< Voltar

Rooftop: tendência no mercado imobiliário

Privilégios que imóveis com rooftops oferecem

Rooftop é uma das principais tendências do mercado imobiliário de alto padrão. Com a tradução literal “telhado”, o conceito traz basicamente a ideia de um terraço moderno e sofisticado com o objetivo de promover um espaço para relaxamento, valorizando o lazer e aumentando a qualidade de vida.

Esse tipo de arquitetura contemporânea é pensado também para permitir uma vista privilegiada da cidade e para oferecer ambientes com ares frescos e iluminação natural. Ou seja, além da infraestrutura de entretenimento, há uma preocupação com o bem-estar daqueles que frequentam o espaço.

O estilo surgiu na década de 1980, nas principais metrópoles dos Estados Unidos. Lá, os rooftops eram inicialmente projetados em edifícios comerciais para shows e apresentações, sendo posteriormente também construídos em residenciais.

Cidades como Nova Iorque, Paris, Hong Kong e Londres tornaram-se referências nesse conceito arquitetônico, principalmente pelas diferentes oportunidades de vista. Hoje, a tendência se espalhou tanto que é possível encontrarmos rooftops em diversos lugares e em diferentes tipos de empreendimento, desde hotéis, bares e restaurantes até casas e edifícios residenciais.

5 vantagens dos rooftops

Bem-estar e entretenimento são as primeiras vantagens que pensamos quando falamos sobre rooftops. No mercado imobiliário de alto padrão, o conceito vem se mostrando cada vez mais uma de suas principais tendências.

Comodidade e privacidade

Os rooftops oferecem espaços mais privativos, ideal para quem deseja desfrutar de momentos de lazer com mais privacidade. Isso porque sua localização no terraço dispõe de um acesso mais restrito por não fazer parte de áreas de circulação.

Tranquilidade

Por estarem instalados nos pontos mais altos dos imóveis, os rooftops oferecem uma experiência repleta de tranquilidade, afastada das agitações urbanas, de sons de buzinas e do movimento diário. Para muitos, o ambiente é quase como um refúgio do caos da cidade.

Visão privilegiada

Quantas vezes você já não visitou um lugar especialmente pela vista? Os rooftops oferecem o privilégio de contemplar as mais belas vistas da cidade, vantagem que apenas pessoas que morassem em andar alto tinham.

Qualidade de vida

Casa moderna no Jardim Paulista

Uma das maiores vantagens de ter um rooftop à sua disposição é o aumento na qualidade de vida. Além das diferentes oportunidades de experiências de lazer, descanso e diversão, o espaço também coloca as pessoas em contato com elementos positivos para a saúde física e até mesmo emocional, como a vista ampla para a cidade e para a natureza, o vento fresco e a iluminação natural.

Valorização no mercado

Casa em condomínio no Jardim Europa

Parte das maiores tendências no setor, o rooftop é um dos principais diferenciais na hora da compra de um imóvel. Uma das razões é devida à atenção para os momentos de lazer e de descanso cada vez mais presente nos critérios decisórios dos compradores.

O que ter em um rooftop?

Além das diferentes vantagens que o espaço oferece, é importante investir em sua infraestrutura para que a experiência possa ser vivida em sua integridade. Para tanto, é essencial equipar o ambiente com móveis resistentes ao calor e ao frio, uma vez que estarão expostos o tempo todo.

Outro aspecto que agrega valor aos rooftops é a atenção ao paisagismo e aos ambientes variados, como pensar em áreas verdes com plantas diversas e espaços que permitam momentos de descanso, de confraternização e até mesmo de exercícios.

ARTIGOS
RELACIONADOS

Técnica revitaliza empreendimentos sem descaracterizá-los Retrofit é uma tendência arquitetônica com uma proposta moderna para empreendimentos históricos. Com o objetivo de recuperar prédios antigos, o conceito surgiu em meados do século XX, com origem na Europa e nos Estados Unidos, quando a legislação local passou a proibir a demolição de…

Novas propostas de empreendimentos trazem adaptações que levam em consideração a qualidade de vida da população idosa   A arquitetura residencial, principalmente quando se trata de condomínios de apartamentos, precisa sempre levar em conta as necessidades coletivas dos moradores. No Brasil, um levantamento recente do IBGE apontou que pessoas com…

Em tempos de isolamento social, nunca foi tão evidente a necessidade de morar em casas ou apartamentos que ofereçam conforto e bem-estar   Com a pandemia do Covid-19, a recomendação de que todos ficassem em suas casas provocou uma mudança comportamental profunda no mundo inteiro. Afinal, mesmo aqueles que não…

Confira algumas ideias para tornar o espaço gourmet de sua casa ou apartamento ainda mais acolhedor   Pensando em criar um espaço em casa onde você possa relaxar e curtir bons momentos com a família e amigos? Uma área gourmet pode ser uma excelente solução. Afinal, esse é um local…

Aprenda a criar um design de interiores com tons vibrantes, dando um toque moderno aos ambientes, mas mantendo a sofisticação   Sabe aquele toque de cor que parece tornar tudo melhor? Um arrojado design de interiores pode transformar qualquer ambiente. Nesse sentido, o uso de cores fortes e vibrantes ajuda…

Confira algumas dicas para fazer com que os espaços verdes em edifícios transmitam uma sensação de bem-estar e conexão com a natureza   Criar ambientes agradáveis e ao mesmo tempo sustentáveis é um dos maiores desafios do paisagismo contemporâneo. Especialmente no caso de edifícios residenciais, os projetos de áreas verdes…

Como os espaços podem influenciar a sensação de pertencimento   A NeuroArquitetura e o NeuroUrbanismo são conceitos que dependem da aplicação da neurociência para a compreensão dos impactos da arquitetura tanto no cérebro como nos comportamentos humanos. É a partir de seu caráter interdisciplinar, por exemplo, que a NeuroArquitetura institui…

Entenda a importância de um projeto de iluminação para acrescentar estilo e personalidade ao design de interiores   Um projeto de design de interiores que não considera a iluminação como elemento a ser explorado deixa de aproveitar uma das peças-chave na decoração de uma casa ou apartamento. Luzes bem escolhidas…