< Voltar

Patricia Anastassiadis: fusão de inspirações

A diretora do escritório Anastassiadis Arquitetos se destaca por seus projetos sofisticados, com apurado senso estético e precisão técnica

 

Especializada tanto em arquitetura quanto em design de interiores e design de produtos, Patricia Anastassiadis é um dos maiores nomes do cenário arquitetônico contemporâneo.

Interior do Palácio Tangará

Ela se destaca por criar projetos atemporais, que proporcionam experiências e emoções únicas, mas sempre com um toque de sofisticação. Seus trabalhos, com extrema atenção aos detalhes e influências da arte, história e antropologia, podem ser encontrados em diversas cidades do Brasil e dos Estados Unidos, Grécia, França, Portugal e Caribe.

Ao longo de sua carreira, a arquiteta e designer tem desenvolvido projetos com influência contemporânea, buscando revelar a verdadeira essência de cada local e utilizando elementos artesanais. Seu estilo é, ao mesmo tempo, autêntico e delicado.

O escritório de Patricia, Anastassiadis Arquitetos, em São Paulo, foi fundado em 1993, no mesmo ano em que ela se formou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Esse primeiro escritório foi instalado na varanda de sua casa, mas trouxe realizações que moldaram a trajetória profissional de Patricia, como o restaurante Filomena, em 1994.

Além de atender marcas importantes no mercado corporativo, como Nestlé, Sony, Adidas e Valisere, a arquiteta passou a se especializar no ramo de hotelaria, com projetos para as redes Hilton, Ritz-Carlton, Tivoli, Intercontinental, Grand Hyatt, Four Seasons, Fairmont, Oetker Collection, Transamérica e Txai Resorts. Ela também assinou o projeto de interiores do Palácio Tangará, primeiro hotel 6 estrelas do Brasil.

 

Restaurante do Hôtel du Cap-Eden-Roc, em Antibes (França)

 

Sob a direção de Patricia Anastassiadis e de uma equipe de sócios, o escritório já realizou mais de 700 projetos e conta, hoje, com dezenas de profissionais, que conquistaram renome por suas soluções técnicas e funcionais, mas com apuradíssimo senso estético.

 

Edifício com decoração assinada por Patricia Anastassiadis

 

Um fato curioso é que, em sua juventude, Patricia considerou estudar moda, influenciada pela empresa de confecções de seus pais, no Bom Retiro, em São Paulo. Mas, como na época as faculdades de moda ficavam no Japão, Londres ou Paris, a condição da família foi que ela obtivesse primeiro um diploma no Brasil.

Durante seus estudos, a arquiteta acabou percebendo a relação direta entre os ambientes projetados e os seres humanos. “De certa forma, a arquitetura tem um lado simbólico, um lado extremamente importante, e eu consegui vivenciar isso”, contou ela, em entrevista ao Construcast.

 

Casa à venda no Jardim Paulistano, com projeto assinado por Patricia Anastassiadis

 

“O que me inspira é sempre o comportamento das pessoas, os lugares, os aromas, a perspectiva do olhar” – Patricia Anastassiadis

 

Além dos projetos em arquitetura e design de interiores, Patricia já desenvolveu uma série de produtos exclusivos, incluindo três coleções autorais de mobiliário.

 

Coleção ‘Edition 2021′ para a Artefacto, assinada por Patricia Anastassiadis

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

“A arquitetura é uma busca constante por despertar sensações e comodidade” – João Armentano   O paulistano João Armentano afirma já ter nascido arquiteto. “Nunca desejei ser piloto de Fórmula 1, bombeiro, ou seguir qualquer outra profissão”, conta o profissional, que desde cedo mergulhava em livros de arquitetura e os…

Mestre da arquitetura de paisagens que alia natureza e sofisticação   Benedito Abbud é um dos mais influentes nomes da arquitetura paisagística brasileira, ao lado de Burle Marx e Rosa Kliass, estendendo-se a demais países como Uruguai, Argentina e Angola. Graduado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Abbud…

Fundador da ARCHITECTS OFFICE fala sobre a arquitetura e seu valor Greg Bousquet é arquiteto, formado pela École de Paris, com mestrados pela École nationale supérieure d’architecture de Paris-La Villette, e outro pela Sorbonne. Com 21 anos de trajetória marcada por projetos e premiações por todo o globo, foi um…

Arquiteto com um novo pensamento para a cidade Bernardes é um sobrenome que marca a arquitetura brasileira desde a década de 1950 até a atualidade. Neto de Sergio e filho de Claudio, também arquitetos, Thiago faz parte da terceira geração da família que, com histórias, traços e vivências diferentes, divide…

A arquiteta iraniana se tornou conhecida por suas experimentações modernistas, com obras visualmente instigantes   Zaha Mohammad Hadid é, com certeza, uma das mais importantes e expressivas figuras da arquitetura contemporânea mundial. Nascida no Iraque e naturalizada britânica, ela desenvolveu uma identidade única, que buscava alternativas para os projetos e…

Um dos arquitetos mais reconhecidos internacionalmente, pertencente à geração modernista, assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura contemporânea   Paulo Mendes da Rocha, junto com João Batista Vilanova Artigas, encabeçou a chamada Escola Paulista da arquitetura brasileira. Ambos elevaram a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade…

Com projetos que se destacam pelos espaços abertos e linhas retas, o arquiteto se tornou um dos grandes nomes de sua geração   Do objeto para a paisagem, de dentro para fora – esse é o conceito por trás do processo criativo do Studio Arthur Casas, um dos mais conceituados…

Conheça o legado de grandes nomes da arquitetura mundial que passaram o amor pela profissão para seus filhos   Nosso pai tende a ser um dos primeiros exemplos que seguimos na vida. Por isso, é normal que um filho ou filha tenha vontade de seguir os passos paternos em sua…