• Arquitetos que Amamos

    A ousadia de Santiago Calatrava

    O arquiteto espanhol é conhecido por seus projetos arrojados e complexos, entre eles o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro   Nascido em 1951, na Espanha, Santiago Calatrava não se destacou no cenário mundial apenas por seu talento na arquitetura. Um artista quase completo, ele também atuou como engenheiro estrutural, escultor e pintor. Talvez por isso suas obras desafiem a própria realidade, com formas ousadas, que frequentemente lembram organismos vivos. Com escritórios em Nova York (nos Estados Unidos), Doha (no Qatar) e Zurique (na…

  • Arquitetos que Amamos

    Zaha Hadid: a rainha das curvas

    A arquiteta iraniana se tornou conhecida por suas experimentações modernistas, com obras visualmente instigantes   Zaha Mohammad Hadid é, com certeza, uma das mais importantes e expressivas figuras da arquitetura contemporânea mundial. Nascida no Iraque e naturalizada britânica, ela desenvolveu uma identidade única, que buscava alternativas para os projetos e designs tradicionais, influenciada por movimentos de vanguarda da arte russa. Conhecida como queen of the curve (ou seja, rainha da curva), Hadid tinha como proposta conceitual libertar a geometria arquitetônica, evocando o caos e a…

  • Arquitetos que Amamos

    Ruy Ohtake: uma lenda da arquitetura brasileira

    Conheça um pouco mais sobre a trajetória desse arquiteto extraordinário, criador de obras como o Instituto Tomie Ohtake e o Hotel Unique   No final do ano passado, o Brasil perdeu um de seus maiores arquitetos: Ruy Ohtake, filho da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake. Mais conhecido por projetar os hotéis Unique e Renaissance, assim como o edifício que abriga o Instituto Tomie Ohtake, o legado do arquiteto inclui cerca de 300 projetos – tanto institucionais quanto comerciais e residenciais. Entre as características mais marcantes de…

  • Arquitetos que Amamos,  Arquitetura e Decoração

    A arquitetura residencial de Oscar Niemeyer

    Casas projetadas pelo arquiteto continuam extremamente atuais e chamam a atenção pela integração dos ambientes com a natureza   “Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito.” – Oscar Niemeyer O Brasil tem inúmeros arquitetos extremamente talentosos, mas talvez nenhum possa se igualar em reconhecimento mundial a Oscar Niemeyer. Nascido no Rio de Janeiro, ele foi um dos principais responsável pelo desenvolvimento da arquitetura moderna no país, tornando-se famoso pelo uso…

  • Arquitetos que Amamos

    Jean Nouvel: criatividade e ousadia

    O arquiteto francês, conhecido por seu estilo único e provocativo, é um dos criadores do projeto Cidade Matarazzo   O sonho dos pais de Jean Nouvel, nascido em Fumel, na França, no ano de 1945, era de que o filho buscasse uma formação nas áreas de educação ou engenharia, mas desde muito jovem ele demonstrou interesse pelas artes. A família acabou chegando a um consenso de que o menino poderia estudar arquitetura, já que seria algo um pouco menos arriscado do que a carreira artística.…

  • Arquitetos que Amamos

    O legado de Paulo Mendes da Rocha

    O professor Francisco Spadoni fala sobre o arquiteto que ajudou a estabelecer as bases da arquitetura moderna em nosso país   Reconhecidamente um dos maiores nomes do modernismo brasileiro, Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto e urbanista cuja obra segue surpreendendo, mesmo com o passar do tempo. Ele se destacou na carreira muito cedo, aos 29 anos, vencendo um concurso para o Ginásio do Clube Atlético Paulistano, projeto que lhe valeu o Grande Prêmio Presidência da República na 6ª Bienal Internacional de São Paulo,…