< Voltar

O encanto e a funcionalidade dos gazebos

Transforme a área externa de sua casa com estruturas cobertas, mas integradas à natureza, criando espaços de convivência, lazer e relaxamento

 

Se a ideia é dar um novo aspecto e revitalizar a área externa de sua casa, poucos elementos decorativos são tão interessantes e versáteis como um gazebo. Além de transformar o ambiente, acrescentando charme e complexidade estética, a estrutura tem uma excelente funcionalidade, já que amplia as possibilidades de uso do espaço onde é instalada.

Um dos principais benefícios do gazebo é sua interação com a natureza do entorno, muitas vezes até incorporando partes da vegetação (como flores ou plantas de crescimento escandente) em sua própria estrutura. A ideia é que a cobertura proporcione uma área confortável e protegida do sol, mas integrada ao exterior, que possa ser desfrutada em qualquer época do ano.

 

 

As possibilidades de uso do gazebo são inúmeras, já que o espaço tende a ser facilmente adaptável às necessidades de cada pessoa ou família. Algumas de suas funcionalidades:

  • Área externa para jantares, recepções ou festas;
  • Abrigo para um spa ou jacuzzi;
  • Espaço para conversas, relaxamento e descanso;
  • Local para a prática de yoga, alongamento ou meditação;
  • Cobertura para uma mesa de jogos;
  • Elemento decorativo ou ponto focal de um jardim.

Já no que diz respeito à valorização da propriedade no mercado, itens como um gazebo (se bem cuidado e em conformidade com o estilo arquitetônico da construção principal) tendem a aumentar o valor percebido do imóvel. Ainda que estruturas externas como essa não sejam necessariamente incluídas na área considerada útil, o espaço tem função muito semelhante à de um ambiente interno. Além disso, o gazebo é uma estrutura de fácil remoção, caso seja necessário retirá-lo do local ou mesmo transferi-lo para outro ponto.

 

 

Por não ter uma estrutura totalmente fechada, o gazebo também tem a vantagem de poder ser colocado em praticamente qualquer lugar, sendo em geral posicionado próximo a uma piscina ou área gourmet. Seu formato pode ser retangular ou arredondado, grande ou pequeno, dependendo da área disponível para a instalação da estrutura. As possibilidades de design também são extremamente variadas, desde versões mais modernas até gazebos em estilo clássico, ou emoldurados por plantas.

 

 

A ideia é que o gazebo atue como uma espécie de extensão da varanda, um local de apoio à área de lazer externa. No que diz respeito ao mobiliário, a decoração precisa acompanhar o estilo dos materiais que compõem a estrutura, mas priorizando móveis que não se desgastam facilmente, já que as condições climáticas não podem ser controladas. Embora o gazebo seja coberto, seus lados tendem a ser abertos, deixando-o parcialmente exposto a ventos, chuva e insolação.

Uma opção decorativa prática, versátil e agradável para qualquer área externa, o gazebo é capaz de transformar um simples quintal em algo absolutamente memorável, podendo ser personalizado e implementado com iluminação para dar ainda mais sofisticação ao espaço. Não há limitações no que diz respeito ao design, contanto que a área permaneça confortável, esteticamente agradável, de fácil manutenção e integrada ao ambiente natural que a cerca.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Com projetos clássicos e atemporais, a construtora teve um papel importante na verticalização de São Paulo   Há certos estilos que se tornam verdadeiras marcas registradas. No caso da Construtora Adolpho Lindenberg, a arquitetura de linhas clássicas e o padrão construtivo de alta qualidade fizeram com que a empresa se…

A arquitetura sustentável é o futuro da moradia, mas o que fazer para tornar sua casa mais eco-friendly?   Em tempos de crise climática, a busca por soluções sustentáveis não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. Quando se trata de sustentabilidade, a arquitetura e o design de interiores já…

A Esquema Imóveis busca constantemente inspirações e tendências para seus clientes. Por esse motivo, selecionamos as principais tendências na decoração e design de interiores para o próximo ano, falando sobre como essas opções podem ser adequadamente incorporadas, independentemente do projeto decorativo das casas ou apartamentos.   1. As cores interiores…

Em tempos de isolamento social, nunca foi tão evidente a necessidade de morar em casas ou apartamentos que ofereçam conforto e bem-estar   Com a pandemia do Covid-19, a recomendação de que todos ficassem em suas casas provocou uma mudança comportamental profunda no mundo inteiro. Afinal, mesmo aqueles que não…

O vídeo destaque dessa semana é uma casa no condomínio Jardim Pignatari com projeto de João Armentano no Morumbi. Possui paisagismo de Gilberto Elkis, ambientes amplos e iluminados, ampla área verde, além de jardim, piscina e adega. Confira os detalhe no vídeo e conheça mais sobre esse imóvel na Esquema…

Confira nossas dicas para transformar o sótão da sua casa em uma área de lazer, tranquilidade e aconchego   Muitas pessoas veem o sótão como um local da casa pouco ou raramente utilizado. No Brasil, a maioria dos imóveis sequer conta com esse espaço; já na cultura norte-americana, o sótão…

Cinco tendências que continuarão em alta no segundo semestre Os espaços e ambientes são conduzidos por tendências que surgem a cada ano, sendo que muitas destas são reflexos de mudanças da sociedade como um todo. Especialistas acreditam que muito do que se pode observar desde 2020 é resultado do período…

Conversamos com o arquiteto Sergio Athié sobre as tendências e as novas funções dos espaços nos escritórios, com o retorno gradual das atividades presenciais   A flexibilização da quarentena e o início da retomada das atividades presenciais por alguns setores trouxeram uma questão que merece cuidado: a adequação dos ambientes…