< Voltar

Arquitetura multissensorial

Conheça um conceito arquitetônico que prioriza os sentidos e vai além dos aspectos estéticos, para estimular também a audição, o tato e o olfato

 

A prática arquitetônica tem como sentido fundamental a visão. Afinal, um projeto precisa, primeiramente, agradar aos olhos. No entanto, tem se tornado mais difundida uma linha conceitual chamada de arquitetura multissensorial, que leva em consideração outros sentidos humanos, como o som, o toque e o cheiro.

Esse movimento vem de pesquisas em neurociência cognitiva e nasce da compreensão de que a mente e a percepção do ser humano têm uma natureza multissensorial. Portanto, os sentidos possuem papel importante na criação arquitetônica.

A proposta é criar uma atmosfera de percepções interconectadas, fazendo com que os aspectos interajam entre si. Por exemplo, trabalhar de forma conjunta a cor da iluminação e a sensação térmica, o som ambiente e a espacialidade. Ou seja, os estímulos aos sentidos podem atuar em sinergia para ampliar a impressão de conforto e bem-estar de um local.

 

 

Esse tipo de arquitetura também pode ajudar a incluir pessoas com deficiências ou limitações visuais, por exemplo. A maioria dos projetos arquitetônicos tende a priorizar a parte estética, de certa forma negligenciando as pessoas que não contam com esse sentido.

Outra questão, que vem com a falta de reflexão sobre os demais sentidos (principalmente audição, toque e olfato), diz respeito a problemas de saúde causados por longos períodos passados em prédios “pouco amigáveis” sensorialmente. Podemos tomar como exemplo uma obra arquitetônica que não leva em consideração a poluição sonora, que deixa de proteger seus ambientes com isolamento acústico, o que pode acabar causando transtornos a seus usuários, como estresse e insônia.

Para que um projeto arquitetônico seja realmente multissensorial, é preciso conhecer os fatores que estimulam os sentidos humanos. Pesquisas sobre percepção sensorial indicam como os sentidos atuam integrados, na captação de informações externas e acontecimentos. Por isso, parte da maneira como percebemos um ambiente ou uma atmosfera depende de como interpretamos cognitivamente esses dados.

 

 

O poder dos estímulos

Novas experiências são fatores cruciais para a vida e a evolução humana. Isso tem se mostrado ainda mais verdadeiro após a pandemia. Levando em consideração as demandas dos dias atuais, um dos aspectos mais fascinantes da arquitetura é que ela proporciona essas experiências para as pessoas. Arquitetos não apenas projetam espaços, mas são capazes de direcionar as ações dos usuários, dentro deles.

Existe uma relação direta entre as ideias de um arquiteto e a fruição de uma obra arquitetônica. Nesse sentido, são diversas as ferramentas que podem ser usadas, no processo criativo, para desenvolver projetos multissensoriais – desde a escolha dos materiais até o uso da luz, as interações entre os espaços e a presença de elementos naturais. Todos esses aspectos são complementados pelo design de interiores, que entra como o toque final para experiências verdadeiramente imersivas.

 

 

O uso inteligente da vegetação e da iluminação natural, combinado a superfícies com materiais pouco convencionais, além de texturas e cores inusitadas, que estimulem os sentidos, são algumas das possibilidades da arquitetura multissensorial. Ambientes com fragrâncias também podem trazer novas dimensões para a experiência de um espaço. O limite é a imaginação, embora seja interessante pensar sobre a harmonização desses elementos com o edifício em si.

Olhando para o futuro, a expectativa dos estudiosos da arquitetura multissensorial é que os projetos e as práticas arquitetônicas incluam uma maior compreensão dos sentidos humanos e de sua influência sobre as percepções de um ambiente. Esse tipo de entendimento pode levar à criação de casas, prédios e espaços urbanos verdadeiramente inovadores, que atendam de forma completa às necessidades sociais, cognitivas e emocionais das pessoas.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Entenda a importância de investir em um bom isolamento acústico, principalmente em grandes centros urbanos   Um dos tipos de poluição que mais impacta negativamente as pessoas, em ambientes urbanos, é a poluição sonora. Por isso, o isolamento acústico tem sido considerado um item praticamente indispensável em projetos arquitetônicos contemporâneos,…

Com projetos clássicos e atemporais, a construtora teve um papel importante na verticalização de São Paulo   Há certos estilos que se tornam verdadeiras marcas registradas. No caso da Construtora Adolpho Lindenberg, a arquitetura de linhas clássicas e o padrão construtivo de alta qualidade fizeram com que a empresa se…

As corretoras Renata Castro, Roseane Sanches e Katia Frazza falam sobre edifícios clássicos do bairro, que marcaram a história do modernismo   Higienópolis é um dos bairros paulistanos com maior tradição em arquitetura, abrigando edifícios icônicos do modernismo brasileiro. Sem perder suas características ao longo das décadas, a região possui…

Conheça os benefícios de incorporar em sua casa elementos que permitam a entrada de luz natural   A maioria das pessoas passa cerca de 85% de seus dias em ambientes internos (casa, escritório, escola, lojas, restaurantes). Quais são os efeitos disso na saúde humana? A baixa exposição à luz solar…

O vídeo destaque dessa semana é uma casa no condomínio Jardim Pignatari com projeto de João Armentano no Morumbi. Possui paisagismo de Gilberto Elkis, ambientes amplos e iluminados, ampla área verde, além de jardim, piscina e adega. Confira os detalhe no vídeo e conheça mais sobre esse imóvel na Esquema…

Técnica revitaliza empreendimentos sem descaracterizá-los Retrofit é uma tendência arquitetônica com uma proposta moderna para empreendimentos históricos. Com o objetivo de recuperar prédios antigos, o conceito surgiu em meados do século XX, com origem na Europa e nos Estados Unidos, quando a legislação local passou a proibir a demolição de…

Conversamos com Luiz Alexandre Souza Ventura, do Blog Vencer Limites, sobre a importância de uma arquitetura acessível   A diversidade e a inclusão têm se tornado temas cada vez mais recorrentes. Por isso, refletir sobre a acessibilidade na arquitetura e no urbanismo não é apenas uma exigência das legislações, para…

Comemore o início da primavera com nossas dicas sobre como utilizar arranjos e vasos de flores no design de interiores   Cada casa ou apartamento tem suas particularidades e exige um diferente estilo de decoração, mas há um item decorativo que combina com praticamente todos os gostos: flores. Um vaso…