< Voltar

Jean Nouvel: criatividade e ousadia

O arquiteto francês, conhecido por seu estilo único e provocativo, é um dos criadores do projeto Cidade Matarazzo

 

O sonho dos pais de Jean Nouvel, nascido em Fumel, na França, no ano de 1945, era de que o filho buscasse uma formação nas áreas de educação ou engenharia, mas desde muito jovem ele demonstrou interesse pelas artes. A família acabou chegando a um consenso de que o menino poderia estudar arquitetura, já que seria algo um pouco menos arriscado do que a carreira artística. Felizmente, esse acordo permitiu que o mundo conhecesse o gênio de um ousado e provocativo arquiteto.

Na juventude, Nouvel tinha planos de ingressar na École des Beaux-Arts, em Bordeaux, mas acabou sendo o primeiro colocado no exame de seleção para a École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, em Paris, onde se graduou. Após atuar como assistente do renomado arquiteto Claude Parent e do urbanista Paul Virilio, nos quais se inspirou, ele abriu seu próprio escritório de arquitetura, em 1970. Algum tempo depois, tornou-se um dos fundadores do movimento “Mars 1976” e, posteriormente, do Syndicat de l’Architecture, que tinham como propósito debater os rumos da profissão. Também fundou a primeira Bienal de Arquitetura de Paris, em 1980.

 

Jean Nouvel é um dos mais importantes nomes da arquitetura francesa contemporânea

 

Suas opiniões fortes e polêmicas sobre a arquitetura contemporânea no contexto urbano, assim como a habilidade para trazer criatividade e originalidade a seus trabalhos, projetaram a imagem de Jean Nouvel internacionalmente. Os projetos do arquiteto se destacam por uma sincronia entre os usuários, o período em cada obra foi criada e o local onde estão inseridas. Com seu estilo único, ele cria edifícios que praticamente transformam seu entorno, destacando-se em meio à paisagem urbana.

Entre as principais obras de Jean Nouvel estão:

  • Arab World Institute, Paris (França);
  • Fondation Cartier e Musée du quai Branly – Jacques Chirac, Paris (França);
  • Opera House de Lyon (França);
  • Culture and Convention Centre – KKL, Lucerna (Suíça);
  • Torre Agbar, Barcelona (Espanha);
  • Museu Reina Sofia, Madrid (Espanha);
  • Guthrie Theater, Minneapolis (Estados Unidos);
  • Edifício 40 Mercer, Nova York (Estados Unidos);
  • Doha High Rise Office Building (Qatar);
  • National Museum of Qatar, Doha (Qatar);
  • One Central Park, Sydney (Austrália);
  • White Walls, Nicosia (Chipre);
  • DR Concert Hall, Copenhagen (Dinamarca);
  • Louvre Abu Dhabi (Emirados Árabes).

 

Louvre Abu Dhabi, nos Emirados Árabes

 

One Central Park, na Austrália

 

National Museum of Qatar

 

Torre Agbar, na Espanha

Entre os inúmeros prêmios recebidos por Jean Nouvel está o Aga-Khan Prize, por ter ajudado a construir uma “ponte” entre as culturas árabe e francesa. O arquiteto também recebeu o Leão de Ouro na Bienal de Veneza, além de três dos mais importantes prêmios de arquitetura do mundo: a Royal Gold Medal, do Royal Institute of British Architects (RIBA), o Praemium Imperial of Japan’s Fine Arts Association e o Borromini Prize, do Culture and Convention Centre de Lucerna. Também foi nomeado Docteur Honoris Causa pelo Royal College of Art de Londres e Officier da Légion d’honneur da França, entre diversas outras honras recebidas. Em 2008, foi vencedor do conceituado Pritzker Prize.

Sempre muito envolvido nas questões intelectuais e conceituais da arquitetura contemporânea, Nouvel tem como características o olhar inovador e a vontade de criar obras desafiadoras, exuberantes e imaginativas, vibrantes em experimentação e até mesmo excêntricas – verdadeiras “viagens ao desconhecido”. O júri do prêmio Pritzker elogiou sua “corajosa determinação em perseguir novas ideias e desafiar normas aceitas, para ampliar os limites de sua área de atuação.”

 

 

 

 

A Torre Rosewood no Cidade Matarazzo, em São Paulo

 

Conheça os apartamentos disponíveis no Cidade Matarazzo.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça um pouco mais sobre a trajetória desse arquiteto extraordinário, criador de obras como o Instituto Tomie Ohtake e o Hotel Unique   No final do ano passado, o Brasil perdeu um de seus maiores arquitetos: Ruy Ohtake, filho da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake. Mais conhecido por projetar os hotéis…

O arquiteto, grande admirador do modernismo brasileiro, traz em seus projetos forte relação entre espaços internos e externo, conforto climático e aplicação de elementos tradicionais da arquitetura brasileira. Marcio Kogan traz o amor por prédios e pela arquitetura de família, é filho do engenheiro Aron Kogan, conhecido por projetar e…

“A arquitetura é uma busca constante por despertar sensações e comodidade” – João Armentano   O paulistano João Armentano afirma já ter nascido arquiteto. “Nunca desejei ser piloto de Fórmula 1, bombeiro, ou seguir qualquer outra profissão”, conta o profissional, que desde cedo mergulhava em livros de arquitetura e os…

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, arquiteta conta quais são as tendências em acabamentos em entrevista para a Esquema Imóveis   Simone Mantovani criou seu próprio escritório de arquitetura e design de interiores em 2001, com o intuito de integrar suas experiências profissionais nos setores comercial, residencial…

Fundador da ARCHITECTS OFFICE fala sobre a arquitetura e seu valor Greg Bousquet é arquiteto, formado pela École de Paris, com mestrados pela École nationale supérieure d’architecture de Paris-La Villette, e outro pela Sorbonne. Com 21 anos de trajetória marcada por projetos e premiações por todo o globo, foi um…

Conheça o trabalho de doze arquitetas reconhecidas mundialmente, entre elas Lina Bo Bardi, Zaha Hadid e Carla Juaçaba   O papel das mulheres na arquitetura foi, por muitos anos, ignorado ou diminuído. Aos poucos, com muita criatividade e talento, profissionais dessa área vêm derrubando barreiras e deixando suas marcas em…

O jovem arquiteto, que é discípulo de Isay Weinfeld, mistura estilos para criar ambientes acolhedores e sofisticados   Nascido em São Paulo, o arquiteto Felipe Hess trabalhou com o aclamado Isay Weinfeld por cerca de 5 anos. Então, criou seu próprio escritório, em parceria com outros jovens talentos, como Pia…

Com mais de 40 anos de carreira, arquiteto brasileiro atua também como cenógrafo, designer de mobiliário e cineasta   Nascido no ano de 1952, o arquiteto Isay Weinfeld é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e ficou reconhecido no Brasil pelos seus grandes projetos de arquitetura. O profissional mantém seu escritório…