< Voltar

Como cuidar do seu jardim vertical

Jardins verticais, que já se tornaram uma tendência em apartamentos e casas, são bonitos e ocupam pouco espaço

 

É difícil encontrar alguém que não goste de plantas. Um bom paisagismo ajuda a tornar os ambientes (sejam eles internos ou externos) muito mais agradáveis, aproximando as pessoas da natureza.

Nas cidades, um dos maiores desafios é o espaço. Mesmo que você tenha uma casa ou apartamento com boa metragem, é possível que o imóvel não comporte o jardim de seus sonhos.

Por isso, principalmente em apartamentos e coberturas, os jardins verticais podem ser uma opção bonita e interessante, ajudando a trazer o verde para perto de você, mas sem ocupar um espaço excessivo.

 

Os jardins verticais são uma opção decorativa charmosa, tanto para espaços amplos quanto compactos

 

E isso não vale apenas para a área externa (garden, terraço, varanda, deck, área de lazer ou piscina). Um jardim vertical, por menor que seja, pode dar mais vida a uma parede na área social ou até mesmo nos dormitórios.

O único requisito, se as plantas utilizadas para compor essa “parede verde” forem naturais, é que o local onde elas estejam receba uma boa iluminação, além de ventilação adequada.

 

Em espaços internos, o único requisito é que o local receba iluminação e ventilação

 

A escolha da vegetação do jardim também é importante, já que as espécies selecionadas precisam ser, ao mesmo tempo, bonitas e resistentes. Folhagens são ótimas para qualquer espaço, já que suportam algumas variações de clima e luminosidade.

 

 

Folhagens são plantas que resistem melhor às variações climáticas

 

Flores já são mais delicadas, precisando de cuidados extras. Outra opção, para jardins muito reduzidos e localizados perto da cozinha ou da área gourmet, são especiarias e temperos.

 

Vantagens e cuidados

Uma das vantagens de um jardim suspenso, com relação aos jardins cultivados no chão, está no fato de ser menos vulnerável a pestes e também a possíveis danos causados por animais de estimação.

O jardim vertical também ajuda a conservar a temperatura, absorvendo calor (assim como ruídos). Além disso, as “paredes verdes” podem ser usadas para aumentar a privacidade de um ambiente, bloqueando determinadas áreas da casa ou do apartamento, mas sem prejudicar sua estética.

A principal vantagem, no entanto, é a atuação das plantas no alívio do estresse. Estudos indicam que o contato com a natureza ajuda a promover sensações de felicidade e de bem-estar.

 

O contato com plantas ajuda a promover sensações de felicidade e bem-estar

 

Quanto aos cuidados com seu jardim vertical, o principal deles é realizar a manutenção constante das plantas: regar, adubar, podar e remover partes danificadas. A melhor solução, para garantir que as plantas recebam sempre a quantidade correta de água e nutrientes, é instalar um sistema hidropônico, com irrigação automática.

O acompanhamento de um jardineiro ou paisagista é importante, quando possível, tanto na criação quanto na manutenção do jardim. Além de garantir a melhor apresentação e distribuição visual das plantas, o acompanhamento de um profissional ajudará a garantir que as espécies se mantenham saudáveis e viçosas.

A limpeza do local onde se encontra o jardim vertical também deve ser considerada, principalmente em espaços internos. Nesse sentido, optar por plantas que não percam facilmente suas folhas é uma boa alternativa. O cultivo hidropônico também é preferível, nesses casos, para não sujar o ambiente com terra.

Os jardins verticais certamente já são uma tendência em projetos arquitetônicos contemporâneos que valorizam a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. Se bem estruturados e bem cuidados, podem também fazer a diferença em espaços subutilizados ou paredes vazias, dentro da sua casa ou apartamento.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Entenda como a neurociência pode influenciar projetos arquitetônicos, explorando nossa atração por texturas, curvas e simetria nos espaços   Projetos que levam em consideração a influência exercida pelos ambientes sobre as emoções e os comportamentos humanos, para impactar de forma profunda a experiência dos usuários em determinados ambientes, já são…

Conheça algumas das casas que elevam o conceito de smart homes a um patamar quase futurístico   Não há limites para o quanto uma casa pode ser “inteligente” além das tecnologias disponíveis para torná-la cada vez mais prática, confortável e eficiente para seus moradores. O conceito de smart home já…

Com projetos clássicos e atemporais, a construtora teve um papel importante na verticalização de São Paulo   Há certos estilos que se tornam verdadeiras marcas registradas. No caso da Construtora Adolpho Lindenberg, a arquitetura de linhas clássicas e o padrão construtivo de alta qualidade fizeram com que a empresa se…

A conscientização em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, impactando até mesmo as incorporadoras. Atualmente, o Brasil está entre os países que mais investem em construções sustentáveis com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no mundo, ocupando a…

Casas projetadas pelo arquiteto continuam extremamente atuais e chamam a atenção pela integração dos ambientes com a natureza   “Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito.” – Oscar Niemeyer O Brasil tem inúmeros arquitetos extremamente…

Seja para fazer um upgrade no seu atual closet ou para projetar um novo espaço, selecionamos algumas ideias para inspirar mudanças   Remodelar a área do closet, para ganhar mais espaço de armazenamento ou simplesmente torná-lo mais bonito, é uma tarefa que requer alguma inspiração – e, se possível, um…

Na arquitetura, a busca por otimização e fruição dos espaços tem levado, cada vez mais, ao aproveitamento dos telhados ou rooftops   A arquitetura está sempre buscando novas formas de utilizar e reinventar os espaços. Principalmente nas grandes cidades, essa busca pelo melhor aproveitamento dos ambientes se reflete em soluções…

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, arquiteta conta quais são as tendências em acabamentos em entrevista para a Esquema Imóveis   Simone Mantovani criou seu próprio escritório de arquitetura e design de interiores em 2001, com o intuito de integrar suas experiências profissionais nos setores comercial, residencial…