< Voltar

Casas assinadas: mais do que aparência, qualidade e excelência nos espaços

Alguns vão dizer que a arquitetura é a arte de organizar o espaço. Outros, entretanto, como o renomado arquiteto Frank Lloyd Wright, dizem que ela “é a arte científica de fazer as estruturas expressarem ideias”.  

Ideias que, no caso, não só trazem benefícios para os seus moradores, como previnem que adversidades surjam. Uma vez que, quando a residência não é projetada por um profissional, ela pode perder o aproveitamento do espaço e sofrer de desconforto térmico, estrutural e estético. 

Além disso, outro problema comum em casas sem uma assinatura é a falta de integração entre os ambientes e a ausência de harmonia. O que, consequentemente, pode comprometer a funcionalidade dos cômodos, atrapalhar a circulação dentro do imóvel e impactar no bem-estar e na qualidade de vida dos proprietários.

Logo, visando evitar esses contratempos, a solução é ter um arquiteto desde o início de uma construção. Pois será ele quem analisará as necessidades dos compradores, verificará as normas técnicas e as características do terreno. 

Fora que, com esse profissional, mais do que a questão estética do projeto, ele também leva em consideração o conforto, a segurança, a sustentabilidade e a personalidade dos residentes.

Ademais, diante de todos esses apontamentos, há uma valorização no mercado imobiliário de propriedades que foram assinadas. Posto que o trabalho de um arquiteto agrega qualidade e relevância. 

Por isso, confira, agora, oito casas que estão no nosso catálogo e foram feitas por grandes nomes da arquitetura.

Casa – Paulo Mendes da Rocha

1) Empreendida pelo renomado Paulo Mendes da Rocha, ganhador do Pritzker Prize de Arquitetura, esta casa térrea tem projeto atemporal e foi construída sobre oito pilotis que melhoram o aproveitamento do espaço e do terreno. O imóvel é totalmente envidraçado e tem vista para as árvores da Chácara Flora. Dispõe de living amplo para três ambientes, lareira, escritório e área íntima com quatro suítes, sendo uma com banheiro duplo. Além disso, há jardim, piscina e pátio com mesa de snooker. Por fim, cozinha, ateliê, banheiro social, lavanderia, depósito e dependência para funcionário.

 

Casa – Jorge Zalszupin

2) Idealizada por Jorge Zalszupin — arquiteto e designer polonês que foi naturalizado brasileiro —, esta casa, no miolo do Jardim América e com projeto contemporâneo, tem fácil acesso aos principais pontos do Jardins e conta com pé-direito alto. Dispõe de janelas que vão do piso ao teto, tem ótima iluminação natural e living voltado para o jardim e para a piscina. Na área íntima, são três dormitórios, sendo uma suíte máster que possui closet, varanda e vista para o jardim de inverno.

 

Casa – Dado Castello Branco

3) Com projeto de Dado Castello Branco, esta casa é rodeada por um jardim que tem palmeiras e plantas tropicais. Possui entrada imponente e área social com vista para o vale. Além disso, é composta por amplo living, sala de estar, home theater, brinquedoteca, escritório, sala de jantar, copa, prataria e despensa. Há terraço fechado, piscina e área de descanso integrada à sauna e à sala fitness. Constam quatro suítes com closet, sendo que a master dispõe de banheiro duplo e jacuzzi.

 

Casa – Oswaldo Arthur Bratke

4) Assinada por um dos principais nomes da arquitetura paulista, Oswaldo Arthur Bratke, essa casa modernista fica em terreno de quase 2.000 m², com 800 m² de construção, e está localizada no Jardim Europa. O imóvel possui elementos característicos da década de 1960 e se destaca pela distribuição inteligente dos espaços. Há piscina e a sala de estar e de jantar são integradas ao jardim. Na área íntima constam três dormitórios, todos suítes.

 

5) Tendo como principais trabalhos o Hotel Fasano e o Instituto Ling, Isay Weinfeld também executou essa casa no Jardim Paulistano, cujo projeto foi premiado. O imóvel tem uma bela combinação de elementos naturais, que se integram por meio de grandes vãos envidraçados. Há um caminho de pedras sobre o espelho d’água, também piscina, sauna, jardim, lounge, academia, sala de jantar, copa e cozinha. No segundo pavimento constam quatro suítes com closet, sendo que a máster tem banheiro duplo e mais uma sala íntima entre os dormitórios. E, no terceiro andar, fica um espaçoso rooftop e escritório com vãos em vidro.

