Arquitetura e Decoração

Como montar uma academia em casa

Em busca de uma vida mais saudável? Confira nossas dicas para montar sua própria academia e se exercitar em casa

 

Criar uma academia de ginástica dentro de sua própria casa pode ser uma forma de melhorar a saúde de toda a família. Além da conveniência e da praticidade de poder malhar sem precisar se deslocar até outro local, o ambiente da academia pode se tornar uma extensão da área de lazer – afinal, se exercitar não precisa ser um sacrifício, mas uma diversão.

A boa notícia é que não é necessário um espaço muito amplo, ou uma enorme quantidade de equipamentos. O importante é que a academia tenha os itens que você mais utiliza em seus exercícios, ou seja, aqueles que são essenciais para seu treino.

 

 

Vontade de treinar

Um dos aspectos que fazem a diferença, em uma academia dentro de casa, é tornar o espaço o mais atraente e convidativo possível. A ideia é que ele inspire e motive toda a família a praticar atividades físicas.

Confira nossas dicas para criar o ambiente perfeito e começar a se exercitar:

 

  1. Escolha o espaço certo

A área escolhida para montar sua academia deve ser adequada para os equipamentos que você deseja colocar. Por exemplo, aparelhos de musculação ocupam mais espaço do que os de exercícios cardiovasculares, como esteira ou bicicleta ergométrica. Obviamente, ambientes mais amplos são melhores, mas isso não inviabiliza o uso de cômodos compactos para essa finalidade. O importante é que exista uma distância confortável entre os equipamentos. Também é interessante reservar um local para estender um tapete, para alongamento ou yoga. Fica a dica: espelhos e janelas ajudam a dar uma sensação de maior amplitude.

 

 

  1. Equipamentos e acessórios básicos

A seleção dos equipamentos que irão compor a academia é um detalhe que precisa ser considerado cuidadosamente. Mas existem alguns itens que não podem faltar, para quem busca um treino completo. É sempre interessante ter uma corda, pesinhos para os braços e tornozelos, bandas elásticas para exercícios de resistência, bola de pilates, tapete de yoga, anilhas, halteres e supinos. Quanto aos aparelhos, vale investir em esteira, bicicleta ergométrica, elíptico, barra guiada, leg press, puxador, banco com regulagens e cadeira extensora.

 

 

  1. Organização e armazenamento

Para que sua academia não acabe se tornando um depósito em casa, é preciso investir na organização do ambiente, com locais adequados para armazenamentos dos acessórios (como estantes ou nichos), além de sempre tentar manter tudo o mais higienizado e organizado possível.

 

 

  1. Conforto e segurança

Para garantir que a prática de exercícios seja segura e o treino promova sensações agradáveis, vale a pena investir em um ar-condicionado, circulador de ar ou ventilador. O conforto térmico é muito importante, no momento da atividade física, para que o esforço intenso não acabe provocando um desmaio ou mal-estar. Comprar um bom equipamento de som (para treinar com música ou acompanhar aulas on-line) e montar uma iluminação bacana também são pontos interessantes. Vale ressaltar que o acompanhamento de um profissional (personal trainer) pode ser necessário, para práticas mais saudáveis e seguras.

 

 

 

Spread the love