Arquitetura e Decoração,  Arte e Cultura

6 séries imperdíveis sobre arquitetura e decoração

Descubra algumas das melhores séries disponíveis na internet para quem gosta de arquitetura e decoração

 

Os serviços de streaming e plataformas de vídeos, hoje em dia, não oferecem apenas conteúdo de entretenimento. Além de relaxar com programas mais descontraídos, é possível aprender muita coisa – principalmente se você aprecia arquitetura, urbanismo e design de interiores. Por isso, selecionamos algumas das melhores séries, tanto reality shows quanto documentários, sobre esses assuntos. Assim, além de se divertir, você pode aproveitar os momentos em frente à TV, celular ou computador para ampliar seus conhecimentos.

 

As casas mais extraordinárias do mundo / The World’s Most Extraordinary Homes (Netflix)

A premissa é simples: o conceituado arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin percorrem o mundo, visitando casas nada convencionais. O diferencial, realmente, fica por conta da extraordinária arquitetura residencial que os apresentadores trazem durante as quatro partes da minissérie. São propriedades nas montanhas, no litoral, em meio à floresta e até mesmo subterrâneas, que dialogam com seu entorno e se destacam pela ousadia. Além da beleza das casas apresentadas, Piers e Caroline conversam com os arquitetos e contam um pouco sobre as inspirações para cada projeto.

 

Incríveis por dentro / Amazing Interiors (Netflix)

Criada por Paul Woolf, a série norte-americana tem 12 episódios, com a proposta de mostrar casas com interiores incríveis. Cada episódio faz um tour por três propriedades diferentes, uma delas em construção ou reforma (cujo processo de remodelação os espectadores podem acompanhar), com duas outras casas apresentadas como segmentos do programa. A ideia central é encontrar projetos nos quais a aparência exterior seja “normal”, mas que por dentro surpreendam com um design de interiores único e personalizado. Entre os exemplos estão uma casa que também é um museu, outra com temática esportiva e até mesmo uma propriedade com sua própria montanha-russa.

 

Abstract: The Art Of Design (Netflix)

O design está em todos os lugares – inclusive na arquitetura e na decoração. A série documental, criada por Scott Dadich, traz um olhar para a arte e a ciência do design, conversando com grandes designers (das mais diversas disciplinas) e trazendo reflexões sobre como o trabalho desses profissionais inovadores e criativos influencia todos os aspectos da vida cotidiana. Entre os entrevistados da primeira temporada estão o arquiteto Bjarke Ingels, o ilustrador Christoph Niemann, o designer de calçados Tinker Hatfield, a cenógrafa Es Devlin, o designer automotivo Ralph Gilles, a designer gráfica Paula Scher, o fotógrafo Platon e a designer de interiores Ilse Crawford.

 

Arq.doc (YouTube)

A série brasileira, idealizada pelo diretor e produtor Augusto Custodio, foi lançada no YouTube em janeiro de 2019, tendo como proposta mostrar as histórias e o aspecto humano por trás de projetos arquitetônicos e intervenções urbanas, com foco no percurso que vai da criação até a materialização dessas obras. Em formato documental, a ideia inicial dos episódios foi abordar a pluralidade criativa da arquitetura brasileira. Atualmente, o canal ampliou seus conteúdos, com a ambição de reunir o melhor da arquitetura, arte, design e lifestyle.

 

Arquitetos Brasileiros (Amazon Prime)

A série é uma coprodução do Arte 1 com a Aiuê Produtora. Em seus 13 episódios, traz diversas entrevistas com profissionais consagrados da arquitetura nacional. Cada qual com uma formação e estilo, eles falam sobre suas experiências e referências, ao mesmo tempo em que suas obras são comentadas por colegas e outros profissionais. Entre os entrevistados estão Marcos Acayaba, Marcelo Ferraz, Ruy Ohtake, Siegbert Zanettini, Marcio Kogan, Indio da Costa, Carlos Bratke, Roberto Loeb, Mauro Munhoz, Alfalo Gasperini, Arthur Casas e Paulo Jacobsen. Tanto para estudantes quanto para apreciadores da arquitetura brasileira, a série é uma forma de acompanhar as trajetórias e compreender os processos criativos de alguns dos maiores nomes da arquitetura contemporânea no país.

 

Home (Apple TV)

Com uma temporada de nove episódios e produzida pela MediaWeaver, Four M Studios e Altimeter Films, a série teve sua estreia em abril de 2020 e, no mesmo ano, foi indicada como melhor série documental no Critics’ Choice Real TV Awards. A premissa é levar o público para dentro de algumas das mais fascinantes casas do mundo, mostrando o quanto pode ser ilimitada a imaginação dos visionários que ousaram construí-las. Os episódios visitam propriedades na Suécia (uma casa pensada para um filho autista), Estados Unidos (revitalizando áreas de uso comunitário), Bali (uma casa toda construída em bambus), Hong Kong (um apartamento com paredes móveis), Índia (uma casa construída apenas com matéria-prima local), entre outros.

 

Spread the love