< Voltar

Como trazer a natureza para dentro de casa

Compartilhamos algumas dicas de jardinagem para tornar sua casa ou apartamento um lugar muito mais verde e agradável

 

Que tal aproveitar a quarentena e fazer aquele jardinzinho ou horta que você sempre deixou pra depois, ou mesmo revitalizar os espaços já existentes para as plantas em seu quintal ou terraço? Já que o isolamento tem feito com que as pessoas evitem sair muito ao ar livre, mais do que nunca temos sentido a necessidade de um pouco de verde dentro de nossas casas ou apartamentos. Por isso, selecionamos algumas dicas para trazer a natureza de volta à sua vida.

 

  1. Escolha a planta certa para você

Primeiro, analise o espaço que tem dentro de casa. Há iluminação e ventilação naturais? Ou será preciso escolher plantas que se adaptam melhor à sombra? Se necessário, fale com um profissional de jardinagem ou paisagismo, para descobrir qual é a espécie certa para você. Vale ressaltar que a planta precisa caber em sua rotina, ou seja, ela não deve demandar muitos cuidados (do contrário, a correria do dia a dia e a falta de atenção farão com que ela acabe morrendo). É importante também controlar as expectativas: não espere criar um jardim profissional da noite para o dia. Cultivar um jardim ou uma horta é um trabalho de longo tempo, que exige um pouco de dedicação e paciência.

 

  1. Compre as plantas e equipamentos de jardinagem

Uma vez escolhida a planta certa para seu espaço e seu tempo disponível, procure pelas sementes ou mudas, terra e adubo, além dos equipamentos adequados de jardinagem, em lojas especializadas – hoje em dia, quase todas possuem vendas online. Durante a quarentena, há também alguns estabelecimentos que estão doando suas plantas, por não poderem cuidar delas. Um exemplo desse tipo de ação é a loja Movimento 90° (https://www.movimento90.com/). Se possível, comece com vasos maiores, porque é mais fácil esquecer de regar as plantas em vasinhos pequenos, além de elas serem mais delicadas. As de raízes maiores também oferecem maiores chances de recuperação, caso você faça algo errado no processo de tomar conta delas.

 

  1. Busque ajuda e informações na internet

Com a impossibilidade de sair de casa, informar-se pela internet se tornou praticamente a única alternativa – ou pelo menos a mais prática. Há muitos canais de jardinagem no YouTube, com dicas valiosas (como Minhas Plantas e Vida no Jardim). Vale verificar também se o seu paisagista ou jardineiro de confiança está atendendo remotamente, já que muitos negócios têm se adaptado à nova realidade, oferecendo seus serviços de forma virtual. Pesquise ainda quais são as plantas que possuem cheiro agradável (como gardênia, jasmim, rosa, laranjeira, ervas aromáticas e temperos). Assim, além de bonito, o jardim ajudará a perfumar sua casa.

 

  1. Cuide bem da terra onde irá plantar

Se a terra não estiver saudável, as plantas não poderão se desenvolver. É importante arejar a terra pelo menos duas vezes por ano, se possível perfurando com uma furadeira sem fio. Então, é só preencher alguns buracos com pequenas pedrinhas e deixar os outros vazios, para oxigenar as raízes das plantas. Adubar e enriquecer o solo também é importante, o que pode ser feito com misturas prontas ou mesmo borras de café misturadas com folhas ou grama (as borras também repelem lesmas e caramujos, atraindo minhocas, que são ótimas para a terra).

 

  1. Proteja suas plantas de predadores

Principalmente no caso de jardins ou hortas em espaços externos, como o quintal de uma casa, algo que precisa ser levado em consideração são os animais que podem destruir suas plantas. Cascas de ovos quebradas, por exemplo, ajudam a repelir lesmas. Também é possível produzir seu próprio inseticida, dissolvendo uma colher de sabonete líquido em quatro copos de água (para eliminar aranhas, pulgões e outros insetos) e colocando a mistura em um borrifador. Já espirrar nas plantas uma solução com uma colher de bicarbonato de sódio para quatro xícaras de água evita fungos.

