< Voltar

Talento em família

Conheça o legado de grandes nomes da arquitetura mundial que passaram o amor pela profissão para seus filhos

 

Nosso pai tende a ser um dos primeiros exemplos que seguimos na vida. Por isso, é normal que um filho ou filha tenha vontade de seguir os passos paternos em sua profissão.

A história da arquitetura mundial é repleta de famílias extremamente talentosas, cuja paixão e criatividade passaram de geração para geração. Por isso, selecionamos algumas duplas de pais e filhos arquitetos, que conceberam e construíram juntos obras icônicas.

 

Paulo e Bernardo Jacobsen

A dupla de arquitetos cariocas atua em conjunto há mais de uma década, tendo como destaque em seus trabalhos a transparência e a leveza. Desde 2010, eles comandam o escritório Jacobsen Arquitetura, com sede em São Paulo.  Com projetos em cidades como Angra dos Reis, Paraty e até mesmo em Melbourne, na Austrália, pai e filho idealizam suas obras em harmonia com o entorno, o que eles chamam de “construções de inserção”. O curioso é que Bernardo, a princípio, não tinha intenção de abraçar a profissão do pai: ele queria ser músico, mas o chamado da arquitetura acabou sendo mais forte.

 

Thiago, Claudio e Sergio Bernardes

A trajetória da família Bernardes na arquitetura já completa três gerações: tudo começou com Sergio Bernardes, considerado um dos maiores arquitetos e urbanistas brasileiros das décadas de 1950 e 60. Claudio Bernardes, filho de Sergio, atuou como arquiteto nos anos 1980, tendo voltado seu foco para projetos de interiores. Já Thiago Bernardes, neto de Sergio, que desde os 3 anos de idade acompanhava o pai nas obras, hoje tem o próprio escritório e se destaca como um dos maiores nomes da arquitetura contemporânea brasileira, atuando entre São Paulo e Rio de Janeiro e também no exterior.

 

Frank e John Lloyd Wright

Autor de diversos projetos nos Estados Unidos, Frank Lloyd Wright é considerado um dos maiores arquitetos do século 20, tendo como uma das características mais marcantes de suas obras a simplicidade. Embora seu filho, John Lloyd Wright, também seja um renomado arquiteto, ele acabou se tornando mais conhecido por inventar o brinquedo de inspiração arquitetônica Lincoln Logs, que permite montar casinhas e edifícios com pequenas toras de madeira.

 

grandes nomes da arquitetura

César e Rafael Pelli

Nascido na Argentina, o arquiteto César Pelli é conhecido por alguns dos mais arrojados edifícios do mundo, incluindo o Petronas Towers, em Kuala Lumpur, e o World Financial Center, em Nova York. Seu filho Rafael, fruto da união com a paisagista Diana Balmori, também seguiu a carreira do pai, sendo responsável pela reconstrução do World Financial Center. Ele é sócio do escritório de César nos Estados Unidos, Pelli Clarke & Partners.

 

pai e filho

M., Chieng Chun e Li Chung Pei

Considerado um dos arquitetos modernistas mais importantes do mundo, I. M. Pei era conhecido por projetos sofisticados, com inspirações cubistas, incluindo a pirâmide do Louvre, em Paris, e a torre do Banco da China, em Hong Kong. Seus filhos, Chieng Chun e Li Chung, continuam a manter as tradições da família na arquitetura, tendo atuado durante mais de 20 anos na empresa do pai, até fundarem seu próprio escritório, em Nova York: Pei Partnership Architects.

 

nomes da arquitetura

Eliel e Eero Saarinen

Além de compartilharem a data de aniversário (20 de agosto) e a paixão pela arquitetura, tanto Eliel quanto seu filho Eero receberam medalhas de ouro do American Institute of Architects, por suas contribuições à arquitetura norte-americana. Nascido na Finlândia, Eliel se destacou por construções em estilo art nouveau, tendo como destaques a Estação Central de Helsinki, o Museu Nacional da Finlândia, a sede do antigo Credit Bank e o Cranbrook Educational Community. Já os projetos de seu filho incluem o St. Louis Gateway Arch, o Aeroporto Internacional JFK e uma icônica linha de mobiliário para a Knoll.

 

grandes nomes da arquitetura

Lewis e Steven Davis

Conhecido por suas torres de apartamentos em estilo brutalista, além de diversos marcos da paisagem urbana em Nova York, o arquiteto Lewis Davis foi cofundador do conceituado escritório Davis Brody Bond, onde manteve seu legado com o filho Steven, que atualmente é sócio da empresa. Entre os principais projetos do amplo portfólio de Steven está o National September 11 Memorial Museum, no local onde se encontrava o World Trade Center.

 

Se você gostou desse artigo sobre o talento em família dos grandes nomes da arquitetura, também gostará desse artigo: https://noticias.esquemaimoveis.com.br/o-valor-da-arquitetura/

ARTIGOS
RELACIONADOS

O jornalista Raul Juste Lores, em entrevista à Esquema Imóveis, fala sobre as contribuições de arquitetos da comunidade judaica na configuração das nossas cidades   Estudar o passado é uma forma de construir o futuro. Na história das nossas cidades, especialmente no caso de uma metrópole como São Paulo, estão…

A arquiteta iraniana se tornou conhecida por suas experimentações modernistas, com obras visualmente instigantes   Zaha Mohammad Hadid é, com certeza, uma das mais importantes e expressivas figuras da arquitetura contemporânea mundial. Nascida no Iraque e naturalizada britânica, ela desenvolveu uma identidade única, que buscava alternativas para os projetos e…

A diretora do escritório Anastassiadis Arquitetos se destaca por seus projetos sofisticados, com apurado senso estético e precisão técnica   Especializada tanto em arquitetura quanto em design de interiores e design de produtos, Patricia Anastassiadis é um dos maiores nomes do cenário arquitetônico contemporâneo. Ela se destaca por criar projetos…

“A arquitetura é uma busca constante por despertar sensações e comodidade” – João Armentano   O paulistano João Armentano afirma já ter nascido arquiteto. “Nunca desejei ser piloto de Fórmula 1, bombeiro, ou seguir qualquer outra profissão”, conta o profissional, que desde cedo mergulhava em livros de arquitetura e os…

Jorge Zalszupin, ícone da arquitetura e do design brasileiro, é também referência para as próximas gerações modernistas   Zalszupin, nascido na Polônia e naturalizado brasileiro, decidiu muito cedo se tornar arquiteto, após se encantar com um livro de letras douradas, de Le Corbusier, um dos mais importantes arquitetos do século…

Mestre da arquitetura de paisagens que alia natureza e sofisticação   Benedito Abbud é um dos mais influentes nomes da arquitetura paisagística brasileira, ao lado de Burle Marx e Rosa Kliass, estendendo-se a demais países como Uruguai, Argentina e Angola. Graduado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Abbud…

Com mais de 40 anos de carreira, arquiteto brasileiro atua também como cenógrafo, designer de mobiliário e cineasta   Nascido no ano de 1952, o arquiteto Isay Weinfeld é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e ficou reconhecido no Brasil pelos seus grandes projetos de arquitetura. O profissional mantém seu escritório…

Casas projetadas pelo arquiteto continuam extremamente atuais e chamam a atenção pela integração dos ambientes com a natureza   “Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito.” – Oscar Niemeyer O Brasil tem inúmeros arquitetos extremamente…