< Voltar

Cidade Jardim: bairro sofisticado é exemplo de qualidade de vida

Região conhecida pelo equilíbrio entre natureza e urbanização

 

Cidade Jardim é um bairro nobre às margens do Rio Pinheiros localizado na Zona Sul de São Paulo. Sua infraestrutura sofisticada é um de seus mais relevantes destaques, além das numerosas mansões, condomínios e residências de alto padrão que compõem a região.

Afonso Sardinha, sertanista português com grande nome no período colonial, tomou posse de diversas terras da região sudeste, principalmente em São Paulo e em Santos. Dentre essas terras, estava a porção que hoje conhecemos como Cidade Jardim, a qual, no início, teve um lento desenvolvimento, passando a progredir de forma mais significativa após o seu loteamento em 1927.

Foi neste período que várias empresas buscavam lotear diferentes áreas da cidade para classe média e alta. Neste contexto, a empresa Cidade Jardim comprou um amplo terreno e passou a investir fortemente na região, levando-a a uma evolução considerável em um curto espaço de tempo.

Início do crescimento exponencial

Em 1941, com a busca do Hipódromo da Mooca por um novo endereço que atendesse às suas respectivas necessidades, a empresa então cedeu uma área de 600 mil metros quadrados para que o hipódromo fizesse parte do bairro Cidade Jardim. Foi este o marco para o exponencial crescimento da região com fortes características atreladas à cultura da prática do hipismo, esporte comum entre a elite paulistana.

Hoje, conhecemos o então Hipódromo da Mooca como o renomado Jockey Club de São Paulo.

Crescimento econômico e expansão urbana

No início do século XX, diante do crescimento econômico mundial e da expansão urbana, Ebenezer Howard, pré-urbanista inglês, em vista de seu conceito de que cidades eram espaços de socialização e de cooperação, e que era por meio da vivência harmônica com a natureza, ainda que na cidade, que se alcançaria a combinação dos aspectos campo/cidade e natureza/oportunidade.

A concepção de Howard foi utilizada para pautar toda a noção do bairro Cidade Jardim, que teve projeto implementado, posteriormente, pelo urbanista também inglês Barry Parker, em 1950.

Natureza e infraestrutura

A partir deste conceito, se pararmos para observar as características da região, desde suas ruas, parques, avenidas e toda a sua infraestrutura, até as espaçosas casas que transitam entre estilos clássicos e coloniais até os mais contemporâneos, percebemos o reflexo da preocupação com o desenvolvimento econômico aliado à qualidade de vida e ao contato com a natureza.

Com mais de 20 praças espalhadas pelos perímetros do bairro, destacam-se, também, os parques com suas ótimas infraestruturas, como o Parque Alfredo Volpi, inaugurado em 1970 com o objetivo de servir como área de preservação ambiental. Antigamente conhecido como Bosque do Morumbi, o parque conta com 140 mil metros quadrados de área, fauna com cerca de 86 espécies de animais, 70 aves e flora com espécies remanentes da Mata Atlântica.

Para além desta combinação harmônica com a natureza, o bairro é reconhecido pela segurança devido ao controle de acesso e monitoramento, além das ruas tranquilas e protegidas, e pela presença de muitas das mais renomadas escolas de São Paulo.

Para quem quer viver em equilíbrio entre natureza e urbanização, Cidade Jardim pode ser o seu lugar.

Conheça este imóvel incrível no bairro!

Casa com projeto de Marcos Tomanik
ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça algumas das áreas verdes que tornam a região dos Jardins tão especial   Em uma metrópole como São Paulo, morar próximo a uma área verde é um grande privilégio. Na região dos Jardins, além de ruas arborizadas, há alguns parques e praças encantadores, que proporcionam momentos de lazer e…

Conheça um pouco mais sobre essa rua versátil e charmosa, que se tornou símbolo de sofisticação em São Paulo   Quando se pensa em lojas de grife em São Paulo, a primeira localização que vem à mente é a Rua Oscar Freire. Com pouco mais de 2,5 km de extensão,…

Com amplos terrenos e muita arborização, os bairros se destacam pela qualidade de vida   Com características semelhantes, os bairros Cidade Jardim e Jardim Guedala se localizam ao lado dos Jardins, porém oferecem valores muito mais vantajosos. São terrenos maiores, algumas vezes formados pela junção de dois lotes, todos com…

Região segura e tranquila oferece qualidade de vida   Alto de Pinheiros é um dos bairros mais cobiçados da cidade de São Paulo e surgiu como um loteamento da Cia. City, iniciado há quase um século, em 1925. Após a expulsão dos Jesuítas em 1770, com a Lei do Marquês…

Empresa responsável por elegantes bairros da cidade   Fundada em Londres pelo francês Joseph Bouvard e investidores franceses, ingleses e brasileiros no ano de 1911, a Companhia City (ou Cia. City) chegou na cidade de São Paulo no ano seguinte, em 1912, com o nome “City of São Paulo Improvements…

Região tombada reconhecida pela qualidade de vida   O Jardim Lusitânia está localizado na zona centro sul de São Paulo, no distrito de Moema, e é considerado um dos bairros mais nobres da cidade, dado que se valida em diferentes pesquisas, como a realizada pelo jornal Folha de S.Paulo –…

Região é referência em qualidade de vida, segurança e bem-estar   Localizada na Zona Sul de São Paulo e pertencente ao distrito de Moema, a Vila Nova Conceição é um dos bairros mais valorizados da cidade e derivado de propriedades rurais, contexto parecido com outros muitos bairros paulistanos. No século…

O Plano Diretor Estratégico de São Paulo está em processo de revisão. Como isso impacta a vida e o desenvolvimento imobiliário na cidade?   Nenhuma cidade, especialmente uma grande metrópole, pode crescer e se desenvolver de forma ordenada e sustentável sem algum planejamento. Esse é um dos motivos pelos quais…