• Economia e Mercado

    O que esperar do mercado imobiliário em 2022?

    Em um cenário econômico ainda incerto, destinar parte do patrimônio ao investimento em imóveis continua sendo uma boa alternativa   Neste segundo ano de enfrentamento da pandemia, pode-se dizer que o mercado imobiliário se tornou mais do que preparado para lidar com surpresas. Felizmente, muitas delas acabaram sendo positivas para o setor. “O que mais nos surpreendeu foi a forte demanda no primeiro semestre de 2021. Esse aquecimento já vinha acontecendo desde o segundo semestre de 2020, principalmente no alto padrão, mas não poderíamos imaginar…

  • Economia e Mercado

    As diversas fases de um lançamento imobiliário

    Desde a prospecção de áreas e a elaboração do projeto até a conclusão das obras, é possível adquirir um lançamento em qualquer uma de suas etapas   Uma das grandes vantagens de comprar um lançamento imobiliário está na possibilidade de investir nele logo no início, em um momento no qual o projeto ainda é apenas uma ideia. O que muitas pessoas não sabem, contudo, é que existem diversas etapas nesse processo, sendo possível para o comprador realizar bons negócios em diferentes fases da construção. “Poderíamos…

  • Economia e Mercado

    Uma casa longe de casa

    Entenda por que a locação de imóveis pode ser uma ótima solução de moradia para expatriados   Morar em um país que não é seu de origem, em geral com um contrato de trabalho por tempo determinado, é a realidade dos expatriados. São profissionais de empresas ou funcionários de consulados, que precisam se deslocar (muitas vezes, levando a família) a qualquer outro lugar do seu país ou do mundo, para realizar suas funções. O cenário das locações residenciais para expatriados foi bastante impactado nos últimos…

  • Economia e Mercado

    Operação Urbana Faria Lima e CEPAC

    Conheça os impactos no mercado imobiliário desses mecanismos públicos de gestão e desenvolvimento urbano   As Operações Urbanas são instrumentos de intervenção pública que podem ajudar a modificar a paisagem e a ocupação das cidades, principalmente em grandes metrópoles como São Paulo. Elas estabelecem regras e incentivos para o adensamento populacional e construtivo de certas áreas, podendo impactar de forma significativa o mercado imobiliário. Na capital paulista, esses mecanismos são regulados pelo Plano Diretor Estratégico e aprovados por lei municipal. Entre as operações atualmente em…

  • Economia e Mercado

    O valor de um lançamento

    No mercado imobiliário, o valor de um projeto está relacionado à escassez, à utilidade e ao padrão construtivo   Quando se trata de empreendimentos imobiliários, o mercado se habituou à famosa pergunta: quanto custa o metro quadrado? Dependendo da resposta, o imóvel é classificado como caro ou barato. Muitas vezes, esse único múltiplo é o fator decisivo para entrar no negócio ou não. “Diversos outros fatores devem ser considerados nessa equação, o principal deles a localização, mas também a oferta de terrenos naquela região, o…

  • Economia e Mercado

    A expansão dos condomínios horizontais

    Com o aquecimento do mercado de casas em condomínios, a região do Morumbi, Jardim Guedala e Cidade Jardim ganha cada vez mais atrativos para esse tipo de empreendimento   Com o aumento da procura por casas de condomínio, especialmente desde o início da pandemia, a macrorregião do Morumbi (que abrange bairros como Cidade Jardim e Jardim Guedala, nas margens do Rio Pinheiros, entre as pontes do Morumbi e da Cidade Jardim) tem se mostrado excelente para esse tipo de empreendimento. Na Esquema Imóveis, a venda…