< Voltar

Home staging: criando a ambientação perfeita

Conheça a ferramenta de marketing que transforma seu imóvel em um verdadeiro cenário de revista

 

Para quem não atua no mercado imobiliário, talvez o termo home staging não tenha muito significado. Em inglês, a palavra stage diz respeito à cena teatral, o palco onde se apresenta um espetáculo. Como verbo, pode ser usada no sentido de “montar” ou “encenar”. Mas quando aplicada a um imóvel, trata-se de uma ferramenta poderosa de marketing, utilizada para criar uma relação entre o comprador e o produto.

O home stager é o profissional responsável por criar um ambiente harmônico e acolhedor em um imóvel, realçando de forma apropriada cada ambiente, por meio da otimização do espaço e do fluxo de circulação. Ele adapta a função de espaços perdidos, ajusta a iluminação e os objetos decorativos, cria uma sensação multissensorial e minimiza objeções, antes que o imóvel seja apresentado ao cliente. “O profissional especializado em staging assegura que a propriedade seja apresentada no mercado por seu verdadeiro potencial. Esse trabalho tem como único objetivo maximizar o retorno da venda do imóvel e minimizar o tempo necessário para isso”, explica a home stager Fernanda Genthon.

 

 

Home staging vs. decoração de interiores

Como qualquer produto, um imóvel precisa ser preparado para atrair o público alvo, de forma que os potenciais compradores se imaginem vivendo naquele local. Embora possa ser confundido com decoração de interiores, o trabalho tem outro objetivo. Enquanto o decorador busca realçar aspectos do interior de uma casa ou apartamento para criar um ambiente mais agradável esteticamente para seus usuários, projetando e executando esse design conceitual, o home stager procura dar relevância ao imóvel – sugerindo pequenas reformas ou adequações do mobiliário, quando necessário. Não se trata de decorar, mas de vender o produto.

“Enquanto o staging busca criar uma conexão emocional com o futuro comprador, a decoração é para o desfrute do proprietário. O home stager visa adequar o imóvel de maneira focada no perfil desse comprador alvo”, observa Fernanda. Atualmente, trata-se de uma verdadeira necessidade, para destacar casas e apartamentos à venda em um mercado tão competitivo quanto o de alto padrão.

Sem o trabalho de home staging, a preparação do imóvel para receber os possíveis compradores acaba ficando a cargo dos proprietários ou dos corretores imobiliários – que, embora conheçam os fatores que ajudam a vender uma casa, não possuem o mesmo conhecimento no que diz respeito a senso estético e merchandising. Ou seja, um profissional experiente em staging pode fazer a diferença entre uma venda ou não, vislumbrando possibilidades e oportunidades únicas de promover determinado imóvel no mercado. No momento da visita dos interessados, cada pequeno detalhe importa.

 

 

O poder da primeira impressão

De acordo com Fernanda, o mercado de imóveis de luxo – assim como seus clientes – apresenta um perfil diferenciado; portanto, requer profissionais especializados. “O stager precisa ter um olhar treinado para identificar os pontos fortes do imóvel, antecipando possíveis objeções do público alvo”, ressalta a profissional. Além disso, um bom home stager busca se atualizar constantemente sobre as tendências nacionais e internacionais do perfil do público alvo, do marketing imobiliário, da arquitetura e do design de interiores. “Também é preciso ter sensibilidade e competência para criar o link emocional entre o cliente em potencial e o imóvel”, acrescenta.

Para Fernanda, cada casa ou apartamento é um objeto único, que demanda uma abordagem específica, de acordo com seu estado e seu público alvo. “A expertise do stager é saber diferenciar o imóvel e torná-lo atrativo”, afirma. Assim, o profissional deve aconselhar o proprietário sobre a melhor forma de investir para garantir um maior retorno sobre seu investimento. Esse retorno diz respeito à valorização do imóvel ou a minimizar o custo de oportunidade gerado por uma demora na venda ou um eventual desconto concedido para atrair propostas concretas.

 

 

Os números relacionados a essa área de atuação são impressionantes. Segundo pesquisas recentes da National Association of Realtors (Associação Nacional dos Corretores, nos Estados Unidos), no que diz respeito a um imóvel onde foi realizado o staging:

– 83% das pessoas entrevistadas disseram ser mais fácil visualizar o imóvel como futura residência;

– 38% dos entrevistados tiveram maior desejo de visitar o imóvel depois de terem visto as fotos via internet;

– 23% desconsideram defeitos do imóvel.

Em termos do impacto do home staging no valor do imóvel, 46% dos corretores acreditam que esse trabalho especializado tem um resultado positivo na precificação do produto e 52% desses profissionais afirmam que o staging diminui o tempo do imóvel no mercado. Como os dados demonstram, vale a pena investir nesse serviço. Afinal, no segmento imobiliário de alto padrão, mais do que em qualquer outro, a primeira impressão é certamente a que fica.

 

 

 

Fotos: Fernanda Genthon

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Cidade Matarazzo, empreendimento que traz para São Paulo um conceito que integra passado, presente e futuro, unindo o que há de mais avançado no design, tecnologia e sustentabilidade   Em uma paisagem formada por prédios e ruas movimentadas, próxima a uma das áreas mais vibrantes e culturais de São Paulo,…

Confira nossas dicas e transforme um espaço de casa em estúdio musical, para tocar com sua garage band   Para quem gosta de música, não há nada mais satisfatório do que poder reservar um canto da casa para guardar seus instrumentos musicais, onde você possa também tocar sem incomodar ninguém…

Minimalismo, integração, funcionalidade e conforto são algumas das características de projetos arquitetônicos inspirados nessa região europeia   São poucos os povos que incorporam em seus projetos arquitetônicos, de forma tão natural, características como minimalismo, modernismo e funcionalidade, quanto os escandinavos. Acostumados, durante séculos, a lidar com os mais diversos conflitos,…

Entenda a importância de um projeto de iluminação para acrescentar estilo e personalidade ao design de interiores   Um projeto de design de interiores que não considera a iluminação como elemento a ser explorado deixa de aproveitar uma das peças-chave na decoração de uma casa ou apartamento. Luzes bem escolhidas…

Um dos arquitetos mais reconhecidos internacionalmente, pertencente à geração modernista, assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura contemporânea   Paulo Mendes da Rocha, junto com João Batista Vilanova Artigas, encabeçou a chamada Escola Paulista da arquitetura brasileira. Ambos elevaram a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade…

A Esquema Imóveis busca constantemente inspirações e tendências para seus clientes. Por esse motivo, selecionamos as principais tendências na decoração e design de interiores para o próximo ano, falando sobre como essas opções podem ser adequadamente incorporadas, independentemente do projeto decorativo das casas ou apartamentos.   1. As cores interiores…

Entenda o impacto de cada cor no seu bem-estar e amplie a presença em sua vida daquelas que trazem sensações positivas   As cores estão por todos os lados. Assim como a forma e a textura, elas nos ajudam a interpretar as coisas que vemos e, muitas vezes sem que…

Em projetos contemporâneos, o design de interiores tem apostado no uso de texturas orgânicas, com materiais naturais e formas curvas   Os materiais orgânicos sempre foram os “queridinhos” de designers e arquitetos, mas essa tendência tem ganhado cada vez mais adeptos. Em projetos contemporâneos de arquitetura e decoração, a capacidade…