Arquitetura e Decoração

Dicas para um closet “capa de revista”

Seja para fazer um upgrade no seu atual closet ou para projetar um novo espaço, selecionamos algumas ideias para inspirar mudanças

 

Remodelar a área do closet, para ganhar mais espaço de armazenamento ou simplesmente torná-lo mais bonito, é uma tarefa que requer alguma inspiração – e, se possível, um bom projeto. Por isso, selecionamos algumas dicas e ideias que podem ajudar a transformar seu closet em um ambiente cinematográfico.

Muitas vezes, o closet não é apenas um espaço para guardar roupas, calçados, bolsas e acessórios. Há quem goste de usar esse local também para se trocar; por isso, embora possa ser adaptado a cômodos mais compactos, quanto maior a área dedicada a ele, mais confortável e versátil poderá ser o ambiente.

 

 

Se você quer um lugar para sentar, o que pode ajudar na hora de vestir determinadas peças, uma cadeira, poltrona ou banquinho posicionados fora da área de circulação podem ajudar muito. Uma dica é colocar o móvel em uma parede ou abaixo de uma janela, por exemplo, onde ele não vai utilizar um espaço que poderia ser usado para armazenagem.

 

 

Se você quer assistir televisão ou ouvir música enquanto se troca, vale a pena investir em uma TV e speakers. Mas o que não pode faltar, em um ambiente de closet, são muitos espelhos. Além de proporcionarem uma sensação de maior amplitude, eles permitem visualizar os looks por diversos ângulos. Lembrando que o espelho precisa permitir pelo menos alguns passos de recuo, para que a pessoa possa se ver de forma completa.

 

 

 

Algumas dicas fundamentais, para tornar esse espaço digno de uma “capa de revista”:

  1. Aposte na verticalidade, se possível aproveitando o espaço do piso ao teto. Nos compartimentos mais altos, guarde os itens que não usa com tanta frequência.
  2. Pense na iluminação, porque um bom closet é aquele que permite visualizar perfeitamente todos os itens que estão ali e também seu próprio look. Luzes de LED dentro dos armários e prateleiras fazem uma enorme diferença. Há ainda quem goste de usar esse ambiente para se maquiar, o que apenas enfatiza a necessidade de muita luz.
  3. Conheça suas roupas e seus hábitos. A distribuição dos itens no closet funciona muito melhor quando você facilita o acesso às roupas, calçados e acessórios que são mais utilizados, no dia a dia. Esses itens precisam estar, preferencialmente, no nível dos olhos. Já as coisas que você só usa de vez em quando podem estar abaixo ou acima, na organização dentro do closet.
  4. Outra dica é separar as roupas por cores, como se faz em lojas. Além de manter um aspecto mais harmônico (principalmente em closets abertos, sem portas), isso torna mais fácil encontrar as peças, quando quiser usá-las.
  5. Não subestime a necessidade de gavetas. Além de manterem os objetos mais organizados, elas evitam que qualquer bagunça fique muito exposta. Em geral, as pessoas acabam deixando muito mais espaço do que precisam para cabides, no closet, negligenciando as extremamente úteis gavetas.
  6. Enquanto estamos nos trocando, às vezes acabamos fazendo isso descalços. Portanto, vale a pena pensar em como será o chão, no ambiente do closet. Investir em pisos com sistema de aquecimento ou em bons tapetes pode acrescentar conforto ao espaço.
  7. Quando se trata de manutenção, lembre-se de que o closet precisa ter uma boa circulação de ar, além de limpeza constante e, se necessário, um desumidificador.

 

 

 

Spread the love