algo que acontece muito nos Estados Unidos e vende bem, eles fazem milagres. Conhecendo o trabalho, eu sempre procurava mostrar o imóvel conforme as fotos”, conta a cliente. A estratégia teve resultados positivos e certamente deixou os ex-proprietários do imóvel satisfeitos.

 

Fotos: Fernanda Genthon

 

Home staging em números

Conforme demonstra o National Association of REALTORS® Research Group (grupo de pesquisas da associação norte-americana de corretores imobiliários), em seu relatório 2019 Profile of Home Staging, as estatísticas que comprovam os resultados do trabalho de home staging são extremamente promissoras:

  • 83% dos corretores disseram que o staging fez com que o comprador visualizasse com mais facilidade a propriedade como futura moradia.
  • 40% dos corretores afirmaram que o home staging teve um impacto na opinião da maioria dos compradores sobre um imóvel.
  • 25% dos corretores declararam que o home staging aumentou o valor de venda entre 1 e 5%, comparado a outras propriedades similares que não receberam esse trabalho.
  • 28% dos corretores declararam que houve redução no tempo do imóvel no mercado, após o trabalho de staging.
  • 26% dos corretores se ofereceram para pagar o home staging de um imóvel que estavam comercializando, para potencializar as chances de venda.
  • 82% dos entrevistados disseram que os compradores tinham ideias formadas sobre como queriam morar e o que esperavam de uma casa ideal antes de iniciar o processo da compra.

 

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Carol Maia, cofundadora da Jam Houses, fala sobre o conceito de renovar imóveis, dando a eles características autorais    Em grandes cidades, como São Paulo, tem se tornado cada vez mais difícil encontrar terrenos para construir novos imóveis ou empreendimentos, principalmente nas regiões mais cobiçadas. Por isso, empresas como a…

Celebrando o mês das mães, trazemos uma seleção especial de quartos divertidos e inspiradores para as crianças   Criar um espaço para seu filho brincar e descansar pode ser uma experiência muito mais divertida do que parece. O desafio está em planejar o quarto infantil para que ele seja ao…

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”: entenda a evolução da proposta sustentável e como ela tem sido cada vez mais utilizada na arquitetura   Construir um imóvel ecológico é uma escolha. Em geral, uma construção precisa atender a certos códigos, mas a arquitetura verde vai…

Um dos mais sustentáveis do mundo, o edifício criado por Koichi Takada eleva o conceito de floresta urbana a um novo patamar   O projeto mais recente do conceituado estúdio Koichi Takada Architects, concebido para o distrito cultural de Brisbane, na Austrália, prevê a construção de um edifício realmente excepcional….

Um estilo típico do litoral, essa arquitetura se destaca pelos materiais orgânicos e integração com a natureza   O termo “caiçara” tem sua origem no tupi caá-içara, que denominava as estacas colocadas em torno das aldeias indígenas. Ele normalmente é utilizado para se referir aos habitantes tradicionais do litoral Sudeste…

Entenda a importância de um projeto de iluminação para acrescentar estilo e personalidade ao design de interiores   Um projeto de design de interiores que não considera a iluminação como elemento a ser explorado deixa de aproveitar uma das peças-chave na decoração de uma casa ou apartamento. Luzes bem escolhidas…

Confira nossas dicas para transformar o sótão da sua casa em uma área de lazer, tranquilidade e aconchego   Muitas pessoas veem o sótão como um local da casa pouco ou raramente utilizado. No Brasil, a maioria dos imóveis sequer conta com esse espaço; já na cultura norte-americana, o sótão…

Com mais de 40 anos de carreira, arquiteto brasileiro atua também como cenógrafo, designer de mobiliário e cineasta   Nascido no ano de 1952, o arquiteto Isay Weinfeld é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e ficou reconhecido no Brasil pelos seus grandes projetos de arquitetura. O profissional mantém seu escritório…