< Voltar

Inspirações para área gourmet

Confira algumas ideias para tornar o espaço gourmet de sua casa ou apartamento ainda mais acolhedor

 

Pensando em criar um espaço em casa onde você possa relaxar e curtir bons momentos com a família e amigos? Uma área gourmet pode ser uma excelente solução. Afinal, esse é um local geralmente dedicado a boa comida e boa companhia. Por isso, trouxemos algumas dicas inspiradoras para criar um espaço gourmet realmente extraordinário.

 

Faça um projeto

Uma das coisas mais importantes a ser feita, antes de qualquer obra, é projetar o espaço de forma adequada. Coloque no papel como seria a área gourmet ideal para sua casa. Aproveite para tirar as medidas dos espaços, observando onde os pontos de energia e de água estão localizados. Esse diagnóstico inicial ajuda a tornar seu projeto mais claro e objetivo.

A contratação de um arquiteto também é recomendada, já que não há nada melhor do que um olhar profissional para deixar tudo perfeito. O arquiteto ou designer de interiores também poderá auxiliar na escolha do estilo da sua área gourmet, orientando a seleção das cores, dos materiais e do melhor layout para o espaço.

 

 

Considere o conforto e a funcionalidade

Um dos aspectos fundamentais da área gourmet é sua funcionalidade. Quando menor for o espaço disponível para esse ambiente, mais prático e funcional ele precisa ser – mas sem abrir mão da beleza e do conforto.

Primeiramente, as medidas precisam ser muito bem calculadas, para permitir que portas e gavetas sejam abertas, sem atrapalhar a circulação das pessoas. Além disso, a manutenção do espaço deve ser simples. Vale investir em materiais de fácil limpeza e tecidos à prova d’água, para não acabar com móveis e estofados manchados, principalmente se o espaço gourmet for aberto ou anexo a uma área externa.

A sensação de conforto é proporcionada principalmente pelas cores do ambiente, assim como sua iluminação. Durante o dia, é importante que o espaço possa contar com muita luz natural.

 

 

Para o período da noite, a dica é investir em uma iluminação quente e difusa. Faixas de LED embaixo dos móveis e ao longo de bancadas, lâmpadas pendendo do teto e até mesmo velas podem acrescentar charme ao espaço.

 

Varandas e terraços como área gourmet

Em apartamentos, uma solução para o espaço gourmet é utilizar a área da varanda ou do terraço, que muitas vezes já conta com churrasqueira. Em geral, esse tipo de espaço é integrado à área social, por meio de portas de vidro que podem ser abertas, unindo a sala e a varanda.

Entre os itens necessários da área gourmet estão mesa e cadeiras para os convidados, bancadas, armários, pia, fogão ou cooktop e forno. Já para quem gosta de preparar refeições mais elaboradas, o forno de pizza é uma excelente opção, assim como a churrasqueira ou grelha. Louças, panelas e outros acessórios de cozinha também não podem faltar.

 

 

 

Preferencialmente, o espaço deve ser coberto, mesmo quando houver integração com outras áreas abertas. Nesse sentido, uma ótima ideia para casas é o uso de gazebos ou pergolados.

Outro detalhe a ser observado, se a área gourmet estiver próxima à piscina, é que exista o mínimo de separação entre os ambientes, por meio de portas de vidro, plantas, móveis ou mesmo um deck ou gramado. A ventilação do local também é um item importante a ser observado – já que o espaço precisa ser agradável e confortável para os convidados, mesmo durante a preparação das refeições.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça as características e origens desse estilo arquitetônico que ainda hoje é encontrado em imóveis charmosos, com ares de interior   A época dos impérios coloniais nas Américas, que se iniciou com as navegações de Portugal e Espanha e teve seu auge com a descoberta e a colonização de países…

Um resumo do que aconteceu no maior evento de design e decoração, que trouxe destaques incríveis em suas diversas criações   O Salão do Móvel de Milão é um evento referência do setor mobiliário, de design e de decoração. A feira, que teve seu início em 1961, ocorreu neste ano…

Clássicos, contemporâneos e comprometidos. Essas são as principais características que definem os projetos do paisagista Gilberto Elkis. O profissional atua há mais de 35 anos no mercado e busca sempre manter o alto padrão em seus trabalhos, superando as expectativas de seus clientes mais exigentes. Buscando referências modernas, Gilberto Elkis…

Com mais de 40 anos de carreira, arquiteto brasileiro atua também como cenógrafo, designer de mobiliário e cineasta   Nascido no ano de 1952, o arquiteto Isay Weinfeld é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e ficou reconhecido no Brasil pelos seus grandes projetos de arquitetura. O profissional mantém seu escritório…

Com as vantagens de uma casa e toda a segurança de um prédio, as coberturas são as “queridinhas” do mercado imobiliário de alto padrão   Morar em uma cobertura (ou penthouse) é o sonho de muita gente, afinal as unidades que se encontram no topo são sempre as mais desejadas…

O arquiteto João Armentano e os sócios-diretores da Three, Francesco Rivetti e Carlos Tonanni, falam sobre o mais novo empreendimento da incorporadora   Os hábitos de consumo, principalmente no que diz respeito a imóveis, evoluem com o passar do tempo. Para o consumidor dos dias de hoje, a prioridade é…

Conheça alguns dos mais reconhecidos paisagistas atuando no país, capazes de transformar o trabalho com plantas em verdadeiras obras de arte   Trabalhar a paisagem de modo a atrair olhares, despertar sensações e destacar a arquitetura — essa é função do paisagista. Mais do que criar belos jardins para a…

As janelas do piso ao teto, que dão amplitude e luminosidade aos ambientes, são uma tendência na arquitetura contemporânea   Janelas grandes sempre estiveram em alta na arquitetura, mas elas têm sido cada vez mais utilizadas para substituir paredes. Principalmente em áreas sociais, as janelas do piso ao teto agregam…