< Voltar

Companhia City e sua relevância na urbanização de São Paulo

Empresa responsável por elegantes bairros da cidade

 

Fundada em Londres pelo francês Joseph Bouvard e investidores franceses, ingleses e brasileiros no ano de 1911, a Companhia City (ou Cia. City) chegou na cidade de São Paulo no ano seguinte, em 1912, com o nome “City of São Paulo Improvements and Freehold Land Company Limited”.

Já no início de sua instalação, a empresa assumiu terrenos diversos no perímetro urbano da capital paulista em uma extensão de 15 milhões de metros quadrados. A partir de então, no decorrer do século 20, a Companhia City tornou-se referência na urbanização de alguns dos mais importantes bairros da cidade, como o Jardim América, primeiro lançamento da empresa, Alto de Pinheiros, Pacaembu, Anhangabaú, Lapa, Bela Aliança, Pirituba e City Butantã.

Com mais de um século de atuação, foram quase 50 bairros urbanizados em 4 diferentes estados brasileiros e cerca de 32 milhões de metros quadrados. A sua atuação no mercado de incorporação imobiliária, por sua vez, teve início na década de 1970.

Conceito “cidade-jardim”

No mercado, a Cia. City é conhecida, principalmente, pela sua atuação no planejamento de bairros com o conceito de “cidade-jardim”, desenvolvido pelos urbanistas ingleses Barry Parker e Raymond Unwin. Esse aspecto tornou a empresa conhecida por dar vida a bairros, sendo, inclusive, confundida com o próprio registro do desenvolvimento no último século da capital paulista.

De acordo com o arquiteto Mauro Munhoz, “O conceito de bairro-jardim é muito interessante, pois foi o percursor da ideia de incorporar a dimensão ecológica ao desenho da cidade. O Pacaembu é um exemplo disso, ele tem um relevo acentuado e foi a primeira vez que se desenhou um bairro de acordo com a sua topografia”.

Ainda sobre o Pacaembu, a arquiteta e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP Mônica Junqueira de Camargo completa dizendo que o bairro é muito importante dentro da história do urbanismo paulista, não só pelo seu traçado inovador, diferente de tudo aquilo que se fazia até então, mas pelo desafio de implantação dele por conta de sua integração com aquilo que já existia. Ele faz de uma maneira muito adequada o elo entre uma cidade de traçado tradicional com as partes novas da cidade.

Como é morar em um bairro City?

Com um extenso portfólio de projetos com características marcantes, como o traçado sinuoso das vias que se adaptam às respectivas topografias do local, os bairros desenvolvidos pela empresa contam ainda com uma circulação mais restrita e uma redução na velocidade dos veículos.

Outro aspecto importante é o traçado característico da Cia. City que elimina esquina cegas com o objetivo de promover maior segurança aos moradores. Além disso, a extrema valorização do meio ambiente reforça os perfis marcantes dos bairros em relação às áreas verdes, essas projetadas para os espaços públicos que também são pensados para garantir bem-estar e socialização.

Para Iênides Benfati, presidente da Associação Viva Pacaembu, “morar em um bairro City significa conviver com o verde em uma cidade absolutamente concretada e acinzentada”.

 

E você? Gostaria de morar em um bairro cuidado pela Companhia City? Conheça esse imóvel incrível em Alto de Pinheiros!

Casa recém-reformada em região privilegiada
ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça algumas das áreas verdes que tornam a região dos Jardins tão especial   Em uma metrópole como São Paulo, morar próximo a uma área verde é um grande privilégio. Na região dos Jardins, além de ruas arborizadas, há alguns parques e praças encantadores, que proporcionam momentos de lazer e…

Casas charmosas em estilo europeu e ótimas escolas são o destaque desse bairro loteado pelo irmão de Santos Dumont   Vizinho do Jardim América e do Jardim Europa, o Jardim Paulistano se originou de uma chácara pertencente às famílias Matarazzo e Melão. Inicialmente, o local era apenas um pequeno bairro,…

O Plano Diretor Estratégico de São Paulo está em processo de revisão. Como isso impacta a vida e o desenvolvimento imobiliário na cidade?   Nenhuma cidade, especialmente uma grande metrópole, pode crescer e se desenvolver de forma ordenada e sustentável sem algum planejamento. Esse é um dos motivos pelos quais…

Região segura e tranquila oferece qualidade de vida   Alto de Pinheiros é um dos bairros mais cobiçados da cidade de São Paulo e surgiu como um loteamento da Cia. City, iniciado há quase um século, em 1925. Após a expulsão dos Jesuítas em 1770, com a Lei do Marquês…

A Esquema Imóveis celebra o Dia Internacional da Mulher com um passeio pelos bairros paulistanos que homenageiam mulheres   São Paulo é uma cidade construída por uma mistura extremamente variada de pessoas – muitas delas mulheres. Por isso, no Dia Internacional da Mulher, a Esquema Imóveis selecionou alguns dos bairros…

Região conhecida pelo equilíbrio entre natureza e urbanização   Cidade Jardim é um bairro nobre às margens do Rio Pinheiros localizado na Zona Sul de São Paulo. Sua infraestrutura sofisticada é um de seus mais relevantes destaques, além das numerosas mansões, condomínios e residências de alto padrão que compõem a…

Ao lado do Parque Ibirapuera, o bairro se destaca por sua qualidade de vida e segurança   O Jardim Luzitânia (ou Lusitânia) está localizado na extensão sul do Parque Ibirapuera. A principal via do bairro é a Avenida IV Centenário, onde se encontram muitos dos portões de acesso ao parque….

Conheça um pouco mais sobre essa rua versátil e charmosa, que se tornou símbolo de sofisticação em São Paulo   Quando se pensa em lojas de grife em São Paulo, a primeira localização que vem à mente é a Rua Oscar Freire. Com pouco mais de 2,5 km de extensão,…