< Voltar

Um oásis de silêncio

Entenda a importância de investir em um bom isolamento acústico, principalmente em grandes centros urbanos

 

Um dos tipos de poluição que mais impacta negativamente as pessoas, em ambientes urbanos, é a poluição sonora. Por isso, o isolamento acústico tem sido considerado um item praticamente indispensável em projetos arquitetônicos contemporâneos, tanto de casas quando de apartamentos, nas grandes cidades.

O isolamento acústico absorve vibrações e sons, formando uma barreira física entre a fonte do barulho e os espaços internos. Normalmente, esse tipo de proteção é feito de fibra de vidro com alta densidade ou materiais como espuma de poliuretano. O isolamento pode ser instalado no interior ou exterior de paredes, entre os pisos ou no teto. O ideal é que ele já seja contemplado no projeto, de modo que sua instalação no imóvel não cause transtorno aos moradores.

 

O poder do silêncio

Ambientes barulhentos afetam a saúde de forma negativa porque provocam sensações de ansiedade, distraem a atenção e reduzem a produtividade, muitas vezes provocando também insônia. Quando as pessoas idealizam um lugar para morar, elas tendem a buscar uma localização tranquila, silenciosa, onde possam relaxar da correria diária, recuperar as energias e encontrar um pouco de paz.

Não é apenas no bem-estar, na qualidade de vida e no conforto acústico que os proprietários de imóveis ganham, ao investir no isolamento dos ambientes. Os benefícios desse tipo de proteção são muitos:

 

  • Privacidade

Uma das maiores vantagens do isolamento acústico é o fato de que os sons não se espalham para além do ambiente onde se encontram – ou seja, não podem ser ouvidos nem por vizinhos, nem por outros moradores da mesma residência. Isso permite maior privacidade e evita problemas, como reclamações por conta de barulho (principalmente em condomínios). Os sons de fora também são barrados, o que é ótimo em ruas onde que há grande circulação de veículos.

 

 

  • Conveniência

Outra vantagem do isolamento acústico está no fato de que você pode escolher quais ambientes da casa ou do apartamento deseja isolar. Por exemplo, um quarto com a janela voltada para a rua provavelmente irá precisar desse tipo de infraestrutura, assim como uma sala de televisão ou home theater, porém não é necessário isolar áreas como a cozinha ou lavanderia.

 

 

  • Valorização

Um imóvel com isolamento acústico tende a ser mais atrativo para potenciais compradores. Esse é um aspecto que deve ser ressaltado durante a venda, já que o investimento em infraestrutura pode inclusive aumentar o valor da casa ou do apartamento no mercado imobiliário, especialmente em cidades barulhentas como São Paulo.

 

  • Versatilidade

O isolamento não apenas isola a parte acústica, como também pode ajudar a manter o conforto térmico dos ambientes. Isso ajuda a reduzir gastos com sistemas de aquecimento e refrigeração, além de tornar a casa ou apartamento agradável em qualquer estação do ano.

 

 

Investir em isolamento acústico, principalmente em grandes centros urbanos, não é somente uma questão de comodidade, mas de saúde. Diversas doenças cardiovasculares, hipertensão e estresse, estão diretamente associados à exposição prolongada a ruídos. Por isso, quanto antes esse aspecto for pensado e inserido no projeto arquitetônico, mais fácil será para criar ambientes realmente “à prova de som”.

Nesse sentido, é importante que exista a possibilidade de fechar os espaços abertos para o exterior, levando em consideração também elementos internos, como pisos e dutos de ventilação – tudo para evitar a entrada de sons indesejados. Afinal, a função do isolamento é absorver ruídos de maneira eficaz, mas seu principal resultado é melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos moradores.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Privilégios que imóveis com rooftops oferecem Rooftop é uma das principais tendências do mercado imobiliário de alto padrão. Com a tradução literal “telhado”, o conceito traz basicamente a ideia de um terraço moderno e sofisticado com o objetivo de promover um espaço para relaxamento, valorizando o lazer e aumentando a…

Confira nossas 5 dicas para aproveitar melhor o espaço da varanda, ampliando a área social do seu imóvel   Nos tempos em que vivemos, contar com uma área externa é um verdadeiro luxo. É difícil encontrar alguém que, durante o isolamento social, não tenha desejado trazer um pouco mais de…

O Cidade Matarazzo, empreendimento que traz para a capital paulista o que há de mais avançado em design e tecnologia, já é uma realidade   O antigo Hospital Matarazzo, em um terreno que ocupa mais de 30 mil metros quadrados, nas proximidades da principal avenida de São Paulo, tem passado…

Aproveitando a chegada do Dia das Crianças, selecionamos alguns exemplos de brinquedotecas incríveis e com design inovador   Uma das maiores preocupações de famílias com filhos, ao buscar um imóvel para compra ou locação, é saber se há opções de lazer para as crianças. Afinal, elas precisam de espaço e…

Mantendo o charme dos prédios icônicos, o bairro se destaca por apartamentos que podem ser retrofitados para ganhar um ar moderno e atender às necessidades contemporâneas   Na realidade contemporânea, temos buscado constantemente soluções que sejam, ao mesmo tempo, inteligentes e sustentáveis. Nesse sentido, o retrofit tende a se tornar…

Confira nossas dicas de decorações de Natal para o interior da sua casa e também para a área externa   Depois de um ano tão desafiador, no qual passamos muito tempo dentro de casa, uma ótima maneira de trazer um pouco de alegria e esperança pela chegada de um novo…

Viradas de anos trazem consigo sempre uma série de novidades. Há o que se mantém, o que aumenta, o que diminui e o que muda completamente como uma virada de chave. É possível notar, para o próximo ano, algumas tendências que abrem espaço para a exploração dos entusiastas da área…

Como os espaços podem influenciar a sensação de pertencimento   A NeuroArquitetura e o NeuroUrbanismo são conceitos que dependem da aplicação da neurociência para a compreensão dos impactos da arquitetura tanto no cérebro como nos comportamentos humanos. É a partir de seu caráter interdisciplinar, por exemplo, que a NeuroArquitetura institui…