< Voltar

O aconchego das paredes de pedra

Descubra como paredes e detalhes arquitetônicos em pedra podem acrescentar charme e sofisticação à sua casa

 

As pedras estão entre os materiais de construção mais antigos utilizados pelo ser humano. Geralmente, elas são associadas a ambientes mais rústicos, como imóveis de campo.

É muito comum ver pedras aplicadas em fachadas, na parte externa de casas e prédios. No entanto, novos projetos têm provado que também é possível usar esse elemento, de forma moderna e aconchegante, em paredes internas.

Uma combinação que não falha é a de pedras com madeira. Isso quer dizer que paredes de pedra no interior de ambientes vão muito bem com pisos, escadas ou móveis em madeira, ou mesmo tetos com vigas aparentes.

Essa combinação de materiais traz aconchego, mas deve ser balanceada com uma decoração mais minimalista, em tons neutros, que possa equilibrar de forma harmoniosa o “peso” trazido pelas pedras.

Ao mesmo tempo que esse tipo de elemento ressalta a ideia de segurança e solidez, também pode trazer à tona uma sensação de conforto e proximidade com a natureza. Por isso, tanto em quartos como na área social, paredes e acabamentos em pedra tendem a funcionar muito bem quando posicionados perto de itens que trazem esse aspecto mais orgânico aos interiores, como uma lareira ou um jardim de inverno.

Vale a pena também investir em uma iluminação especial para destacar a beleza e a textura de uma parede de pedra. Em banheiros e áreas íntimas, por exemplo, esse tipo de revestimento acrescenta charme de forma muito simples e sofisticada.

 

Apartamento com banheiro revestido em pedras, no Jardim América

 

Aposta nas texturas orgânicas

A tendência de inserir pedras no design de interiores tem muito a ver com a busca contemporânea pelo bem-estar dentro de casa, que envolve uma conexão maior com a natureza e um resgate de tudo o que vem do meio ambiente. Texturas orgânicas – que incluem variados tipos de rochas e mármores, além de madeiras, bambus, fibras e tecidos – têm sido cada vez mais utilizadas em projetos de decoração, nos dias de hoje.

Mas isso não significa que os projetos de interiores com pedras precisam ser antiquados ou estagnados. É possível combinar estilos ecléticos de decoração (utilizando cores fortes e obras de arte modernas, ou móveis e objetos mais arrojados) com clássicas paredes de pedra.

 

Casa com parede de pedras, localizada no Alto de Pinheiros

 

Itens metálicos e industriais, com tons mais escuros (principalmente em preto) também combinam perfeitamente com esse material, dando um aspecto de contemporaneidade aos ambientes.

 

 

 

Uma dica, para quem não tem certeza da melhor forma de utilizar elementos em pedra na sua casa ou apartamento, é começar de forma discreta, em uma parede pequena ou apenas nos acabamentos.

A escolha das pedras também é importante, já que elas precisam estar em sintonia com o estilo da arquitetura e da decoração. Rochas mais porosas, como arenito e ardósia, funcionam bem em áreas de estar e dormitórios. Já para banheiros e áreas molhadas, pedras mais densas (como o mármore) são sempre uma ótima opção.

 

Casa em condomínio de campo, com área social em pedras, no Haras Larissa

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Viva Magenta, metalizado, tons terrosos, madeira…conheça as principais apostas de cores e na decoração para 2023   Com o início de um novo ano, surgem novas tendências de cores e design de interiores que ditarão o estilo e a decoração de muitos ambientes nos próximos meses.    Para 2023, existem…

Seja para fazer um upgrade no seu atual closet ou para projetar um novo espaço, selecionamos algumas ideias para inspirar mudanças   Remodelar a área do closet, para ganhar mais espaço de armazenamento ou simplesmente torná-lo mais bonito, é uma tarefa que requer alguma inspiração – e, se possível, um…

Com as vantagens de uma casa e toda a segurança de um prédio, as coberturas são as “queridinhas” do mercado imobiliário de alto padrão   Morar em uma cobertura (ou penthouse) é o sonho de muita gente, afinal as unidades que se encontram no topo são sempre as mais desejadas…

Confira algumas dicas para fazer com que os espaços verdes em edifícios transmitam uma sensação de bem-estar e conexão com a natureza   Criar ambientes agradáveis e ao mesmo tempo sustentáveis é um dos maiores desafios do paisagismo contemporâneo. Especialmente no caso de edifícios residenciais, os projetos de áreas verdes…

Aprenda a explorar tons mais escuros nos acabamentos e na decoração, para criar ambientes bonitos e sofisticados   Considerado um verdadeiro coringa no design de interiores contemporâneo, o “pretinho básico” tem sido muito bem aproveitado em projetos que se destacam pela ousadia e sofisticação. A vantagem é que os tons…

Conheça alguns projetos criados por arquitetos para sua própria residência, como a Casa de Vidro de Lina Bo Bardi e a Casa das Canoas de Niemeyer   Quando arquitetos constroem casas para si mesmos, será que eles trabalham de maneira diferente, talvez com mais liberdade para experimentações? No Brasil, temos…

Conheça as casas mais cobiçadas em condomínios de campo próximos à capital paulista, locais perfeitos para relaxar e fugir do agito da cidade   Se a pandemia do coronavírus trouxe algo de bom para os consumidores do mercado imobiliário, foi uma nova perspectiva a respeito da importância de morar bem….

A neuroarquitetura é definida pela relação entre a neurociência e a arquitetura. Essa área tem como principal objetivo impactar de forma positiva o dia a dia das pessoas, já que diversos estudos comprovam que os espaços físicos impactam o cérebro e, consequentemente, o comportamento humano. De acordo com a Academia…