< Voltar

O que esperar para 2024: o que mudará e o que irá se manter?

Viradas de anos trazem consigo sempre uma série de novidades. Há o que se mantém, o que aumenta, o que diminui e o que muda completamente como uma virada de chave. É possível notar, para o próximo ano, algumas tendências que abrem espaço para a exploração dos entusiastas da área de decoração.

Minimalismo x exuberância

A constância do minimalismo no leque de tendências é inegável. Embora esteja sempre em alta na moda, em 2024 haverá uma revitalização em termos de designs mais acolhedores com texturas suaves e tons terrosos, além dos móveis com linhas limpas. Em busca de um cenário mais sóbrio e calmo, está o foco em proporcionar um ambiente que fuja da agitação cotidiana.

Àqueles que estiverem de olho em uma composição mais ousada e afastada do minimalismo, a paleta de cores para o próximo ano conta também com tons vivos e saturados, passando por azuis profundos, vermelhos quentes até amarelos vivos e verdes chamativos. Diferentemente de épocas passadas, a tendência não alcança somente leves detalhes, mas espaços e objetos com maior força no ambiente, como móveis e paredes.

Sustentabilidade e materiais artesanais

Fonte: ArchDaily

Em termos de sustentabilidade, é evidente que tal aspecto já não mais se configura como um potencial, mas sim como uma demanda. Nesse sentido, à medida em que a consciência ambiental cresce de forma significativa, cresce, naturalmente, a demanda por espaços mais sustentáveis e a tendência central dos profissionais da área em entregar projetos que adotem materiais sustentáveis e que promovam espaços ecologicamente corretos.

Aqui, aliando a preocupação com o meio ambiente à busca pela qualidade de vida e ambientes sofisticados, temos como resultado padrões inspirados na conexão dos espaços com a natureza e a sensação de tranquilidade sem se perder do luxo.

Outras fortes tendências são os materiais artesanais e orgânicos, como móveis feitos à mão e têxteis naturais. Isso porque há uma constante e crescente procura pela criação de ambientes autênticos e personalizados com elementos que transmitam personalidade e caráter.

Estilo e nostalgia

Fonte: ArchDaily

Nesse sentido, estará também em alta a sensação nostálgica presente nos estilos retro e vintage inspirados nas décadas dos anos 60, 70 e 80. Essa sensação refletir-se-á em móveis com designs clássicos, estampas diversas e cores das respectivas épocas. Há, ainda, a possibilidade de criar um cenário que una tal aspecto a outros que se enquadram também como tendências.

Espaços e tecnologia

Fonte: ArchDaily

Para além dos estilos, cores, texturas e demais particularidades, temos os espaços multifuncionais e a tecnologia integrada melhor desenvolvida. Este último, por sua vez, continuará a desempenhar um papel importante e funcional nos interiores; como a automação residencial que seguirá permitindo o controle da iluminação, segurança e temperatura, por exemplo, sem, no entanto, comprometer a estética da casa.

Quanto aos espaços multifuncionais, foi a partir das crescentes demandas e das novas necessidades das pessoas que tal aspecto passou a se configurar como uma das mais fortes tendências nos novos projetos. Para alcançar soluções mais versáteis, os designers estão criando ambientes diversos que podem se adaptar a diferentes usos.

O que se pode esperar, para 2024, de forma geral, é um leque de possibilidades que atendem os gostos diversos, bem como o desenvolvimento de tendências que já mostraram que vieram para ficar.

Conheça este imóvel que acompanha algumas tendências para o próximo ano!

Casa recém-reformada com projeto sustentável

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Um dos arquitetos mais reconhecidos internacionalmente, pertencente à geração modernista, assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura contemporânea   Paulo Mendes da Rocha, junto com João Batista Vilanova Artigas, encabeçou a chamada Escola Paulista da arquitetura brasileira. Ambos elevaram a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade…

Veja como tornar esse ambiente de encontros e comemorações ainda mais especial   O local de reunião familiar, em muitos lares ao redor do mundo, é a mesa de jantar. Principalmente no final de ano, em que as festas aproximam as pessoas para refeições especiais, a importância desse ponto da…

Descubra como os espaços de coworking e salas de reuniões em edifícios residenciais já se tornaram tendência na gestão imobiliária   Na última década, os espaços de coworking se tornaram uma grande tendência no mercado de imóveis comerciais – principalmente após a pandemia, com o fechamento de muitos escritórios e…

Conheça alguns dos mais reconhecidos paisagistas atuando no país, capazes de transformar o trabalho com plantas em verdadeiras obras de arte   Trabalhar a paisagem de modo a atrair olhares, despertar sensações e destacar a arquitetura — essa é função do paisagista. Mais do que criar belos jardins para a…

Cinco tendências que continuarão em alta no segundo semestre Os espaços e ambientes são conduzidos por tendências que surgem a cada ano, sendo que muitas destas são reflexos de mudanças da sociedade como um todo. Especialistas acreditam que muito do que se pode observar desde 2020 é resultado do período…

As janelas do piso ao teto, que dão amplitude e luminosidade aos ambientes, são uma tendência na arquitetura contemporânea   Janelas grandes sempre estiveram em alta na arquitetura, mas elas têm sido cada vez mais utilizadas para substituir paredes. Principalmente em áreas sociais, as janelas do piso ao teto agregam…

Na região dos Jardins, apartamentos em prédios clássicos têm sido retrofitados para se adaptarem às necessidades modernas   A arquitetura residencial tende a se adaptar aos conceitos de moradia de cada época. Nos Jardins, uma das áreas mais cobiçadas de São Paulo, a região onde há predominância de apartamentos tem…

No aniversário da capital paulista, conheça um pouco mais sobre a arquitetura residencial da cidade, com obras de Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi e Artacho Jurado   No dia 25 de janeiro de 2022, a cidade de São Paulo comemora seu aniversário de 468 anos. Ao…