< Voltar

Eduardo Longo: trajetória singular na história da arquitetura

Arquiteto com projetos originais e intuitivos

 

Eduardo Longo é um arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, em São Paulo, pertencente à geração de profissionais que se desmembraram na busca persistente por novos caminhos arquitetônicos com o propósito de superar os obstáculos decorrentes do esvaziamento do movimento moderno.

Ainda estudante, entre os anos 1961 e 1966, sua linha de trabalho já começou a ganhar uma forte identidade que permeou toda a sua carreira. A liberdade de expressão plástica é um dos marcos mais importantes em seus projetos, aspecto que se destaca principalmente pelos contextos em diferentes frentes, como a geração hippie, a revolução cubana e maio de 68 francês.

Primeiro projeto de destaque

Em 1964, Longo teve seu primeiro projeto significativo de uma casa localizada na praia de Pernambuco, no Guarujá. A Casa do Mar Casado, que imediatamente chamou a atenção do crítico Pietro Maria Bardi, foi desenvolvida quando Eduardo ainda cursava o terceiro ano de arquitetura e decidiu levar o projeto para a faculdade, onde contou com a assessoria de seu professor arquiteto de origem tcheca, Franz Heep, que contribuiu com diferentes projetos expressivos na cidade, como o Edifício Itália.

Para Bardi, o projeto não passou despercebido: “o desprendimento e brilho arquitetural, o traço entre escultura e arquitetura, ajardinamento e paisagem, tudo contribui para a felicidade da ideia e a audácia do empreendimento. A casa é uma das realidades certas da arquitetura brasileira moça”.

Em concordância com Pietro, o historiador Yves Bruand afirma que a plasticidade do concreto, único material capaz de se prestar a formas tão flexíveis e complexas quanto as imaginadas pelo arquiteto, foi explorada sob todos os ângulos com um virtuosismo comparável ao de Niemeyer.

Com uma autenticidade e intuição eminentes, Carlos Lemos ressalta como “a obra de Eduardo Longo aparece totalmente desvinculada da produção arquitetônica brasileira e até mesmo de grupos que pudessem caracterizar uma arquitetura paulista. Liberto de qualquer imposição teórica – talvez, antes de tudo um intuitivo -, soube, com maestria, criar espaços inesperados usando somente planos de cobertura que se interceptam em arestas inclinadas, decorrentes da frequente falta de paralelismo entre os paramentos verticais, estando posta de lado qualquer hipótese de regularidade e simetria”.

Características do projeto

Ainda em seu projeto Casa do Mar Casado, Longo valida mais uma vez a sua autenticidade a partir da valorização das questões relativas ao uso de forma independente. Diferentemente do que muitas vezes se espera em uma casa de praia, o arquiteto optou por um partido mais intimista com coberturas estudadas para controlar a luz, afastando-se da tendência de ambientes mais transparentes. Para ele, depois da exposição ao sol, as pessoas desejam refúgio e repouso à sombra.

No projeto, destacam-se características diversas como a originalidade de concepção dos espaços internos, a ausência do ângulo reto, paredes não paralelas e a cobertura inclinada e facetada em concreto armado.

Singularidade e originalidade

Com uma trajetória singular e repleta de particularidades, pode-se dizer que Longo é contemporâneo, parte de uma geração de arquitetos que, em busca de novos caminhos de expressão fundamentados no rompimento com os paradigmas do movimento moderno, desenvolveu um conjunto de obras ricas em experiências conceituais, comportamentais e técnico-construtivas. São mais de cem projetos construídos, não construídos e teóricos.

Conheça aqui mais um projeto de Eduardo Longo!

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Arquiteto com um novo pensamento para a cidade Bernardes é um sobrenome que marca a arquitetura brasileira desde a década de 1950 até a atualidade. Neto de Sergio e filho de Claudio, também arquitetos, Thiago faz parte da terceira geração da família que, com histórias, traços e vivências diferentes, divide…

Jorge Zalszupin, ícone da arquitetura e do design brasileiro, é também referência para as próximas gerações modernistas   Zalszupin, nascido na Polônia e naturalizado brasileiro, decidiu muito cedo se tornar arquiteto, após se encantar com um livro de letras douradas, de Le Corbusier, um dos mais importantes arquitetos do século…

Referência do design contemporâneo brasileiro, defendeu sempre a cultura como inspiração de suas obras   Nascido em Brotas, no interior de São Paulo, Fernando Campana, junto com seu irmão Humberto, criou uma das grifes mais reconhecidas internacionalmente no mundo do design, da moda, da cenografia e do luxo: O Estúdio…

O jovem arquiteto, que é discípulo de Isay Weinfeld, mistura estilos para criar ambientes acolhedores e sofisticados   Nascido em São Paulo, o arquiteto Felipe Hess trabalhou com o aclamado Isay Weinfeld por cerca de 5 anos. Então, criou seu próprio escritório, em parceria com outros jovens talentos, como Pia…

Mestre da arquitetura de paisagens que alia natureza e sofisticação   Benedito Abbud é um dos mais influentes nomes da arquitetura paisagística brasileira, ao lado de Burle Marx e Rosa Kliass, estendendo-se a demais países como Uruguai, Argentina e Angola. Graduado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Abbud…

Casas projetadas pelo arquiteto continuam extremamente atuais e chamam a atenção pela integração dos ambientes com a natureza   “Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito.” – Oscar Niemeyer O Brasil tem inúmeros arquitetos extremamente…

“A arquitetura é uma busca constante por despertar sensações e comodidade” – João Armentano   O paulistano João Armentano afirma já ter nascido arquiteto. “Nunca desejei ser piloto de Fórmula 1, bombeiro, ou seguir qualquer outra profissão”, conta o profissional, que desde cedo mergulhava em livros de arquitetura e os…

Um dos arquitetos mais reconhecidos internacionalmente, pertencente à geração modernista, assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura contemporânea   Paulo Mendes da Rocha, junto com João Batista Vilanova Artigas, encabeçou a chamada Escola Paulista da arquitetura brasileira. Ambos elevaram a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade…