• Arquitetos que Amamos

    Ruy Ohtake: uma lenda da arquitetura brasileira

    Conheça um pouco mais sobre a trajetória desse arquiteto extraordinário, criador de obras como o Instituto Tomie Ohtake e o Hotel Unique   No final do ano passado, o Brasil perdeu um de seus maiores arquitetos: Ruy Ohtake, filho da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake. Mais conhecido por projetar os hotéis Unique e Renaissance, assim como o edifício que abriga o Instituto Tomie Ohtake, o legado do arquiteto inclui cerca de 300 projetos – tanto institucionais quanto comerciais e residenciais. Entre as características mais marcantes de…

  • Arquitetos que Amamos,  Arquitetura e Decoração

    A arquitetura residencial de Oscar Niemeyer

    Casas projetadas pelo arquiteto continuam extremamente atuais e chamam a atenção pela integração dos ambientes com a natureza   “Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito.” – Oscar Niemeyer O Brasil tem inúmeros arquitetos extremamente talentosos, mas talvez nenhum possa se igualar em reconhecimento mundial a Oscar Niemeyer. Nascido no Rio de Janeiro, ele foi um dos principais responsável pelo desenvolvimento da arquitetura moderna no país, tornando-se famoso pelo uso…

  • Arquitetos que Amamos

    Jean Nouvel: criatividade e ousadia

    O arquiteto francês, conhecido por seu estilo único e provocativo, é um dos criadores do projeto Cidade Matarazzo   O sonho dos pais de Jean Nouvel, nascido em Fumel, na França, no ano de 1945, era de que o filho buscasse uma formação nas áreas de educação ou engenharia, mas desde muito jovem ele demonstrou interesse pelas artes. A família acabou chegando a um consenso de que o menino poderia estudar arquitetura, já que seria algo um pouco menos arriscado do que a carreira artística.…

  • Arquitetos que Amamos

    O legado de Paulo Mendes da Rocha

    O professor Francisco Spadoni fala sobre o arquiteto que ajudou a estabelecer as bases da arquitetura moderna em nosso país   Reconhecidamente um dos maiores nomes do modernismo brasileiro, Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto e urbanista cuja obra segue surpreendendo, mesmo com o passar do tempo. Ele se destacou na carreira muito cedo, aos 29 anos, vencendo um concurso para o Ginásio do Clube Atlético Paulistano, projeto que lhe valeu o Grande Prêmio Presidência da República na 6ª Bienal Internacional de São Paulo,…

  • Arquitetos que Amamos

    A influência de arquitetos judeus na paisagem urbana brasileira

    O jornalista Raul Juste Lores, em entrevista à Esquema Imóveis, fala sobre as contribuições de arquitetos da comunidade judaica na configuração das nossas cidades   Estudar o passado é uma forma de construir o futuro. Na história das nossas cidades, especialmente no caso de uma metrópole como São Paulo, estão pessoas que ajudaram a transformar a maneira como observamos e vivenciamos o espaço urbano. Por isso, convidamos Raul Juste Lores, jornalista e autor do livro São Paulo nas Alturas, para contar um pouco sobre a…

  • Arquitetos que Amamos

    Arthur Casas: modernidade e amplitude

    Com projetos que se destacam pelos espaços abertos e linhas retas, o arquiteto se tornou um dos grandes nomes de sua geração   Do objeto para a paisagem, de dentro para fora – esse é o conceito por trás do processo criativo do Studio Arthur Casas, um dos mais conceituados escritórios de São Paulo, principalmente no que se refere à arquitetura residencial. Sempre trabalhando em uma escala de horizontalidade, os projetos do arquiteto paulistano trazem um estilo contemporâneo e cosmopolita, mesmo quando inseridos em um…