< Voltar

Man cave: um espaço para relaxar

Celebrando o Dia dos Pais, saiba como criar uma área especial na sua casa, dedicada ao lazer dessa pessoa tão importante na família

 

Com a chegada do Dia dos Pais, é comum uma busca pelo presente perfeito para esse homem tão importante na vida de tantas pessoas. Mas e se você pudesse criar um espaço exclusivo na casa, totalmente dedicado ao lazer e ao relaxamento do seu pai? Essa é uma das propostas da man cave: separar um local onde ele possa ter um pouco de privacidade, caso queira, investindo em opções de entretenimento e hobbies que o agradem.

Nada impede, é claro, de que esse espaço seja compartilhado com a família e os amigos. Nada impede que a mulher, também, tenha seu cantinho da casa para relaxar e decorar do seu jeito. Não se trata de restringir um ambiente ou de separar as pessoas – pelo contrário. A ideia é permitir que seu pai tenha um local onde ele possa colocar aquilo que o agrada e diverte. Isso inclui objetos decorativos, móveis, jogos e tudo o mais que ele quiser guardar ali; itens que talvez não combinem com o restante da casa, já que o projeto de design de interiores normalmente precisa seguir uma estética mais funcional e que esteja de acordo com todos os integrantes da família.

 

A proposta da man cave é criar um espaço de relaxamento, para ser curtido a sós ou compartilhado

 

A man cave ideal

Construir um ambiente que reflita a personalidade de seu pai talvez não seja tarefa das mais fáceis. O ideal é buscar uma combinação de design inteligente, entretenimento de qualidade e mobília aconchegante. Isso pode ser feito em um espaço da casa já destinado para essa finalidade, ou adaptando alguma área que seja relativamente isolada e pouco utilizada – como um sótão ou subsolo, ou até mesmo uma edícula.

Alguns itens que não podem faltar em uma man cave, em geral, são:

 

Entretenimento – Uma boa televisão, com tela grande, caixas de som potentes e muitas opções de canais, é o sonho de qualquer pessoa. No caso dos pais mais modernos, que curtem games, vale investir em equipamentos da mais alta tecnologia, tanto no que diz respeito ao monitor quanto aos controles e à capacidade de jogo. A luz do ambiente também deve ser dimerizada, de modo a permitir diferentes opções de luminosidade, de acordo com a atividade escolhida para cada momento.

 

Uma boa TV e móveis aconchegantes são itens que não podem faltar na man cave

 

Conforto – Sofás reclináveis ou que possam ser abertos, se possível com suportes de copos, acrescentam aconchego a esse espaço. A área não deve ser pensada como um lugar apenas para relaxamento individual, mas precisa abrigar confortavelmente várias pessoas, já que os melhores momentos de lazer são passados com amigos e a família. Uma lareira também é uma excelente ideia para esse tipo de ambiente.

Praticidade – A man cave pode ter seu próprio minibar ou frigobar, ou mesmo ser projetada próxima à adega, caso seu pai goste de relaxar com um bom vinho ou uísque. A proposta é sempre colocar “à mão” dos usuários desse espaço tudo o que possa adicionar lazer e diversão, de modo que esse seja realmente o ambiente onde eles se desconectem do resto do mundo.

Jogos – Além dos jogos eletrônicos, é interessante que a man cave tenha outras opções para seu pai (e também para o resto da família) se divertir, como uma mesa de bilhar, de poker ou de pingue-pongue. Até mesmo jogos de tabuleiro são válidos – tudo vai de acordo com o gosto da pessoa que irá desfrutar daquele local.

 

Uma mesa de bilhar é um item excelente para se ter em uma man cave mais espaçosa

 

Nesta edícula, que serve como man cave, a mesa de pingue-pongue pode ser aproveitada por toda a família

 

Coleções – Esse também pode ser o espaço onde seu pai guarda (ou deixa expostos) objetos pessoais que são valiosos para ele: discos, artigos colecionáveis, livros, quadros, troféus, lembranças de viagens, etc. A maneira como esses itens são exibidos ajuda a criar a ambiência, já que os objetos trazem para a decoração parte da personalidade da pessoa que os escolheu. Estantes, prateleiras e até mesmo redomas em vidro podem ser boas ideias, no que diz respeito ao mobiliário, para expor e ainda proteger as coleções mais queridas de seu pai.

 

Um escritório pode ser transformado em man cave, onde seu pai guarda ou expõe seus objetos de valor pessoal

 

Privacidade – Uma das ideias principais da man cave é de que o ambiente seja mais privativo do que o restante da casa, um lugar onde a pessoa que deseja um pouco de tranquilidade para curtir seus hobbies possa realmente encontrar essa espécie de “oásis”. Por isso, é importante que o ambiente seja posicionado em áreas mais reclusas da casa ou do apartamento, que permitam essa privacidade – se assim quiserem seus usuários, claro. O importante é que seu pai se sinta à vontade naquele espaço, que ele possa curtir seus jogos ou ler um bom livro, em um ambiente decorado com itens que reflitam seu gosto pessoal.

 

O importante é que a man cave seja um espaço de diversão e relaxamento, que reflita a personalidade de seu pai

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Livia Pedreira, presidente do conselho curador da CASACOR São Paulo, fala sobre a mostra no Conjunto Nacional, que traz o tema ‘Infinito Particular’   Comemorando seus 35 anos de existência, a CASACOR 2022 já está com seus ambientes abertos no Conjunto Nacional, em São Paulo. Este ano, o evento, que…

Conheça as vantagens de ter uma sauna em casa e os principais cuidados necessários para manter esse espaço   Em condomínios com lazer, clubes e spas, a sauna é praticamente um item indispensável. Muito se fala sobre as propriedades relaxantes de permanecer em um ambiente com vapores em alta temperatura,…

Aprenda a criar um design de interiores com tons vibrantes, dando um toque moderno aos ambientes, mas mantendo a sofisticação   Sabe aquele toque de cor que parece tornar tudo melhor? Um arrojado design de interiores pode transformar qualquer ambiente. Nesse sentido, o uso de cores fortes e vibrantes ajuda…

Em entrevista para a Esquema Imóveis, Casa Unique conta como funciona o processo de reformas A Casa Unique é uma empresa que realiza reformas de propriedades antigas, utilizando técnicas de arquitetura e design de interiores contemporâneos. O serviço é realizado apenas em apartamentos localizados em ruas e bairros nobres de…

Conversamos com Luiz Alexandre Souza Ventura, do Blog Vencer Limites, sobre a importância de uma arquitetura acessível   A diversidade e a inclusão têm se tornado temas cada vez mais recorrentes. Por isso, refletir sobre a acessibilidade na arquitetura e no urbanismo não é apenas uma exigência das legislações, para…

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”: entenda a evolução da proposta sustentável e como ela tem sido cada vez mais utilizada na arquitetura   Construir um imóvel ecológico é uma escolha. Em geral, uma construção precisa atender a certos códigos, mas a arquitetura verde vai…

Na região dos Jardins, apartamentos em prédios clássicos têm sido retrofitados para se adaptarem às necessidades modernas   A arquitetura residencial tende a se adaptar aos conceitos de moradia de cada época. Nos Jardins, uma das áreas mais cobiçadas de São Paulo, a região onde há predominância de apartamentos tem…

O vídeo destaque dessa semana é uma casa no condomínio Jardim Pignatari com projeto de João Armentano no Morumbi. Possui paisagismo de Gilberto Elkis, ambientes amplos e iluminados, ampla área verde, além de jardim, piscina e adega. Confira os detalhe no vídeo e conheça mais sobre esse imóvel na Esquema…