< Voltar

Inspirações da arquitetura mediterrânea

Arcos, colunas e integração com elementos da natureza são algumas das características desse fascinante estilo arquitetônico

 

A arquitetura inspirada no estilo mediterrâneo remete à estética construtiva dos países da região que é banhada pelo Mar Mediterrâneo, como Turquia, Espanha, Grécia, Itália e Marrocos, onde os invernos costumam ser suaves e os verões quentes e secos. Esse estilo é uma mistura de arquiteturas, principalmente de origem europeia, tendo como foco a simplicidade dos espaços.

Os Estados Unidos foi um dos países que mais se destacaram por reinventar a arquitetura mediterrânea, que teve seu auge na América nos anos 1920, quando houve um boom na construção de resorts à beira-mar inspirados nesse estilo. Regiões de clima mais ameno, como a Califórnia e a Flórida, mostraram-se ideais para casas e hotéis com toques mediterrâneos.

Alguns dos elementos mais marcantes desse estilo são o uso de madeira, paredes em cores claras e integração entre o interior e o exterior. Os telhados, em geral, são cobertos por telhas avermelhadas (em terracota), com as paredes em tijolos ou estuque. Detalhes em pedras, portas esculpidas e acabamentos ornamentais de metal nas janelas ou sobre balcões também são características muito comuns.

 

A arquitetura em estilo mediterrâneo faz uso de telhas em terracota e paredes claras, com detalhes em pedra

 

Entre as arquiteturas que formam a base do estilo mediterrâneo utilizado em projetos residenciais, são três as principais influências:

Renascença Italiana: O estilo renascentista é marcado por colunas e arcos arredondados.

Renascença Espanhola: Esse estilo é influenciado pela arquitetura colonial espanhola, geralmente empregando linhas simples e limpas, com telhado baixo.

Arquitetura mediterrânea contemporânea: A proposta é dar um toque moderno ao estilo tradicionalmente mediterrâneo, com plantas mais espaçosas e abertas, tendo como foco ambientes que trazem a área externa para dentro de casa.

Os desafios de adaptar a arquitetura mediterrânea tradicional aos tempos modernos estão, principalmente, em adequar esse estilo às necessidades e demandas da vida atual. Antigamente, na região do Mediterrâneo, os espaços internos das casas eram menores e mais intimistas, sendo o teto rebaixado uma característica muito frequente. Hoje, a tendência é criar ambientes que passem uma impressão de amplitude, preferencialmente com pé-direito alto e grandes janelas.

 

 

O estilo mediterrâneo traz referências das arquiteturas italiana e espanhola

 

Este apartamento com projeto Lindenberg tem características mediterrâneas, como as portas em arco

 

A chave para espaços agradáveis, com inspiração mediterrânea, é a simplicidade. Para que o aspecto do ambiente pareça coeso, é preciso que os detalhes sejam acrescentados de forma sutil. A mesma dica vale para a decoração, levando em conta a simetria e a harmonia dos elementos.

Arcos e colunas trazem bastante informação visual, assim como tijolos aparentes ou pedras, por isso a ideia é manter a leveza nos demais elementos arquitetônicos. Pintar todas as paredes de uma mesma cor ou utilizar o mesmo tipo de piso na maior parte dos cômodos pode ser uma estratégia para unificar os espaços.

 

Elementos de inspiração mediterrânea devem ser bem dosados, para criar ambientes agradáveis

 

O uso de madeiras escuras também é comum no estilo mediterrâneo, por isso vale apostar em móveis e objetos mais claros e neutros, com tecidos leves, inserindo alguns itens de cores vivas estrategicamente posicionados. O estilo traz muitas referências da natureza, com seus tons terrosos, remetendo também às cores do céu e do mar; por isso, um design de interiores mais rústico ou minimalista pode cair muito bem nesse tipo de ambiente. A ideia é criar espaços agradáveis e atemporais, que transmitam a sensação, ao mesmo tempo, de frescor e aconchego.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Descubra alguns dos mais incríveis museus ao redor do mundo, com projetos arquitetônicos absolutamente inspiradores   O Brasil é um país de arquitetura extremamente diversa e com vários museus incríveis, cujos projetos arquitetônicos receberam reconhecimento dentro e fora do país – apenas para citar alguns exemplos, temos o MASP, de…

Celebrando o Dia dos Pais, saiba como criar uma área especial na sua casa, dedicada ao lazer dessa pessoa tão importante na família   Com a chegada do Dia dos Pais, é comum uma busca pelo presente perfeito para esse homem tão importante na vida de tantas pessoas. Mas e…

Livia Pedreira, presidente do conselho curador da CASACOR São Paulo, fala sobre a mostra no Conjunto Nacional, que traz o tema ‘Infinito Particular’   Comemorando seus 35 anos de existência, a CASACOR 2022 já está com seus ambientes abertos no Conjunto Nacional, em São Paulo. Este ano, o evento, que…

A evolução do mercado imobiliário oferece uma nova perspectiva para a apresentação das propriedades de alto padrão em São Paulo. Com a evolução da era digital, os clientes desenvolveram novos hábitos ao buscar imóveis e, para atender este público, a Esquema Imóveis investe em uma equipe focada em captação de…

Conheça algumas ideias de iluminação externa que podem ajudar a valorizar seu jardim ou área de lazer   Não há momento mais tranquilo para curtir a área externa de sua casa do que ao anoitecer. Quando a tarde encontra a noite, um bom projeto de iluminação pode transformar e valorizar…

Entenda a importância de um projeto de iluminação para acrescentar estilo e personalidade ao design de interiores   Um projeto de design de interiores que não considera a iluminação como elemento a ser explorado deixa de aproveitar uma das peças-chave na decoração de uma casa ou apartamento. Luzes bem escolhidas…

No aniversário da capital paulista, conheça um pouco mais sobre a arquitetura residencial da cidade, com obras de Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi e Artacho Jurado   No dia 25 de janeiro de 2022, a cidade de São Paulo comemora seu aniversário de 468 anos. Ao…

Casas de cinema procuradas por compradores   Para os amantes de cinema e de arquitetura, um dos elementos mais marcantes em um filme é o espaço em que se passa. É muito comum, inclusive, que o espectador estabeleça relações diretas entre os personagens – ou até mesmo o enredo –…