 

Casa – Sérgio Wladimir Bernardes

6) Situada na Cidade Jardim, essa casa foi feita por Sérgio Bernardes, arquiteto que projetou o Palácio da Abolição e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O imóvel tem vista privilegiada, entrada suspensa, espelho d’água e piso feito sob encomenda pela Cerâmica Brennand. Além disso, possui conceito minimalista, vidros, concreto e madeira em mogno maciço. Constam vários ambientes com frente para o terraço. Na parte superior fica o home office e rooftop. E, na área externa, há piscina com cascata e paisagismo.

 

Casa – Arthur Casas

7) Residência com assinatura de Arthur Casas, em homenagem ao arquiteto Frank Lloyd Wright. Este imóvel possui detalhes atemporais, amplo living, paisagismo de Irene Ruchti, lareira, pé-direito duplo, sala de jantar, lavabo, sala de almoço, cozinha e adega climatizada para três mil garrafas. No piso térreo, constam quatro suítes. Já no piso superior, suíte master com terraço, janelas grandes, banheiro e closet duplo. Há piscina, sauna com área para spa, também sala com dois ambientes, cozinha gourmet e lavabo.

 

8) Por fim, outro imóvel premiado é essa casa de Ruy Ohtake, no Alto de Pinheiros. Ela foi edificada em concreto, vidro e em quatro pavimentos. Os ambientes são amplos, iluminados e interagem com a área externa. Possui escritório, elevador, salão de festas e churrasqueira. Dispõe, ainda, de três suítes, galeria, deck com espaço gourmet e sauna.

ARTIGOS
RELACIONADOS

Como preparar a sua casa para os dias frios   As estações do ano designam quatro períodos com características distintas, cada qual com seus padrões ou variações climáticas. Junto a essas mudanças, vem também uma série de comportamentos e predileções específicas das pessoas que correspondem a essas diferentes estações. Com…

Entenda o impacto de cada cor no seu bem-estar e amplie a presença em sua vida daquelas que trazem sensações positivas   As cores estão por todos os lados. Assim como a forma e a textura, elas nos ajudam a interpretar as coisas que vemos e, muitas vezes sem que…

Entenda a importância de um projeto de iluminação para acrescentar estilo e personalidade ao design de interiores   Um projeto de design de interiores que não considera a iluminação como elemento a ser explorado deixa de aproveitar uma das peças-chave na decoração de uma casa ou apartamento. Luzes bem escolhidas…

Novas propostas de empreendimentos trazem adaptações que levam em consideração a qualidade de vida da população idosa   A arquitetura residencial, principalmente quando se trata de condomínios de apartamentos, precisa sempre levar em conta as necessidades coletivas dos moradores. No Brasil, um levantamento recente do IBGE apontou que pessoas com…

Casas projetadas pelo arquiteto continuam extremamente atuais e chamam a atenção pela integração dos ambientes com a natureza   “Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito.” – Oscar Niemeyer O Brasil tem inúmeros arquitetos extremamente…

As rochas naturais possuem uma presença sofisticada e elegante na arquitetura e no design de interiores Muito usado no design de interiores, o mármore é uma rocha natural que traz harmonia e sofisticação atemporal aos ambientes. Eterno em seu conceito e uso, o material oferece exclusividade por originar-se na natureza,…

Com projetos clássicos e atemporais, a construtora teve um papel importante na verticalização de São Paulo   Há certos estilos que se tornam verdadeiras marcas registradas. No caso da Construtora Adolpho Lindenberg, a arquitetura de linhas clássicas e o padrão construtivo de alta qualidade fizeram com que a empresa se…

Conheça os benefícios de incorporar em sua casa elementos que permitam a entrada de luz natural   A maioria das pessoas passa cerca de 85% de seus dias em ambientes internos (casa, escritório, escola, lojas, restaurantes). Quais são os efeitos disso na saúde humana? A baixa exposição à luz solar…