< Voltar

Casas assinadas: mais do que aparência, qualidade e excelência nos espaços

Alguns vão dizer que a arquitetura é a arte de organizar o espaço. Outros, entretanto, como o renomado arquiteto Frank Lloyd Wright, dizem que ela “é a arte científica de fazer as estruturas expressarem ideias”.  

Ideias que, no caso, não só trazem benefícios para os seus moradores, como previnem que adversidades surjam. Uma vez que, quando a residência não é projetada por um profissional, ela pode perder o aproveitamento do espaço e sofrer de desconforto térmico, estrutural e estético. 

Além disso, outro problema comum em casas sem uma assinatura é a falta de integração entre os ambientes e a ausência de harmonia. O que, consequentemente, pode comprometer a funcionalidade dos cômodos, atrapalhar a circulação dentro do imóvel e impactar no bem-estar e na qualidade de vida dos proprietários.

Logo, visando evitar esses contratempos, a solução é ter um arquiteto desde o início de uma construção. Pois será ele quem analisará as necessidades dos compradores, verificará as normas técnicas e as características do terreno. 

Fora que, com esse profissional, mais do que a questão estética do projeto, ele também leva em consideração o conforto, a segurança, a sustentabilidade e a personalidade dos residentes.

Ademais, diante de todos esses apontamentos, há uma valorização no mercado imobiliário de propriedades que foram assinadas. Posto que o trabalho de um arquiteto agrega qualidade e relevância. 

Por isso, confira, agora, oito casas que estão no nosso catálogo e foram feitas por grandes nomes da arquitetura.

Casa – Paulo Mendes da Rocha

1) Empreendida pelo renomado Paulo Mendes da Rocha, ganhador do Pritzker Prize de Arquitetura, esta casa térrea tem projeto atemporal e foi construída sobre oito pilotis que melhoram o aproveitamento do espaço e do terreno. O imóvel é totalmente envidraçado e tem vista para as árvores da Chácara Flora. Dispõe de living amplo para três ambientes, lareira, escritório e área íntima com quatro suítes, sendo uma com banheiro duplo. Além disso, há jardim, piscina e pátio com mesa de snooker. Por fim, cozinha, ateliê, banheiro social, lavanderia, depósito e dependência para funcionário.

 

Casa – Jorge Zalszupin

2) Idealizada por Jorge Zalszupin — arquiteto e designer polonês que foi naturalizado brasileiro —, esta casa, no miolo do Jardim América e com projeto contemporâneo, tem fácil acesso aos principais pontos do Jardins e conta com pé-direito alto. Dispõe de janelas que vão do piso ao teto, tem ótima iluminação natural e living voltado para o jardim e para a piscina. Na área íntima, são três dormitórios, sendo uma suíte máster que possui closet, varanda e vista para o jardim de inverno.

 

Casa – Dado Castello Branco

3) Com projeto de Dado Castello Branco, esta casa é rodeada por um jardim que tem palmeiras e plantas tropicais. Possui entrada imponente e área social com vista para o vale. Além disso, é composta por amplo living, sala de estar, home theater, brinquedoteca, escritório, sala de jantar, copa, prataria e despensa. Há terraço fechado, piscina e área de descanso integrada à sauna e à sala fitness. Constam quatro suítes com closet, sendo que a master dispõe de banheiro duplo e jacuzzi.

 

Casa – Oswaldo Arthur Bratke

4) Assinada por um dos principais nomes da arquitetura paulista, Oswaldo Arthur Bratke, essa casa modernista fica em terreno de quase 2.000 m², com 800 m² de construção, e está localizada no Jardim Europa. O imóvel possui elementos característicos da década de 1960 e se destaca pela distribuição inteligente dos espaços. Há piscina e a sala de estar e de jantar são integradas ao jardim. Na área íntima constam três dormitórios, todos suítes.

 

5) Tendo como principais trabalhos o Hotel Fasano e o Instituto Ling, Isay Weinfeld também executou essa casa no Jardim Paulistano, cujo projeto foi premiado. O imóvel tem uma bela combinação de elementos naturais, que se integram por meio de grandes vãos envidraçados. Há um caminho de pedras sobre o espelho d’água, também piscina, sauna, jardim, lounge, academia, sala de jantar, copa e cozinha. No segundo pavimento constam quatro suítes com closet, sendo que a máster tem banheiro duplo e mais uma sala íntima entre os dormitórios. E, no terceiro andar, fica um espaçoso rooftop e escritório com vãos em vidro.

