< Voltar

Sauna em casa: conforto e relaxamento

Conheça as vantagens de ter uma sauna em casa e os principais cuidados necessários para manter esse espaço

 

Em condomínios com lazer, clubes e spas, a sauna é praticamente um item indispensável. Muito se fala sobre as propriedades relaxantes de permanecer em um ambiente com vapores em alta temperatura, mas estar em uma sauna também pode ser excelente para a saúde – dilatando os poros, estimulando a circulação e limpando as vias respiratórias.

Em países como a Finlândia, mais da metade da população tem uma sauna em casa. Atualmente, são 2,2 milhões de saunas para 5,2 milhões de habitantes finlandeses. Não por coincidência, acredita-se que as primeiras formas de sauna tenham sida criadas justamente pelos povos nômades que ocupavam as terras dessa região nórdica, há cerca de 9 mil anos.

Naquela época, a chamada “sauna de fumaça” (que se assemelha ao que hoje conhecemos como sauna seca) era uma construção escavada ao pé de um morro, formando uma espécie de caverna. Esses eram considerados lugares sagrados, para purificação do corpo e do espírito. O banho de vapor ou sauna úmida surgiu muito tempo depois da invenção nórdica, na Grécia antiga, sendo muito popular também na Roma antiga. A técnica foi melhor desenvolvida posteriormente pelos turcos, que aqueciam caldeirões de bronze cheios de água em salões de mármore com teto côncavo (para os chamados “banhos turcos”).

 

 

 

Entre as vantagens de ter uma sauna em casa está o fato de que esse não é um ambiente caro para construir ou manter. Além disso, a sauna agrega muito valor ao imóvel e traz uma série de benefícios à saúde. Sessões de 10 a 15 minutos já são suficientes para estimular o fluxo de circulação de sangue no organismo, relaxando músculos e aliviando articulações, além de liberar endorfinas e eliminar toxinas.

Há diversos tipos de saunas que podem ser considerados, na hora de escolher o melhor sistema para sua casa. As opções vão desde saunas com queima de madeira até as aquecidas eletricamente, passando por saunas a vapor a outras com aquecimento infravermelho. A maior diferença entre elas tende a ser a origem do calor. Tradicionalmente, costumava-se usar uma espécie de forno para queimar lenha, mas, hoje em dia, aquecedores elétricos simulam essa fonte.

 

 

A vantagem das saunas secas é não precisar investir em hidráulica. Elas podem ser instaladas em praticamente qualquer lugar, desde o canto de um banheiro até um quarto vago, um espaço na garagem ou na área externa da casa. Mas é importante que o sistema elétrico esteja em dia e que comporte a produção de calor necessária.

Entre os cuidados e recomendações, basta seguir essas dicas simples:

 

  1. Escolha bem o local da sauna

Além de um bom sistema elétrico, é preciso ter um espaço com pelo menos 1,2 m por 1,2 m de lado e um pé-direito com no mínimo 2 m de altura. Para fazer o cálculo do tamanho da sauna, vale considerar uma área para sentar de, pelo menos, 60 cm por pessoa. Também é importante que exista um banheiro ou chuveiro próximo à sauna, para que as pessoas possam se lavar ao sair. E, caso a vista do local seja bonita, vale a pena investir em uma porta, janela ou parede de vidro.

 

 

  1. Selecione os materiais e acabamentos

A madeira escolhida para os acabamentos da sauna deve ser resistente ao calor, oferecer conforto térmico e ter aroma agradável (cedro é sempre uma boa opção). O chão também merece atenção especial: concreto, madeira e porcelanato são algumas possibilidades. É importante ainda isolar termicamente o ambiente, em especial o teto.

 

  1. Escolha a melhor fonte de calor

A fonte de calor da sua sauna é uma das decisões mais importantes. Aquecedores elétricos são mais baratos e requerem menos manutenção. Já aquecedores a gás ou lenha dão um pouco mais de trabalho e, muitas vezes, não podem ser instalados dentro de casa. No segundo caso, jogar água sobre as pedras do aquecedor pode ajudar a produzir vapor. Outra possibilidade é o aquecimento infravermelho, que usa radiação para produzir temperaturas muito baixas, com grande rapidez.

 

  1. Tome algumas precauções durante o uso

Não é recomendado ficar muito tempo dentro da sauna, já que ela pode causar desidratação e pressão baixa. Não esqueça de beber muita água e evitar bebidas alcóolicas ou drogas. O espaço também não é recomendado para mulheres grávidas e crianças abaixo de 5 anos.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

A exclusividade da Esquema Imóveis desta semana é uma casa com projeto de João Armentano, no Jardim América. Possui ambientes integrados com muita luz natural, pé-direito duplo, piscina, paisagismo e academia no subsolo. 7 vagas de garagem. Conheça mais sobre ela na Esquema Imóveis.

As janelas do piso ao teto, que dão amplitude e luminosidade aos ambientes, são uma tendência na arquitetura contemporânea   Janelas grandes sempre estiveram em alta na arquitetura, mas elas têm sido cada vez mais utilizadas para substituir paredes. Principalmente em áreas sociais, as janelas do piso ao teto agregam…

Com as vantagens de uma casa e toda a segurança de um prédio, as coberturas são as “queridinhas” do mercado imobiliário de alto padrão   Morar em uma cobertura (ou penthouse) é o sonho de muita gente, afinal as unidades que se encontram no topo são sempre as mais desejadas…

A Esquema Imóveis busca constantemente inspirações e tendências para seus clientes. Por esse motivo, selecionamos as principais tendências na decoração e design de interiores para o próximo ano, falando sobre como essas opções podem ser adequadamente incorporadas, independentemente do projeto decorativo das casas ou apartamentos.   1. As cores interiores…

Conheça algumas das casas que elevam o conceito de smart homes a um patamar quase futurístico   Não há limites para o quanto uma casa pode ser “inteligente” além das tecnologias disponíveis para torná-la cada vez mais prática, confortável e eficiente para seus moradores. O conceito de smart home já…

Um dos arquitetos mais reconhecidos internacionalmente, pertencente à geração modernista, assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura contemporânea   Paulo Mendes da Rocha, junto com João Batista Vilanova Artigas, encabeçou a chamada Escola Paulista da arquitetura brasileira. Ambos elevaram a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade…

Reforma de imóveis usados surge como tendência do design e da arquitetura   No mercado imobiliário, é comum que imóveis precisando de reforma fiquem parados durante muito tempo, em busca de compradores. A dificuldade em vender casas e apartamentos usados pode gerar prejuízos enormes para os proprietários. Além disso, para…

Viradas de anos trazem consigo sempre uma série de novidades. Há o que se mantém, o que aumenta, o que diminui e o que muda completamente como uma virada de chave. É possível notar, para o próximo ano, algumas tendências que abrem espaço para a exploração dos entusiastas da área…