< Voltar

Arthur Casas: modernidade e amplitude

Com projetos que se destacam pelos espaços abertos e linhas retas, o arquiteto se tornou um dos grandes nomes de sua geração

 

Do objeto para a paisagem, de dentro para fora – esse é o conceito por trás do processo criativo do Studio Arthur Casas, um dos mais conceituados escritórios de São Paulo, principalmente no que se refere à arquitetura residencial. Sempre trabalhando em uma escala de horizontalidade, os projetos do arquiteto paulistano trazem um estilo contemporâneo e cosmopolita, mesmo quando inseridos em um cenário bucólico.

Nascido em São Paulo, em 1961, Arthur Casas começou a se interessar pela arquitetura desde muito cedo. Filho de um marceneiro, ele esboçava suas primeiras plantas de casas enquanto ajudava o pai em seu ofício. Em 1983, formou-se em arquitetura pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Ainda na década de 1980, montou seu próprio escritório e começou a atuar em projetos de interiores.

Aos poucos, seu trabalho passou a ganhar atenção, por aspectos como a funcionalidade e a elegância dos projetos, levando em consideração não somente a estética das obras, mas o ser humano que usufrui delas. Para ele, um projeto arquitetônico deveria, acima de tudo, surpreender.

 

Casa com projeto Arthur Casas na Praia da Baleia, em São Sebastião/SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O início de sua carreira foi influenciado por grandes arquitetos modernistas brasileiros, como Oscar Niemeyer. Outra influência foi a própria capital paulista, com suas linhas retas e estruturas de concreto, com amplos vãos. Para Arthur Casas, estilos como o neoclássico não refletem a identidade brasileira. Sua proposta vai muito mais de encontro a uma arquitetura que reinventa as construções, adaptando os projetos de acordo com a época e com a identidade do local em que estão inseridos.

 

Casa com projeto Arthur Casas no Jardim Europa, em São Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Studio Arthur Casas foi fundado em 1999. Hoje, é um estúdio famoso não apenas no Brasil, mas com projetos em cidades como Nova York (onde também possui escritório), Tóquio e Paris, marcados por um estilo que é reconhecido e apreciado mundialmente. Detalhista e vanguardista, com um olhar multifacetado para seu trabalho, o arquiteto e seu estúdio já receberam prêmios nacionais e internacionais – como o World Architecture Festival, Best of Year, iF Design Award, Frame Awards, Red Dot Design Award, Leaf Awards e Architecture Masterprize.

Além de visualmente arrebatadores, os projetos criados por Arthur Casas mostram uma preocupação com a sustentabilidade, a responsabilidade ambiental, a tecnologia e a interatividade com o público. Segundo ele, o indivíduo deve estar no centro da arquitetura. Nesse sentido, foi influenciado pelo francês Le Corbusier, um dos pilares do movimento modernista, que acreditava que uma obra arquitetônica precisa dialogar com seu entorno e também com seus usuários.

 

Apartamento com projeto Arthur Casas em Moema, São Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Minha ambição permanente é desenhar itens realmente necessários, considerando o conforto de quem vai usá-los e, claro, meu particular conceito de beleza.” – Arthur Casas

 

Entre os principais projetos de Arthur Casas podem ser citados o Restaurante Kaá, em São Paulo; a Casa MS, na Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz/SP; o projeto de requalificação urbanística do Centro Histórico Largo do Pelourinho, em Salvador/BA; o Emiliano Rio Hotel, no Rio de Janeiro/RJ; o Condomínio Baleia, em São Sebastião/SP; o Pavilhão Brasileiro na Expo Milão 2015, na Itália; a Loja Alexandre Herchcovitch, em Tóquio, no Japão; o edifício Praça Henrique Monteiro, em São Paulo; e a sysHaus, também em São Paulo.

 

A arquitetura de Arthur Casas busca uma harmonia entre a obra, o entorno e os usuários

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No centro da obra do arquiteto está a busca constante por unir conforto, sustentabilidade e sofisticação. Arthur Casas acredita em uma arquitetura que não se guie por tendências, mas que siga um conceito de construção flexível, empática e repleto de possibilidades de interação, capaz de transformar a vida das pessoas que ocupam os espaços projetados por ele. Afinal, a percepção de um ambiente acontece em uma totalidade, não somente por meio dos olhos, mas envolvendo todos os sentidos humanos.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Casas projetadas pelo arquiteto continuam extremamente atuais e chamam a atenção pela integração dos ambientes com a natureza   “Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito.” – Oscar Niemeyer O Brasil tem inúmeros arquitetos extremamente…

O professor Francisco Spadoni fala sobre o arquiteto que ajudou a estabelecer as bases da arquitetura moderna em nosso país   Reconhecidamente um dos maiores nomes do modernismo brasileiro, Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto e urbanista cuja obra segue surpreendendo, mesmo com o passar do tempo. Ele se…

A arquiteta iraniana se tornou conhecida por suas experimentações modernistas, com obras visualmente instigantes   Zaha Mohammad Hadid é, com certeza, uma das mais importantes e expressivas figuras da arquitetura contemporânea mundial. Nascida no Iraque e naturalizada britânica, ela desenvolveu uma identidade única, que buscava alternativas para os projetos e…

Com mais de 40 anos de carreira, arquiteto brasileiro atua também como cenógrafo, designer de mobiliário e cineasta   Nascido no ano de 1952, o arquiteto Isay Weinfeld é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e ficou reconhecido no Brasil pelos seus grandes projetos de arquitetura. O profissional mantém seu escritório…

Mestre da arquitetura de paisagens que alia natureza e sofisticação   Benedito Abbud é um dos mais influentes nomes da arquitetura paisagística brasileira, ao lado de Burle Marx e Rosa Kliass, estendendo-se a demais países como Uruguai, Argentina e Angola. Graduado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Abbud…

Referência do design contemporâneo brasileiro, defendeu sempre a cultura como inspiração de suas obras   Nascido em Brotas, no interior de São Paulo, Fernando Campana, junto com seu irmão Humberto, criou uma das grifes mais reconhecidas internacionalmente no mundo do design, da moda, da cenografia e do luxo: O Estúdio…

O jovem arquiteto, que é discípulo de Isay Weinfeld, mistura estilos para criar ambientes acolhedores e sofisticados   Nascido em São Paulo, o arquiteto Felipe Hess trabalhou com o aclamado Isay Weinfeld por cerca de 5 anos. Então, criou seu próprio escritório, em parceria com outros jovens talentos, como Pia…

Conheça o trabalho de doze arquitetas reconhecidas mundialmente, entre elas Lina Bo Bardi, Zaha Hadid e Carla Juaçaba   O papel das mulheres na arquitetura foi, por muitos anos, ignorado ou diminuído. Aos poucos, com muita criatividade e talento, profissionais dessa área vêm derrubando barreiras e deixando suas marcas em…