< Voltar

Cidade Jardim: bairro sofisticado é exemplo de qualidade de vida

Região conhecida pelo equilíbrio entre natureza e urbanização

 

Cidade Jardim é um bairro nobre às margens do Rio Pinheiros localizado na Zona Sul de São Paulo. Sua infraestrutura sofisticada é um de seus mais relevantes destaques, além das numerosas mansões, condomínios e residências de alto padrão que compõem a região.

Afonso Sardinha, sertanista português com grande nome no período colonial, tomou posse de diversas terras da região sudeste, principalmente em São Paulo e em Santos. Dentre essas terras, estava a porção que hoje conhecemos como Cidade Jardim, a qual, no início, teve um lento desenvolvimento, passando a progredir de forma mais significativa após o seu loteamento em 1927.

Foi neste período que várias empresas buscavam lotear diferentes áreas da cidade para classe média e alta. Neste contexto, a empresa Cidade Jardim comprou um amplo terreno e passou a investir fortemente na região, levando-a a uma evolução considerável em um curto espaço de tempo.

Início do crescimento exponencial

Em 1941, com a busca do Hipódromo da Mooca por um novo endereço que atendesse às suas respectivas necessidades, a empresa então cedeu uma área de 600 mil metros quadrados para que o hipódromo fizesse parte do bairro Cidade Jardim. Foi este o marco para o exponencial crescimento da região com fortes características atreladas à cultura da prática do hipismo, esporte comum entre a elite paulistana.

Hoje, conhecemos o então Hipódromo da Mooca como o renomado Jockey Club de São Paulo.

Crescimento econômico e expansão urbana

No início do século XX, diante do crescimento econômico mundial e da expansão urbana, Ebenezer Howard, pré-urbanista inglês, em vista de seu conceito de que cidades eram espaços de socialização e de cooperação, e que era por meio da vivência harmônica com a natureza, ainda que na cidade, que se alcançaria a combinação dos aspectos campo/cidade e natureza/oportunidade.

A concepção de Howard foi utilizada para pautar toda a noção do bairro Cidade Jardim, que teve projeto implementado, posteriormente, pelo urbanista também inglês Barry Parker, em 1950.

Natureza e infraestrutura

A partir deste conceito, se pararmos para observar as características da região, desde suas ruas, parques, avenidas e toda a sua infraestrutura, até as espaçosas casas que transitam entre estilos clássicos e coloniais até os mais contemporâneos, percebemos o reflexo da preocupação com o desenvolvimento econômico aliado à qualidade de vida e ao contato com a natureza.

Com mais de 20 praças espalhadas pelos perímetros do bairro, destacam-se, também, os parques com suas ótimas infraestruturas, como o Parque Alfredo Volpi, inaugurado em 1970 com o objetivo de servir como área de preservação ambiental. Antigamente conhecido como Bosque do Morumbi, o parque conta com 140 mil metros quadrados de área, fauna com cerca de 86 espécies de animais, 70 aves e flora com espécies remanentes da Mata Atlântica.

Para além desta combinação harmônica com a natureza, o bairro é reconhecido pela segurança devido ao controle de acesso e monitoramento, além das ruas tranquilas e protegidas, e pela presença de muitas das mais renomadas escolas de São Paulo.

Para quem quer viver em equilíbrio entre natureza e urbanização, Cidade Jardim pode ser o seu lugar.

Conheça este imóvel incrível no bairro!

Casa com projeto de Marcos Tomanik
ARTIGOS
RELACIONADOS

Afastado do ritmo metropolitano, o Boaçava prioriza a segurança dos moradores e possui ruas bem arborizadas.  O City Boaçava é um bairro da zona oeste de São Paulo que faz parte do Alto de Pinheiros e fica próximo ao City Lapa. Mais afastado do ritmo metropolitano, oferece aos moradores um…

Região segura e tranquila oferece qualidade de vida   Alto de Pinheiros é um dos bairros mais cobiçados da cidade de São Paulo e surgiu como um loteamento da Cia. City, iniciado há quase um século, em 1925. Após a expulsão dos Jesuítas em 1770, com a Lei do Marquês…

De terrenos pantanosos, esses bairros passaram a uma região dinâmica e badalada, repleta de lojas e restaurantes, com fácil acesso aos principais bairros da cidade   Sempre somos questionados sobre o perfil de cada um dos bairros onde atuamos, assim como suas características. Por isso, resolvemos montar uma espécie de…

Empresa responsável por elegantes bairros da cidade   Fundada em Londres pelo francês Joseph Bouvard e investidores franceses, ingleses e brasileiros no ano de 1911, a Companhia City (ou Cia. City) chegou na cidade de São Paulo no ano seguinte, em 1912, com o nome “City of São Paulo Improvements…

Conversamos com três de nossos consultores da região sobre seu renome e tendências imobiliárias  A Cidade Jardim, no passado uma área ocupada por chácaras e fazendas, em meados do século XX foi transformada em um bairro residencial de alto padrão após seu loteamento em 1927.  Hoje um dos mais nobres…

A Esquema Imóveis celebra o Dia Internacional da Mulher com um passeio pelos bairros paulistanos que homenageiam mulheres   São Paulo é uma cidade construída por uma mistura extremamente variada de pessoas – muitas delas mulheres. Por isso, no Dia Internacional da Mulher, a Esquema Imóveis selecionou alguns dos bairros…

Casas charmosas em estilo europeu e ótimas escolas são o destaque desse bairro loteado pelo irmão de Santos Dumont   Vizinho do Jardim América e do Jardim Europa, o Jardim Paulistano se originou de uma chácara pertencente às famílias Matarazzo e Melão. Inicialmente, o local era apenas um pequeno bairro,…

Saiba o que torna o bairro uma escolha única para quem busca morar em um local tranquilo, sem abrir mão do conforto.    O Alto da Boa Vista é reconhecido por suas ruas arborizadas, pela forte influência da imigração em sua história e por oferecer uma alternativa aos bairros mais…