< Voltar

Ideias de decoração para um Natal tropical

Confira nossas dicas para criar uma decoração natalina com a cara do verão brasileiro, cheia de frescor e criatividade

 

A decoração de Natal tem diversos elementos que remetem aos países do hemisfério norte, onde é inverno no mês de dezembro. O Papai Noel com roupas aconchegantes, as renas e o trenó, os flocos e bonecos de neve, a árvore decorada e até mesmo os pratos servidos na ceia não combinam muito bem com o calor aqui dos trópicos. No auge do verão brasileiro, uma proposta criativa é adaptar os símbolos desse feriado tão tradicional para a nossa realidade – substituindo alguns elementos decorativos e trazendo outros que podem deixar sua casa com uma atmosfera um pouco mais leve e tropical nessas festas de final de ano.

Para conseguir manter o clima de Natal, vale manter alguns itens que são emblemáticos na decoração e que podem ser facilmente adaptados ao nosso contexto, como luzes piscando, guirlandas, pacotes de presentes e doces. As paletas de cores com verde e vermelho já são tradicionais, mas também é possível inovar, abusando do prateado e dourado, ou mesmo inserindo um pouco de azul, uma cor mais fria e que ajuda a dar um aspecto até mais sofisticado aos ambientes. O azul também remete ao mar e combina perfeitamente com casas de praia, por exemplo.

Ainda no clima de praia, vale utilizar elementos como conchas e estrelas do mar, adaptando-os e inserindo esses pequenos detalhes na decoração. É possível, por exemplo, enfeitar uma guirlanda ou criar um arranjo de mesa que lembre o Natal, mas que traga esse toque de litoral e de verão de uma forma divertida e inusitada.

Outra possibilidade, tanto para guirlandas quanto para as próprias árvores de Natal, é abusar de plantas e flores tropicais. Elas ficam lindas em qualquer ambiente, acrescentando cor e vivacidade à decoração. Arranjos de flores (preferencialmente naturais) também podem ser usados para decorar mesas, misturados a elementos tradicionalmente natalinos, como luzes, velas e bolas.

Você também pode inovar trocando o convencional pinheiro de Natal por uma planta tipicamente brasileira, como um mandacaru, uma folhagem ou árvore frutífera de pequeno porte. O importante é que os enfeites sejam bonitos e que combinem com a planta escolhida. Pequenas luzes são um verdadeiro coringa e, claro, não pode faltar a estrela no topo.

O presépio é mais um item que pode ser adaptado, inserindo elementos do sertão, por exemplo, ou criando um cenário apenas com materiais encontrados em nosso país. O importante é manter a leveza, a simplicidade, e tentar buscar uma harmonia no estilo de decoração que será adotado como um todo. Essa questão também deve ser observada nos embrulhos dos presentes, já que eles normalmente ficam expostos sob a árvore e podem acompanhar a temática mais leve e tropical desse Natal diferente.

Por fim, que tal deixar o Papai Noel um pouco mais confortável e à vontade? Trazer imagens do “bom velhinho” com roupas mais frescas e curtas, como bermuda e óculos de sol, é uma brincadeira que acrescenta humor à decoração. Este ano, por exemplo, o Shopping JK apostou em uma ideia assim em seus enfeites natalinos, representando o Papai Noel em cenas divertidas e descontraídas, como andar de bicicleta e fazer yoga. Com certeza ele estaria muito mais feliz vestido dessa forma, aqui no Brasil, do que usando pesados casacos e botas.

Agora é por sua conta: abuse da criatividade, não tenha medo de fazer algo novo, aproveite o calor do verão e boas festas!

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Cidade Matarazzo, empreendimento que traz para São Paulo um conceito que integra passado, presente e futuro, unindo o que há de mais avançado no design, tecnologia e sustentabilidade   Em uma paisagem formada por prédios e ruas movimentadas, próxima a uma das áreas mais vibrantes e culturais de São Paulo,…

Conheça as características e origens desse estilo arquitetônico que ainda hoje é encontrado em imóveis charmosos, com ares de interior   A época dos impérios coloniais nas Américas, que se iniciou com as navegações de Portugal e Espanha e teve seu auge com a descoberta e a colonização de países…

Conheça os benefícios de incorporar em sua casa elementos que permitam a entrada de luz natural   A maioria das pessoas passa cerca de 85% de seus dias em ambientes internos (casa, escritório, escola, lojas, restaurantes). Quais são os efeitos disso na saúde humana? A baixa exposição à luz solar…

Carol Maia, cofundadora da Jam Houses, fala sobre o conceito de renovar imóveis, dando a eles características autorais    Em grandes cidades, como São Paulo, tem se tornado cada vez mais difícil encontrar terrenos para construir novos imóveis ou empreendimentos, principalmente nas regiões mais cobiçadas. Por isso, empresas como a…

Conheça as vantagens de ter uma sauna em casa e os principais cuidados necessários para manter esse espaço   Em condomínios com lazer, clubes e spas, a sauna é praticamente um item indispensável. Muito se fala sobre as propriedades relaxantes de permanecer em um ambiente com vapores em alta temperatura,…

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, arquiteta conta quais são as tendências em acabamentos em entrevista para a Esquema Imóveis   Simone Mantovani criou seu próprio escritório de arquitetura e design de interiores em 2001, com o intuito de integrar suas experiências profissionais nos setores comercial, residencial…

No aniversário da capital paulista, conheça um pouco mais sobre a arquitetura residencial da cidade, com obras de Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi e Artacho Jurado   No dia 25 de janeiro de 2022, a cidade de São Paulo comemora seu aniversário de 468 anos. Ao…

Como preparar a sua casa para os dias frios   As estações do ano designam quatro períodos com características distintas, cada qual com seus padrões ou variações climáticas. Junto a essas mudanças, vem também uma série de comportamentos e predileções específicas das pessoas que correspondem a essas diferentes estações. Com…