< Voltar

Dicas para um closet “capa de revista”

Seja para fazer um upgrade no seu atual closet ou para projetar um novo espaço, selecionamos algumas ideias para inspirar mudanças

 

Remodelar a área do closet, para ganhar mais espaço de armazenamento ou simplesmente torná-lo mais bonito, é uma tarefa que requer alguma inspiração – e, se possível, um bom projeto. Por isso, selecionamos algumas dicas e ideias que podem ajudar a transformar seu closet em um ambiente cinematográfico.

Muitas vezes, o closet não é apenas um espaço para guardar roupas, calçados, bolsas e acessórios. Há quem goste de usar esse local também para se trocar; por isso, embora possa ser adaptado a cômodos mais compactos, quanto maior a área dedicada a ele, mais confortável e versátil poderá ser o ambiente.

 

 

Se você quer um lugar para sentar, o que pode ajudar na hora de vestir determinadas peças, uma cadeira, poltrona ou banquinho posicionados fora da área de circulação podem ajudar muito. Uma dica é colocar o móvel em uma parede ou abaixo de uma janela, por exemplo, onde ele não vai utilizar um espaço que poderia ser usado para armazenagem.

 

 

Se você quer assistir televisão ou ouvir música enquanto se troca, vale a pena investir em uma TV e speakers. Mas o que não pode faltar, em um ambiente de closet, são muitos espelhos. Além de proporcionarem uma sensação de maior amplitude, eles permitem visualizar os looks por diversos ângulos. Lembrando que o espelho precisa permitir pelo menos alguns passos de recuo, para que a pessoa possa se ver de forma completa.

 

 

 

Algumas dicas fundamentais, para tornar esse espaço digno de uma “capa de revista”:

  1. Aposte na verticalidade, se possível aproveitando o espaço do piso ao teto. Nos compartimentos mais altos, guarde os itens que não usa com tanta frequência.
  2. Pense na iluminação, porque um bom closet é aquele que permite visualizar perfeitamente todos os itens que estão ali e também seu próprio look. Luzes de LED dentro dos armários e prateleiras fazem uma enorme diferença. Há ainda quem goste de usar esse ambiente para se maquiar, o que apenas enfatiza a necessidade de muita luz.
  3. Conheça suas roupas e seus hábitos. A distribuição dos itens no closet funciona muito melhor quando você facilita o acesso às roupas, calçados e acessórios que são mais utilizados, no dia a dia. Esses itens precisam estar, preferencialmente, no nível dos olhos. Já as coisas que você só usa de vez em quando podem estar abaixo ou acima, na organização dentro do closet.
  4. Outra dica é separar as roupas por cores, como se faz em lojas. Além de manter um aspecto mais harmônico (principalmente em closets abertos, sem portas), isso torna mais fácil encontrar as peças, quando quiser usá-las.
  5. Não subestime a necessidade de gavetas. Além de manterem os objetos mais organizados, elas evitam que qualquer bagunça fique muito exposta. Em geral, as pessoas acabam deixando muito mais espaço do que precisam para cabides, no closet, negligenciando as extremamente úteis gavetas.
  6. Enquanto estamos nos trocando, às vezes acabamos fazendo isso descalços. Portanto, vale a pena pensar em como será o chão, no ambiente do closet. Investir em pisos com sistema de aquecimento ou em bons tapetes pode acrescentar conforto ao espaço.
  7. Quando se trata de manutenção, lembre-se de que o closet precisa ter uma boa circulação de ar, além de limpeza constante e, se necessário, um desumidificador.

 

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

A conscientização em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, impactando até mesmo as incorporadoras. Atualmente, o Brasil está entre os países que mais investem em construções sustentáveis com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no mundo, ocupando a…

Conheça os benefícios de incorporar em sua casa elementos que permitam a entrada de luz natural   A maioria das pessoas passa cerca de 85% de seus dias em ambientes internos (casa, escritório, escola, lojas, restaurantes). Quais são os efeitos disso na saúde humana? A baixa exposição à luz solar…

Cinco tendências que continuarão em alta no segundo semestre Os espaços e ambientes são conduzidos por tendências que surgem a cada ano, sendo que muitas destas são reflexos de mudanças da sociedade como um todo. Especialistas acreditam que muito do que se pode observar desde 2020 é resultado do período…

Selecionamos alguns dos designers que mais se destacaram nos nossos melhores imóveis em 2019, como os irmãos Campana, Sergio Rodrigues e José Zanine Caldas   O mobiliário brasileiro representa a diversidade do país. Tudo aqui é uma mistura: de sotaques, climas, pessoas e paisagens. Naturalmente, artistas e designers se enriquecem…

Entenda o impacto de cada cor no seu bem-estar e amplie a presença em sua vida daquelas que trazem sensações positivas   As cores estão por todos os lados. Assim como a forma e a textura, elas nos ajudam a interpretar as coisas que vemos e, muitas vezes sem que…

Um dos arquitetos mais reconhecidos internacionalmente, pertencente à geração modernista, assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura contemporânea   Paulo Mendes da Rocha, junto com João Batista Vilanova Artigas, encabeçou a chamada Escola Paulista da arquitetura brasileira. Ambos elevaram a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade…

Um estilo típico do litoral, essa arquitetura se destaca pelos materiais orgânicos e integração com a natureza   O termo “caiçara” tem sua origem no tupi caá-içara, que denominava as estacas colocadas em torno das aldeias indígenas. Ele normalmente é utilizado para se referir aos habitantes tradicionais do litoral Sudeste…

Reforma de imóveis usados surge como tendência do design e da arquitetura   No mercado imobiliário, é comum que imóveis precisando de reforma fiquem parados durante muito tempo, em busca de compradores. A dificuldade em vender casas e apartamentos usados pode gerar prejuízos enormes para os proprietários. Além disso, para…