< Voltar

O encanto e a funcionalidade dos gazebos

Transforme a área externa de sua casa com estruturas cobertas, mas integradas à natureza, criando espaços de convivência, lazer e relaxamento

 

Se a ideia é dar um novo aspecto e revitalizar a área externa de sua casa, poucos elementos decorativos são tão interessantes e versáteis como um gazebo. Além de transformar o ambiente, acrescentando charme e complexidade estética, a estrutura tem uma excelente funcionalidade, já que amplia as possibilidades de uso do espaço onde é instalada.

Um dos principais benefícios do gazebo é sua interação com a natureza do entorno, muitas vezes até incorporando partes da vegetação (como flores ou plantas de crescimento escandente) em sua própria estrutura. A ideia é que a cobertura proporcione uma área confortável e protegida do sol, mas integrada ao exterior, que possa ser desfrutada em qualquer época do ano.

 

 

As possibilidades de uso do gazebo são inúmeras, já que o espaço tende a ser facilmente adaptável às necessidades de cada pessoa ou família. Algumas de suas funcionalidades:

  • Área externa para jantares, recepções ou festas;
  • Abrigo para um spa ou jacuzzi;
  • Espaço para conversas, relaxamento e descanso;
  • Local para a prática de yoga, alongamento ou meditação;
  • Cobertura para uma mesa de jogos;
  • Elemento decorativo ou ponto focal de um jardim.

Já no que diz respeito à valorização da propriedade no mercado, itens como um gazebo (se bem cuidado e em conformidade com o estilo arquitetônico da construção principal) tendem a aumentar o valor percebido do imóvel. Ainda que estruturas externas como essa não sejam necessariamente incluídas na área considerada útil, o espaço tem função muito semelhante à de um ambiente interno. Além disso, o gazebo é uma estrutura de fácil remoção, caso seja necessário retirá-lo do local ou mesmo transferi-lo para outro ponto.

 

 

Por não ter uma estrutura totalmente fechada, o gazebo também tem a vantagem de poder ser colocado em praticamente qualquer lugar, sendo em geral posicionado próximo a uma piscina ou área gourmet. Seu formato pode ser retangular ou arredondado, grande ou pequeno, dependendo da área disponível para a instalação da estrutura. As possibilidades de design também são extremamente variadas, desde versões mais modernas até gazebos em estilo clássico, ou emoldurados por plantas.

 

 

A ideia é que o gazebo atue como uma espécie de extensão da varanda, um local de apoio à área de lazer externa. No que diz respeito ao mobiliário, a decoração precisa acompanhar o estilo dos materiais que compõem a estrutura, mas priorizando móveis que não se desgastam facilmente, já que as condições climáticas não podem ser controladas. Embora o gazebo seja coberto, seus lados tendem a ser abertos, deixando-o parcialmente exposto a ventos, chuva e insolação.

Uma opção decorativa prática, versátil e agradável para qualquer área externa, o gazebo é capaz de transformar um simples quintal em algo absolutamente memorável, podendo ser personalizado e implementado com iluminação para dar ainda mais sofisticação ao espaço. Não há limitações no que diz respeito ao design, contanto que a área permaneça confortável, esteticamente agradável, de fácil manutenção e integrada ao ambiente natural que a cerca.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Confira nossas dicas para transformar o sótão da sua casa em uma área de lazer, tranquilidade e aconchego   Muitas pessoas veem o sótão como um local da casa pouco ou raramente utilizado. No Brasil, a maioria dos imóveis sequer conta com esse espaço; já na cultura norte-americana, o sótão…

Jardins verticais, que já se tornaram uma tendência em apartamentos e casas, são bonitos e ocupam pouco espaço   É difícil encontrar alguém que não goste de plantas. Um bom paisagismo ajuda a tornar os ambientes (sejam eles internos ou externos) muito mais agradáveis, aproximando as pessoas da natureza. Nas…

Privilégios que imóveis com rooftops oferecem Rooftop é uma das principais tendências do mercado imobiliário de alto padrão. Com a tradução literal “telhado”, o conceito traz basicamente a ideia de um terraço moderno e sofisticado com o objetivo de promover um espaço para relaxamento, valorizando o lazer e aumentando a…

Aprenda a criar um design de interiores com tons vibrantes, dando um toque moderno aos ambientes, mas mantendo a sofisticação   Sabe aquele toque de cor que parece tornar tudo melhor? Um arrojado design de interiores pode transformar qualquer ambiente. Nesse sentido, o uso de cores fortes e vibrantes ajuda…

Clássicos, contemporâneos e comprometidos. Essas são as principais características que definem os projetos do paisagista Gilberto Elkis. O profissional atua há mais de 35 anos no mercado e busca sempre manter o alto padrão em seus trabalhos, superando as expectativas de seus clientes mais exigentes. Buscando referências modernas, Gilberto Elkis…

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, explica a importância de um bom arquiteto na valorização imobiliária   O valor de um arquiteto, em uma construção, vai muito além da habilidade para desenhar projetos. Seu trabalho abrange criatividade e conhecimento, adotando soluções que promovam a funcionalidade, a sustentabilidade e…

Selecionamos alguns dos designers que mais se destacaram nos nossos melhores imóveis em 2019, como os irmãos Campana, Sergio Rodrigues e José Zanine Caldas   O mobiliário brasileiro representa a diversidade do país. Tudo aqui é uma mistura: de sotaques, climas, pessoas e paisagens. Naturalmente, artistas e designers se enriquecem…