< Voltar

Arquitetos que Amamos | Marcio Kogan

O arquiteto, grande admirador do modernismo brasileiro, traz em seus projetos forte relação entre espaços internos e externo, conforto climático e aplicação de elementos tradicionais da arquitetura brasileira.

Marcio Kogan traz o amor por prédios e pela arquitetura de família, é filho do engenheiro Aron Kogan, conhecido por projetar e construir grandes edifícios em São Paulo nos anos 1950 e 1960.

Nos primeiros anos de carreira, dividiu a arquitetura com a sétima arte. Em parceria feita com o colega de faculdade Isay Weinfeld, produziram um longa-metragem e fizeram juntos 5 exposições.

A partir de 2001 o escritório de Kogan muda de nome e passa a se chamar Studio MK27 e a partir de então ganha maior projeção internacional. Possui projetos no Uruguai, Chile, Peru, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal, Suíça, Índia e Indonésia.

Em 2001, ele foi selecionado para ser membro honorário do American Institute of Architects (AIA) pelo conjunto da obra, em cerimônia realizada em Nova Orleans. Em 2012, o escritório representou o Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza, em exposição no pavilhão nacional curada por Lauro Cavalcanti.

Os trabalhos de Kogan se caracterizam pelo detalhamento arquitetônico, simplicidade formal, forte relação entre espaço interno e externo, grande conforto climático sobretudo por meio de sustentabilidade passiva, uso de volumes puros, aplicação de elementos tradicionais da arquitetura brasileira como os muxarabis e pelo desenho de plantas internas funcionais. Além disso, privilegia o emprego de materiais brutos como madeira, concreto e pedras. Há, quase sempre, uma referência em suas obras ao modernismo brasileiro, no qual Marcio já se declarou grande admirador. Paul Goldberger, crítico do New York Times, citou o Kogan na FLIP de 2013 como uma das principais referências da arquitetura brasileira contemporânea.

Kogan na Esquema Imóveis

A Esquema Imóveis tem o privilégio de ter em seu portfólio alguns imóveis com projeto assinado por Márcio Kogan.

 

Um deles fica no Jardim Paulista e possui living voltado para jardim com raia, 3 suítes, sendo a máster com banheiro Sr. e Sra., ar-condicionado central e aquecimento central.

Saiba mais sobre ele aqui.

Esse loft, localizado no Jardim Paulistano, possui ambientes amplos e voltados para jardim, pé-direito duplo e ampla suíte com closet.

Confira mais aqui.

Já esta cobertura no Itaim Bibi está localizada em prédio premiado internacionalmente como o mais bonito do mundo e conta com espaços amplos.

Veja mais detalhes aqui.

Esta casa na Fazenda Boa Vista, interior de São Paulo, conta com projeto de Márcio Kogan, paisagismo de Maria João D’Orey e fica em frente ao Campo de Golf Arnold Palmer.

Confira mais aqui.

E por último, casa com projeto premiado de Márcio Kogan, em rua tranquila, a poucos passos da Praça Pôr do Sol. Possui living e sala de jantar integrados, espaços amplos e abertos voltados para jardim com piscina e SPA, além de sistema de segurança.

Confira aqui.

ARTIGOS
RELACIONADOS

Arquiteto, designer de móveis e cineasta coleciona prêmios   Isay Weinfeld é um dos nomes mais importantes da arquitetura contemporânea no Brasil e conhecido pelos seus projetos minimalistas sofisticados com linhas retas. Para o arquiteto, “Luxo na arquitetura não é diferente do luxo na vida. Luxo é ter em sua…

Arquiteta e paisagista encanta o Brasil com seus projetos Isabel Duprat é uma arquiteta especializada em paisagismo com projetos que se destacam no Brasil há mais de 40 anos. Duprat concebe os jardins como uma forma de contemplar a natureza e entende que por meio destes é possível trazer mais…

Com projetos que se destacam pelos espaços abertos e linhas retas, o arquiteto se tornou um dos grandes nomes de sua geração   Do objeto para a paisagem, de dentro para fora – esse é o conceito por trás do processo criativo do Studio Arthur Casas, um dos mais conceituados…

O professor Francisco Spadoni fala sobre o arquiteto que ajudou a estabelecer as bases da arquitetura moderna em nosso país   Reconhecidamente um dos maiores nomes do modernismo brasileiro, Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto e urbanista cuja obra segue surpreendendo, mesmo com o passar do tempo. Ele se…

A arquiteta iraniana se tornou conhecida por suas experimentações modernistas, com obras visualmente instigantes   Zaha Mohammad Hadid é, com certeza, uma das mais importantes e expressivas figuras da arquitetura contemporânea mundial. Nascida no Iraque e naturalizada britânica, ela desenvolveu uma identidade única, que buscava alternativas para os projetos e…

O jovem arquiteto, que é discípulo de Isay Weinfeld, mistura estilos para criar ambientes acolhedores e sofisticados   Nascido em São Paulo, o arquiteto Felipe Hess trabalhou com o aclamado Isay Weinfeld por cerca de 5 anos. Então, criou seu próprio escritório, em parceria com outros jovens talentos, como Pia…

Arquiteto com um novo pensamento para a cidade Bernardes é um sobrenome que marca a arquitetura brasileira desde a década de 1950 até a atualidade. Neto de Sergio e filho de Claudio, também arquitetos, Thiago faz parte da terceira geração da família que, com histórias, traços e vivências diferentes, divide…

Conheça um pouco mais sobre a trajetória desse arquiteto extraordinário, criador de obras como o Instituto Tomie Ohtake e o Hotel Unique   No final do ano passado, o Brasil perdeu um de seus maiores arquitetos: Ruy Ohtake, filho da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake. Mais conhecido por projetar os hotéis…