< Voltar

Como montar uma academia em casa

Em busca de uma vida mais saudável? Confira nossas dicas para montar sua própria academia e se exercitar em casa

 

Criar uma academia de ginástica dentro de sua própria casa pode ser uma forma de melhorar a saúde de toda a família. Além da conveniência e da praticidade de poder malhar sem precisar se deslocar até outro local, o ambiente da academia pode se tornar uma extensão da área de lazer – afinal, se exercitar não precisa ser um sacrifício, mas uma diversão.

A boa notícia é que não é necessário um espaço muito amplo, ou uma enorme quantidade de equipamentos. O importante é que a academia tenha os itens que você mais utiliza em seus exercícios, ou seja, aqueles que são essenciais para seu treino.

 

 

Vontade de treinar

Um dos aspectos que fazem a diferença, em uma academia dentro de casa, é tornar o espaço o mais atraente e convidativo possível. A ideia é que ele inspire e motive toda a família a praticar atividades físicas.

Confira nossas dicas para criar o ambiente perfeito e começar a se exercitar:

 

  1. Escolha o espaço certo

A área escolhida para montar sua academia deve ser adequada para os equipamentos que você deseja colocar. Por exemplo, aparelhos de musculação ocupam mais espaço do que os de exercícios cardiovasculares, como esteira ou bicicleta ergométrica. Obviamente, ambientes mais amplos são melhores, mas isso não inviabiliza o uso de cômodos compactos para essa finalidade. O importante é que exista uma distância confortável entre os equipamentos. Também é interessante reservar um local para estender um tapete, para alongamento ou yoga. Fica a dica: espelhos e janelas ajudam a dar uma sensação de maior amplitude.

 

 

  1. Equipamentos e acessórios básicos

A seleção dos equipamentos que irão compor a academia é um detalhe que precisa ser considerado cuidadosamente. Mas existem alguns itens que não podem faltar, para quem busca um treino completo. É sempre interessante ter uma corda, pesinhos para os braços e tornozelos, bandas elásticas para exercícios de resistência, bola de pilates, tapete de yoga, anilhas, halteres e supinos. Quanto aos aparelhos, vale investir em esteira, bicicleta ergométrica, elíptico, barra guiada, leg press, puxador, banco com regulagens e cadeira extensora.

 

 

  1. Organização e armazenamento

Para que sua academia não acabe se tornando um depósito em casa, é preciso investir na organização do ambiente, com locais adequados para armazenamentos dos acessórios (como estantes ou nichos), além de sempre tentar manter tudo o mais higienizado e organizado possível.

 

 

  1. Conforto e segurança

Para garantir que a prática de exercícios seja segura e o treino promova sensações agradáveis, vale a pena investir em um ar-condicionado, circulador de ar ou ventilador. O conforto térmico é muito importante, no momento da atividade física, para que o esforço intenso não acabe provocando um desmaio ou mal-estar. Comprar um bom equipamento de som (para treinar com música ou acompanhar aulas on-line) e montar uma iluminação bacana também são pontos interessantes. Vale ressaltar que o acompanhamento de um profissional (personal trainer) pode ser necessário, para práticas mais saudáveis e seguras.

 

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

O arquiteto João Armentano e os sócios-diretores da Three, Francesco Rivetti e Carlos Tonanni, falam sobre o mais novo empreendimento da incorporadora   Os hábitos de consumo, principalmente no que diz respeito a imóveis, evoluem com o passar do tempo. Para o consumidor dos dias de hoje, a prioridade é…

Projetos de restauração como o Cidade Matarazzo ajudam a manter viva a nossa história, cultura e arquitetura   Instalado na região da Avenida Paulista, no início do século passado, o complexo do Hospital Umberto I (mais conhecido como Hospital Matarazzo) poderia ser mais um patrimônio histórico de São Paulo destinado…

Técnica revitaliza empreendimentos sem descaracterizá-los Retrofit é uma tendência arquitetônica com uma proposta moderna para empreendimentos históricos. Com o objetivo de recuperar prédios antigos, o conceito surgiu em meados do século XX, com origem na Europa e nos Estados Unidos, quando a legislação local passou a proibir a demolição de…

Cinco tendências que continuarão em alta no segundo semestre Os espaços e ambientes são conduzidos por tendências que surgem a cada ano, sendo que muitas destas são reflexos de mudanças da sociedade como um todo. Especialistas acreditam que muito do que se pode observar desde 2020 é resultado do período…

O arquiteto, grande admirador do modernismo brasileiro, traz em seus projetos forte relação entre espaços internos e externo, conforto climático e aplicação de elementos tradicionais da arquitetura brasileira. Marcio Kogan traz o amor por prédios e pela arquitetura de família, é filho do engenheiro Aron Kogan, conhecido por projetar e…

Conheça algumas ideias de iluminação externa que podem ajudar a valorizar seu jardim ou área de lazer   Não há momento mais tranquilo para curtir a área externa de sua casa do que ao anoitecer. Quando a tarde encontra a noite, um bom projeto de iluminação pode transformar e valorizar…

Com mais de 40 anos de carreira, arquiteto brasileiro atua também como cenógrafo, designer de mobiliário e cineasta   Nascido no ano de 1952, o arquiteto Isay Weinfeld é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e ficou reconhecido no Brasil pelos seus grandes projetos de arquitetura. O profissional mantém seu escritório…

Confira nossas dicas para criar uma decoração natalina com a cara do verão brasileiro, cheia de frescor e criatividade   A decoração de Natal tem diversos elementos que remetem aos países do hemisfério norte, onde é inverno no mês de dezembro. O Papai Noel com roupas aconchegantes, as renas e…