< Voltar

Felipe Hess: modernismo contemporâneo

O jovem arquiteto, que é discípulo de Isay Weinfeld, mistura estilos para criar ambientes acolhedores e sofisticados

 

Nascido em São Paulo, o arquiteto Felipe Hess trabalhou com o aclamado Isay Weinfeld por cerca de 5 anos. Então, criou seu próprio escritório, em parceria com outros jovens talentos, como Pia Quagliato, Lucas Miilher, João Paulo Carrascoza, Patrícia Sturm e Ana Falcão.

Formado em 2008 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Escola da Cidade, a carreira de Hess inclui uma colaboração também com outro escritório internacionalmente reconhecido: Triptyque Architecture.

Desde a abertura de seu próprio estúdio, em 2012, sua equipe já se destacou por uma variedade de trabalhos – com projetos residenciais e comerciais, além de interiores e mobiliário.

Entre as principais características do arquiteto e de seus parceiros estão a busca por uma identidade única para cada projeto e o comprometimento com as demandas de cada cliente. Outra diferenciação é seu estilo, que combina linhas precisas e equilíbrio entre materiais.

 

O arquiteto Felipe Hess

 

 

O escritório de Felipe Hess aposta em um processo colaborativo, que resulta em trabalhos altamente minuciosos. O arquiteto, que se diz obcecado pelos detalhes, também costuma selecionar os mobiliários de seus projetos, misturando peças vintage e contemporâneas de forma orgânica e harmoniosa.

 

 

Casa Thompson Hess

No portfólio do estúdio de Felipe Hess estão projetos comerciais importantes, como o Futuro Refeitório, Fit Iguatemi, Loja Cremme, Escudero & Co (Jardins e Itaim), US3 Hair, Loja Boobam, Basico.com, Consultório LF, Ernesto Borges Advogados, Cleary Gottlieb Steen & Hamilton, Wentz e Ateliê Flávia Madeira.

Já entre os projetos residenciais, destacam-se casas na Fazenda Boa Vista e Fazenda da Grama, Casa Thompson Hess, Casa Sampaio Vidal, Casa Grécia e Casa CSF, além de apartamentos como o Copan Revisitado, Apartamento Cass e Apartamento Vieira Souto.

Felipe Hess e sua equipe buscam, sobretudo, elementos autênticos em seus projetos, para que cada trabalho revele suas características únicas e surpreendentes. O estilo do arquiteto estilo traz inspirações das linhas retas e minimalistas do modernismo, mas com um frescor contemporâneo. Isso imprime em todas as suas casas, apartamentos e prédios comerciais um toque de novidade.

 

 

 

Apartamento Cass

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Arquiteto, designer de móveis e cineasta coleciona prêmios   Isay Weinfeld é um dos nomes mais importantes da arquitetura contemporânea no Brasil e conhecido pelos seus projetos minimalistas sofisticados com linhas retas. Para o arquiteto, “Luxo na arquitetura não é diferente do luxo na vida. Luxo é ter em sua…

“A arquitetura é uma busca constante por despertar sensações e comodidade” – João Armentano   O paulistano João Armentano afirma já ter nascido arquiteto. “Nunca desejei ser piloto de Fórmula 1, bombeiro, ou seguir qualquer outra profissão”, conta o profissional, que desde cedo mergulhava em livros de arquitetura e os…

Conheça um pouco mais sobre a trajetória desse arquiteto extraordinário, criador de obras como o Instituto Tomie Ohtake e o Hotel Unique   No final do ano passado, o Brasil perdeu um de seus maiores arquitetos: Ruy Ohtake, filho da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake. Mais conhecido por projetar os hotéis…

Conheça o trabalho de doze arquitetas reconhecidas mundialmente, entre elas Lina Bo Bardi, Zaha Hadid e Carla Juaçaba   O papel das mulheres na arquitetura foi, por muitos anos, ignorado ou diminuído. Aos poucos, com muita criatividade e talento, profissionais dessa área vêm derrubando barreiras e deixando suas marcas em…

Com mais de 40 anos de carreira, arquiteto brasileiro atua também como cenógrafo, designer de mobiliário e cineasta   Nascido no ano de 1952, o arquiteto Isay Weinfeld é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e ficou reconhecido no Brasil pelos seus grandes projetos de arquitetura. O profissional mantém seu escritório…

O jornalista Raul Juste Lores, em entrevista à Esquema Imóveis, fala sobre as contribuições de arquitetos da comunidade judaica na configuração das nossas cidades   Estudar o passado é uma forma de construir o futuro. Na história das nossas cidades, especialmente no caso de uma metrópole como São Paulo, estão…

Jorge Zalszupin, ícone da arquitetura e do design brasileiro, é também referência para as próximas gerações modernistas   Zalszupin, nascido na Polônia e naturalizado brasileiro, decidiu muito cedo se tornar arquiteto, após se encantar com um livro de letras douradas, de Le Corbusier, um dos mais importantes arquitetos do século…

O arquiteto espanhol é conhecido por seus projetos arrojados e complexos, entre eles o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro   Nascido em 1951, na Espanha, Santiago Calatrava não se destacou no cenário mundial apenas por seu talento na arquitetura. Um artista quase completo, ele também atuou como engenheiro…