< Voltar

Ranking: as 5 casas mais inteligentes do mundo

Conheça algumas das casas que elevam o conceito de smart homes a um patamar quase futurístico

 

Não há limites para o quanto uma casa pode ser “inteligente” além das tecnologias disponíveis para torná-la cada vez mais prática, confortável e eficiente para seus moradores. O conceito de smart home já não é novidade no mercado imobiliário, especialmente no alto padrão. Ele diz respeito à possibilidade de monitorar e controlar os mais diversos aparelhos e dispositivos que possam ser conectados à internet e acessados por um aplicativo de celular ou computador.

Conforme a tecnologia evolui, as possibilidades de tornar as casas mais inteligentes também se ampliam. As funcionalidades vão desde o controle de temperatura até a dimerização das luzes, passando por sistemas de segurança altamente tecnológicos e todo tipo de monitoramento remoto. Com essa praticidade na palma da mão, a demanda por smart homes só tende a aumentar. Por isso, selecionamos 5 casas excepcionais ao redor do mundo, que se destacam pela automatização e modernidade.

 

Esta smart house em Warsaw, na Polônia, projetada pelo Olo Studio, é realmente única em seu conceito. Quando o proprietário não se encontra no imóvel, a casa se torna um verdadeiro castelo de concreto: todas as paredes podem ser fechadas de forma automática, como uma espécie de bunker, protegendo as áreas envidraçadas e tornando a propriedade praticamente impenetrável. Assim que os moradores entram nela, no entanto, a casa se abre em todo o seu luxo minimalista – que inclui uma piscina indoors altamente tecnológica.

 

Instalada no deserto californiano, nos Estados Unidos, a casa Curvilinear foi projetada por Brian Foster Designs. Além de ter uma arquitetura espetacular, ela pode ser praticamente toda controlada por dispositivos móveis, o que inclui as inúmeras portas de vidro, que se abrem automaticamente em toda a sua extensão, integrando de forma orgânica interior e exterior. Também podem ser controladas de forma remota as diversas piscinas, fontes, quedas e espelhos d’água que cercam o imóvel, dando a ele um ar absolutamente futurístico.

 

Definitivamente, não há nada mais inteligente do que uma casa flutuante, que pode ser levada para os mais diversos lugares do mundo. Esta é a Arkup Floating House, uma estrutura que combina os melhores recursos de um iate com as características de uma mansão de luxo. Autossuficiente, ecológica e sustentável, a casa possui um sistema próprio de purificação de água e obtém toda a sua energia por meio de painéis solares. Também conta com plataformas automatizadas, com diversas possibilidades de nivelamento, que atuam como âncoras, o que permite a seus usuários total conforto, segurança e estabilidade, mesmo em alto mar.

 

Um vislumbre do que podemos esperar para o futuro da automação, a Skysphere é uma casa no topo de uma torre, na Nova Zelândia, projetada por Jono Williams. Chamada de “a casa na árvore do século 21”, ela pode ser controlada via smartphone e usa apenas energia solar em seu funcionamento. A estrutura foi pensada para suportar todo tipo de alteração climática e está equipada com o que há de mais moderno nas tecnologias de smart homes, incluindo porta acessada por impressão digital, luzes ajustáveis e com variação de cores, tela de projeção, internet de alta velocidade e sistema de refrigeração. Os painéis solares também podem ser utilizados como observatório astronômico.

 

O condomínio de smart homes JadeScape, em Cingapura, desenvolvido pela empresa chinesa QingJian, é um projeto que se destaca pela alta tecnologia. As casas vêm com uma série de características que as tornam inteligentes, desde o monitoramento da qualidade do sono e da saúde dos moradores até a ativação de aparelhos e dispositivos por voz. E que tal uma lavadora ultrassônica, que remove produtos químicos de alimentos frescos? As unidades também contam com sistemas eficientes de energia, que reutilizam o calor do ambiente no aquecimento da água. É o sonho de qualquer pessoa que deseja morar em uma casa do futuro, repleta de inovações tecnológicas, mas sem deixar de lado a sustentabilidade.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Entenda como a neurociência pode influenciar projetos arquitetônicos, explorando nossa atração por texturas, curvas e simetria nos espaços   Projetos que levam em consideração a influência exercida pelos ambientes sobre as emoções e os comportamentos humanos, para impactar de forma profunda a experiência dos usuários em determinados ambientes, já são…

Com projetos clássicos e atemporais, a construtora teve um papel importante na verticalização de São Paulo   Há certos estilos que se tornam verdadeiras marcas registradas. No caso da Construtora Adolpho Lindenberg, a arquitetura de linhas clássicas e o padrão construtivo de alta qualidade fizeram com que a empresa se…

Um estilo típico do litoral, essa arquitetura se destaca pelos materiais orgânicos e integração com a natureza   O termo “caiçara” tem sua origem no tupi caá-içara, que denominava as estacas colocadas em torno das aldeias indígenas. Ele normalmente é utilizado para se referir aos habitantes tradicionais do litoral Sudeste…

Alguns vão dizer que a arquitetura é a arte de organizar o espaço. Outros, entretanto, como o renomado arquiteto Frank Lloyd Wright, dizem que ela “é a arte científica de fazer as estruturas expressarem ideias”.   Ideias que, no caso, não só trazem benefícios para os seus moradores, como previnem que…

Conheça alguns projetos criados por arquitetos para sua própria residência, como a Casa de Vidro de Lina Bo Bardi e a Casa das Canoas de Niemeyer   Quando arquitetos constroem casas para si mesmos, será que eles trabalham de maneira diferente, talvez com mais liberdade para experimentações? No Brasil, temos…

Descubra alguns dos imóveis com as melhores vistas da capital paulista, em bairros como Jardim Europa, Pinheiros e Cidade Jardim   Ter uma vista privilegiada está entre os elementos essenciais para a escolha de um imóvel, especialmente no segmento de alto padrão. Além de contribuir para a valorização de uma…

Conheça as casas mais cobiçadas em condomínios de campo próximos à capital paulista, locais perfeitos para relaxar e fugir do agito da cidade   Se a pandemia do coronavírus trouxe algo de bom para os consumidores do mercado imobiliário, foi uma nova perspectiva a respeito da importância de morar bem….

Reforma de imóveis usados surge como tendência do design e da arquitetura   No mercado imobiliário, é comum que imóveis precisando de reforma fiquem parados durante muito tempo, em busca de compradores. A dificuldade em vender casas e apartamentos usados pode gerar prejuízos enormes para os proprietários. Além disso, para…