O centro de São Paulo é uma linha tênue entre o encanto e a perplexidade. Encanto pelas belezas arquitetônicas dos prédios históricos e toda a identidade cultural que carrega através das construções. Perplexidade pela falta de preservação e degradação desses patrimônios que são a marca da capital. Com essa problemática assombrando cada vez mais a cidade, uma nova solução ganhou destaque nos últimos anos com o objetivo de fazer uma atualização tecnológica nesses edifícios já existentes: o retrofit.
É uma técnica de modernização em edificações já existentes, onde os imóveis se adaptam às normas atuais, sem perder o valor histórico e arquitetônico. Um dos exemplos mais icônicos de retrofit é a Pinacoteca de São Paulo, revitalizada pelo renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Além da revitalização de estruturas históricas, essa tendência vem abocanhando cada vez mais o mercado imobiliário, especialmente o segmento de luxo.
Esta combinação pode parecer inusitada à primeira vista, mas traz uma série de benefícios que agregam valor aos imóveis e atendem às demandas de um público cada vez mais exigente.
Preservação da história e da identidade
O conceito permite que as edificações de luxo possuam um valor arquitetônico inigualável pela herança histórica e cultural. A preservação dessas características originais faz com que cada edifício tenha uma identidade única, mantendo o estilo arquitetônico e técnicas construtivas da época.
Ao preservar esses elementos, o retrofit contribui para a manutenção da identidade cultural de São Paulo.
Aumenta o valor de mercado
O retrofit é uma excelente estratégia para aumentar o valor de mercado de um imóvel, tornando-o mais atrativo para compradores e garantindo um retorno sobre o investimento.
Há diversos fatores para a revitalização. Além do aumento da desejabilidade por conta da modernização e funcionalidade que a reforma traz, resultando em uma melhor qualidade de vida, o retrofit permite a atualização do imóvel com suas características antigas, porém incluindo estilos de design mais recentes, tornando-o mais atraente para o público.
Ademais, resulta em um efeito cascata. A reforma do imóvel valoriza não apenas a propriedade em si, mas também de imóveis vizinhos, contribuindo para a valorização de todo o bairro.
Sustentável e eficiente
Diferente da construção de novos imóveis, o retrofit surge como uma alternativa sustentável ao reutilizar a estrutura existente, reduzindo significativamente o consumo de recursos naturais, a geração de resíduos e a emissão de gases do efeito estufa.
Além disso, a incorporação de tecnologias modernas, como sistemas de isolamento térmico, iluminação LED e painéis solares, otimiza o consumo de energia e água, tornando os edifícios mais eficientes e menos dependentes de recursos não renováveis.
Senso de personalização e exclusividade
No mercado de luxo, o retrofit oferece uma oportunidade única de criar espaços personalizados e exclusivos, alinhados com os desejos e necessidades individuais de cada cliente. Ao transformar edificações históricas ou prédios já existentes, permite a criação de ambientes com características únicas, que refletem a identidade e o estilo de vida de seus proprietários.