< Voltar

Arquitetos que Amamos | Marcio Kogan

O arquiteto, grande admirador do modernismo brasileiro, traz em seus projetos forte relação entre espaços internos e externo, conforto climático e aplicação de elementos tradicionais da arquitetura brasileira.

Marcio Kogan traz o amor por prédios e pela arquitetura de família, é filho do engenheiro Aron Kogan, conhecido por projetar e construir grandes edifícios em São Paulo nos anos 1950 e 1960.

Nos primeiros anos de carreira, dividiu a arquitetura com a sétima arte. Em parceria feita com o colega de faculdade Isay Weinfeld, produziram um longa-metragem e fizeram juntos 5 exposições.

A partir de 2001 o escritório de Kogan muda de nome e passa a se chamar Studio MK27 e a partir de então ganha maior projeção internacional. Possui projetos no Uruguai, Chile, Peru, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal, Suíça, Índia e Indonésia.

Em 2001, ele foi selecionado para ser membro honorário do American Institute of Architects (AIA) pelo conjunto da obra, em cerimônia realizada em Nova Orleans. Em 2012, o escritório representou o Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza, em exposição no pavilhão nacional curada por Lauro Cavalcanti.

Os trabalhos de Kogan se caracterizam pelo detalhamento arquitetônico, simplicidade formal, forte relação entre espaço interno e externo, grande conforto climático sobretudo por meio de sustentabilidade passiva, uso de volumes puros, aplicação de elementos tradicionais da arquitetura brasileira como os muxarabis e pelo desenho de plantas internas funcionais. Além disso, privilegia o emprego de materiais brutos como madeira, concreto e pedras. Há, quase sempre, uma referência em suas obras ao modernismo brasileiro, no qual Marcio já se declarou grande admirador. Paul Goldberger, crítico do New York Times, citou o Kogan na FLIP de 2013 como uma das principais referências da arquitetura brasileira contemporânea.

Kogan na Esquema Imóveis

A Esquema Imóveis tem o privilégio de ter em seu portfólio alguns imóveis com projeto assinado por Márcio Kogan.

 

Um deles fica no Jardim Paulista e possui living voltado para jardim com raia, 3 suítes, sendo a máster com banheiro Sr. e Sra., ar-condicionado central e aquecimento central.

Saiba mais sobre ele aqui.

Esse loft, localizado no Jardim Paulistano, possui ambientes amplos e voltados para jardim, pé-direito duplo e ampla suíte com closet.

Confira mais aqui.

Já esta cobertura no Itaim Bibi está localizada em prédio premiado internacionalmente como o mais bonito do mundo e conta com espaços amplos.

Veja mais detalhes aqui.

Esta casa na Fazenda Boa Vista, interior de São Paulo, conta com projeto de Márcio Kogan, paisagismo de Maria João D’Orey e fica em frente ao Campo de Golf Arnold Palmer.

Confira mais aqui.

E por último, casa com projeto premiado de Márcio Kogan, em rua tranquila, a poucos passos da Praça Pôr do Sol. Possui living e sala de jantar integrados, espaços amplos e abertos voltados para jardim com piscina e SPA, além de sistema de segurança.

Confira aqui.

ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça o trabalho de doze arquitetas reconhecidas mundialmente, entre elas Lina Bo Bardi, Zaha Hadid e Carla Juaçaba   O papel das mulheres na arquitetura foi, por muitos anos, ignorado ou diminuído. Aos poucos, com muita criatividade e talento, profissionais dessa área vêm derrubando barreiras e deixando suas marcas em…

Arquiteta e paisagista encanta o Brasil com seus projetos Isabel Duprat é uma arquiteta especializada em paisagismo com projetos que se destacam no Brasil há mais de 40 anos. Duprat concebe os jardins como uma forma de contemplar a natureza e entende que por meio destes é possível trazer mais…

Arquiteto com projetos originais e intuitivos   Eduardo Longo é um arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, em São Paulo, pertencente à geração de profissionais que se desmembraram na busca persistente por novos caminhos arquitetônicos com o propósito de superar os obstáculos decorrentes do esvaziamento do movimento…

O professor Francisco Spadoni fala sobre o arquiteto que ajudou a estabelecer as bases da arquitetura moderna em nosso país   Reconhecidamente um dos maiores nomes do modernismo brasileiro, Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto e urbanista cuja obra segue surpreendendo, mesmo com o passar do tempo. Ele se…

Um dos arquitetos mais reconhecidos internacionalmente, pertencente à geração modernista, assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura contemporânea   Paulo Mendes da Rocha, junto com João Batista Vilanova Artigas, encabeçou a chamada Escola Paulista da arquitetura brasileira. Ambos elevaram a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade…

Jorge Zalszupin, ícone da arquitetura e do design brasileiro, é também referência para as próximas gerações modernistas   Zalszupin, nascido na Polônia e naturalizado brasileiro, decidiu muito cedo se tornar arquiteto, após se encantar com um livro de letras douradas, de Le Corbusier, um dos mais importantes arquitetos do século…

Fundador da ARCHITECTS OFFICE fala sobre a arquitetura e seu valor Greg Bousquet é arquiteto, formado pela École de Paris, com mestrados pela École nationale supérieure d’architecture de Paris-La Villette, e outro pela Sorbonne. Com 21 anos de trajetória marcada por projetos e premiações por todo o globo, foi um…

O jornalista Raul Juste Lores, em entrevista à Esquema Imóveis, fala sobre as contribuições de arquitetos da comunidade judaica na configuração das nossas cidades   Estudar o passado é uma forma de construir o futuro. Na história das nossas cidades, especialmente no caso de uma metrópole como São Paulo, estão…