< Voltar

Greg Bousquet: arquiteto com prêmios ao redor do mundo

Fundador da ARCHITECTS OFFICE fala sobre a arquitetura e seu valor

Greg Bousquet é arquiteto, formado pela École de Paris, com mestrados pela École nationale supérieure d’architecture de Paris-La Villette, e outro pela Sorbonne. Com 21 anos de trajetória marcada por projetos e premiações por todo o globo, foi um dos fundadores da Triptyque Architecture, escritório de arquitetura e urbanismo franco-brasileiro conhecido por suas abordagens naturalista e racionalista.

Em 2021, Greg fundou a ARCHITECTS OFFICE, agência de arquitetura, urbanismo e design de interiores com sede no Brasil (AO-SP) e em Portugal, dado a parceria com João Vieira (AO-LX). Com projetos em 13 estados brasileiros, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, A AO possui ainda criações no Peru, Chile e Portugal. Seus projetos se destacam em assuntos que permeiam o ponto de equilíbrio entre o global e o local, o técnico e o artístico, e a cidade e a natureza.

Segundo Greg, o desenvolvimento urbano e a atuação imobiliária podem ser melhor favorecidos a partir de diálogos francos entre arquitetos e desenvolvedores. Para ele, a maior parte da cidade hoje é construída pela iniciativa privada e cabe aos arquitetos fazerem parte dessa transformação da melhor forma possível.

Além disso, destaca a importância do valor agregado pela arquitetura a um empreendimento e como seu papel vem sendo cada vez mais determinante. Diante deste cenário, ciente de que o projeto pode realmente mudar um negócio, defende que os profissionais do segmento devem assumir seus papéis de articuladores e empreendedores, sem deixar de olhar para ambos os campos.

Sem se afastar do caráter artístico e “sonhador” inerente à arquitetura, ressalta como a racionalidade deve também compor seus processos, uma vez que, dentro das Belas Artes, configura-se como a única com funcionalidade prática e utilidade. Ou seja, a arquitetura precisa ser funcional, sendo resultado de uma soma da arte e da técnica.

Arquitetura Casa Pedra: AO + Triptyque

Afastando-se da categorização da relevância de papéis, chama a atenção para o mercado, para o contexto econômico e para as tendências de comportamento globais como pontos-chaves para uma execução de sucesso, sem, todavia, ignorar ou secundarizar a importância do conforto e da estética da obra.

Nesse sentido, é possível pensar em arquiteturas criativas ancoradas na realidade como soluções para projetos mais sustentáveis. Isso porque, para além da criação de formas inesperadas, é fundamental que se tenha o domínio de como tomar as melhores decisões diante de contextos e de recursos já existentes.

Para o arquiteto, outro divisor de águas com impactos certamente nada efêmeros foi a pandemia. Após longo período de confinamento, as pessoas estão mais sensíveis e atentas a diferentes aspectos em seus ambientes domésticos e entornos.

Quanto a isso, o home office, por exemplo, é um espaço que não se configura como passageiro, mostrando-se, cada vez mais, como um ponto de atenção na hora da procura por um imóvel ou na elaboração de um projeto. Da mesma forma, a presença de áreas verdes é quase que exigência nos diferentes formatos de residências, reforçando como a natureza e a humanidade são codependentes.

Na ARCHITECTS OFFICE, a sustentabilidade, a atemporalidade e a singularidade dos projetos são temas que transpassam todas as suas idealizações. A agência defende que o planejamento baseado na busca pela eficiência, na utilização de materiais ecológicos e na conexão entre as pessoas e os espaços públicos são excelentes alternativas para a criação de um futuro mais sustentável.

Ciente dos pontos diversos que a compõem, a arquitetura jamais se ausentará de seu status como obra de arte.