 

Casa – Sérgio Wladimir Bernardes

6) Situada na Cidade Jardim, essa casa foi feita por Sérgio Bernardes, arquiteto que projetou o Palácio da Abolição e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O imóvel tem vista privilegiada, entrada suspensa, espelho d’água e piso feito sob encomenda pela Cerâmica Brennand. Além disso, possui conceito minimalista, vidros, concreto e madeira em mogno maciço. Constam vários ambientes com frente para o terraço. Na parte superior fica o home office e rooftop. E, na área externa, há piscina com cascata e paisagismo.

 

Casa – Arthur Casas

7) Residência com assinatura de Arthur Casas, em homenagem ao arquiteto Frank Lloyd Wright. Este imóvel possui detalhes atemporais, amplo living, paisagismo de Irene Ruchti, lareira, pé-direito duplo, sala de jantar, lavabo, sala de almoço, cozinha e adega climatizada para três mil garrafas. No piso térreo, constam quatro suítes. Já no piso superior, suíte master com terraço, janelas grandes, banheiro e closet duplo. Há piscina, sauna com área para spa, também sala com dois ambientes, cozinha gourmet e lavabo.

 

8) Por fim, outro imóvel premiado é essa casa de Ruy Ohtake, no Alto de Pinheiros. Ela foi edificada em concreto, vidro e em quatro pavimentos. Os ambientes são amplos, iluminados e interagem com a área externa. Possui escritório, elevador, salão de festas e churrasqueira. Dispõe, ainda, de três suítes, galeria, deck com espaço gourmet e sauna.

ARTIGOS
RELACIONADOS

O arquiteto, grande admirador do modernismo brasileiro, traz em seus projetos forte relação entre espaços internos e externo, conforto climático e aplicação de elementos tradicionais da arquitetura brasileira. Marcio Kogan traz o amor por prédios e pela arquitetura de família, é filho do engenheiro Aron Kogan, conhecido por projetar e…

Jardins verticais, que já se tornaram uma tendência em apartamentos e casas, são bonitos e ocupam pouco espaço   É difícil encontrar alguém que não goste de plantas. Um bom paisagismo ajuda a tornar os ambientes (sejam eles internos ou externos) muito mais agradáveis, aproximando as pessoas da natureza. Nas…

Casas de cinema procuradas por compradores   Para os amantes de cinema e de arquitetura, um dos elementos mais marcantes em um filme é o espaço em que se passa. É muito comum, inclusive, que o espectador estabeleça relações diretas entre os personagens – ou até mesmo o enredo –…

Com as vantagens de uma casa e toda a segurança de um prédio, as coberturas são as “queridinhas” do mercado imobiliário de alto padrão   Morar em uma cobertura (ou penthouse) é o sonho de muita gente, afinal as unidades que se encontram no topo são sempre as mais desejadas…

Descubra alguns dos imóveis com as melhores vistas da capital paulista, em bairros como Jardim Europa, Pinheiros e Cidade Jardim   Ter uma vista privilegiada está entre os elementos essenciais para a escolha de um imóvel, especialmente no segmento de alto padrão. Além de contribuir para a valorização de uma…

Na região dos Jardins, apartamentos em prédios clássicos têm sido retrofitados para se adaptarem às necessidades modernas   A arquitetura residencial tende a se adaptar aos conceitos de moradia de cada época. Nos Jardins, uma das áreas mais cobiçadas de São Paulo, a região onde há predominância de apartamentos tem…

Privilégios que imóveis com rooftops oferecem Rooftop é uma das principais tendências do mercado imobiliário de alto padrão. Com a tradução literal “telhado”, o conceito traz basicamente a ideia de um terraço moderno e sofisticado com o objetivo de promover um espaço para relaxamento, valorizando o lazer e aumentando a…

Arcos, colunas e integração com elementos da natureza são algumas das características desse fascinante estilo arquitetônico   A arquitetura inspirada no estilo mediterrâneo remete à estética construtiva dos países da região que é banhada pelo Mar Mediterrâneo, como Turquia, Espanha, Grécia, Itália e Marrocos, onde os invernos costumam ser suaves…