Arquitetura e Decoração,  Tecnologia

Ranking: as 5 casas mais inteligentes do mundo

Conheça algumas das casas que elevam o conceito de smart homes a um patamar quase futurístico

 

Não há limites para o quanto uma casa pode ser “inteligente” além das tecnologias disponíveis para torná-la cada vez mais prática, confortável e eficiente para seus moradores. O conceito de smart home já não é novidade no mercado imobiliário, especialmente no alto padrão. Ele diz respeito à possibilidade de monitorar e controlar os mais diversos aparelhos e dispositivos que possam ser conectados à internet e acessados por um aplicativo de celular ou computador.

Conforme a tecnologia evolui, as possibilidades de tornar as casas mais inteligentes também se ampliam. As funcionalidades vão desde o controle de temperatura até a dimerização das luzes, passando por sistemas de segurança altamente tecnológicos e todo tipo de monitoramento remoto. Com essa praticidade na palma da mão, a demanda por smart homes só tende a aumentar. Por isso, selecionamos 5 casas excepcionais ao redor do mundo, que se destacam pela automatização e modernidade.

 

Esta smart house em Warsaw, na Polônia, projetada pelo Olo Studio, é realmente única em seu conceito. Quando o proprietário não se encontra no imóvel, a casa se torna um verdadeiro castelo de concreto: todas as paredes podem ser fechadas de forma automática, como uma espécie de bunker, protegendo as áreas envidraçadas e tornando a propriedade praticamente impenetrável. Assim que os moradores entram nela, no entanto, a casa se abre em todo o seu luxo minimalista – que inclui uma piscina indoors altamente tecnológica.

 

Instalada no deserto californiano, nos Estados Unidos, a casa Curvilinear foi projetada por Brian Foster Designs. Além de ter uma arquitetura espetacular, ela pode ser praticamente toda controlada por dispositivos móveis, o que inclui as inúmeras portas de vidro, que se abrem automaticamente em toda a sua extensão, integrando de forma orgânica interior e exterior. Também podem ser controladas de forma remota as diversas piscinas, fontes, quedas e espelhos d’água que cercam o imóvel, dando a ele um ar absolutamente futurístico.

 

Definitivamente, não há nada mais inteligente do que uma casa flutuante, que pode ser levada para os mais diversos lugares do mundo. Esta é a Arkup Floating House, uma estrutura que combina os melhores recursos de um iate com as características de uma mansão de luxo. Autossuficiente, ecológica e sustentável, a casa possui um sistema próprio de purificação de água e obtém toda a sua energia por meio de painéis solares. Também conta com plataformas automatizadas, com diversas possibilidades de nivelamento, que atuam como âncoras, o que permite a seus usuários total conforto, segurança e estabilidade, mesmo em alto mar.

 

Um vislumbre do que podemos esperar para o futuro da automação, a Skysphere é uma casa no topo de uma torre, na Nova Zelândia, projetada por Jono Williams. Chamada de “a casa na árvore do século 21”, ela pode ser controlada via smartphone e usa apenas energia solar em seu funcionamento. A estrutura foi pensada para suportar todo tipo de alteração climática e está equipada com o que há de mais moderno nas tecnologias de smart homes, incluindo porta acessada por impressão digital, luzes ajustáveis e com variação de cores, tela de projeção, internet de alta velocidade e sistema de refrigeração. Os painéis solares também podem ser utilizados como observatório astronômico.

 

O condomínio de smart homes JadeScape, em Cingapura, desenvolvido pela empresa chinesa QingJian, é um projeto que se destaca pela alta tecnologia. As casas vêm com uma série de características que as tornam inteligentes, desde o monitoramento da qualidade do sono e da saúde dos moradores até a ativação de aparelhos e dispositivos por voz. E que tal uma lavadora ultrassônica, que remove produtos químicos de alimentos frescos? As unidades também contam com sistemas eficientes de energia, que reutilizam o calor do ambiente no aquecimento da água. É o sonho de qualquer pessoa que deseja morar em uma casa do futuro, repleta de inovações tecnológicas, mas sem deixar de lado a sustentabilidade.

 

Spread the love