< Voltar

Salão do Móvel de Milão: as 3 principais tendências

Um resumo do que aconteceu no maior evento de design e decoração, que trouxe destaques incríveis em suas diversas criações

 

O Salão do Móvel de Milão é um evento referência do setor mobiliário, de design e de decoração. A feira, que teve seu início em 1961, ocorreu neste ano entre os dias 18 e 23 de abril e trouxe destaques incríveis em suas diversas criações.

Com uma nova abordagem para o design interno dos pavilhões, o Salone del Mobile conseguiu preservar o seu prestígio e tradição sem deixar de oferecer aos expositores e aos visitantes uma experiência com mais acessibilidade. A exposição foi organizada em um único nível com o objetivo de facilitar o fluxo de pessoas, permitindo, também, uma vivência mais dinâmica com instalações interativas ao longo do percurso.

Considerado o maior evento de design de mobiliário e produto do mundo, o Salão do Móvel, em Milão, concentrou 1.962 expositores e contou com mais visitantes do que a edição anterior do evento. Ao unir produções fantásticas, tanto do passado quanto do contemporâneo, chega-se à conclusão inevitável de que as três principais tendências das criações permeiam a sustentabilidade, cores e acabamentos metalizados. 

  1. Sustentabilidade

Sem abandonar o compromisso, iniciado em 2022, em manter a sustentabilidade como sua prioridade, o Salão recebeu, recentemente, a certificação ISO 20121 de organização sustentável de eventos, reiterando a importância do tema tanto em sua estrutura como na utilização de materiais oriundos da reciclagem em diversas peças expostas.

AAVA02_sustentabilidadeAava 02: criação de destaque em sustentabilidade

A criação oferece um modelo responsável e um minimalismo clássico com novos materiais sustentáveis. Feito a partir do plástico polipropileno pós-consumo durável misturado com material virgem, a nova edição, assinada por Antti Kotilainen, em 2013, destaca-se por suas variáveis espessuras que demarcam seu perfil sinuoso. Além de contar com 30% de sua matéria-prima de origem reciclada, foi introduzida uma nova versão totalmente estofada sem o uso de cola, uma almofada de assento removível e uma capa removível. A coleção é certificada pelo FSC.

 

  1. CORES

Quanto às cores, percebe-se forte imponência e maior atratividade dos visitantes nas cores vibrantes das mesas, armários, estofados e buffet, embora os tons neutros ainda componham a experiência.

Linea_rack_coresLinea: criação de destaque em cores

A nova linha, assinada por Alessandro Mendini, designer reconhecido pelo uso das cores, foi um dos principais lançamentos do Salão do Móvel de Milão. As peças são arrojadas e de design radical e trazem a importância da decoração na vida cotidiana, afastando-se de um minimalismo tout-court. A coleção conta com três desenhos, sendo dois aparadores e uma escrivaninha, e limita-se em uma série numerada.

 

  1. Acabamentos metalizados

O acabamento metalizado configura-se como uma espécie de resposta à tecnologia e à modernidade dos tempos atuais, aparecendo em grande parte das criações e dando a elas toques de glamour e sofisticação.

Acabamentos metalizadosOltralpe: criação de destaque em acabamentos metalizados

Nas mãos de Inga Sempé, a modernidade ganhou força no buffet Oltralpe, da Glas Italia, que conta com um acabamento metálico e uma estrutura em vidro laminado totalmente espelhada. As portas da peça são em vidro espelhado de dupla face curvo e temperado com um fecho macio e são abertas com cabos cilíndricos também de vidro. Suas particularidades, como as reflexões distorcidas e indefinidas, dão ao material um caráter elusivo e opticamente fluido.

 

 

 

 

Não há dúvidas de que o Salão do Móvel de Milão é o evento âncora da Semana de Design da cidade. Neste ano, estima-se uma movimentação rumo ao evento de cerca de 350 mil pessoas do mundo inteiro, sendo 5 mil brasileiros. É também de destaque o número excepcional de participantes, além do assunto que veio para ficar e mostra-se cada vez mais primordial a toda a sociedade: a sustentabilidade.

Gostou de saber sobre a incrível feira italiana? Saiba mais sobre o assunto em nossa matéria Tendências de cores e design para 2023.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Um estilo típico do litoral, essa arquitetura se destaca pelos materiais orgânicos e integração com a natureza   O termo “caiçara” tem sua origem no tupi caá-içara, que denominava as estacas colocadas em torno das aldeias indígenas. Ele normalmente é utilizado para se referir aos habitantes tradicionais do litoral Sudeste…

Com mais de 40 anos de carreira, arquiteto brasileiro atua também como cenógrafo, designer de mobiliário e cineasta   Nascido no ano de 1952, o arquiteto Isay Weinfeld é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e ficou reconhecido no Brasil pelos seus grandes projetos de arquitetura. O profissional mantém seu escritório…

Entenda a importância de investir em um bom isolamento acústico, principalmente em grandes centros urbanos   Um dos tipos de poluição que mais impacta negativamente as pessoas, em ambientes urbanos, é a poluição sonora. Por isso, o isolamento acústico tem sido considerado um item praticamente indispensável em projetos arquitetônicos contemporâneos,…

Um grande estudioso da flora brasileira, o paisagista se destaca pelo uso de plantas tropicais em seus projetos   Para o paulista Gil Fialho, que conta com uma carreira de mais de 30 anos, o paisagismo não somente resgata a identidade do local onde está inserido, integrando a arquitetura com…

Entenda a importância de um projeto de iluminação para acrescentar estilo e personalidade ao design de interiores   Um projeto de design de interiores que não considera a iluminação como elemento a ser explorado deixa de aproveitar uma das peças-chave na decoração de uma casa ou apartamento. Luzes bem escolhidas…

Celebrando o mês das mães, trazemos uma seleção especial de quartos divertidos e inspiradores para as crianças   Criar um espaço para seu filho brincar e descansar pode ser uma experiência muito mais divertida do que parece. O desafio está em planejar o quarto infantil para que ele seja ao…

Saiba como o movimento modernista, com suas características marcantes, continua inspirando projetos arquitetônicos contemporâneos   Os estilos e movimentos arquitetônicos tendem a acompanhar as revoluções artísticas, culturais e sociais. No caso do modernismo, seus conceitos básicos surgiram na Europa, nas primeiras décadas do século 20, e acabaram impactando diversos países…

O vídeo destaque dessa semana é uma casa no condomínio Jardim Pignatari com projeto de João Armentano no Morumbi. Possui paisagismo de Gilberto Elkis, ambientes amplos e iluminados, ampla área verde, além de jardim, piscina e adega. Confira os detalhe no vídeo e conheça mais sobre esse imóvel na Esquema…