< Voltar

Jardim Lusitânia: bairro nobre e patrimônio de São Paulo

Região tombada reconhecida pela qualidade de vida

 

O Jardim Lusitânia está localizado na zona centro sul de São Paulo, no distrito de Moema, e é considerado um dos bairros mais nobres da cidade, dado que se valida em diferentes pesquisas, como a realizada pelo jornal Folha de S.Paulo – em que se confirma a maior concentração de quantidade de carros por família da cidade. Este fato, por sua vez, demonstra o alto poder aquisitivo da população local.

O surgimento do bairro se deu a partir de um loteamento realizado pelo Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (Inesp), na década de 1950, seguindo o mesmo padrão de outros bairros nobres da capital, como Alto de Pinheiros e Jardim América.

Casa com projeto contemporâneo próxima ao Parque Ibirapuera

Devido ao seu valor urbanístico e ambiental, a região foi tombada em 2002 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP), com início na confluência da Avenida Ibirapuera com o Largo Mestre de Aviz e seguindo pela Avenida Ibirapuera, Rua Prestes João, Rua do Gama, Avenida República do Líbano, Rua Comandante Ismael Guilherme, Avenida Sagres, Largo Mestre de Avis, até o ponto inicial.

Meio-ambiente, lazer e bem-estar

Conhecido por abraçar toda a extensão sul do Parque Ibirapuera e guardar residências de alto padrão em terrenos amplos, o bairro é também caracterizado pela tranquilidade de ruas arborizadas, praças bem cuidadas e ótima segurança. Aqui, o privilégio de contar com mais de 153 hectares de verde e estrutura promissora de lazer e bem-estar nas proximidades vai além do investimento imobiliário; é, também, um investimento de qualidade de vida.

Nos últimos três anos, com todo o contexto de pandemia, houve um aumento significativo em relação à preocupação das pessoas com a saúde. A SOJAL (Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Lusitânia), fundada em 1997, é uma entidade sem fins lucrativos apartidária que tem como objetivo atuar como porta-voz dos interesses dos moradores e amigos do bairro na luta em favor do meio-ambiente, do verde e da manutenção do tombamento da região, bem como de sua preservação como área estritamente residencial.

Casa em condomínio em frente ao Parque Ibirapuera

Essa preocupação com a conservação da identidade do bairro vem de um zelo não somente histórico, cultural e ambiental, mas do reconhecimento da região como grande potencial majoritariamente residencial com excelentes opções de lazer e entretenimento. Nos dias de hoje, o novo conceito de moradia está completamente atrelado à saúde física, mental e à qualidade de vida. Em uma cidade como São Paulo, morar em uma região tranquila, segura e repleta de verde é um privilégio de poucos.

Maior atrativo do bairro

O Parque Ibirapuera, considerado o parque mais icônico da capital paulista, é um dos pontos mais atrativos da cidade com sua extensa área verde repleta de lazer, com pistas de corrida e quadras esportivas, além de lagos, árvores e gramados que fazem do espaço um refúgio e um respiro da rotina urbana.

Com conceito e anteprojeto de Roberto Burle Marx e paisagismo de Otávio Augusto Teixeira Mendes, a “praia paulistana” é, desde sua inauguração em 1954, o recanto preferido e um dos mais visitados da América Latina. Além de sua beleza natural, o parque abriga instituições culturais como o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), o Museu Afro brasil, o Pavilhão Japonês e Pavilhão da Bienal, entre outros.

Morar no Jardim Lusitânia é ressignificar o conceito de moradia, somando a este a qualidade de vida e o bem-estar.

Conheça mais um de nossos imóveis incríveis em um dos bairros mais nobres de São Paulo.

ARTIGOS
RELACIONADOS

Viver perto do Parque Ibirapuera, a walking distance de comércio e serviços, é o principal atrativo desse bairro pequeno, que oferece qualidade de vida e tranquilidade   A Vila Nova Conceição é um dos bairros mais cobiçados em São Paulo, quando se trata de alto padrão. É uma região de…

Conheça algumas das áreas verdes que tornam a região dos Jardins tão especial   Em uma metrópole como São Paulo, morar próximo a uma área verde é um grande privilégio. Na região dos Jardins, além de ruas arborizadas, há alguns parques e praças encantadores, que proporcionam momentos de lazer e…

Região segura e tranquila oferece qualidade de vida   Alto de Pinheiros é um dos bairros mais cobiçados da cidade de São Paulo e surgiu como um loteamento da Cia. City, iniciado há quase um século, em 1925. Após a expulsão dos Jesuítas em 1770, com a Lei do Marquês…

Empresa responsável por elegantes bairros da cidade   Fundada em Londres pelo francês Joseph Bouvard e investidores franceses, ingleses e brasileiros no ano de 1911, a Companhia City (ou Cia. City) chegou na cidade de São Paulo no ano seguinte, em 1912, com o nome “City of São Paulo Improvements…

A Esquema Imóveis celebra o Dia Internacional da Mulher com um passeio pelos bairros paulistanos que homenageiam mulheres   São Paulo é uma cidade construída por uma mistura extremamente variada de pessoas – muitas delas mulheres. Por isso, no Dia Internacional da Mulher, a Esquema Imóveis selecionou alguns dos bairros…

Verdadeiro marco de São Paulo, a principal avenida da cidade é um local de encontros, negócios, lazer e entretenimento   Um dos grandes pontos turísticos da capital, a Avenida Paulista é também referência no que diz respeito a comércio, serviços e atividade culturais. Além de inúmeras opções de lazer e…

Região é referência em qualidade de vida, segurança e bem-estar   Localizada na Zona Sul de São Paulo e pertencente ao distrito de Moema, a Vila Nova Conceição é um dos bairros mais valorizados da cidade e derivado de propriedades rurais, contexto parecido com outros muitos bairros paulistanos. No século…

Ao lado do Parque Ibirapuera, o bairro se destaca por sua qualidade de vida e segurança   O Jardim Luzitânia (ou Lusitânia) está localizado na extensão sul do Parque Ibirapuera. A principal via do bairro é a Avenida IV Centenário, onde se encontram muitos dos portões de acesso ao parque….