Arquitetura e Decoração

Inspirações da arquitetura escandinava

Minimalismo, integração, funcionalidade e conforto são algumas das características de projetos arquitetônicos inspirados nessa região europeia

 

São poucos os povos que incorporam em seus projetos arquitetônicos, de forma tão natural, características como minimalismo, modernismo e funcionalidade, quanto os escandinavos. Acostumados, durante séculos, a lidar com os mais diversos conflitos, incluindo guerras e variações climáticas, os nórdicos tendem a explorar, na arquitetura, elementos que evoquem bem-estar e aconchego.

A Escandinávia é uma sub-região do norte da Europa, que abrange a Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia. Ali habitaram, entre os séculos VIII e XI, os vikings – povos de origem germânica conhecidos por suas navegações pela Europa, que impactaram de forma profunda a cultura e a história do continente.

A arquitetura escandinava se caracteriza por casas extremamente simples em sua composição, mas muito confortáveis e acolhedoras. Não se trata apenas de minimalismo, mas de buscar uma integração da edificação com o meio ambiente, por isso é comum o uso de materiais que se mesclam de forma orgânica à natureza do entorno, principalmente a madeira.

 

A madeira é um material muito utilizado na arquitetura de inspiração escandinava

 

Cada aspecto da arquitetura escandinava tem uma razão de ser. Tudo é pensado para gerar conforto, mas mantendo a harmonia estética. Entre os principais elementos que destacam esse tipo de projeto, estão:

  • Fusão da arquitetura com o ambiente externo. Essa característica está relacionada ao enorme respeito que os povos nórdicos têm pela natureza, motivo pelo qual eles nunca quiseram que suas construções “roubassem a cena”, mas sim que dialogassem com as belezas naturais da paisagem.
  • Simplicidade e integração de materiais da natureza. Desde os tempos mais remotos, esses povos buscavam habitar em ambientes que atendessem às necessidades de abrigo, mas que não exigissem grande complexidade em sua realização. Além disso, era essencial que as casas pudessem ser construídas com os recursos disponíveis – no caso, árvores.
  • Aproveitamento da luz natural. Trata-se de uma arquitetura que busca explorar a iluminação externa, em geral por meio de grandes janelas, aproveitando ao máximo a exposição aos raios solares, já que os países nórdicos costumam ter invernos bastante rigorosos.

 

Projetos de inspiração escandinava buscam explorar a iluminação natural

 

Mesmo em um país de clima tropical como o Brasil, é possível incorporar alguns elementos da arquitetura escandinava, reproduzindo detalhes que remetam a esse estilo, principalmente no design de interiores. A ideia é criar um ambiente tranquilo, organizado e o mais clean possível. Seguindo o conceito minimalista, menos é mais.

 

Quanto mais clean for o ambiente, mais tranquilidade ele transmite

 

Para quem se interessou pela arquitetura escandinava, selecionamos algumas dicas que podem ajudar a criar o ambiente perfeito em sua casa ou apartamento:

  • Pense em móveis modernos, de formas simples.
  • Detalhes em madeira, com acabamentos em metal, acrescentam charme e conforto aos ambientes.
  • Aposte em linhas retas e cores neutras, como branco, preto, cinza, marrom e bege.
  • Não exagere na quantidade de mobiliário e objetos.
  • Plantas e flores ajudam a complementar a decoração.

 

Cores neutras e formas simples são aspectos da arquitetura escandinava que podem ser incorporados

 

A ideia é criar ambientes modernos, simples e agradáveis

 

Spread the love