< Voltar

Fatores que podem desvalorizar um imóvel

O gerente de lançamentos da Esquema Imóveis, David Farah, fala sobre como evitar a desvalorização de seu imóvel

 

Talvez uma das maiores preocupações de proprietários de imóveis seja a desvalorização do seu patrimônio. Por isso, é importante conhecer os principais aspectos que podem desvalorizar uma casa ou apartamento. “Alguns fatores são intuitivos, geralmente ocasionados por descuido ou até mesmo por desinteresse de proprietários e inquilinos”, explica David Farah, gerente de lançamentos da Esquema Imóveis. “Estão relacionados à falta de manutenção e principalmente à documentação do imóvel.”

Segundo Farah, há outros fatores, menos aparentes, que também desvalorizam o patrimônio no mercado imobiliário. Entre eles estão os vícios construtivos, como defeitos ou imperfeições na obra, que estão relacionados ao padrão construtivo do imóvel. “Fatores mercadológicos como localização, adensamento, oferta de imóveis semelhantes e infraestrutura local também são considerados. Além disso, o zoneamento, definido pela prefeitura, tem influência importante na vocação do bairro, ou seja, no tipo de imóvel que pode ser construído e nas obras públicas previstas.”

O gerente de lançamentos acrescenta que se deve levar em conta, ainda, a idade do imóvel, as despesas condominiais, os impostos e até mesmo o comportamento social – isto é, as demandas da sociedade atual no que diz respeito à moradia, que são influenciadas por fatores como a pandemia, por exemplo – e suas tendências (forçadas ou naturais). Outro aspecto de extrema relevância, para Farah, e que pode influenciar na desvalorização ou não de um imóvel, é sua arquitetura.

 

Como evitar a desvalorização

Conforme aponta Farah, o principal cuidado que um proprietário deve ter é se responsabilizar pelo que está sob seu controle, ou seja, a manutenção preventiva e a solução imediata de defeitos construtivos, além da realização de melhorias estruturais, sempre que possível. “Além disso, é preciso manter a documentação correta, participar de assembleias condominiais ou de associações dos moradores do bairro ou da rua. Um planejamento relacionado à atualização do patrimônio também é importante: estar atento ao movimento do mercado e se antecipar, realizando novos investimentos em projetos mais modernos”, recomenda.

 

O empreendimento Panorama é um exemplo de atualização de patrimônio

 

Como evitar investimentos ruins

De acordo com Farah, existem alguns aspectos essenciais a observar, no caso do comprador de um imóvel, para não fazer um mau investimento. “Medidas simples evitam 99% dos problemas. O comprador não precisa saber de tudo, mas tem a obrigação de buscar profissionais da área imobiliária, que tenham isenção e competência”, observa. “Na Esquema Imóveis, priorizamos esse tipo de atendimento: consultivo, isento e assertivo. A fluidez entre nossos departamentos (desenvolvimento imobiliário, inteligência de mercado, lançamentos, revendas, locação e jurídico) é essencial para garantir aos clientes, sejam eles incorporadores, investidores ou clientes finais, informações precisas para uma tomada de decisão segura.”

Essas recomendações valem tanto para imóveis prontos quanto para lançamentos. “Em ambos os casos, todas as premissas podem ser observadas, mas é claro que os lançamentos levam vantagem em fatores como documentação, idade, arquitetura e potencial de valorização. Já em imóveis prontos, a balança pende positivamente para eles, no alto padrão, quando se trata de imóveis exclusivos e com metragem mais homogênea (já que os recém-lançados precisam apresentar metragens mais diversas – por exemplo, studio, 1, 2 e 3 dormitórios em um mesmo projeto). Esses são aspectos encontrados em imóveis prontos que são cada vez mais raros em lançamentos, pelas exigências da legislação recente”, conclui.

 

Praça Henrique Monteiro: exemplo de arquitetura autoral e com potencial de valorização

 

Mirage, um exemplo de lançamento de alto padrão, com torre única, o que é cada vez mais raro em lançamentos

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Especialistas da CrediPronto explicam as vantagens de financiar imóveis, principalmente no alto padrão, e falam sobre as expectativas do mercado   Em bate-papo recente na Esquema Imóveis, os especialistas da CrediPronto (joint venture do Itaú) Eduardo Finoti, Érika Campos e Eduardo de Bem traçaram um panorama das perspectivas do mercado…

Conheça a história de uma das avenidas mais importantes de São Paulo, onde se concentra o maior polo financeiro da cidade   Um dos mais relevantes centros comerciais e financeiros da capital paulista, a região da Avenida Brigadeiro Faria Lima tem passado por um verdadeiro boom no que diz respeitos…

A transformação da Cidade Jardim e do Jardim Guedala Novos e sofisticados empreendimentos em bairros no Sudoeste paulistano atraem compradores em busca de qualidade de vida e áreas verdes por metade do preço do vizinho famoso, o Itaim Confira a matéria completa.  

Alexandre Carola, sócio fundador da Next Realty, fala sobre as vantagens de empreendimentos com metragem mais compacta e grande liquidez   Estamos passando por um momento muito interessante no mercado imobiliário, principalmente no que diz respeito a lançamentos. No alto padrão, conceitos alinhados com as demandas contemporâneas têm sido extremamente…

Vinicius Nageishi, da área de desenvolvimento imobiliário da Esquema Imóveis, fala sobre a solução para adquirir e incorporar terrenos   Os fundos de investimento imobiliário (FIIs), modalidade já conhecida pela maioria das pessoas que tem algum contato com o mercado financeiro, são conjuntos de investidores que reúnem recursos para ativos…

O ano de 2020 foi desafiador, mas está terminando de maneira positiva, principalmente para o segmento de alto padrão   Não é fácil traçar um panorama do mercado imobiliário em um ano tão atípico como 2020. Afinal, fomos surpreendidos com muitas situações novas, que jamais teríamos previsto. No entanto, podemos…

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, avalia os impactos do cenário econômico atual no mercado imobiliário   O panorama econômico do país tende a provocar impactos e desdobramentos nos mais variados segmentos, e essa afirmação também se aplica ao mercado imobiliário. Embora o segmento de alto padrão sofra…

David Farah e Vinicius Nageishi, da Esquema Imóveis, falam sobre os fatores que determinam a vocação de um terreno para incorporação   A escolha de um terreno para incorporar e construir um novo empreendimento, na cidade de São Paulo, precisa levar em conta diversos fatores. O principal aspecto a ser…