< Voltar

CASACOR 2022: os ambientes mais desejados

Livia Pedreira, presidente do conselho curador da CASACOR São Paulo, fala sobre a mostra no Conjunto Nacional, que traz o tema ‘Infinito Particular’

 

Comemorando seus 35 anos de existência, a CASACOR 2022 já está com seus ambientes abertos no Conjunto Nacional, em São Paulo. Este ano, o evento, que apresenta alguns dos melhores profissionais da arquitetura, design de interiores e paisagismo da atualidade, tem como inspiração o tema Infinito Particular.

Depois de um período de 14 anos no Jockey Club, a CASACOR voltou a ser itinerante a partir de 2020. No ano passado, o local escolhido foi um prédio anexo ao Allianz Parque. “Começamos a entender que a mostra deveria estar em um endereço que representasse uma nova fronteira da cidade. A região da Água Branca se tornou um eixo importante, porque houve ali uma revitalização, com grandes empreendimentos imobiliários”, conta Livia Pedreira, presidente do conselho curador da CASACOR São Paulo.

De acordo com a curadora, o sucesso do evento e os números expressivos de visitação, mesmo com as restrições sanitárias relativas à pandemia, foram até surpreendentes para os organizadores. “Isso nos encheu de coragem, para que pudéssemos nos aventurar por endereços inusitados – como foi o caso do Conjunto Nacional. Encontramos essa pérola, essa verdadeira joia, no coração pulsante da cidade, com uma área de 10 mil metros quadrados que estava há algum tempo sem uso, e vislumbramos a possibilidade de realizar nela o nosso evento”, explica Livia.

 

Catê Poli e João Jadão – Praça Paulista Augusta (foto: Renato Navarro/CASACOR)

 

Nildo José Arquitetos – Sertão Portinari (foto: Denilson Machado/CASACOR)

 

São 59 ambientes, assinados por profissionais reconhecidos, como Sig Bergamin, Brunete Fraccaroli, Rosa May Sampaio, Marina Linhares, Consuelo Jorge, Roberto Migotto e Nildo José, entre outros. “Alguns desses profissionais começaram suas carreiras em CASACOR e hoje têm projeção internacional. Também temos jovens talentos, como Lucas Takaoka, Marcelo Salum (que fez um espaço magnífico para a Coral) e Murilo Lomas. É uma mostra muito rica”, observa a curadora.

 

Um ano especial

Em comemoração aos 35 anos do evento, a CASACOR 2022 preparou uma exposição retrospectiva, instalada nas rampas do Conjunto Nacional. “São momentos emblemáticos, ano a ano, mostrando o crescimento da marca e as sucessivas aberturas de franquias, com uma homenagem aos quase 7 mil profissionais que já fizeram a mostra”, ressalta Livia.

 

Conjunto Nacional, onde acontece a CASACOR 2022 São Paulo

 

Segundo a curadora, o tema deste ano, Infinito Particular, é fruto de várias pesquisas realizadas sobre tendências na arquitetura e decoração, abordando questões como o comportamento e o estilo de vida das pessoas, além de novos modos de morar. “Durante esse período de pandemia, tivemos a oportunidade de fazer um mergulho em nossa casa. Acredito que isso uniu todos os povos do planeta. Trouxemos, então, um convite aos profissionais: que eles refletissem sobre como deve ser pensada essa casa, que realmente passou a ter múltiplas funções”, observa Livia. “Antes, a questão dos múltiplos espaços da casa era mais discursiva, mas passamos a vivê-la na prática. A mesa de jantar, que era usada apenas nas refeições, passou a ser compartilhada para atividades de toda a família: aulas à distância, trabalho e reuniões online.”

 

Karol Suguikawa – Lounge I’mpress Impress (foto: Renato Navarro/CASACOR)

 

Para Livia, os últimos anos nos forçaram a pensar sobre as reais necessidades de cada um de nós. Algumas pessoas desabrocharam para a espiritualidade, outras se voltaram para os trabalhos manuais, experiências culinárias, exercícios, etc. “Muitas dessas coisas acabam permanecendo em nossa vida, porque adotamos novos hábitos, que nos reconectaram com memórias e trouxeram uma sensação de bem-estar em casa”, afirma.

