< Voltar

Inspirações para área gourmet

Confira algumas ideias para tornar o espaço gourmet de sua casa ou apartamento ainda mais acolhedor

 

Pensando em criar um espaço em casa onde você possa relaxar e curtir bons momentos com a família e amigos? Uma área gourmet pode ser uma excelente solução. Afinal, esse é um local geralmente dedicado a boa comida e boa companhia. Por isso, trouxemos algumas dicas inspiradoras para criar um espaço gourmet realmente extraordinário.

 

Faça um projeto

Uma das coisas mais importantes a ser feita, antes de qualquer obra, é projetar o espaço de forma adequada. Coloque no papel como seria a área gourmet ideal para sua casa. Aproveite para tirar as medidas dos espaços, observando onde os pontos de energia e de água estão localizados. Esse diagnóstico inicial ajuda a tornar seu projeto mais claro e objetivo.

A contratação de um arquiteto também é recomendada, já que não há nada melhor do que um olhar profissional para deixar tudo perfeito. O arquiteto ou designer de interiores também poderá auxiliar na escolha do estilo da sua área gourmet, orientando a seleção das cores, dos materiais e do melhor layout para o espaço.

 

 

Considere o conforto e a funcionalidade

Um dos aspectos fundamentais da área gourmet é sua funcionalidade. Quando menor for o espaço disponível para esse ambiente, mais prático e funcional ele precisa ser – mas sem abrir mão da beleza e do conforto.

Primeiramente, as medidas precisam ser muito bem calculadas, para permitir que portas e gavetas sejam abertas, sem atrapalhar a circulação das pessoas. Além disso, a manutenção do espaço deve ser simples. Vale investir em materiais de fácil limpeza e tecidos à prova d’água, para não acabar com móveis e estofados manchados, principalmente se o espaço gourmet for aberto ou anexo a uma área externa.

A sensação de conforto é proporcionada principalmente pelas cores do ambiente, assim como sua iluminação. Durante o dia, é importante que o espaço possa contar com muita luz natural.

 

 

Para o período da noite, a dica é investir em uma iluminação quente e difusa. Faixas de LED embaixo dos móveis e ao longo de bancadas, lâmpadas pendendo do teto e até mesmo velas podem acrescentar charme ao espaço.

 

Varandas e terraços como área gourmet

Em apartamentos, uma solução para o espaço gourmet é utilizar a área da varanda ou do terraço, que muitas vezes já conta com churrasqueira. Em geral, esse tipo de espaço é integrado à área social, por meio de portas de vidro que podem ser abertas, unindo a sala e a varanda.

Entre os itens necessários da área gourmet estão mesa e cadeiras para os convidados, bancadas, armários, pia, fogão ou cooktop e forno. Já para quem gosta de preparar refeições mais elaboradas, o forno de pizza é uma excelente opção, assim como a churrasqueira ou grelha. Louças, panelas e outros acessórios de cozinha também não podem faltar.

 

 

 

Preferencialmente, o espaço deve ser coberto, mesmo quando houver integração com outras áreas abertas. Nesse sentido, uma ótima ideia para casas é o uso de gazebos ou pergolados.

Outro detalhe a ser observado, se a área gourmet estiver próxima à piscina, é que exista o mínimo de separação entre os ambientes, por meio de portas de vidro, plantas, móveis ou mesmo um deck ou gramado. A ventilação do local também é um item importante a ser observado – já que o espaço precisa ser agradável e confortável para os convidados, mesmo durante a preparação das refeições.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Um dos mais sustentáveis do mundo, o edifício criado por Koichi Takada eleva o conceito de floresta urbana a um novo patamar   O projeto mais recente do conceituado estúdio Koichi Takada Architects, concebido para o distrito cultural de Brisbane, na Austrália, prevê a construção de um edifício realmente excepcional….

Transforme a área externa de sua casa com estruturas cobertas, mas integradas à natureza, criando espaços de convivência, lazer e relaxamento   Se a ideia é dar um novo aspecto e revitalizar a área externa de sua casa, poucos elementos decorativos são tão interessantes e versáteis como um gazebo. Além…

Piscinas que equilibram beleza, sofisticação e funcionalidade são tendência no alto padrão   O design das piscinas com borda infinita faz com que a linha da água pareça não ter fim, transbordando e se estendendo além dos limites da piscina. Trata-se de uma solução moderna e sofisticada, ideal para terrenos…

A neuroarquitetura é definida pela relação entre a neurociência e a arquitetura. Essa área tem como principal objetivo impactar de forma positiva o dia a dia das pessoas, já que diversos estudos comprovam que os espaços físicos impactam o cérebro e, consequentemente, o comportamento humano. De acordo com a Academia…

Confira nossas dicas para transformar o sótão da sua casa em uma área de lazer, tranquilidade e aconchego   Muitas pessoas veem o sótão como um local da casa pouco ou raramente utilizado. No Brasil, a maioria dos imóveis sequer conta com esse espaço; já na cultura norte-americana, o sótão…

Carol Maia, cofundadora da Jam Houses, fala sobre o conceito de renovar imóveis, dando a eles características autorais    Em grandes cidades, como São Paulo, tem se tornado cada vez mais difícil encontrar terrenos para construir novos imóveis ou empreendimentos, principalmente nas regiões mais cobiçadas. Por isso, empresas como a…

No aniversário da capital paulista, conheça um pouco mais sobre a arquitetura residencial da cidade, com obras de Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi e Artacho Jurado   No dia 25 de janeiro de 2022, a cidade de São Paulo comemora seu aniversário de 468 anos. Ao…

Privilégios que imóveis com rooftops oferecem Rooftop é uma das principais tendências do mercado imobiliário de alto padrão. Com a tradução literal “telhado”, o conceito traz basicamente a ideia de um terraço moderno e sofisticado com o objetivo de promover um espaço para relaxamento, valorizando o lazer e aumentando a…