< Voltar

Repaginando a área externa

Confira nossas dicas sobre como repaginar a área externa de sua casa, destacando elementos como o paisagismo e o lazer

 

A revitalização da área externa de uma casa não apenas acrescenta charme e conforto ao espaço, valorizando o imóvel, como também possibilita mais opções de lazer e relaxamento para os moradores. Além da sensação de ampliação do espaço, uma repaginação da área externa pode dar funcionalidade a áreas pouco aproveitadas.

Tanto a frente quanto as laterais e os fundos do terreno são importantes e devem ser considerados no planejamento de uma modernização, se possível incluindo no orçamento os projetos de paisagismo e decoração, realizados por profissionais capazes de encontrar as melhores soluções para cada espaço.

 

 

No caso da área frontal, vale apostar em um jardim que seja ao mesmo tempo acolhedor e convidativo. A fachada também merece atenção, uma vez que faz parte da área externa da casa e tende a ser a primeira coisa notada por quem entra na propriedade – especialmente potenciais compradores.

Já na área dos fundos, é interessante criar um espaço ao ar livre que seja ao mesmo tempo agradável e versátil, podendo ser utilizado para o entretenimento dos moradores em qualquer época do ano.

 

 

Qualquer tipo de renovação dos elementos que se encontram na área externa (arquitetura, vegetação, móveis e objetos) deve levar em conta o estilo do imóvel, para que o espaço se torne uma estrutura complementar, tanto funcional quanto decorativa, sem entrar em conflito com o restante da casa.

 

 

Reformando

Uma simples pintura já é capaz de transformar o aspecto de sua área externa. Incluir alguns itens em cores vivas (como uma porta de cor diferente ou almofadas coloridas em sofás ou cadeiras) também pode ajudar a dar mais contraste ao ambiente.

No caso da área frontal, ao renovar o jardim, espaços maiores pedem plantas grandes e até mesmo árvores, enquanto áreas mais reduzidas ficam muito agradáveis com arbustos e flores. Ao selecionar as espécies, o paisagista ou jardineiro precisa se atentar à localização ideal para as necessidades de cada planta. A manutenção também é importantíssima, já que um jardim mal cuidado pode acabar depreciando sua área externa.

 

 

A iluminação externa é outro aspecto que deve ser levado em consideração, já que essa parte da casa também pode ser aproveitada durante a noite. Luzes bem posicionadas são capazes de tornar o ambiente mais acolhedor, guiando o olhar das pessoas aos elementos decorativos mais importantes e acrescentando dramaticidade ao espaço.

Na área dos fundos, a dica é pensar em tudo o que pode ser utilizado para o lazer dos moradores. Além da piscina ou ofurô, decks, gazebos e lounges com sofás e chaises, ou até mesmo lareiras externas, tornam qualquer quintal mais acolhedor. Uma mesa de jogos ou um espaço gourmet também são excelentes adições à área externa.

 

 

Outras formas de melhorar a aparência dessa área de sua casa incluem:

  • Modificar as proporções – construir uma edícula ou ampliar a cobertura de um deck são maneiras de modificar e revitalizar o espaço externo, sem precisar mexer na estrutura principal da casa.
  • Atenção aos detalhes – Novos revestimentos, pequenos reparos e repinturas ajudam muito a valorizar a área externa. Pedras e tijolos aparentes também são ótimas opções para esse tipo de ambiente.
  • Substituição do telhado, portas ou janelas – Muitas vezes, uma simples renovação de elementos arquitetônicos pode transformar consideravelmente o aspecto exterior da casa. Modificações no telhado (incluindo isolamento acústico e térmico, por exemplo), também podem ajudar a tornar a casa mais sustentável e eficiente.
  • Novo mobiliário – Para repaginar a área externa e dar uma nova “cara” a esse espaço, trocar os móveis ou comprar novos itens é uma excelente solução. Lembrando que o mobiliário da área externa deve ser resistente às mais diversas condições climáticas.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, arquiteta conta quais são as tendências em acabamentos em entrevista para a Esquema Imóveis   Simone Mantovani criou seu próprio escritório de arquitetura e design de interiores em 2001, com o intuito de integrar suas experiências profissionais nos setores comercial, residencial…

Conheça as influências clássicas que ajudaram a moldar a região dos Jardins, uma das mais tradicionais de São Paulo   A região dos Jardins, principalmente Jardim Europa e Jardim América, teve forte influência europeia em sua concepção. A arquitetura francesa clássica foi um dos estilos que ajudaram a moldar a…

Livia Pedreira, presidente do conselho curador da CASACOR São Paulo, fala sobre a mostra no Conjunto Nacional, que traz o tema ‘Infinito Particular’   Comemorando seus 35 anos de existência, a CASACOR 2022 já está com seus ambientes abertos no Conjunto Nacional, em São Paulo. Este ano, o evento, que…

O vídeo destaque dessa semana é uma casa no condomínio Jardim Pignatari com projeto de João Armentano no Morumbi. Possui paisagismo de Gilberto Elkis, ambientes amplos e iluminados, ampla área verde, além de jardim, piscina e adega. Confira os detalhe no vídeo e conheça mais sobre esse imóvel na Esquema…

Conheça as casas mais cobiçadas em condomínios de campo próximos à capital paulista, locais perfeitos para relaxar e fugir do agito da cidade   Se a pandemia do coronavírus trouxe algo de bom para os consumidores do mercado imobiliário, foi uma nova perspectiva a respeito da importância de morar bem….

Viva Magenta, metalizado, tons terrosos, madeira…conheça as principais apostas de cores e na decoração para 2023   Com o início de um novo ano, surgem novas tendências de cores e design de interiores que ditarão o estilo e a decoração de muitos ambientes nos próximos meses.    Para 2023, existem…

Estar atualizado com as tendências de arquitetura e decoração é essencial para quem deseja manter espaços modernos, funcionais e visualmente atrativos. Acompanhar novidades também permite que soluções e tecnologias sejam incorporadas, para tornar ambientes mais eficazes e sustentáveis. Fora que todas essas iniciativas não só valorizam o imóvel, como elevam…

A exclusividade da Esquema Imóveis desta semana é uma casa com projeto de João Armentano, no Jardim América. Possui ambientes integrados com muita luz natural, pé-direito duplo, piscina, paisagismo e academia no subsolo. 7 vagas de garagem. Conheça mais sobre ela na Esquema Imóveis.