< Voltar

Retrofit: tendência que preserva a memória do espaço

Técnica revitaliza empreendimentos sem descaracterizá-los

Retrofit é uma tendência arquitetônica com uma proposta moderna para empreendimentos históricos. Com o objetivo de recuperar prédios antigos, o conceito surgiu em meados do século XX, com origem na Europa e nos Estados Unidos, quando a legislação local passou a proibir a demolição de alguns edifícios por fazerem parte de um rico acervo arquitetônico de épocas anteriores.

Diante disso, alguns setores da construção civil se mobilizaram e buscaram formas de repaginar tais empreendimentos, conferindo-lhes novos usos, sem, no entanto, descaracterizar suas arquiteturas originais. Com a crescente demanda por espaços urbanos mais sustentáveis e eficientes, a técnica passou a ganhar mais força e espaço em diversos países, principalmente na última década.

Para além da história

A preocupação com questões como segurança, conforto e conservação também impulsionou a adoção do retrofit, uma vez que muitas construções passaram a apresentar tais problemas. No mercado imobiliário, a prática tem se mostrado cada vez mais presente, principalmente nos grandes centros urbanos, e não somente em empreendimentos históricos, mas, também, em diferentes tipos de edifícios, incluindo residenciais e comerciais.

Aqui, é possível perceber como o objetivo do retrofit não se atém somente à sua primeira finalidade, mas também à prolongação da vida útil do edifício, reduzindo custos operacionais e de manutenção e tornando-o mais funcional e sustentável.

Nesse sentido, outros aspectos ganham destaque na técnica, como investir na melhoria da eficiência energética, na atualização das instalações hidráulicas e elétricas, de novos sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado, bem como de iluminação, na melhoria de segurança e acessibilidade, entre outros.

A solução demonstra cada vez mais a sua importância se pensarmos no cenário brasileiro. Dados da pesquisa realizada pela Fundação João Pinheiro analisa a situação do país entre os anos de 2016 e 2019 com um déficit habitacional de 5.876 milhões de moradias; praticamente 8% dos domicílios estão desocupados.

Vantagens do retrofit

Além da modernização do empreendimento, que afasta o aspecto de “abandono” do espaço, a segurança conferida é uma das mais importantes vantagens da prática. Diferentemente da reabilitação, que mira situações em que o prédio passará por mudanças que não consideram a preservação de sua arquitetura, o retrofit alcança um caráter mais profundo.

A tendência considera, além da renovação dos espaços de acordo com a legislação, bem como as necessidades de conservação, a preservação da arquitetura original com o objetivo de manter a memória do espaço viva e presente.

Retrofit no Brasil

Alguns dos mais importantes exemplos de monumentos históricos que passaram pelo processo de retrofit sem abrir mão de suas respectivas memórias são o Farol Santander, a Pinacoteca, o Hotel Fasano e o Estádio do Maracanã.

Farol Santander

O antigo Edifício Altino Arantes, hoje Farol Santander, foi inaugurado em 1947 e passou por reformas, com uma duração de cerca de dois anos, que preservaram seu aspecto arquitetônico em art déco. Reaberto em 2018, o monumento passou por uma revitalização em sua fachada e em seus ambientes internos.

Pinacoteca

Construído no final do século XIX, a pinacoteca teve o seu projeto de rertofit como uma intervenção para adequá-la às normas vigentes e para garantir segurança, revitalizando o seu uso.

Para tanto, o processo precisou incorporar uma nova rede elétrica, reforçar a estrutura dos pisos, adequar rampas e incluir elevadores para pessoas com reduzida mobilidade e investir na melhor iluminação natural dos ambientes a partir de telhados com modelo de vidro.

Hotel Fasano

Localizado em Salvador, o prédio foi criado em 1930 e teve a sua estrutura recuperada sem deixar de preservar a sua memória. O estabelecimento é considerado um dos mais queridos do Brasil quando se fala sobre hospedagem. A sua revitalização foi necessária para que pudesse seguir com a sua função, garantindo maior segurança e melhorias estéticas.

Estádio do Maracanã

Construído nos anos 50, o retrofit foi realizado pela Fernandes Arquitetos Associados para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. As estruturas do estádio foram modernizadas sem deixar de preservar as suas características marcantes.

Conheça um imóvel incrível que passou pelo retrofit!

Apartamento reformado em localização ímpar
ARTIGOS
RELACIONADOS

Privilégios que imóveis com rooftops oferecem Rooftop é uma das principais tendências do mercado imobiliário de alto padrão. Com a tradução literal “telhado”, o conceito traz basicamente a ideia de um terraço moderno e sofisticado com o objetivo de promover um espaço para relaxamento, valorizando o lazer e aumentando a…

Descubra alguns dos mais incríveis museus ao redor do mundo, com projetos arquitetônicos absolutamente inspiradores   O Brasil é um país de arquitetura extremamente diversa e com vários museus incríveis, cujos projetos arquitetônicos receberam reconhecimento dentro e fora do país – apenas para citar alguns exemplos, temos o MASP, de…

A Semana de Design de Milão destaca a importância da sustentabilidade no design de móveis     A Milan Design Week 2024 aconteceu entre os dias 15 e 21 de abril, apresentando as principais inovações do mundo de design de móveis e decoração através de dois importantes eventos, o Salone del…

A exclusividade da Esquema Imóveis desta semana é uma casa com projeto de João Armentano, no Jardim América. Possui ambientes integrados com muita luz natural, pé-direito duplo, piscina, paisagismo e academia no subsolo. 7 vagas de garagem. Conheça mais sobre ela na Esquema Imóveis.

Conversamos com o arquiteto Sergio Athié sobre as tendências e as novas funções dos espaços nos escritórios, com o retorno gradual das atividades presenciais   A flexibilização da quarentena e o início da retomada das atividades presenciais por alguns setores trouxeram uma questão que merece cuidado: a adequação dos ambientes…

Conheça as casas mais cobiçadas em condomínios de campo próximos à capital paulista, locais perfeitos para relaxar e fugir do agito da cidade   Se a pandemia do coronavírus trouxe algo de bom para os consumidores do mercado imobiliário, foi uma nova perspectiva a respeito da importância de morar bem….

Com projetos clássicos e atemporais, a construtora teve um papel importante na verticalização de São Paulo   Há certos estilos que se tornam verdadeiras marcas registradas. No caso da Construtora Adolpho Lindenberg, a arquitetura de linhas clássicas e o padrão construtivo de alta qualidade fizeram com que a empresa se…

Comemore o início da primavera com nossas dicas sobre como utilizar arranjos e vasos de flores no design de interiores   Cada casa ou apartamento tem suas particularidades e exige um diferente estilo de decoração, mas há um item decorativo que combina com praticamente todos os gostos: flores. Um vaso…