A curadora acredita que esse movimento pelo bem-estar também teve (ou deveria ter) desdobramentos no mercado imobiliário – por exemplo, adotando projetos que passem a contemplar essas necessidades. “Na CASACOR 2022, temos alguns ambientes que representam muito claramente isso. São espaços que mostram que certas áreas de convívio, em novos empreendimentos, começam a se tornar obsoletas, porque muitas pessoas preferem receber em casa. Elas gostam de preparar o pão para seus amigos dentro da própria casa. E os ambientes mais desejados são os que proporcionam maior bem-estar, ou a sensação de que aquilo poderia estar na sua casa. São uma inspiração.”

Nesse sentido, Livia também aponta o impacto do mobiliário. “Ele terá que ser mais camaleônico, para atender a essas demandas. Por exemplo, vemos na CASACOR móveis com plugues, para carregar o computador ou celular. As pessoas também querem espaços de convívio mais aconchegantes. O próprio banheiro virou um templo de meditação na casa, um espaço onde você consegue estar tranquilo, principalmente quem tem família grande”, descreve. “A mostra deste ano expressa essa pluralidade de infinitos; porque, na verdade, cada um de nós traz seu infinito particular. Cada um tem suas necessidades particulares, dentro desse espaço da casa.”

 

Roberto Migotto – Senses Hall Deca (foto: Denilson Machado/CASACOR)

 

Datas: 05 de julho a 11 de setembro de 2022

Local: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2.073

Horários: terça a sábado, das 12h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 21h

Bilheteria digital: https://casacor.byinti.com

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Na hora de comprar uma casa ou apartamento, as opções de lazer podem fazer a diferença no valor do imóvel e no bem-estar de toda a família   Uma das grandes questões, ao comprar um imóvel, é decidir se você quer um local com opções de lazer próprias ou se…

O vídeo destaque dessa semana é uma casa no condomínio Jardim Pignatari com projeto de João Armentano no Morumbi. Possui paisagismo de Gilberto Elkis, ambientes amplos e iluminados, ampla área verde, além de jardim, piscina e adega. Confira os detalhe no vídeo e conheça mais sobre esse imóvel na Esquema…

Piscinas que equilibram beleza, sofisticação e funcionalidade são tendência no alto padrão   O design das piscinas com borda infinita faz com que a linha da água pareça não ter fim, transbordando e se estendendo além dos limites da piscina. Trata-se de uma solução moderna e sofisticada, ideal para terrenos…

Um dos mais sustentáveis do mundo, o edifício criado por Koichi Takada eleva o conceito de floresta urbana a um novo patamar   O projeto mais recente do conceituado estúdio Koichi Takada Architects, concebido para o distrito cultural de Brisbane, na Austrália, prevê a construção de um edifício realmente excepcional….

A exclusividade da Esquema Imóveis desta semana é uma casa com projeto de João Armentano, no Jardim América. Possui ambientes integrados com muita luz natural, pé-direito duplo, piscina, paisagismo e academia no subsolo. 7 vagas de garagem. Conheça mais sobre ela na Esquema Imóveis.

Aproveitando a chegada do Dia das Crianças, selecionamos alguns exemplos de brinquedotecas incríveis e com design inovador   Uma das maiores preocupações de famílias com filhos, ao buscar um imóvel para compra ou locação, é saber se há opções de lazer para as crianças. Afinal, elas precisam de espaço e…

Projetada pela escritório de arquitetura Studio Arc, a casa de veraneio localizada em Cornwall, Reino Unido, foge do convencional. Pequenina e funcional a casa é uma versão “moderna” de uma cabana no meio da floresta. Com revestimento de concreto envelhecido e decorada com peças rústicas, o projeto foi criado para…

Cidade Matarazzo, empreendimento que traz para São Paulo um conceito que integra passado, presente e futuro, unindo o que há de mais avançado no design, tecnologia e sustentabilidade   Em uma paisagem formada por prédios e ruas movimentadas, próxima a uma das áreas mais vibrantes e culturais de São Paulo,…