< Voltar

Consumidor 4.0: novo público com novo perfil

A importância do conceito para as imobiliárias

 

Entender o perfil do público é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. No caso do consumidor 4.0, a tecnologia é vista como a maior aliada na busca de informações para garantir mais ferramentas na decisão de compra. Aqui, falamos sobre um cliente com nível de exigência mais alto.

Nesse sentido, é necessário que as empresas busquem conhecer as possíveis formas de se aproximarem dessa audiência, promovendo ações para se adequar às demandas e expectativas e oferecendo serviços e produtos distintos. No segmento imobiliário, essa realidade não é diferente.

Casa moderna com elementos que unem conforto, tecnologia e sustentabilidade

Evolução do consumidor

No início, logo quando as estratégias de marketing ganharam visibilidade, não havia ainda o entendimento dos clientes sobre o que de fato era uma marca. Isso porque, naquele contexto, o que interessava era a solução do produto, o que criava um cenário em que o cliente focava diretamente nas especificações do item. Nessa fase, as marcas não precisavam pensar na segmentação do público.

Em seguida, com o consumidor 2.0, notou-se uma fase de maior concorrência entre as corporações, o que promoveu ao público maior opção de escolha. Esse aspecto de competitividade criou uma realidade em que as marcas precisavam apresentar os seus diferenciais no mercado para atrair seus clientes.

O consumidor 3.0, por sua vez, já com um perfil mais próximo ao do cliente atual, buscava mais personalização. Tal aspecto criou o movimento da sensação de pertencimento, levando as marcas à criação de uma relação mais íntima e humanizada com o público.

Ainda com essa demanda de personalização, o consumidor 4.0 é resultado de toda a transformação digital dos últimos tempos. Com o mais rápido e fácil acesso às informações, as redes sociais seguem mostrando as suas importâncias, seus impactos e suas influências nas decisões de consumo.

Características do consumidor 4.0

Aliando o aspecto tecnológico à sensação de pertencimento, conseguimos traçar um perfil mais atual dos consumidores. O uso diário e constante da internet, o contato com as empresas em diversos canais, os feedbacks das marcas, a resolução eficiente de problemas, o alinhamento de valores pessoais com a organização e a priorização do atendimento humanizado e personalizado são fortes características do consumidor 4.0.

Consumidor 4.0 no mercado imobiliário

No mercado imobiliário, esse novo modelo de acesso às informações torna o cliente mais exigente. É por isso que é extremamente importante oferecer um serviço personalizado e alinhado às necessidades do público, desde as estratégias que garantem maior engajamento até a comunicação eficiente e a interação que promove o famoso relacionamento de qualidade.

De acordo com pesquisa sobre a influência da pandemia no Mercado Imobiliário Brasileiro, compradores e locatários afirmaram que as medidas mais utilizadas para encontrar um novo imóvel eram a visualização de fotos profissionais e o uso de filtros específicos.

No entanto, os dados revelaram que, mesmo naquele contexto em que as pessoas não saíam de casa, 57% dos respondentes disseram ter visitado presencialmente um imóvel. Aqui, percebe-se como conhecer uma casa ou um apartamento “ao vivo” é uma parte muito importante dos processos de compra, aspecto que se confirma até nos dias de hoje.

Saiba mais sobre os nossos diferentes projetos e como atendemos os nossos clientes!

ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça a ferramenta de marketing que transforma seu imóvel em um verdadeiro cenário de revista   Para quem não atua no mercado imobiliário, talvez o termo home staging não tenha muito significado. Em inglês, a palavra stage diz respeito à cena teatral, o palco onde se apresenta um espetáculo. Como…

Lista com as principais cidades em termos de investimento, desenvolvimento e expansão   O ranking internacional elaborado pela consultoria fDi Intelligence, “Global Cities of the Future 2021/2022”, contou com a participação da cidade de São Paulo, que ocupou o quarto lugar na lista das dez “Megacidades do Futuro” com melhores…

Jovens profissionais com perfis diversos são atraídos ao mercado imobiliário de alto padrão por altos ganhos e horários flexíveis   Retorno financeiro rápido e flexibilidade nos horários são algumas das características do mercado imobiliário de alto padrão, um segmento que nos últimos anos tem atraído profissionais das mais diversas áreas…

Nossa gerente de locações Glória Mota fala sobre a readequação dos espaços das empresas e as novas configurações do mercado   Não há dúvidas de que o segmento de locações comerciais foi um dos mais impactados pela pandemia e pelo isolamento social, inclusive no alto padrão. No entanto, o mercado…

Casas em condomínios fechados são as apostas para quem quer investir em privacidade e qualidade de vida, e ainda estar próximo aos principais pontos da cidade   Com uma mudança de paradigma e de prioridades, depois dos últimos dois anos conturbados para o mundo, não podemos negar que os investimentos…

Abrir as portas de um imóvel pode torná-lo mais atrativo para o mercado e potencializar sua venda   No mercado imobiliário norte-americano, a prática de open house é uma estratégia muito utilizada. No Brasil, isso não é tão comum, mas pode ser um grande diferencial quando se trata de casas…

Entenda o que mudou na demanda por coberturas e confira as dicas da corretora Paula Biagi para quem busca morar nas alturas   Nos dias de hoje, quem não gostaria de morar em uma cobertura, com acesso a uma área externa agradável, com plantas e opções de lazer, além de…

Desde a prospecção de áreas e a elaboração do projeto até a conclusão das obras, é possível adquirir um lançamento em qualquer uma de suas etapas   Uma das grandes vantagens de comprar um lançamento imobiliário está na possibilidade de investir nele logo no início, em um momento no qual…