Arquitetura e Decoração

Ideias de decoração para um Natal tropical

Confira nossas dicas para criar uma decoração natalina com a cara do verão brasileiro, cheia de frescor e criatividade

 

A decoração de Natal tem diversos elementos que remetem aos países do hemisfério norte, onde é inverno no mês de dezembro. O Papai Noel com roupas aconchegantes, as renas e o trenó, os flocos e bonecos de neve, a árvore decorada e até mesmo os pratos servidos na ceia não combinam muito bem com o calor aqui dos trópicos. No auge do verão brasileiro, uma proposta criativa é adaptar os símbolos desse feriado tão tradicional para a nossa realidade – substituindo alguns elementos decorativos e trazendo outros que podem deixar sua casa com uma atmosfera um pouco mais leve e tropical nessas festas de final de ano.

Para conseguir manter o clima de Natal, vale manter alguns itens que são emblemáticos na decoração e que podem ser facilmente adaptados ao nosso contexto, como luzes piscando, guirlandas, pacotes de presentes e doces. As paletas de cores com verde e vermelho já são tradicionais, mas também é possível inovar, abusando do prateado e dourado, ou mesmo inserindo um pouco de azul, uma cor mais fria e que ajuda a dar um aspecto até mais sofisticado aos ambientes. O azul também remete ao mar e combina perfeitamente com casas de praia, por exemplo.

Ainda no clima de praia, vale utilizar elementos como conchas e estrelas do mar, adaptando-os e inserindo esses pequenos detalhes na decoração. É possível, por exemplo, enfeitar uma guirlanda ou criar um arranjo de mesa que lembre o Natal, mas que traga esse toque de litoral e de verão de uma forma divertida e inusitada.

Outra possibilidade, tanto para guirlandas quanto para as próprias árvores de Natal, é abusar de plantas e flores tropicais. Elas ficam lindas em qualquer ambiente, acrescentando cor e vivacidade à decoração. Arranjos de flores (preferencialmente naturais) também podem ser usados para decorar mesas, misturados a elementos tradicionalmente natalinos, como luzes, velas e bolas.

Você também pode inovar trocando o convencional pinheiro de Natal por uma planta tipicamente brasileira, como um mandacaru, uma folhagem ou árvore frutífera de pequeno porte. O importante é que os enfeites sejam bonitos e que combinem com a planta escolhida. Pequenas luzes são um verdadeiro coringa e, claro, não pode faltar a estrela no topo.

O presépio é mais um item que pode ser adaptado, inserindo elementos do sertão, por exemplo, ou criando um cenário apenas com materiais encontrados em nosso país. O importante é manter a leveza, a simplicidade, e tentar buscar uma harmonia no estilo de decoração que será adotado como um todo. Essa questão também deve ser observada nos embrulhos dos presentes, já que eles normalmente ficam expostos sob a árvore e podem acompanhar a temática mais leve e tropical desse Natal diferente.

Por fim, que tal deixar o Papai Noel um pouco mais confortável e à vontade? Trazer imagens do “bom velhinho” com roupas mais frescas e curtas, como bermuda e óculos de sol, é uma brincadeira que acrescenta humor à decoração. Este ano, por exemplo, o Shopping JK apostou em uma ideia assim em seus enfeites natalinos, representando o Papai Noel em cenas divertidas e descontraídas, como andar de bicicleta e fazer yoga. Com certeza ele estaria muito mais feliz vestido dessa forma, aqui no Brasil, do que usando pesados casacos e botas.

Agora é por sua conta: abuse da criatividade, não tenha medo de fazer algo novo, aproveite o calor do verão e boas festas!

 

Spread the love