 

  1. Use a criatividade para aproveitar os espaços

Depois que as plantas estiverem crescidas e bem cuidadas, é hora de pensar na configuração do seu jardim. De que modo você pode utilizar da melhor forma possível o espaço disponível em sua casa ou apartamento, para sentir que a natureza realmente faz parte dos ambientes?

Em áreas externas, canteiros com pedras e vasos podem transformar um deck ou um quintal no local ideal para relaxar. Caso tenha espaço, vale a pena investir em uma fonte ou um espelho d’água, para dar ainda mais charme ao jardim.

Para quem pretende montar seu canteiro ou hortinha indoor, em um apartamento, os jardins verticais são uma ótima pedida. Eles podem ser montados sobre prateleiras, estantes, treliças ou mesmo em vasos de parede. Samambaias e trepadeiras são espécies que se dão bem nesse tipo de ambiente. As suculentas também são ótimas para espaços internos, porque resistem bem a diferentes temperaturas e precisam de pouca água.

Vale complementar a decoração com pedras, gaiolas ornamentais ou luminárias de aspecto rústico, além de bancos e mesas de madeira. Quadros de animais ou paisagens também dão um toque bacana a jardins internos. Outra dica é investir em vasos e cachepôs decorados, acrescentando cor ao seu jardim.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Entenda a importância de investir em um bom isolamento acústico, principalmente em grandes centros urbanos   Um dos tipos de poluição que mais impacta negativamente as pessoas, em ambientes urbanos, é a poluição sonora. Por isso, o isolamento acústico tem sido considerado um item praticamente indispensável em projetos arquitetônicos contemporâneos,…

Conversamos com Luiz Alexandre Souza Ventura, do Blog Vencer Limites, sobre a importância de uma arquitetura acessível   A diversidade e a inclusão têm se tornado temas cada vez mais recorrentes. Por isso, refletir sobre a acessibilidade na arquitetura e no urbanismo não é apenas uma exigência das legislações, para…

Cinco tendências que continuarão em alta no segundo semestre Os espaços e ambientes são conduzidos por tendências que surgem a cada ano, sendo que muitas destas são reflexos de mudanças da sociedade como um todo. Especialistas acreditam que muito do que se pode observar desde 2020 é resultado do período…

Devido ao seu avanço constante, a tecnologia é a principal aliada dos profissionais. A arquitetura é definida pela evolução e por isso, os avanços tecnológicos estão ligados a essa área desde o início das obras até sua finalização, facilitando a criatividade e o processo de execução. Com as ferramentas avançadas…

Conheça algumas das casas que elevam o conceito de smart homes a um patamar quase futurístico   Não há limites para o quanto uma casa pode ser “inteligente” além das tecnologias disponíveis para torná-la cada vez mais prática, confortável e eficiente para seus moradores. O conceito de smart home já…

As corretoras Renata Castro, Roseane Sanches e Katia Frazza falam sobre edifícios clássicos do bairro, que marcaram a história do modernismo   Higienópolis é um dos bairros paulistanos com maior tradição em arquitetura, abrigando edifícios icônicos do modernismo brasileiro. Sem perder suas características ao longo das décadas, a região possui…

Conheça as influências clássicas que ajudaram a moldar a região dos Jardins, uma das mais tradicionais de São Paulo   A região dos Jardins, principalmente Jardim Europa e Jardim América, teve forte influência europeia em sua concepção. A arquitetura francesa clássica foi um dos estilos que ajudaram a moldar a…

Revestimento prático e muito utilizado em cozinhas e banheiros, o ladrilho hidráulico permanece como uma tendência na arquitetura   Existem detalhes que simplesmente fazem a diferença em um projeto arquitetônico. O ladrilho hidráulico (também conhecido como mosaico hidráulico ou piso hidráulico) é um elemento com essa capacidade de acrescentar charme…