< Voltar

Um oásis de silêncio

Entenda a importância de investir em um bom isolamento acústico, principalmente em grandes centros urbanos

 

Um dos tipos de poluição que mais impacta negativamente as pessoas, em ambientes urbanos, é a poluição sonora. Por isso, o isolamento acústico tem sido considerado um item praticamente indispensável em projetos arquitetônicos contemporâneos, tanto de casas quando de apartamentos, nas grandes cidades.

O isolamento acústico absorve vibrações e sons, formando uma barreira física entre a fonte do barulho e os espaços internos. Normalmente, esse tipo de proteção é feito de fibra de vidro com alta densidade ou materiais como espuma de poliuretano. O isolamento pode ser instalado no interior ou exterior de paredes, entre os pisos ou no teto. O ideal é que ele já seja contemplado no projeto, de modo que sua instalação no imóvel não cause transtorno aos moradores.

 

O poder do silêncio

Ambientes barulhentos afetam a saúde de forma negativa porque provocam sensações de ansiedade, distraem a atenção e reduzem a produtividade, muitas vezes provocando também insônia. Quando as pessoas idealizam um lugar para morar, elas tendem a buscar uma localização tranquila, silenciosa, onde possam relaxar da correria diária, recuperar as energias e encontrar um pouco de paz.

Não é apenas no bem-estar, na qualidade de vida e no conforto acústico que os proprietários de imóveis ganham, ao investir no isolamento dos ambientes. Os benefícios desse tipo de proteção são muitos:

 

  • Privacidade

Uma das maiores vantagens do isolamento acústico é o fato de que os sons não se espalham para além do ambiente onde se encontram – ou seja, não podem ser ouvidos nem por vizinhos, nem por outros moradores da mesma residência. Isso permite maior privacidade e evita problemas, como reclamações por conta de barulho (principalmente em condomínios). Os sons de fora também são barrados, o que é ótimo em ruas onde que há grande circulação de veículos.

 

 

  • Conveniência

Outra vantagem do isolamento acústico está no fato de que você pode escolher quais ambientes da casa ou do apartamento deseja isolar. Por exemplo, um quarto com a janela voltada para a rua provavelmente irá precisar desse tipo de infraestrutura, assim como uma sala de televisão ou home theater, porém não é necessário isolar áreas como a cozinha ou lavanderia.

 

 

  • Valorização

Um imóvel com isolamento acústico tende a ser mais atrativo para potenciais compradores. Esse é um aspecto que deve ser ressaltado durante a venda, já que o investimento em infraestrutura pode inclusive aumentar o valor da casa ou do apartamento no mercado imobiliário, especialmente em cidades barulhentas como São Paulo.

 

  • Versatilidade

O isolamento não apenas isola a parte acústica, como também pode ajudar a manter o conforto térmico dos ambientes. Isso ajuda a reduzir gastos com sistemas de aquecimento e refrigeração, além de tornar a casa ou apartamento agradável em qualquer estação do ano.

 

 

Investir em isolamento acústico, principalmente em grandes centros urbanos, não é somente uma questão de comodidade, mas de saúde. Diversas doenças cardiovasculares, hipertensão e estresse, estão diretamente associados à exposição prolongada a ruídos. Por isso, quanto antes esse aspecto for pensado e inserido no projeto arquitetônico, mais fácil será para criar ambientes realmente “à prova de som”.

Nesse sentido, é importante que exista a possibilidade de fechar os espaços abertos para o exterior, levando em consideração também elementos internos, como pisos e dutos de ventilação – tudo para evitar a entrada de sons indesejados. Afinal, a função do isolamento é absorver ruídos de maneira eficaz, mas seu principal resultado é melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos moradores.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Confira nossas dicas de decorações de Natal para o interior da sua casa e também para a área externa   Depois de um ano tão desafiador, no qual passamos muito tempo dentro de casa, uma ótima maneira de trazer um pouco de alegria e esperança pela chegada de um novo…

Como os espaços podem influenciar a sensação de pertencimento   A NeuroArquitetura e o NeuroUrbanismo são conceitos que dependem da aplicação da neurociência para a compreensão dos impactos da arquitetura tanto no cérebro como nos comportamentos humanos. É a partir de seu caráter interdisciplinar, por exemplo, que a NeuroArquitetura institui…

Transforme a área externa de sua casa com estruturas cobertas, mas integradas à natureza, criando espaços de convivência, lazer e relaxamento   Se a ideia é dar um novo aspecto e revitalizar a área externa de sua casa, poucos elementos decorativos são tão interessantes e versáteis como um gazebo. Além…

Com projetos clássicos e atemporais, a construtora teve um papel importante na verticalização de São Paulo   Há certos estilos que se tornam verdadeiras marcas registradas. No caso da Construtora Adolpho Lindenberg, a arquitetura de linhas clássicas e o padrão construtivo de alta qualidade fizeram com que a empresa se…

Populares em filmes hollywoodianos, as casas na árvore são boas opções para quem busca proximidade com a natureza   Sonhos de infância de muitas pessoas, as casas na árvore — para hospedagem ou visitação — têm se tornado cada vez mais diversificadas, sempre oferecendo vistas privilegiadas e um contato direto…

João Armentano é um dos nomes mais reconhecidos da arquitetura brasileira contemporânea. Paulistano, formou-se arquiteto na Faculdade Brás Cubas, em Mogi das Cruzes, no final da década de 1980. Ao longo de mais de 30 anos de atividade, atuou tanto no campo da arquitetura como do design de interiores e…

O arquiteto João Armentano e os sócios-diretores da Three, Francesco Rivetti e Carlos Tonanni, falam sobre o mais novo empreendimento da incorporadora   Os hábitos de consumo, principalmente no que diz respeito a imóveis, evoluem com o passar do tempo. Para o consumidor dos dias de hoje, a prioridade é…

Conheça as características e origens desse estilo arquitetônico que ainda hoje é encontrado em imóveis charmosos, com ares de interior   A época dos impérios coloniais nas Américas, que se iniciou com as navegações de Portugal e Espanha e teve seu auge com a descoberta e a colonização de países…