< Voltar

O que esperar para 2024: o que mudará e o que irá se manter?

Viradas de anos trazem consigo sempre uma série de novidades. Há o que se mantém, o que aumenta, o que diminui e o que muda completamente como uma virada de chave. É possível notar, para o próximo ano, algumas tendências que abrem espaço para a exploração dos entusiastas da área de decoração.

Minimalismo x exuberância

A constância do minimalismo no leque de tendências é inegável. Embora esteja sempre em alta na moda, em 2024 haverá uma revitalização em termos de designs mais acolhedores com texturas suaves e tons terrosos, além dos móveis com linhas limpas. Em busca de um cenário mais sóbrio e calmo, está o foco em proporcionar um ambiente que fuja da agitação cotidiana.

Àqueles que estiverem de olho em uma composição mais ousada e afastada do minimalismo, a paleta de cores para o próximo ano conta também com tons vivos e saturados, passando por azuis profundos, vermelhos quentes até amarelos vivos e verdes chamativos. Diferentemente de épocas passadas, a tendência não alcança somente leves detalhes, mas espaços e objetos com maior força no ambiente, como móveis e paredes.

Sustentabilidade e materiais artesanais

Fonte: ArchDaily

Em termos de sustentabilidade, é evidente que tal aspecto já não mais se configura como um potencial, mas sim como uma demanda. Nesse sentido, à medida em que a consciência ambiental cresce de forma significativa, cresce, naturalmente, a demanda por espaços mais sustentáveis e a tendência central dos profissionais da área em entregar projetos que adotem materiais sustentáveis e que promovam espaços ecologicamente corretos.

Aqui, aliando a preocupação com o meio ambiente à busca pela qualidade de vida e ambientes sofisticados, temos como resultado padrões inspirados na conexão dos espaços com a natureza e a sensação de tranquilidade sem se perder do luxo.

Outras fortes tendências são os materiais artesanais e orgânicos, como móveis feitos à mão e têxteis naturais. Isso porque há uma constante e crescente procura pela criação de ambientes autênticos e personalizados com elementos que transmitam personalidade e caráter.

Estilo e nostalgia

Fonte: ArchDaily

Nesse sentido, estará também em alta a sensação nostálgica presente nos estilos retro e vintage inspirados nas décadas dos anos 60, 70 e 80. Essa sensação refletir-se-á em móveis com designs clássicos, estampas diversas e cores das respectivas épocas. Há, ainda, a possibilidade de criar um cenário que una tal aspecto a outros que se enquadram também como tendências.

Espaços e tecnologia

Fonte: ArchDaily

Para além dos estilos, cores, texturas e demais particularidades, temos os espaços multifuncionais e a tecnologia integrada melhor desenvolvida. Este último, por sua vez, continuará a desempenhar um papel importante e funcional nos interiores; como a automação residencial que seguirá permitindo o controle da iluminação, segurança e temperatura, por exemplo, sem, no entanto, comprometer a estética da casa.

Quanto aos espaços multifuncionais, foi a partir das crescentes demandas e das novas necessidades das pessoas que tal aspecto passou a se configurar como uma das mais fortes tendências nos novos projetos. Para alcançar soluções mais versáteis, os designers estão criando ambientes diversos que podem se adaptar a diferentes usos.

O que se pode esperar, para 2024, de forma geral, é um leque de possibilidades que atendem os gostos diversos, bem como o desenvolvimento de tendências que já mostraram que vieram para ficar.

Conheça este imóvel que acompanha algumas tendências para o próximo ano!

Casa recém-reformada com projeto sustentável

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça as vantagens de ter uma sauna em casa e os principais cuidados necessários para manter esse espaço   Em condomínios com lazer, clubes e spas, a sauna é praticamente um item indispensável. Muito se fala sobre as propriedades relaxantes de permanecer em um ambiente com vapores em alta temperatura,…

Alguns vão dizer que a arquitetura é a arte de organizar o espaço. Outros, entretanto, como o renomado arquiteto Frank Lloyd Wright, dizem que ela “é a arte científica de fazer as estruturas expressarem ideias”.   Ideias que, no caso, não só trazem benefícios para os seus moradores, como previnem que…

Novas propostas de empreendimentos trazem adaptações que levam em consideração a qualidade de vida da população idosa   A arquitetura residencial, principalmente quando se trata de condomínios de apartamentos, precisa sempre levar em conta as necessidades coletivas dos moradores. No Brasil, um levantamento recente do IBGE apontou que pessoas com…

Carol Maia, cofundadora da Jam Houses, fala sobre o conceito de renovar imóveis, dando a eles características autorais    Em grandes cidades, como São Paulo, tem se tornado cada vez mais difícil encontrar terrenos para construir novos imóveis ou empreendimentos, principalmente nas regiões mais cobiçadas. Por isso, empresas como a…

Como preparar a sua casa para os dias frios   As estações do ano designam quatro períodos com características distintas, cada qual com seus padrões ou variações climáticas. Junto a essas mudanças, vem também uma série de comportamentos e predileções específicas das pessoas que correspondem a essas diferentes estações. Com…

Conheça as características e origens desse estilo arquitetônico que ainda hoje é encontrado em imóveis charmosos, com ares de interior   A época dos impérios coloniais nas Américas, que se iniciou com as navegações de Portugal e Espanha e teve seu auge com a descoberta e a colonização de países…

Livia Pedreira, presidente do conselho curador da CASACOR São Paulo, fala sobre a mostra no Conjunto Nacional, que traz o tema ‘Infinito Particular’   Comemorando seus 35 anos de existência, a CASACOR 2022 já está com seus ambientes abertos no Conjunto Nacional, em São Paulo. Este ano, o evento, que…

A arquitetura sustentável é o futuro da moradia, mas o que fazer para tornar sua casa mais eco-friendly?   Em tempos de crise climática, a busca por soluções sustentáveis não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. Quando se trata de sustentabilidade, a arquitetura e o design de interiores já…