< Voltar

Isay Weinfeld: a importância para a arquitetura contemporânea

Arquiteto, designer de móveis e cineasta coleciona prêmios

 

Isay Weinfeld é um dos nomes mais importantes da arquitetura contemporânea no Brasil e conhecido pelos seus projetos minimalistas sofisticados com linhas retas. Para o arquiteto, “Luxo na arquitetura não é diferente do luxo na vida. Luxo é ter em sua casa aquilo que te deixa feliz”. Com este lema, Isay busca sempre um alinhamento natural entre suas inspirações e a proposta do cliente, reforçando sempre a importância da afinidade nessa relação.

O arquiteto coleciona prêmios não somente nacionais, mas também internacionais. Inspirando-se em teatros, músicas e cinema, prima por uma arquitetura mais silenciosa com grandes influências de Lina Bo Bardi, de Oscar Niemeyer, do alemão Mies Van Der Rohe, do mexicano Luis Barragán e do português João Carrilho de Graça, além dos japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa.

Weinfeld afirma como a identificação com o cliente é primordial para a realização de um projeto por não se tratar apenas de uma relação comercial e sim, poética. Para ele, além do conhecimento técnico, a arquitetura deve emocionar.

Influências multidisciplinares

Isay é uma referência de multidisciplinaridade e de como a arte, em sua mais extensa diversidade, é capaz de tornar um projeto singular. Formado arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, o arquiteto não deixou de compartilhar a sua paixão profissional com outras áreas.

Cineasta e cenógrafo, Weinfeld realizou catorze curtas-metragens entre os anos de 1974 e 1984 em parceria com Márcio Kogan, também arquiteto, e um longa-metragem, Fogo e Paixão, em 1988, com um enredo que ironiza os problemas arquitetônicos e urbanísticos de São Paulo. O último curta, de 1983, Idos com o Vento, foi premiado no festival de Gramado, no Brasil, e no festival de Huela, na Espanha.

Alguns prêmios de Isay

  • Vencedor do World Architecture Festival em 2009, na categoria “Espaços Comerciais”, pela idealização da loja Havaianas em São Paulo;
  • Troféu de Ouro no Prêmio IDEA de design – EUA, também pelo projeto comercial da loja Havaianas;
  • Menção Honrosa pelo Prêmio Licc (Londres), pela idealização da Livraria da Vila, também de São Paulo;
  • Medalha de Ouro pela IDEA Awards; prêmio pelo projeto da Livraria da Vila;
  • Prêmio Top – categoria espaço comercial, no XXI Mercado Design de São Paulo, terceiro prêmio pelo projeto da Livraria da Vila;
  • International Architecture Awards | The Chicago Athenaeum – EUA, pelo projeto do Hotel Fasano Las Piedras, em 2012.

Serena Jardins: projeto exclusivo

O Serena Jardins é um projeto com a arquitetura autoral de Isay Weinfeld e o paisagismo de Isabel Drupat. Combinando elementos elegantes e sofisticados, o alto padrão construtivo traz a exclusividade em uma torre única com apenas 17 residências.

Em localização privilegiada e segura do bairro, os apartamentos são espaçosos, com 278 m² ou com 379 m² de área privativa, além da cobertura duplex exclusiva de 454 m², com ótimos ambientes iluminados e arejados. O empreendimento foi pensado para proporcionar privacidade, conforto e bem-estar aos moradores, oferecendo liberdade para personalização dos espaços de acordo com o seu estilo de vida, além de uma vista panorâmica deslumbrante da cidade.

O projeto foi estrategicamente pensando para o acesso descomplicado aos lugares mais exclusivos do bairro, facilitando os momentos de lazer e as atividades sociais. Implantado em terreno de 1.180 m², o condomínio oferece áreas comuns com salão de festas, brinquedoteca, playground, academia, sauna, spa, pista de skate, piscina, espaço delivery e área gourmet.

O Serena Jardins é um espelho das maiores marcas do arquiteto, revelando em seus detalhes, ângulos, cores e materialidade a importância de se pensar no viver dos moradores, também reforçada no paisagismo de Isabel Duprat, parceira de longa data de Isay.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui!

ARTIGOS
RELACIONADOS

Com projetos que se destacam pelos espaços abertos e linhas retas, o arquiteto se tornou um dos grandes nomes de sua geração   Do objeto para a paisagem, de dentro para fora – esse é o conceito por trás do processo criativo do Studio Arthur Casas, um dos mais conceituados…

Com mais de 40 anos de carreira, arquiteto brasileiro atua também como cenógrafo, designer de mobiliário e cineasta   Nascido no ano de 1952, o arquiteto Isay Weinfeld é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e ficou reconhecido no Brasil pelos seus grandes projetos de arquitetura. O profissional mantém seu escritório…

Casas projetadas pelo arquiteto continuam extremamente atuais e chamam a atenção pela integração dos ambientes com a natureza   “Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito.” – Oscar Niemeyer O Brasil tem inúmeros arquitetos extremamente…

A arquiteta iraniana se tornou conhecida por suas experimentações modernistas, com obras visualmente instigantes   Zaha Mohammad Hadid é, com certeza, uma das mais importantes e expressivas figuras da arquitetura contemporânea mundial. Nascida no Iraque e naturalizada britânica, ela desenvolveu uma identidade única, que buscava alternativas para os projetos e…

O professor Francisco Spadoni fala sobre o arquiteto que ajudou a estabelecer as bases da arquitetura moderna em nosso país   Reconhecidamente um dos maiores nomes do modernismo brasileiro, Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto e urbanista cuja obra segue surpreendendo, mesmo com o passar do tempo. Ele se…

Arquiteta e paisagista encanta o Brasil com seus projetos Isabel Duprat é uma arquiteta especializada em paisagismo com projetos que se destacam no Brasil há mais de 40 anos. Duprat concebe os jardins como uma forma de contemplar a natureza e entende que por meio destes é possível trazer mais…

O arquiteto, grande admirador do modernismo brasileiro, traz em seus projetos forte relação entre espaços internos e externo, conforto climático e aplicação de elementos tradicionais da arquitetura brasileira. Marcio Kogan traz o amor por prédios e pela arquitetura de família, é filho do engenheiro Aron Kogan, conhecido por projetar e…

Referência do design contemporâneo brasileiro, defendeu sempre a cultura como inspiração de suas obras   Nascido em Brotas, no interior de São Paulo, Fernando Campana, junto com seu irmão Humberto, criou uma das grifes mais reconhecidas internacionalmente no mundo do design, da moda, da cenografia e do luxo: O Estúdio…