Arquitetura e Decoração,  Casas

O encanto e a funcionalidade dos gazebos

Transforme a área externa de sua casa com estruturas cobertas, mas integradas à natureza, criando espaços de convivência, lazer e relaxamento

 

Se a ideia é dar um novo aspecto e revitalizar a área externa de sua casa, poucos elementos decorativos são tão interessantes e versáteis como um gazebo. Além de transformar o ambiente, acrescentando charme e complexidade estética, a estrutura tem uma excelente funcionalidade, já que amplia as possibilidades de uso do espaço onde é instalada.

Um dos principais benefícios do gazebo é sua interação com a natureza do entorno, muitas vezes até incorporando partes da vegetação (como flores ou plantas de crescimento escandente) em sua própria estrutura. A ideia é que a cobertura proporcione uma área confortável e protegida do sol, mas integrada ao exterior, que possa ser desfrutada em qualquer época do ano.

 

 

As possibilidades de uso do gazebo são inúmeras, já que o espaço tende a ser facilmente adaptável às necessidades de cada pessoa ou família. Algumas de suas funcionalidades:

  • Área externa para jantares, recepções ou festas;
  • Abrigo para um spa ou jacuzzi;
  • Espaço para conversas, relaxamento e descanso;
  • Local para a prática de yoga, alongamento ou meditação;
  • Cobertura para uma mesa de jogos;
  • Elemento decorativo ou ponto focal de um jardim.

Já no que diz respeito à valorização da propriedade no mercado, itens como um gazebo (se bem cuidado e em conformidade com o estilo arquitetônico da construção principal) tendem a aumentar o valor percebido do imóvel. Ainda que estruturas externas como essa não sejam necessariamente incluídas na área considerada útil, o espaço tem função muito semelhante à de um ambiente interno. Além disso, o gazebo é uma estrutura de fácil remoção, caso seja necessário retirá-lo do local ou mesmo transferi-lo para outro ponto.

 

 

Por não ter uma estrutura totalmente fechada, o gazebo também tem a vantagem de poder ser colocado em praticamente qualquer lugar, sendo em geral posicionado próximo a uma piscina ou área gourmet. Seu formato pode ser retangular ou arredondado, grande ou pequeno, dependendo da área disponível para a instalação da estrutura. As possibilidades de design também são extremamente variadas, desde versões mais modernas até gazebos em estilo clássico, ou emoldurados por plantas.

 

 

A ideia é que o gazebo atue como uma espécie de extensão da varanda, um local de apoio à área de lazer externa. No que diz respeito ao mobiliário, a decoração precisa acompanhar o estilo dos materiais que compõem a estrutura, mas priorizando móveis que não se desgastam facilmente, já que as condições climáticas não podem ser controladas. Embora o gazebo seja coberto, seus lados tendem a ser abertos, deixando-o parcialmente exposto a ventos, chuva e insolação.

Uma opção decorativa prática, versátil e agradável para qualquer área externa, o gazebo é capaz de transformar um simples quintal em algo absolutamente memorável, podendo ser personalizado e implementado com iluminação para dar ainda mais sofisticação ao espaço. Não há limitações no que diz respeito ao design, contanto que a área permaneça confortável, esteticamente agradável, de fácil manutenção e integrada ao ambiente natural que a cerca.

 

 

Spread the love