< Voltar

Como montar uma academia em casa

Em busca de uma vida mais saudável? Confira nossas dicas para montar sua própria academia e se exercitar em casa

 

Criar uma academia de ginástica dentro de sua própria casa pode ser uma forma de melhorar a saúde de toda a família. Além da conveniência e da praticidade de poder malhar sem precisar se deslocar até outro local, o ambiente da academia pode se tornar uma extensão da área de lazer – afinal, se exercitar não precisa ser um sacrifício, mas uma diversão.

A boa notícia é que não é necessário um espaço muito amplo, ou uma enorme quantidade de equipamentos. O importante é que a academia tenha os itens que você mais utiliza em seus exercícios, ou seja, aqueles que são essenciais para seu treino.

 

 

Vontade de treinar

Um dos aspectos que fazem a diferença, em uma academia dentro de casa, é tornar o espaço o mais atraente e convidativo possível. A ideia é que ele inspire e motive toda a família a praticar atividades físicas.

Confira nossas dicas para criar o ambiente perfeito e começar a se exercitar:

 

  1. Escolha o espaço certo

A área escolhida para montar sua academia deve ser adequada para os equipamentos que você deseja colocar. Por exemplo, aparelhos de musculação ocupam mais espaço do que os de exercícios cardiovasculares, como esteira ou bicicleta ergométrica. Obviamente, ambientes mais amplos são melhores, mas isso não inviabiliza o uso de cômodos compactos para essa finalidade. O importante é que exista uma distância confortável entre os equipamentos. Também é interessante reservar um local para estender um tapete, para alongamento ou yoga. Fica a dica: espelhos e janelas ajudam a dar uma sensação de maior amplitude.

 

 

  1. Equipamentos e acessórios básicos

A seleção dos equipamentos que irão compor a academia é um detalhe que precisa ser considerado cuidadosamente. Mas existem alguns itens que não podem faltar, para quem busca um treino completo. É sempre interessante ter uma corda, pesinhos para os braços e tornozelos, bandas elásticas para exercícios de resistência, bola de pilates, tapete de yoga, anilhas, halteres e supinos. Quanto aos aparelhos, vale investir em esteira, bicicleta ergométrica, elíptico, barra guiada, leg press, puxador, banco com regulagens e cadeira extensora.

 

 

  1. Organização e armazenamento

Para que sua academia não acabe se tornando um depósito em casa, é preciso investir na organização do ambiente, com locais adequados para armazenamentos dos acessórios (como estantes ou nichos), além de sempre tentar manter tudo o mais higienizado e organizado possível.

 

 

  1. Conforto e segurança

Para garantir que a prática de exercícios seja segura e o treino promova sensações agradáveis, vale a pena investir em um ar-condicionado, circulador de ar ou ventilador. O conforto térmico é muito importante, no momento da atividade física, para que o esforço intenso não acabe provocando um desmaio ou mal-estar. Comprar um bom equipamento de som (para treinar com música ou acompanhar aulas on-line) e montar uma iluminação bacana também são pontos interessantes. Vale ressaltar que o acompanhamento de um profissional (personal trainer) pode ser necessário, para práticas mais saudáveis e seguras.

 

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Piscinas que equilibram beleza, sofisticação e funcionalidade são tendência no alto padrão   O design das piscinas com borda infinita faz com que a linha da água pareça não ter fim, transbordando e se estendendo além dos limites da piscina. Trata-se de uma solução moderna e sofisticada, ideal para terrenos…

Um estilo típico do litoral, essa arquitetura se destaca pelos materiais orgânicos e integração com a natureza   O termo “caiçara” tem sua origem no tupi caá-içara, que denominava as estacas colocadas em torno das aldeias indígenas. Ele normalmente é utilizado para se referir aos habitantes tradicionais do litoral Sudeste…

Projetada pela escritório de arquitetura Studio Arc, a casa de veraneio localizada em Cornwall, Reino Unido, foge do convencional. Pequenina e funcional a casa é uma versão “moderna” de uma cabana no meio da floresta. Com revestimento de concreto envelhecido e decorada com peças rústicas, o projeto foi criado para…

As janelas do piso ao teto, que dão amplitude e luminosidade aos ambientes, são uma tendência na arquitetura contemporânea   Janelas grandes sempre estiveram em alta na arquitetura, mas elas têm sido cada vez mais utilizadas para substituir paredes. Principalmente em áreas sociais, as janelas do piso ao teto agregam…

Conheça as influências clássicas que ajudaram a moldar a região dos Jardins, uma das mais tradicionais de São Paulo   A região dos Jardins, principalmente Jardim Europa e Jardim América, teve forte influência europeia em sua concepção. A arquitetura francesa clássica foi um dos estilos que ajudaram a moldar a…

O arquiteto João Armentano e os sócios-diretores da Three, Francesco Rivetti e Carlos Tonanni, falam sobre o mais novo empreendimento da incorporadora   Os hábitos de consumo, principalmente no que diz respeito a imóveis, evoluem com o passar do tempo. Para o consumidor dos dias de hoje, a prioridade é…

Descubra alguns dos mais incríveis museus ao redor do mundo, com projetos arquitetônicos absolutamente inspiradores   O Brasil é um país de arquitetura extremamente diversa e com vários museus incríveis, cujos projetos arquitetônicos receberam reconhecimento dentro e fora do país – apenas para citar alguns exemplos, temos o MASP, de…

Conversamos com o arquiteto Sergio Athié sobre as tendências e as novas funções dos espaços nos escritórios, com o retorno gradual das atividades presenciais   A flexibilização da quarentena e o início da retomada das atividades presenciais por alguns setores trouxeram uma questão que merece cuidado: a adequação dos ambientes…