< Voltar

Dicas para um closet “capa de revista”

Seja para fazer um upgrade no seu atual closet ou para projetar um novo espaço, selecionamos algumas ideias para inspirar mudanças

 

Remodelar a área do closet, para ganhar mais espaço de armazenamento ou simplesmente torná-lo mais bonito, é uma tarefa que requer alguma inspiração – e, se possível, um bom projeto. Por isso, selecionamos algumas dicas e ideias que podem ajudar a transformar seu closet em um ambiente cinematográfico.

Muitas vezes, o closet não é apenas um espaço para guardar roupas, calçados, bolsas e acessórios. Há quem goste de usar esse local também para se trocar; por isso, embora possa ser adaptado a cômodos mais compactos, quanto maior a área dedicada a ele, mais confortável e versátil poderá ser o ambiente.

 

 

Se você quer um lugar para sentar, o que pode ajudar na hora de vestir determinadas peças, uma cadeira, poltrona ou banquinho posicionados fora da área de circulação podem ajudar muito. Uma dica é colocar o móvel em uma parede ou abaixo de uma janela, por exemplo, onde ele não vai utilizar um espaço que poderia ser usado para armazenagem.

 

 

Se você quer assistir televisão ou ouvir música enquanto se troca, vale a pena investir em uma TV e speakers. Mas o que não pode faltar, em um ambiente de closet, são muitos espelhos. Além de proporcionarem uma sensação de maior amplitude, eles permitem visualizar os looks por diversos ângulos. Lembrando que o espelho precisa permitir pelo menos alguns passos de recuo, para que a pessoa possa se ver de forma completa.

 

 

 

Algumas dicas fundamentais, para tornar esse espaço digno de uma “capa de revista”:

  1. Aposte na verticalidade, se possível aproveitando o espaço do piso ao teto. Nos compartimentos mais altos, guarde os itens que não usa com tanta frequência.
  2. Pense na iluminação, porque um bom closet é aquele que permite visualizar perfeitamente todos os itens que estão ali e também seu próprio look. Luzes de LED dentro dos armários e prateleiras fazem uma enorme diferença. Há ainda quem goste de usar esse ambiente para se maquiar, o que apenas enfatiza a necessidade de muita luz.
  3. Conheça suas roupas e seus hábitos. A distribuição dos itens no closet funciona muito melhor quando você facilita o acesso às roupas, calçados e acessórios que são mais utilizados, no dia a dia. Esses itens precisam estar, preferencialmente, no nível dos olhos. Já as coisas que você só usa de vez em quando podem estar abaixo ou acima, na organização dentro do closet.
  4. Outra dica é separar as roupas por cores, como se faz em lojas. Além de manter um aspecto mais harmônico (principalmente em closets abertos, sem portas), isso torna mais fácil encontrar as peças, quando quiser usá-las.
  5. Não subestime a necessidade de gavetas. Além de manterem os objetos mais organizados, elas evitam que qualquer bagunça fique muito exposta. Em geral, as pessoas acabam deixando muito mais espaço do que precisam para cabides, no closet, negligenciando as extremamente úteis gavetas.
  6. Enquanto estamos nos trocando, às vezes acabamos fazendo isso descalços. Portanto, vale a pena pensar em como será o chão, no ambiente do closet. Investir em pisos com sistema de aquecimento ou em bons tapetes pode acrescentar conforto ao espaço.
  7. Quando se trata de manutenção, lembre-se de que o closet precisa ter uma boa circulação de ar, além de limpeza constante e, se necessário, um desumidificador.

 

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça as estatísticas dessa ferramenta de marketing que só tende a crescer no mercado imobiliário brasileiro, por conta de sua estratégia   A primeira impressão é a que fica, sobretudo no mercado imobiliário de alto padrão. Para vender um imóvel, é preciso fazer com que o potencial comprador se apaixone…

Comemore o início da primavera com nossas dicas sobre como utilizar arranjos e vasos de flores no design de interiores   Cada casa ou apartamento tem suas particularidades e exige um diferente estilo de decoração, mas há um item decorativo que combina com praticamente todos os gostos: flores. Um vaso…

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, explica a importância de um bom arquiteto na valorização imobiliária   O valor de um arquiteto, em uma construção, vai muito além da habilidade para desenhar projetos. Seu trabalho abrange criatividade e conhecimento, adotando soluções que promovam a funcionalidade, a sustentabilidade e…

Um dos mais sustentáveis do mundo, o edifício criado por Koichi Takada eleva o conceito de floresta urbana a um novo patamar   O projeto mais recente do conceituado estúdio Koichi Takada Architects, concebido para o distrito cultural de Brisbane, na Austrália, prevê a construção de um edifício realmente excepcional….

Revestimento prático e muito utilizado em cozinhas e banheiros, o ladrilho hidráulico permanece como uma tendência na arquitetura   Existem detalhes que simplesmente fazem a diferença em um projeto arquitetônico. O ladrilho hidráulico (também conhecido como mosaico hidráulico ou piso hidráulico) é um elemento com essa capacidade de acrescentar charme…

Populares em filmes hollywoodianos, as casas na árvore são boas opções para quem busca proximidade com a natureza   Sonhos de infância de muitas pessoas, as casas na árvore — para hospedagem ou visitação — têm se tornado cada vez mais diversificadas, sempre oferecendo vistas privilegiadas e um contato direto…

Com mais de 40 anos de carreira, arquiteto brasileiro atua também como cenógrafo, designer de mobiliário e cineasta   Nascido no ano de 1952, o arquiteto Isay Weinfeld é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e ficou reconhecido no Brasil pelos seus grandes projetos de arquitetura. O profissional mantém seu escritório…

Como os espaços podem influenciar a sensação de pertencimento   A NeuroArquitetura e o NeuroUrbanismo são conceitos que dependem da aplicação da neurociência para a compreensão dos impactos da arquitetura tanto no cérebro como nos comportamentos humanos. É a partir de seu caráter interdisciplinar, por exemplo, que a NeuroArquitetura institui…