< Voltar

A tecnologia na arquitetura

Devido ao seu avanço constante, a tecnologia é a principal aliada dos profissionais. A arquitetura é definida pela evolução e por isso, os avanços tecnológicos estão ligados a essa área desde o início das obras até sua finalização, facilitando a criatividade e o processo de execução.

Com as ferramentas avançadas de visualização de design digital, por exemplo, os projetistas podem identificar cada detalhe com precisão, reduzindo a margem de erros, para que a criação seja feita de acordo com a ideia original do cliente.

A arquitetura high tech consiste na utilização de materiais específicos de alta tecnologia para a criação de imóveis ou empreendimentos contemporâneos e funcionais. Esse movimento tem mais força nos Estados Unidos, Inglaterra e França, além de outros países da Europa.

 

High tech: características dessa arquitetura

A ideia de incluir a tecnologia na arquitetura tem como principal objetivo facilitar os processos e os sistemas técnicos: elétricos, hidráulicos, de circulação e climatização. Os materiais mais comuns usados na arquitetura high tech são o ferro, vidro, aço inox e alumínio.

Entre as características desse estilo arquitetônico, destacam-se:

  • Automação de sistemas;
  • Uso de luz solar;
  • Conforto térmico.

 

Arquitetos mais importantes

Há muitos profissionais que marcaram a era da arquitetura high tech. Confira os projetos de sucesso dos arquitetos a seguir:

 

Norman Foster

 

Renzo Piano

 

Richard Rogers

 

No Brasil, o arquiteto que mais se destacou nesse sentido foi João da Gama Figueiras Lima. Seu projeto arquitetônico mais reconhecido é o Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek. As principais estratégias utilizadas nesse projeto, que se assemelha aos demais, foram as questões bioclimáticas, bem como a ventilação e a iluminação natural.

 

Essa preocupação com as questões ambientais assume um tema primordial nos projetos high tech, fazendo com que a tendência tecnológica da arquitetura continue cada vez mais em alta.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

A arquiteta e designer de interiores Sabrina Salles dá dicas sobre como criar equilíbrio na decoração de sua casa   O equilíbrio é algo que, em geral, tentamos buscar em diversos aspectos de nossa vida. Mas o que ele significa, no design de interiores? Trata-se da ideia de que, quando…

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, arquiteta conta quais são as tendências em acabamentos em entrevista para a Esquema Imóveis   Simone Mantovani criou seu próprio escritório de arquitetura e design de interiores em 2001, com o intuito de integrar suas experiências profissionais nos setores comercial, residencial…

Transforme a área externa de sua casa com estruturas cobertas, mas integradas à natureza, criando espaços de convivência, lazer e relaxamento   Se a ideia é dar um novo aspecto e revitalizar a área externa de sua casa, poucos elementos decorativos são tão interessantes e versáteis como um gazebo. Além…

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”: entenda a evolução da proposta sustentável e como ela tem sido cada vez mais utilizada na arquitetura   Construir um imóvel ecológico é uma escolha. Em geral, uma construção precisa atender a certos códigos, mas a arquitetura verde vai…

Viradas de anos trazem consigo sempre uma série de novidades. Há o que se mantém, o que aumenta, o que diminui e o que muda completamente como uma virada de chave. É possível notar, para o próximo ano, algumas tendências que abrem espaço para a exploração dos entusiastas da área…

Viva Magenta, metalizado, tons terrosos, madeira…conheça as principais apostas de cores e na decoração para 2023   Com o início de um novo ano, surgem novas tendências de cores e design de interiores que ditarão o estilo e a decoração de muitos ambientes nos próximos meses.    Para 2023, existem…

Conheça as características e origens desse estilo arquitetônico que ainda hoje é encontrado em imóveis charmosos, com ares de interior   A época dos impérios coloniais nas Américas, que se iniciou com as navegações de Portugal e Espanha e teve seu auge com a descoberta e a colonização de países…

A arquitetura pode contar muita história. Por isso, selecionamos quatro propriedades cheias de personalidade, que chamam a atenção por terem sido construídas com referências a períodos históricos, localidades e grifes famosas. Todas elas possuem muito estilo e detalhes exclusivos. Embora algumas dessas casas já apresentem referências ultrapassadas, até hoje elas…