< Voltar

A cor preta no design de interiores

Aprenda a explorar tons mais escuros nos acabamentos e na decoração, para criar ambientes bonitos e sofisticados

 

Considerado um verdadeiro coringa no design de interiores contemporâneo, o “pretinho básico” tem sido muito bem aproveitado em projetos que se destacam pela ousadia e sofisticação. A vantagem é que os tons escuros são muito versáteis na decoração, porque combinam com praticamente tudo e podem ficar perfeitos em qualquer ambiente da casa ou apartamento.

Um dos maiores receios das pessoas, ao usar essa cor na decoração, é que ela torne os ambientes muito sombrios e depressivos, mas a realidade é que um pouco de preto pode trazer equilíbrio e até mesmo realçar as outras cores. Para não deixar os ambientes pesados, a dica é misturar elementos escuros com outros mais claros ou de cores vivas, incorporando o preto nos detalhes – como acabamentos ou objetos.

 

A dica é incorporar a cor preta nos detalhes, em acabamentos ou móveis

 

Mas o que fazer e o que não fazer na hora de usar preto na decoração?

  • Use a cor preta em apenas alguns dos itens primários do seu mobiliário, como mesa de centro, sofás ou cadeiras.
  • É possível arriscar pintando uma parede de preto, mas ela deve contrastar com outras paredes em tons mais suaves, como branco ou cinza claro.

 

Paredes pintadas de preto devem contrastar com outras em tons mais claros

 

  • Incorpore o preto nos ambientes de forma harmoniosa por meio de obras de arte.
  • Tente não misturar diferentes tons de preto. Se as tonalidades não forem parecidas, o objeto mais claro vai parecer desbotado.
  • Não exagere. Na dúvida, aposte no preto em um ou dois itens, somente para quebrar um pouco a neutralidade do ambiente. E lembre-se: uma combinação que nunca falha é preto e branco.

 

Poucos itens na cor preta já são suficientes para gerar contraste

 

A dica é nunca exagerar: se um móvel é preto, insira outras cores para equilibrar o ambiente

 

A cor preta atua como uma base, um descanso para o olhar. Em um ambiente repleto de luz e totalmente decorado em tons claros ou neutros, o que pode acontecer é que tudo se torna uma coisa só e nenhum aspecto do design de interiores se destaca.

A vantagem de usar uma cor sólida mais escura, como essa, em uma das paredes ou em um móvel importante do ambiente, é que você pode ousar nos elementos que irão complementar essa composição, inserindo padrões e cores em tapetes, almofadas, quadros ou vasos.

 

Se o preto for a cor dominante do ambiente, estampas e detalhes ajudam a quebrar a monotonia

 

O único cuidado, se o preto for a cor dominante de um determinado espaço, é acrescentar detalhes que ajudem o ambiente a não ficar sem graça – como um papel de parede estampado ou um lustre que chame a atenção, por exemplo. A ideia é pensar nos elementos do design como na moda: usando um vestido preto, vale a pena investir em acessórios para valorizar o look. O mesmo conceito pode ser aplicado aos ambientes.

Como essa cor é considerada elegante e cheia de possibilidades, muitos designers de interiores contemporâneos têm defendido que qualquer ambiente tende a ganhar sofisticação e ousadia com um toque de preto – inclusive banheiros e cozinhas, que ficam fantásticos com mármores, luminárias ou armários pretos. A área externa também não fica de fora: cadeiras, mesas e estofados pretos, além de muito bonitos, dificilmente se tornam manchados pelos efeitos do tempo.

 

Mesas, prateleiras e luminárias pretas dão sofisticação a ambientes como a cozinha

 

Elementos na cor preta também ficam incríveis na área externa

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Conheça a ferramenta de marketing que transforma seu imóvel em um verdadeiro cenário de revista   Para quem não atua no mercado imobiliário, talvez o termo home staging não tenha muito significado. Em inglês, a palavra stage diz respeito à cena teatral, o palco onde se apresenta um espetáculo. Como…

Comemore o início da primavera com nossas dicas sobre como utilizar arranjos e vasos de flores no design de interiores   Cada casa ou apartamento tem suas particularidades e exige um diferente estilo de decoração, mas há um item decorativo que combina com praticamente todos os gostos: flores. Um vaso…

Minimalismo, integração, funcionalidade e conforto são algumas das características de projetos arquitetônicos inspirados nessa região europeia   São poucos os povos que incorporam em seus projetos arquitetônicos, de forma tão natural, características como minimalismo, modernismo e funcionalidade, quanto os escandinavos. Acostumados, durante séculos, a lidar com os mais diversos conflitos,…

Celebrando o mês das mães, trazemos uma seleção especial de quartos divertidos e inspiradores para as crianças   Criar um espaço para seu filho brincar e descansar pode ser uma experiência muito mais divertida do que parece. O desafio está em planejar o quarto infantil para que ele seja ao…

Conheça os benefícios de incorporar em sua casa elementos que permitam a entrada de luz natural   A maioria das pessoas passa cerca de 85% de seus dias em ambientes internos (casa, escritório, escola, lojas, restaurantes). Quais são os efeitos disso na saúde humana? A baixa exposição à luz solar…

Com a chegada do frio, confira nossas dicas de lareiras para criar ambientes confortáveis e cheios de estilo   Quem descobre o prazer de ter uma lareira em casa geralmente não quer abrir mão disso nunca mais. Com as temperaturas caindo e o inverno se aproximando, este é o momento…

Conheça as características e origens desse estilo arquitetônico que ainda hoje é encontrado em imóveis charmosos, com ares de interior   A época dos impérios coloniais nas Américas, que se iniciou com as navegações de Portugal e Espanha e teve seu auge com a descoberta e a colonização de países…

Técnica revitaliza empreendimentos sem descaracterizá-los Retrofit é uma tendência arquitetônica com uma proposta moderna para empreendimentos históricos. Com o objetivo de recuperar prédios antigos, o conceito surgiu em meados do século XX, com origem na Europa e nos Estados Unidos, quando a legislação local passou a proibir a demolição de…