Arquitetura: Triptyque

Prêmios de Greg Bousquet

IF Design Awards 2020 | Projeto AGE360
Menção honrosa no Architecture Masterprize 2020 | Projeto AGE360
Rethinking The Future na categoria “Housing (over 5 floors)” 2022 | Projeto AGE360

Rethinking The Future na categoria “Urban Design” | Projeto Paraíso das Araucárias

Prêmios de Greg Bousquet
Saint-Gobain Innovation & Sustainable Masterprize
Comercial & all categories | 2018

Finalist Grand Prix AFEX
France | 2010, 2012, 2016

Saint-Gobain Innovation & Sustainable Masterprize
Professional & all categories | 2015

“Largest international architectural firms outside the Star System”
By AIAC Press/ Tinternational Venice, Italy | 2014

SIMI Master Prize
France| 2012

Winner of EDF Innovation Award
EDF Low Carbon competition France | 2010

Laureate Zumtobel “Built Environment”
Austria | 2010

São Paulo Architecture Biennale, Master Prize
Brazil, São Paulo | 2009

“20 architects making the future”
Icon magazine UK | 2009

NAJA
Ministry of Culture, France | 2008

Finalist ArchDaily Building of the Year Awards
POP XYZ, Brazil, São Paulo | 2018

Finalist Tomie Ohtake Awards
Brazil, São Paulo | 2016

Finalist of the FRAC Centre competition
France, Orléans | 2011

“Murillo Marx” Award
Historic Heritage Department of São Paulo,
Red Bull Station, São Paulo | 2014

Invitation to the Award Architecture Pamphlet
Princeton University USA, New York | 2012

Laureate New Practices
American Institute of Architecture USA
New York | 2011

Selecting “The best in urban design global”
New York Magazine USA, New York | 2011

Mention of Honor Silver Pigeon Award
Various projects and conceptual model UK
London | 2010

Installation in the Architecture Biennale City-Mobilization
China, Shenzhen | 2010

Mention the best young architects
Brazilian Institute of Architecture, Harmonia
São Paulo | 2009

Mention at the 5th and 6th Biennale of Architecture
Brazil, São Paulo | 2007

Quer saber mais sobre os belos projetos do arquiteto? Conheça a casa de campo no condomínio Haras Larissa.

ARTIGOS
RELACIONADOS

Jorge Zalszupin, ícone da arquitetura e do design brasileiro, é também referência para as próximas gerações modernistas   Zalszupin, nascido na Polônia e naturalizado brasileiro, decidiu muito cedo se tornar arquiteto, após se encantar com um livro de letras douradas, de Le Corbusier, um dos mais importantes arquitetos do século…

A arquiteta iraniana se tornou conhecida por suas experimentações modernistas, com obras visualmente instigantes   Zaha Mohammad Hadid é, com certeza, uma das mais importantes e expressivas figuras da arquitetura contemporânea mundial. Nascida no Iraque e naturalizada britânica, ela desenvolveu uma identidade única, que buscava alternativas para os projetos e…

O arquiteto francês, conhecido por seu estilo único e provocativo, é um dos criadores do projeto Cidade Matarazzo   O sonho dos pais de Jean Nouvel, nascido em Fumel, na França, no ano de 1945, era de que o filho buscasse uma formação nas áreas de educação ou engenharia, mas…

O arquiteto espanhol é conhecido por seus projetos arrojados e complexos, entre eles o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro   Nascido em 1951, na Espanha, Santiago Calatrava não se destacou no cenário mundial apenas por seu talento na arquitetura. Um artista quase completo, ele também atuou como engenheiro…

Arquiteta e paisagista encanta o Brasil com seus projetos Isabel Duprat é uma arquiteta especializada em paisagismo com projetos que se destacam no Brasil há mais de 40 anos. Duprat concebe os jardins como uma forma de contemplar a natureza e entende que por meio destes é possível trazer mais…

“A arquitetura é uma busca constante por despertar sensações e comodidade” – João Armentano   O paulistano João Armentano afirma já ter nascido arquiteto. “Nunca desejei ser piloto de Fórmula 1, bombeiro, ou seguir qualquer outra profissão”, conta o profissional, que desde cedo mergulhava em livros de arquitetura e os…

Conheça o trabalho de doze arquitetas reconhecidas mundialmente, entre elas Lina Bo Bardi, Zaha Hadid e Carla Juaçaba   O papel das mulheres na arquitetura foi, por muitos anos, ignorado ou diminuído. Aos poucos, com muita criatividade e talento, profissionais dessa área vêm derrubando barreiras e deixando suas marcas em…

Arquiteto, designer de móveis e cineasta coleciona prêmios   Isay Weinfeld é um dos nomes mais importantes da arquitetura contemporânea no Brasil e conhecido pelos seus projetos minimalistas sofisticados com linhas retas. Para o arquiteto, “Luxo na arquitetura não é diferente do luxo na vida. Luxo é ter em sua…