< Voltar

Cidade Jardim: bairro sofisticado é exemplo de qualidade de vida

Região conhecida pelo equilíbrio entre natureza e urbanização

 

Cidade Jardim é um bairro nobre às margens do Rio Pinheiros localizado na Zona Sul de São Paulo. Sua infraestrutura sofisticada é um de seus mais relevantes destaques, além das numerosas mansões, condomínios e residências de alto padrão que compõem a região.

Afonso Sardinha, sertanista português com grande nome no período colonial, tomou posse de diversas terras da região sudeste, principalmente em São Paulo e em Santos. Dentre essas terras, estava a porção que hoje conhecemos como Cidade Jardim, a qual, no início, teve um lento desenvolvimento, passando a progredir de forma mais significativa após o seu loteamento em 1927.

Foi neste período que várias empresas buscavam lotear diferentes áreas da cidade para classe média e alta. Neste contexto, a empresa Cidade Jardim comprou um amplo terreno e passou a investir fortemente na região, levando-a a uma evolução considerável em um curto espaço de tempo.

Início do crescimento exponencial

Em 1941, com a busca do Hipódromo da Mooca por um novo endereço que atendesse às suas respectivas necessidades, a empresa então cedeu uma área de 600 mil metros quadrados para que o hipódromo fizesse parte do bairro Cidade Jardim. Foi este o marco para o exponencial crescimento da região com fortes características atreladas à cultura da prática do hipismo, esporte comum entre a elite paulistana.

Hoje, conhecemos o então Hipódromo da Mooca como o renomado Jockey Club de São Paulo.

Crescimento econômico e expansão urbana

No início do século XX, diante do crescimento econômico mundial e da expansão urbana, Ebenezer Howard, pré-urbanista inglês, em vista de seu conceito de que cidades eram espaços de socialização e de cooperação, e que era por meio da vivência harmônica com a natureza, ainda que na cidade, que se alcançaria a combinação dos aspectos campo/cidade e natureza/oportunidade.

A concepção de Howard foi utilizada para pautar toda a noção do bairro Cidade Jardim, que teve projeto implementado, posteriormente, pelo urbanista também inglês Barry Parker, em 1950.

Natureza e infraestrutura

A partir deste conceito, se pararmos para observar as características da região, desde suas ruas, parques, avenidas e toda a sua infraestrutura, até as espaçosas casas que transitam entre estilos clássicos e coloniais até os mais contemporâneos, percebemos o reflexo da preocupação com o desenvolvimento econômico aliado à qualidade de vida e ao contato com a natureza.

Com mais de 20 praças espalhadas pelos perímetros do bairro, destacam-se, também, os parques com suas ótimas infraestruturas, como o Parque Alfredo Volpi, inaugurado em 1970 com o objetivo de servir como área de preservação ambiental. Antigamente conhecido como Bosque do Morumbi, o parque conta com 140 mil metros quadrados de área, fauna com cerca de 86 espécies de animais, 70 aves e flora com espécies remanentes da Mata Atlântica.

Para além desta combinação harmônica com a natureza, o bairro é reconhecido pela segurança devido ao controle de acesso e monitoramento, além das ruas tranquilas e protegidas, e pela presença de muitas das mais renomadas escolas de São Paulo.

Para quem quer viver em equilíbrio entre natureza e urbanização, Cidade Jardim pode ser o seu lugar.

Conheça este imóvel incrível no bairro!

Casa com projeto de Marcos Tomanik
ARTIGOS
RELACIONADOS

Afastado do ritmo metropolitano, o Boaçava prioriza a segurança dos moradores e possui ruas bem arborizadas.  O City Boaçava é um bairro da zona oeste de São Paulo que faz parte do Alto de Pinheiros e fica próximo ao City Lapa. Mais afastado do ritmo metropolitano, oferece aos moradores um…

Casas charmosas em estilo europeu e ótimas escolas são o destaque desse bairro loteado pelo irmão de Santos Dumont   Vizinho do Jardim América e do Jardim Europa, o Jardim Paulistano se originou de uma chácara pertencente às famílias Matarazzo e Melão. Inicialmente, o local era apenas um pequeno bairro,…

A Esquema Imóveis celebra o Dia Internacional da Mulher com um passeio pelos bairros paulistanos que homenageiam mulheres   São Paulo é uma cidade construída por uma mistura extremamente variada de pessoas – muitas delas mulheres. Por isso, no Dia Internacional da Mulher, a Esquema Imóveis selecionou alguns dos bairros…

Atualmente, ele é um distrito da Zona Oeste de São Paulo e faz parte da subprefeitura de Pinheiros, mas o Jardim Paulista nem sempre foi assim. Isso porque a sua história remonta ao século XVI, época que era chamado de bairro do Santo Amaro e servia de rota para o…

O bairro é conhecido por suas áreas verdes e ruas tranquilas, próximas à  infraestrutura da região   O Alto da Boa Vista é conhecido por sua elegância e pela mescla equilibrada entre áreas residenciais tranquilas e uma proximidade estratégica à ampla infraestrutura de serviços e comércios nos arredores. Uma área…

Região tombada reconhecida pela qualidade de vida   O Jardim Lusitânia está localizado na zona centro sul de São Paulo, no distrito de Moema, e é considerado um dos bairros mais nobres da cidade, dado que se valida em diferentes pesquisas, como a realizada pelo jornal Folha de S.Paulo –…

Ao lado do Parque Ibirapuera, o bairro se destaca por sua qualidade de vida e segurança   O Jardim Luzitânia (ou Lusitânia) está localizado na extensão sul do Parque Ibirapuera. A principal via do bairro é a Avenida IV Centenário, onde se encontram muitos dos portões de acesso ao parque….

Região segura e tranquila oferece qualidade de vida   Alto de Pinheiros é um dos bairros mais cobiçados da cidade de São Paulo e surgiu como um loteamento da Cia. City, iniciado há quase um século, em 1925. Após a expulsão dos Jesuítas em 1770, com a Lei do Marquês…