< Voltar

Companhia City e sua relevância na urbanização de São Paulo

Empresa responsável por elegantes bairros da cidade

 

Fundada em Londres pelo francês Joseph Bouvard e investidores franceses, ingleses e brasileiros no ano de 1911, a Companhia City (ou Cia. City) chegou na cidade de São Paulo no ano seguinte, em 1912, com o nome “City of São Paulo Improvements and Freehold Land Company Limited”.

Já no início de sua instalação, a empresa assumiu terrenos diversos no perímetro urbano da capital paulista em uma extensão de 15 milhões de metros quadrados. A partir de então, no decorrer do século 20, a Companhia City tornou-se referência na urbanização de alguns dos mais importantes bairros da cidade, como o Jardim América, primeiro lançamento da empresa, Alto de Pinheiros, Pacaembu, Anhangabaú, Lapa, Bela Aliança, Pirituba e City Butantã.

Com mais de um século de atuação, foram quase 50 bairros urbanizados em 4 diferentes estados brasileiros e cerca de 32 milhões de metros quadrados. A sua atuação no mercado de incorporação imobiliária, por sua vez, teve início na década de 1970.

Conceito “cidade-jardim”

No mercado, a Cia. City é conhecida, principalmente, pela sua atuação no planejamento de bairros com o conceito de “cidade-jardim”, desenvolvido pelos urbanistas ingleses Barry Parker e Raymond Unwin. Esse aspecto tornou a empresa conhecida por dar vida a bairros, sendo, inclusive, confundida com o próprio registro do desenvolvimento no último século da capital paulista.

De acordo com o arquiteto Mauro Munhoz, “O conceito de bairro-jardim é muito interessante, pois foi o percursor da ideia de incorporar a dimensão ecológica ao desenho da cidade. O Pacaembu é um exemplo disso, ele tem um relevo acentuado e foi a primeira vez que se desenhou um bairro de acordo com a sua topografia”.

Ainda sobre o Pacaembu, a arquiteta e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP Mônica Junqueira de Camargo completa dizendo que o bairro é muito importante dentro da história do urbanismo paulista, não só pelo seu traçado inovador, diferente de tudo aquilo que se fazia até então, mas pelo desafio de implantação dele por conta de sua integração com aquilo que já existia. Ele faz de uma maneira muito adequada o elo entre uma cidade de traçado tradicional com as partes novas da cidade.

Como é morar em um bairro City?

Com um extenso portfólio de projetos com características marcantes, como o traçado sinuoso das vias que se adaptam às respectivas topografias do local, os bairros desenvolvidos pela empresa contam ainda com uma circulação mais restrita e uma redução na velocidade dos veículos.

Outro aspecto importante é o traçado característico da Cia. City que elimina esquina cegas com o objetivo de promover maior segurança aos moradores. Além disso, a extrema valorização do meio ambiente reforça os perfis marcantes dos bairros em relação às áreas verdes, essas projetadas para os espaços públicos que também são pensados para garantir bem-estar e socialização.

Para Iênides Benfati, presidente da Associação Viva Pacaembu, “morar em um bairro City significa conviver com o verde em uma cidade absolutamente concretada e acinzentada”.

 

E você? Gostaria de morar em um bairro cuidado pela Companhia City? Conheça esse imóvel incrível em Alto de Pinheiros!

Casa recém-reformada em região privilegiada
ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça um pouco mais sobre essa rua versátil e charmosa, que se tornou símbolo de sofisticação em São Paulo   Quando se pensa em lojas de grife em São Paulo, a primeira localização que vem à mente é a Rua Oscar Freire. Com pouco mais de 2,5 km de extensão,…

Região tombada reconhecida pela qualidade de vida   O Jardim Lusitânia está localizado na zona centro sul de São Paulo, no distrito de Moema, e é considerado um dos bairros mais nobres da cidade, dado que se valida em diferentes pesquisas, como a realizada pelo jornal Folha de S.Paulo –…

Região segura e tranquila oferece qualidade de vida   Alto de Pinheiros é um dos bairros mais cobiçados da cidade de São Paulo e surgiu como um loteamento da Cia. City, iniciado há quase um século, em 1925. Após a expulsão dos Jesuítas em 1770, com a Lei do Marquês…

Região é referência em qualidade de vida, segurança e bem-estar   Localizada na Zona Sul de São Paulo e pertencente ao distrito de Moema, a Vila Nova Conceição é um dos bairros mais valorizados da cidade e derivado de propriedades rurais, contexto parecido com outros muitos bairros paulistanos. No século…

Viver perto do Parque Ibirapuera, a walking distance de comércio e serviços, é o principal atrativo desse bairro pequeno, que oferece qualidade de vida e tranquilidade   A Vila Nova Conceição é um dos bairros mais cobiçados em São Paulo, quando se trata de alto padrão. É uma região de…

De terrenos pantanosos, esses bairros passaram a uma região dinâmica e badalada, repleta de lojas e restaurantes, com fácil acesso aos principais bairros da cidade   Sempre somos questionados sobre o perfil de cada um dos bairros onde atuamos, assim como suas características. Por isso, resolvemos montar uma espécie de…

Conheça algumas das áreas verdes que tornam a região dos Jardins tão especial   Em uma metrópole como São Paulo, morar próximo a uma área verde é um grande privilégio. Na região dos Jardins, além de ruas arborizadas, há alguns parques e praças encantadores, que proporcionam momentos de lazer e…

Região segura e tranquila oferece qualidade de vida   Alto de Pinheiros é um dos bairros mais cobiçados da cidade de São Paulo e surgiu como um loteamento da Cia. City, iniciado há quase um século, em 1925. Após a expulsão dos Jesuítas em 1770, com a Lei do Marquês…