Arquitetura e Decoração

Inspirações para área gourmet

Confira algumas ideias para tornar o espaço gourmet de sua casa ou apartamento ainda mais acolhedor

 

Pensando em criar um espaço em casa onde você possa relaxar e curtir bons momentos com a família e amigos? Uma área gourmet pode ser uma excelente solução. Afinal, esse é um local geralmente dedicado a boa comida e boa companhia. Por isso, trouxemos algumas dicas inspiradoras para criar um espaço gourmet realmente extraordinário.

 

Faça um projeto

Uma das coisas mais importantes a ser feita, antes de qualquer obra, é projetar o espaço de forma adequada. Coloque no papel como seria a área gourmet ideal para sua casa. Aproveite para tirar as medidas dos espaços, observando onde os pontos de energia e de água estão localizados. Esse diagnóstico inicial ajuda a tornar seu projeto mais claro e objetivo.

A contratação de um arquiteto também é recomendada, já que não há nada melhor do que um olhar profissional para deixar tudo perfeito. O arquiteto ou designer de interiores também poderá auxiliar na escolha do estilo da sua área gourmet, orientando a seleção das cores, dos materiais e do melhor layout para o espaço.

 

 

Considere o conforto e a funcionalidade

Um dos aspectos fundamentais da área gourmet é sua funcionalidade. Quando menor for o espaço disponível para esse ambiente, mais prático e funcional ele precisa ser – mas sem abrir mão da beleza e do conforto.

Primeiramente, as medidas precisam ser muito bem calculadas, para permitir que portas e gavetas sejam abertas, sem atrapalhar a circulação das pessoas. Além disso, a manutenção do espaço deve ser simples. Vale investir em materiais de fácil limpeza e tecidos à prova d’água, para não acabar com móveis e estofados manchados, principalmente se o espaço gourmet for aberto ou anexo a uma área externa.

A sensação de conforto é proporcionada principalmente pelas cores do ambiente, assim como sua iluminação. Durante o dia, é importante que o espaço possa contar com muita luz natural.

 

 

Para o período da noite, a dica é investir em uma iluminação quente e difusa. Faixas de LED embaixo dos móveis e ao longo de bancadas, lâmpadas pendendo do teto e até mesmo velas podem acrescentar charme ao espaço.

 

Varandas e terraços como área gourmet

Em apartamentos, uma solução para o espaço gourmet é utilizar a área da varanda ou do terraço, que muitas vezes já conta com churrasqueira. Em geral, esse tipo de espaço é integrado à área social, por meio de portas de vidro que podem ser abertas, unindo a sala e a varanda.

Entre os itens necessários da área gourmet estão mesa e cadeiras para os convidados, bancadas, armários, pia, fogão ou cooktop e forno. Já para quem gosta de preparar refeições mais elaboradas, o forno de pizza é uma excelente opção, assim como a churrasqueira ou grelha. Louças, panelas e outros acessórios de cozinha também não podem faltar.

 

 

 

Preferencialmente, o espaço deve ser coberto, mesmo quando houver integração com outras áreas abertas. Nesse sentido, uma ótima ideia para casas é o uso de gazebos ou pergolados.

Outro detalhe a ser observado, se a área gourmet estiver próxima à piscina, é que exista o mínimo de separação entre os ambientes, por meio de portas de vidro, plantas, móveis ou mesmo um deck ou gramado. A ventilação do local também é um item importante a ser observado – já que o espaço precisa ser agradável e confortável para os convidados, mesmo durante a preparação das refeições.

 

 

Spread the love