< Voltar

O paisagismo tropical de Gil Fialho

Um grande estudioso da flora brasileira, o paisagista se destaca pelo uso de plantas tropicais em seus projetos

 

Para o paulista Gil Fialho, que conta com uma carreira de mais de 30 anos, o paisagismo não somente resgata a identidade do local onde está inserido, integrando a arquitetura com o meio ambiente, como ainda traz um benefício ecológico. Observador e estudioso da flora nacional, ele é conhecido por desenvolver projetos que utilizam plantas brasileiras em sua composição.

Trabalhar com espécies vegetais que remetam a um ambiente tropical pode ser desafiador, já que se trata de uma flora que tende a se desenvolver de maneira irrestrita, na natureza. No entanto, Fialho é capaz de reproduzir a beleza desse ecossistema de forma organizada e ao mesmo tempo orgânica, como se as plantas não houvessem sido colocadas ali por um paisagismo e, sim, já fizessem parte da paisagem nativa.

 

 

Em sua bagagem, o paisagista traz projetos residenciais, comerciais e corporativos, espaços públicos e eventos, além de edifícios e condomínios (inclusive de campo, como os condomínios Quinta da Baroneza, Fazenda Boa Vista e Terras de Itu).

Entre os principais projetos criados pelo escritório de Gil Fialho estão o desenvolvimento de um cinturão verde envolvendo três empreendimentos junto a um parque botânico, uma torre corporativa com certificação LEED (Leadership in Energy and Environment Design) na Avenida Faria Lima, o paisagismo da primeira residência com certificação Grenn Building Council do Brasil e o projeto piloto para o maior empreendimento imobiliário horizontal da Bahia. Já entre projetos corporativos, estão o F.L. 4300, os Edifícios Brookfield, o Condomínio Talatona (Angola), o Warapuru e o West Whales.

 

 

No paisagismo residencial, Fialho projeta jardins que aproximam os moradores da área externa, valorizando a matéria-prima e as técnicas brasileiras. Para criar seus cenários tropicais, o paisagista usa espelhos d’água, pedras e pedriscos, palmeiras, helicônias, zingers, alpínias, arbustos (para atrair beija-flores e borboletas), bananeiras ornamentais e outras árvores frutíferas. Em seus trabalhos, ele demonstra todo o conhecimento adquirido em estudos e implantações de projetos para a recuperação de áreas da Mata Atlântica e projetos de macro paisagismo para bairros e condomínios.

Além de integrar a arquitetura com o entorno, Fialho valoriza o conforto térmico e as sensações provocadas pelo paisagismo, por meio da aproximação das pessoas com a natureza. Seu estilo ajuda a transformar e a ressignificar a paisagem, tornando-a dinâmica e estimulante.

 

 

Gil Fialho também já teve seu trabalho destacado em publicações, como o livro New Brazilian Gardens: The Legacy of Burle Marx, e recebeu os prêmios Leaf Award, Wallpaper Design Award, Prêmio Casa Claudia (como preferido do público), Prêmio Master Imobiliário e International Properties Award.

A paixão pela botânica é visível no trabalho desse paisagista autodidata, que iniciou sua carreira em um sítio em Cambury, inspirado por um amigo alemão, com quem fazia expedições pelas matas nativas. O interesse por plantas ornamentais acabou se tornando, com grande sucesso, em uma profissão.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

No aniversário da capital paulista, conheça um pouco mais sobre a arquitetura residencial da cidade, com obras de Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi e Artacho Jurado   No dia 25 de janeiro de 2022, a cidade de São Paulo comemora seu aniversário de 468 anos. Ao…

Na hora de comprar uma casa ou apartamento, as opções de lazer podem fazer a diferença no valor do imóvel e no bem-estar de toda a família   Uma das grandes questões, ao comprar um imóvel, é decidir se você quer um local com opções de lazer próprias ou se…

Livia Pedreira, presidente do conselho curador da CASACOR São Paulo, fala sobre a mostra no Conjunto Nacional, que traz o tema ‘Infinito Particular’   Comemorando seus 35 anos de existência, a CASACOR 2022 já está com seus ambientes abertos no Conjunto Nacional, em São Paulo. Este ano, o evento, que…

Com a chegada do frio, confira nossas dicas de lareiras para criar ambientes confortáveis e cheios de estilo   Quem descobre o prazer de ter uma lareira em casa geralmente não quer abrir mão disso nunca mais. Com as temperaturas caindo e o inverno se aproximando, este é o momento…

Aprenda a explorar tons mais escuros nos acabamentos e na decoração, para criar ambientes bonitos e sofisticados   Considerado um verdadeiro coringa no design de interiores contemporâneo, o “pretinho básico” tem sido muito bem aproveitado em projetos que se destacam pela ousadia e sofisticação. A vantagem é que os tons…

Novas propostas de empreendimentos trazem adaptações que levam em consideração a qualidade de vida da população idosa   A arquitetura residencial, principalmente quando se trata de condomínios de apartamentos, precisa sempre levar em conta as necessidades coletivas dos moradores. No Brasil, um levantamento recente do IBGE apontou que pessoas com…

Reforma de imóveis usados surge como tendência do design e da arquitetura   No mercado imobiliário, é comum que imóveis precisando de reforma fiquem parados durante muito tempo, em busca de compradores. A dificuldade em vender casas e apartamentos usados pode gerar prejuízos enormes para os proprietários. Além disso, para…

Os corretores Jeferson Batah e Bárbara Lopes falam sobre a procura por casas de condomínio na região do Jardim Guedala e Cidade Jardim   No mercado imobiliário pós-pandemia, a busca por casas de condomínio tem se intensificado, já que muitas pessoas estão optando por trocar os condomínios de apartamentos por…