< Voltar

O valor da arquitetura

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, explica a importância de um bom arquiteto na valorização imobiliária

 

O valor de um arquiteto, em uma construção, vai muito além da habilidade para desenhar projetos. Seu trabalho abrange criatividade e conhecimento, adotando soluções que promovam a funcionalidade, a sustentabilidade e a segurança de uma casa ou edifício, assim como o bem-estar de seus usuários.

“A importância de um bom projeto arquitetônico é total”, explica Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis. Isso porque, principalmente quando se trata de um imóvel residencial, é preciso que ele esteja em condições de receber os moradores e proporcionar a essas pessoas a melhor qualidade de vida.

Túlio observa que, ao comprar um imóvel com um projeto ruim, o morador ou investidor precisará reformar, modernizar e, muitas vezes, até mesmo reformular a casa ou apartamento, o que acaba impactando o valor e a liquidez desse bem. “A questão de ser bom ou ruim depende um pouco de tendências, ou seja, do estilo arquitetônico que está na moda em determinado momento”, ressalta.

 

Apartamento com projeto de Isay Weinfeld na Vila Nova Conceição

 

Um exemplo de como os estilos arquitetônicos mais desejados vão mudando, de acordo com o passar do tempo, são os projetos típicos dos anos 1980. “Naquela época, era comum ver salas com vários níveis, com pequenos degraus, e isso já não é mais aplicado atualmente”, comenta Túlio. “Alguns estilos acabam caindo em desuso; por exemplo, ambientes compartimentalizados. Hoje, prefere-se espaços muito mais abertos.”

O CEO da Esquema Imóveis acrescenta que, hoje em dia, os estilos mais buscados são aqueles que apresentam design moderno, com ambientes amplos, linhas retas e minimalistas. “Existem alguns arquitetos que são muito requisitados, no alto padrão, como Márcio Kogan, Thiago Bernardes, Isay Weinfeld, Arthur Casas, Felipe Hess, Paulo e Bernardo Jacobsen”, afirma.

Segundo Túlio, o estilo arquitetônico contemporâneo, praticado por esses profissionais, tende a misturar elementos em madeira e vidro, contemplando as necessidades da vida atual. “Isso não é apenas uma tendência como uma realidade, tanto em projetos de casas como de apartamentos.”

 

Projeto de Arthur Casas no Jardim América

 

Primeira torre residencial desenhada pelo escritório Jacobsen Arquitetura, no Jardim Europa

 

“No que diz respeito à arquitetura, principalmente na parte externa, da fachada, alguns clássicos nunca saem de moda”, acrescenta Túlio. Para esses projetos mais atemporais, que podem ser facilmente adaptados, muitas vezes um retrofit é suficiente. Já em casos extremos, em que o estilo já não se adequa às demandas modernas, em especial quando se trata de casas, acaba sendo mais fácil reconstruir.

Mas como o estilo arquitetônico impacta na valorização de um imóvel? Túlio acredita que, por se tratarem de profissionais renomados, que realizam projetos exclusivos, esses arquitetos agregam valor aos produtos. “Por isso, seus trabalhos são mais encontrados em regiões onde há maior poder aquisitivo, com clientes que podem abarcar esse tipo de projeto”, salienta o CEO da Esquema Imóveis.

“É difícil estimar o percentual que um imóvel com arquitetura assinada pode ganhar, no momento da venda, mas o que percebemos claramente é que esse fator aumenta a liquidez – e, consequentemente, o potencial de valorização”, completa Túlio. “Os arquitetos do momento se tornam verdadeiras grifes, com projetos muito exclusivos e difíceis de encontrar no mercado. Nesse sentido, a arquitetura é um argumento de venda e de divulgação dos imóveis. Ela certamente torna um produto mais atrativo para o comprador.”

 

Cobertura com projeto de Isay Weinfeld e reforma de Marina Linhares

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Técnica revitaliza empreendimentos sem descaracterizá-los Retrofit é uma tendência arquitetônica com uma proposta moderna para empreendimentos históricos. Com o objetivo de recuperar prédios antigos, o conceito surgiu em meados do século XX, com origem na Europa e nos Estados Unidos, quando a legislação local passou a proibir a demolição de…

Casas de cinema procuradas por compradores   Para os amantes de cinema e de arquitetura, um dos elementos mais marcantes em um filme é o espaço em que se passa. É muito comum, inclusive, que o espectador estabeleça relações diretas entre os personagens – ou até mesmo o enredo –…

A arquitetura pode contar muita história. Por isso, selecionamos quatro propriedades cheias de personalidade, que chamam a atenção por terem sido construídas com referências a períodos históricos, localidades e grifes famosas. Todas elas possuem muito estilo e detalhes exclusivos. Embora algumas dessas casas já apresentem referências ultrapassadas, até hoje elas…

Conversamos com o manager da Steinway na América do Sul sobre o valor do piano na composição de um ambiente e os cuidados que ele requer   Mais do que um instrumento musical, o piano pode ser considerado uma verdadeira obra de arte. Com suas origens na Itália renascentista, ele…

Alguns vão dizer que a arquitetura é a arte de organizar o espaço. Outros, entretanto, como o renomado arquiteto Frank Lloyd Wright, dizem que ela “é a arte científica de fazer as estruturas expressarem ideias”.   Ideias que, no caso, não só trazem benefícios para os seus moradores, como previnem que…

Carol Maia, cofundadora da Jam Houses, fala sobre o conceito de renovar imóveis, dando a eles características autorais    Em grandes cidades, como São Paulo, tem se tornado cada vez mais difícil encontrar terrenos para construir novos imóveis ou empreendimentos, principalmente nas regiões mais cobiçadas. Por isso, empresas como a…

Como elemento funcional ou decorativo, o tijolinho é uma tendência que está sempre em alta na arquitetura   O tijolo é um material que não parece sair de voga nunca. Na arquitetura contemporânea, tem lugar cativo em projetos que buscam personalidade, com um aconchego rústico, mas ao mesmo tempo sofisticado….

Novidades na automação mostram que o futuro é agora   Casas que parecem saídas de filmes de ficção científica estão mais perto da nossa realidade do que imaginamos. Recentemente, o Facebook divulgou diversas novidades que podem revolucionar os sistemas de automação residencial. Essas novas tecnologias foram alguns dos temas abordados…