< Voltar

Jean Nouvel: criatividade e ousadia

O arquiteto francês, conhecido por seu estilo único e provocativo, é um dos criadores do projeto Cidade Matarazzo

 

O sonho dos pais de Jean Nouvel, nascido em Fumel, na França, no ano de 1945, era de que o filho buscasse uma formação nas áreas de educação ou engenharia, mas desde muito jovem ele demonstrou interesse pelas artes. A família acabou chegando a um consenso de que o menino poderia estudar arquitetura, já que seria algo um pouco menos arriscado do que a carreira artística. Felizmente, esse acordo permitiu que o mundo conhecesse o gênio de um ousado e provocativo arquiteto.

Na juventude, Nouvel tinha planos de ingressar na École des Beaux-Arts, em Bordeaux, mas acabou sendo o primeiro colocado no exame de seleção para a École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, em Paris, onde se graduou. Após atuar como assistente do renomado arquiteto Claude Parent e do urbanista Paul Virilio, nos quais se inspirou, ele abriu seu próprio escritório de arquitetura, em 1970. Algum tempo depois, tornou-se um dos fundadores do movimento “Mars 1976” e, posteriormente, do Syndicat de l’Architecture, que tinham como propósito debater os rumos da profissão. Também fundou a primeira Bienal de Arquitetura de Paris, em 1980.

 

Jean Nouvel é um dos mais importantes nomes da arquitetura francesa contemporânea

 

Suas opiniões fortes e polêmicas sobre a arquitetura contemporânea no contexto urbano, assim como a habilidade para trazer criatividade e originalidade a seus trabalhos, projetaram a imagem de Jean Nouvel internacionalmente. Os projetos do arquiteto se destacam por uma sincronia entre os usuários, o período em cada obra foi criada e o local onde estão inseridas. Com seu estilo único, ele cria edifícios que praticamente transformam seu entorno, destacando-se em meio à paisagem urbana.

Entre as principais obras de Jean Nouvel estão:

  • Arab World Institute, Paris (França);
  • Fondation Cartier e Musée du quai Branly – Jacques Chirac, Paris (França);
  • Opera House de Lyon (França);
  • Culture and Convention Centre – KKL, Lucerna (Suíça);
  • Torre Agbar, Barcelona (Espanha);
  • Museu Reina Sofia, Madrid (Espanha);
  • Guthrie Theater, Minneapolis (Estados Unidos);
  • Edifício 40 Mercer, Nova York (Estados Unidos);
  • Doha High Rise Office Building (Qatar);
  • National Museum of Qatar, Doha (Qatar);
  • One Central Park, Sydney (Austrália);
  • White Walls, Nicosia (Chipre);
  • DR Concert Hall, Copenhagen (Dinamarca);
  • Louvre Abu Dhabi (Emirados Árabes).

 

Louvre Abu Dhabi, nos Emirados Árabes

 

One Central Park, na Austrália

 

National Museum of Qatar

 

Torre Agbar, na Espanha

Entre os inúmeros prêmios recebidos por Jean Nouvel está o Aga-Khan Prize, por ter ajudado a construir uma “ponte” entre as culturas árabe e francesa. O arquiteto também recebeu o Leão de Ouro na Bienal de Veneza, além de três dos mais importantes prêmios de arquitetura do mundo: a Royal Gold Medal, do Royal Institute of British Architects (RIBA), o Praemium Imperial of Japan’s Fine Arts Association e o Borromini Prize, do Culture and Convention Centre de Lucerna. Também foi nomeado Docteur Honoris Causa pelo Royal College of Art de Londres e Officier da Légion d’honneur da França, entre diversas outras honras recebidas. Em 2008, foi vencedor do conceituado Pritzker Prize.

Sempre muito envolvido nas questões intelectuais e conceituais da arquitetura contemporânea, Nouvel tem como características o olhar inovador e a vontade de criar obras desafiadoras, exuberantes e imaginativas, vibrantes em experimentação e até mesmo excêntricas – verdadeiras “viagens ao desconhecido”. O júri do prêmio Pritzker elogiou sua “corajosa determinação em perseguir novas ideias e desafiar normas aceitas, para ampliar os limites de sua área de atuação.”

 

 

 

 

A Torre Rosewood no Cidade Matarazzo, em São Paulo

 

Conheça os apartamentos disponíveis no Cidade Matarazzo.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

O arquiteto, grande admirador do modernismo brasileiro, traz em seus projetos forte relação entre espaços internos e externo, conforto climático e aplicação de elementos tradicionais da arquitetura brasileira. Marcio Kogan traz o amor por prédios e pela arquitetura de família, é filho do engenheiro Aron Kogan, conhecido por projetar e…

Conheça o trabalho de doze arquitetas reconhecidas mundialmente, entre elas Lina Bo Bardi, Zaha Hadid e Carla Juaçaba   O papel das mulheres na arquitetura foi, por muitos anos, ignorado ou diminuído. Aos poucos, com muita criatividade e talento, profissionais dessa área vêm derrubando barreiras e deixando suas marcas em…

Conheça um pouco mais sobre a trajetória desse arquiteto extraordinário, criador de obras como o Instituto Tomie Ohtake e o Hotel Unique   No final do ano passado, o Brasil perdeu um de seus maiores arquitetos: Ruy Ohtake, filho da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake. Mais conhecido por projetar os hotéis…

Um dos arquitetos mais reconhecidos internacionalmente, pertencente à geração modernista, assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura contemporânea   Paulo Mendes da Rocha, junto com João Batista Vilanova Artigas, encabeçou a chamada Escola Paulista da arquitetura brasileira. Ambos elevaram a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade…

O arquiteto espanhol é conhecido por seus projetos arrojados e complexos, entre eles o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro   Nascido em 1951, na Espanha, Santiago Calatrava não se destacou no cenário mundial apenas por seu talento na arquitetura. Um artista quase completo, ele também atuou como engenheiro…

Jorge Zalszupin, ícone da arquitetura e do design brasileiro, é também referência para as próximas gerações modernistas   Zalszupin, nascido na Polônia e naturalizado brasileiro, decidiu muito cedo se tornar arquiteto, após se encantar com um livro de letras douradas, de Le Corbusier, um dos mais importantes arquitetos do século…

Arquiteta e paisagista encanta o Brasil com seus projetos Isabel Duprat é uma arquiteta especializada em paisagismo com projetos que se destacam no Brasil há mais de 40 anos. Duprat concebe os jardins como uma forma de contemplar a natureza e entende que por meio destes é possível trazer mais…

Arquiteto com projetos originais e intuitivos   Eduardo Longo é um arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, em São Paulo, pertencente à geração de profissionais que se desmembraram na busca persistente por novos caminhos arquitetônicos com o propósito de superar os obstáculos decorrentes do esvaziamento do movimento…