< Voltar

Thiago Bernardes: nome e sobrenome de destaque na arquitetura

Arquiteto com um novo pensamento para a cidade

Bernardes é um sobrenome que marca a arquitetura brasileira desde a década de 1950 até a atualidade. Neto de Sergio e filho de Claudio, também arquitetos, Thiago faz parte da terceira geração da família que, com histórias, traços e vivências diferentes, divide uma mesma arte: a arquitetura como forma de definir o estilo de morar no Brasil.

Cada um dos três membros dos Bernardes vivenciou uma época específica com uma arquitetura diferente. Para Thiago, seu avô e seu pai, cada qual com suas experiências e particularidades, concederam-lhe uma ligação forte com as relações humanas e com a natureza. No entanto, ainda que com essa mesma veia arquitetônica permeando a família, Thiago correu atrás de uma arquitetura que fosse dele, imprimindo seu próprio estilo e definindo o seu lugar no mercado.

O arquiteto é um dos maiores nomes – e sobrenomes – associados ao que se concebe como arquitetura de sucesso. Com características únicas que buscam integrar seus projetos com as respectivas paisagens e elementos naturais presentes nos espaços, Thiago assina obras que vão além da arquitetura. Como ele mesmo diz, referindo-se à Casa Delta, no Guarujá, e à Capela Joá, no Rio de Janeiro, “Vai além da arquitetura, está inserido num contexto de um novo pensamento para a cidade”.

A arquitetura de Thiago Bernardes

Com a concepção de que a história da arquitetura está completamente atrelada às descobertas, pesquisas e às mudanças profissionais e empresariais, o escritório Bernardes Arquitetura busca não se fechar em um único tipo de arquitetura. Quanto a isso, Thiago ressalta como tem estudado sobre aspectos diversos, como fachada, estrutura metálica, madeira, terra e arquitetura com barro.

Para ele, outro importante elo entre os Bernardes está na forma de se enxergar a arquitetura: distante do olhar escultórico. Diferentemente de Oscar Niemeyer, por exemplo, que é muito escultural para depois entender o interno, os projetos das três gerações têm em comum o caminho inverso. Um dos milhares dos efeitos da Pandemia reforça esta particularidade: a busca pelo conforto.

3 projetos renomados

Thiago acumula milhares de projetos arquitetônicos. Conheceremos, a seguir, três obras marcantes do arquiteto carioca.

Casa Delta

O projeto tem como destaque a cobertura da residência, firmada em estrutura metálica fina e inspirada no formato de uma asa-delta que sustenta as esquadrias de vidro e concede ao terraço a qualidade de mirante com vista para o mar. Em área com acentuado declive, a casa foi pensada para aproveitar seu entorno e com espaços que se adaptam ao terreno.

De acordo com o arquiteto, “A intervenção realizada partiu da observação da topografia e da floresta, de modo que a casa ficasse integrada à paisagem natural. Os níveis se harmonizam com um percurso interno que tem como ponto de partida a praça de acesso e como destino o terraço”.

Com um conceito forte de integração, Bernardes busca garantir a neutralidade dos espaços a partir da fluidificação dos limites entre o interno e o externo. Esses aspectos se mostram, por exemplo, no paisagismo que adentra o hall de entrada no andar térreo, bem como nos vidros no terraço que permitem a integração com o lado de fora. Para o arquiteto, o projeto utiliza-se de estratégias que protegem a área ao mesmo tempo que possibilitam uma vivência integrada à natureza.

Capela Joá

A concepção do projeto foi norteada por uma busca conceitual pela simplicidade. Com uma construção sistematizada em duas vigas metálicas que sustentam o deque elevado, a implantação da Capela foi definida em função do terreno com topografia irregular.

Com o objetivo de garantir um local reservado e sem fluxo de pessoas, o arquiteto buscou em três elementos da natureza, a floresta, o céu e o mar, promover uma experiência sensorial mais silenciosa e reflexiva.

Casa Alemanha

Fundado em 2011, o escritório Bernardes Arquitetura hoje é formado por quatro sócios e equipes instaladas no Rio de Janeiro e na cidade de São Paulo. Dentre os concursos e prêmios recebidos pelo arquiteto, nota-se boa parte deles concedida a seus projetos de casas elegantes com materiais naturais e com um apuro formal.

A Casa Alemanha é mais um de seus projetos de destaque, este concebido em torno de um jardim central e com um projeto arquitetônico singular. Localizado em uma das melhores regiões de São Paulo, próximo a museus e instituições culturais, bem como a renomados restaurantes e importantes centros comerciais, o imóvel possui mais de 1.500 m² de área de construção, espaços amplos e integrados, área externa com piscina e paisagismo assinado por Flavia Tiraboschi.

Com materiais de extrema qualidade, o projeto foi pensado além da estética, cuidando minuciosamente do conforto, da segurança e da privacidade, reforçando ainda mais a sua preocupação com a vivência completa do morador.

Quer saber mais sobre o arquiteto e seus projetos? Conheça a Casa Alemanha!

ARTIGOS
RELACIONADOS

O arquiteto, grande admirador do modernismo brasileiro, traz em seus projetos forte relação entre espaços internos e externo, conforto climático e aplicação de elementos tradicionais da arquitetura brasileira. Marcio Kogan traz o amor por prédios e pela arquitetura de família, é filho do engenheiro Aron Kogan, conhecido por projetar e…

Um dos arquitetos mais reconhecidos internacionalmente, pertencente à geração modernista, assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura contemporânea   Paulo Mendes da Rocha, junto com João Batista Vilanova Artigas, encabeçou a chamada Escola Paulista da arquitetura brasileira. Ambos elevaram a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade…

Com mais de 40 anos de carreira, arquiteto brasileiro atua também como cenógrafo, designer de mobiliário e cineasta   Nascido no ano de 1952, o arquiteto Isay Weinfeld é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e ficou reconhecido no Brasil pelos seus grandes projetos de arquitetura. O profissional mantém seu escritório…

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, arquiteta conta quais são as tendências em acabamentos em entrevista para a Esquema Imóveis   Simone Mantovani criou seu próprio escritório de arquitetura e design de interiores em 2001, com o intuito de integrar suas experiências profissionais nos setores comercial, residencial…

Conheça o legado de grandes nomes da arquitetura mundial que passaram o amor pela profissão para seus filhos   Nosso pai tende a ser um dos primeiros exemplos que seguimos na vida. Por isso, é normal que um filho ou filha tenha vontade de seguir os passos paternos em sua…

O professor Francisco Spadoni fala sobre o arquiteto que ajudou a estabelecer as bases da arquitetura moderna em nosso país   Reconhecidamente um dos maiores nomes do modernismo brasileiro, Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto e urbanista cuja obra segue surpreendendo, mesmo com o passar do tempo. Ele se…

Casas projetadas pelo arquiteto continuam extremamente atuais e chamam a atenção pela integração dos ambientes com a natureza   “Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito.” – Oscar Niemeyer O Brasil tem inúmeros arquitetos extremamente…

Mestre da arquitetura de paisagens que alia natureza e sofisticação   Benedito Abbud é um dos mais influentes nomes da arquitetura paisagística brasileira, ao lado de Burle Marx e Rosa Kliass, estendendo-se a demais países como Uruguai, Argentina e Angola. Graduado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Abbud…