< Voltar

Arquitetura com inspiração colonial

Conheça as características e origens desse estilo arquitetônico que ainda hoje é encontrado em imóveis charmosos, com ares de interior

 

A época dos impérios coloniais nas Américas, que se iniciou com as navegações de Portugal e Espanha e teve seu auge com a descoberta e a colonização de países como o Brasil, ocorreu aproximadamente entre os séculos XVI e XIX.

Nesse período, o estilo arquitetônico em voga no nosso país era marcadamente influenciado pela arquitetura portuguesa, com adaptações ao clima tropical.

Até os dias de hoje, é possível encontrar exemplares dessa arquitetura colonial brasileira (ou mesmo construções mais recentes, inspiradas por esse estilo). Igrejas e mosteiros de cidades antigas, instituições culturais, casas de campo, pousadas e restaurantes mantêm características que remetem a esse período.

As correntes estilísticas importadas da Europa, a partir do século XVI, não adaptaram apenas a funcionalidade dos ambientes, como também as técnicas e materiais construtivos, já que muitos dos recursos disponíveis em Portugal não eram encontrados no Brasil.

 

Casa com inspiração colonial, no Alto de Pinheiros

 

De acordo com estudiosos, os tipos de casas mais comuns ao período colonial brasileiro eram as térreas e os sobrados, com padronização de plantas. Geralmente a cobertura era o chamado telhado em duas águas, com telhas cerâmicas.

Os centros históricos de cidades como Salvador, Ouro Preto, Olinda, Diamantina e São Luís do Maranhão são alguns exemplos de locais com grande concentração, até os dias de hoje, de construções nesse estilo.

Por conta da falta de registros, os responsáveis pelos projetos arquitetônicos daquela época acabavam ficando, em sua maior parte, no anonimado. Muitos deles eram religiosos, engenheiros-militares, mestres de obras, pedreiros ou carpinteiros.

 

Casa com inspiração colonial no bairro Cidade Jardim

 

As técnicas utilizadas eram taipa-de-pilão e pau-a-pique, com materiais facilmente encontrados em nosso país, como barro e madeira, embora estruturas mais sofisticadas também fossem construídas em alvenaria de pedra ou tijolos de adobe, com madeiramento para pisos e tetos.

Nas cidades, as casas tinham planta estreita, com maior iluminação natural nos ambientes voltados para a rua e nos fundos, onde geralmente ficavam os quartos, com um corredor central ou lateral para circulação.

Já as áreas mais afastadas dos centros urbanos permitiam maior liberdade em relação à área construída, com ambientes mais amplos e a possibilidade de implantação de grandes janelas e portas abertas para varandas, que proporcionavam grande luminosidade.

 

Casa de campo em estilo colonial no condomínio Quinta da Baroneza

 

Nas construções com inspiração colonial, é possível encontrar traços arquitetônicos renascentistas, maneiristas, barrocos, rococós e neoclássicos. Já entre as características e elementos mais marcantes desse estilo, destacam-se:

  • Telhados com beirais esculpidos;
  • Varandas e alpendres, sacadas e balcões com gradis de ferro;
  • Esquadrias de madeira nas portas e janelas (em formato retangular ou em arco);
  • Pisos de ladrilhos, madeira, pedra ou mármore;
  • Decoração com azulejos portugueses;
  • Fachada simples, com ornamentos discretos.

 

Casa à venda, em estilo colonial, no Alto de Pinheiros

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, explica a importância de um bom arquiteto na valorização imobiliária   O valor de um arquiteto, em uma construção, vai muito além da habilidade para desenhar projetos. Seu trabalho abrange criatividade e conhecimento, adotando soluções que promovam a funcionalidade, a sustentabilidade e…

Conheça as vantagens de ter um ofurô em sua casa ou apartamento e aprenda a cuidar bem desse espaço tão relaxante   A cultura oriental é valorizada por seus conhecimentos milenares no que diz respeito ao cuidado com a saúde e o bem-estar. Vem do japonês a palavra ofurô, um…

Compartilhamos algumas dicas de jardinagem para tornar sua casa ou apartamento um lugar muito mais verde e agradável   Que tal aproveitar a quarentena e fazer aquele jardinzinho ou horta que você sempre deixou pra depois, ou mesmo revitalizar os espaços já existentes para as plantas em seu quintal ou…

Cinco tendências que continuarão em alta no segundo semestre Os espaços e ambientes são conduzidos por tendências que surgem a cada ano, sendo que muitas destas são reflexos de mudanças da sociedade como um todo. Especialistas acreditam que muito do que se pode observar desde 2020 é resultado do período…

Confira nossas dicas para criar uma decoração natalina com a cara do verão brasileiro, cheia de frescor e criatividade   A decoração de Natal tem diversos elementos que remetem aos países do hemisfério norte, onde é inverno no mês de dezembro. O Papai Noel com roupas aconchegantes, as renas e…

Confira algumas ideias para tornar o espaço gourmet de sua casa ou apartamento ainda mais acolhedor   Pensando em criar um espaço em casa onde você possa relaxar e curtir bons momentos com a família e amigos? Uma área gourmet pode ser uma excelente solução. Afinal, esse é um local…

Estar atualizado com as tendências de arquitetura e decoração é essencial para quem deseja manter espaços modernos, funcionais e visualmente atrativos. Acompanhar novidades também permite que soluções e tecnologias sejam incorporadas, para tornar ambientes mais eficazes e sustentáveis. Fora que todas essas iniciativas não só valorizam o imóvel, como elevam…

A arquitetura pode contar muita história. Por isso, selecionamos quatro propriedades cheias de personalidade, que chamam a atenção por terem sido construídas com referências a períodos históricos, localidades e grifes famosas. Todas elas possuem muito estilo e detalhes exclusivos. Embora algumas dessas casas já apresentem referências ultrapassadas, até hoje elas…