< Voltar

Um oásis de silêncio

Entenda a importância de investir em um bom isolamento acústico, principalmente em grandes centros urbanos

 

Um dos tipos de poluição que mais impacta negativamente as pessoas, em ambientes urbanos, é a poluição sonora. Por isso, o isolamento acústico tem sido considerado um item praticamente indispensável em projetos arquitetônicos contemporâneos, tanto de casas quando de apartamentos, nas grandes cidades.

O isolamento acústico absorve vibrações e sons, formando uma barreira física entre a fonte do barulho e os espaços internos. Normalmente, esse tipo de proteção é feito de fibra de vidro com alta densidade ou materiais como espuma de poliuretano. O isolamento pode ser instalado no interior ou exterior de paredes, entre os pisos ou no teto. O ideal é que ele já seja contemplado no projeto, de modo que sua instalação no imóvel não cause transtorno aos moradores.

 

O poder do silêncio

Ambientes barulhentos afetam a saúde de forma negativa porque provocam sensações de ansiedade, distraem a atenção e reduzem a produtividade, muitas vezes provocando também insônia. Quando as pessoas idealizam um lugar para morar, elas tendem a buscar uma localização tranquila, silenciosa, onde possam relaxar da correria diária, recuperar as energias e encontrar um pouco de paz.

Não é apenas no bem-estar, na qualidade de vida e no conforto acústico que os proprietários de imóveis ganham, ao investir no isolamento dos ambientes. Os benefícios desse tipo de proteção são muitos:

 

  • Privacidade

Uma das maiores vantagens do isolamento acústico é o fato de que os sons não se espalham para além do ambiente onde se encontram – ou seja, não podem ser ouvidos nem por vizinhos, nem por outros moradores da mesma residência. Isso permite maior privacidade e evita problemas, como reclamações por conta de barulho (principalmente em condomínios). Os sons de fora também são barrados, o que é ótimo em ruas onde que há grande circulação de veículos.

 

 

  • Conveniência

Outra vantagem do isolamento acústico está no fato de que você pode escolher quais ambientes da casa ou do apartamento deseja isolar. Por exemplo, um quarto com a janela voltada para a rua provavelmente irá precisar desse tipo de infraestrutura, assim como uma sala de televisão ou home theater, porém não é necessário isolar áreas como a cozinha ou lavanderia.

 

 

  • Valorização

Um imóvel com isolamento acústico tende a ser mais atrativo para potenciais compradores. Esse é um aspecto que deve ser ressaltado durante a venda, já que o investimento em infraestrutura pode inclusive aumentar o valor da casa ou do apartamento no mercado imobiliário, especialmente em cidades barulhentas como São Paulo.

 

  • Versatilidade

O isolamento não apenas isola a parte acústica, como também pode ajudar a manter o conforto térmico dos ambientes. Isso ajuda a reduzir gastos com sistemas de aquecimento e refrigeração, além de tornar a casa ou apartamento agradável em qualquer estação do ano.

 

 

Investir em isolamento acústico, principalmente em grandes centros urbanos, não é somente uma questão de comodidade, mas de saúde. Diversas doenças cardiovasculares, hipertensão e estresse, estão diretamente associados à exposição prolongada a ruídos. Por isso, quanto antes esse aspecto for pensado e inserido no projeto arquitetônico, mais fácil será para criar ambientes realmente “à prova de som”.

Nesse sentido, é importante que exista a possibilidade de fechar os espaços abertos para o exterior, levando em consideração também elementos internos, como pisos e dutos de ventilação – tudo para evitar a entrada de sons indesejados. Afinal, a função do isolamento é absorver ruídos de maneira eficaz, mas seu principal resultado é melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos moradores.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça algumas ideias de iluminação externa que podem ajudar a valorizar seu jardim ou área de lazer   Não há momento mais tranquilo para curtir a área externa de sua casa do que ao anoitecer. Quando a tarde encontra a noite, um bom projeto de iluminação pode transformar e valorizar…

Com as vantagens de uma casa e toda a segurança de um prédio, as coberturas são as “queridinhas” do mercado imobiliário de alto padrão   Morar em uma cobertura (ou penthouse) é o sonho de muita gente, afinal as unidades que se encontram no topo são sempre as mais desejadas…

Com projetos clássicos e atemporais, a construtora teve um papel importante na verticalização de São Paulo   Há certos estilos que se tornam verdadeiras marcas registradas. No caso da Construtora Adolpho Lindenberg, a arquitetura de linhas clássicas e o padrão construtivo de alta qualidade fizeram com que a empresa se…

A conscientização em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, impactando até mesmo as incorporadoras. Atualmente, o Brasil está entre os países que mais investem em construções sustentáveis com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no mundo, ocupando a…

A exclusividade da Esquema Imóveis desta semana é uma casa com projeto de João Armentano, no Jardim América. Possui ambientes integrados com muita luz natural, pé-direito duplo, piscina, paisagismo e academia no subsolo. 7 vagas de garagem. Conheça mais sobre ela na Esquema Imóveis.

Celebrando o mês das mães, trazemos uma seleção especial de quartos divertidos e inspiradores para as crianças   Criar um espaço para seu filho brincar e descansar pode ser uma experiência muito mais divertida do que parece. O desafio está em planejar o quarto infantil para que ele seja ao…

Conheça esse estilo moderno e funcional, inspirado em apartamentos nova-iorquinos, que já se tornou tendência no mercado imobiliário   No Brasil, os lofts em estilo nova-iorquino têm se tornado itens cada vez mais desejados, principalmente por sua funcionalidade e possibilidades de personalização. Com planta aberta e pé-direito alto, eles transmitem…

Conversamos com o manager da Steinway na América do Sul sobre o valor do piano na composição de um ambiente e os cuidados que ele requer   Mais do que um instrumento musical, o piano pode ser considerado uma verdadeira obra de arte. Com suas origens na Itália renascentista, ele…