< Voltar

Casa em clima de festa

Confira nossas dicas de decorações de Natal para o interior da sua casa e também para a área externa

 

Depois de um ano tão desafiador, no qual passamos muito tempo dentro de casa, uma ótima maneira de trazer um pouco de alegria e esperança pela chegada de um novo ciclo é caprichar na decoração de Natal.

Decorar a casa para as festas de final de ano é algo simbólico, porque faz com que o espírito natalino fique mais presente na nossa vida, mesmo que não seja possível convidar todas as pessoas queridas para estarem juntas nesta época tão especial.

Por isso, trouxemos algumas ideias criativas de decoração, que podem tornar os ambientes de sua casa (tanto o interior quanto a área externa) mais divertidos e gostosos, mas sem perder o charme e a sofisticação.

 

  • Árvore de Natal
Não se prenda aos tons vermelhos e verdes na decoração de Natal

 

Esse é um item que simplesmente não pode faltar na decoração natalina. Afinal, é debaixo do tradicional pinheiro que são colocados os presentes. A dica é montar a sua árvore em uma área de destaque, geralmente na sala, mas cuidando para que ela não atrapalhe a circulação. Os enfeites clássicos são as bolas e laços, em tons de vermelho e dourado, mas você também pode inovar apostando em cores como azul e branco. Capriche também nas luzes, que dão ainda mais brilho à estrela da festa.

 

 

 

 

 

Embora a árvore de Natal seja a estrela da festa, ela precisa estar em harmonia com o resto do ambiente

 

  • Guirlandas ou laços

Abertas ou fechadas, as guirlandas verdes, que lembram plantas naturais, são as mais elegantes para enfeitar paredes, lareiras ou batentes da porta. Elas também vão muito bem em ambientes externos (principalmente se forem de materiais duráveis). Laços vermelhos são enfeites clássicos nesta época, mas as fitas douradas ou prateadas podem ser opções bacanas, que dão ainda mais vida para sua decoração.

 

Guirlanda aberta, com bolinhas vermelhas, para enfeitar a área externa

 

  • Objetos decorativos

Pequenos objetos com temática natalina (como Papai Noel, flocos de neve, bengalinhas de doces, renas, bonecos de neve, anjos ou estrelas) podem dar um toque decorativo a qualquer ambiente, sem que seja necessário criar algo muito elaborado. Outra ideia é investir em arranjos ou vasos para a mesa principal, com laços e bolas, assim como louças decoradas. Velas perfumadas são mais uma forma de tornar os ambientes não apenas bonitos, como agradáveis. Para aqueles que buscam uma decoração prática, rápida e fácil, com certeza essas são excelentes opções.

 

Objetos decorativos são uma maneira prática de dar um ar natalino a qualquer ambiente

 

  • Almofadas, mantas e capas de cadeiras

Almofadas e mantas nas cores vermelha e verde, ou com ilustrações natalinas, são itens muito utilizados na decoração de festas em países do hemisfério Norte, já que dão um ar de aconchego. Como estamos no Brasil, em pleno verão, talvez as mantas não sejam muito indicadas para a época. No entanto, é possível dar um ar divertido à varanda ou à sala de jantar com almofadas e capas de cadeiras decoradas.

 

As almofadas trazem cor e diversão ao sofá da varanda

 

Não é preciso abusar das cores para dar um ar festivo à sua casa

 

E uma dica final: para quem busca uma decoração sofisticada e minimalista, fugir da paleta de cores sempre usada no Natal pode ser uma ótima ideia. Branco, prateado, dourado e azul são excelentes opções ao vermelho e ao verde tipicamente natalinos. As tradicionais meias penduradas na lareira também podem ser mais discretas, principalmente quando não há crianças na casa. Combinar as cores da decoração com os pacotes dos presentes e os ornamentos da árvore traz ainda mais elegância ao ambiente. Afinal, o clássico cai bem em qualquer época do ano.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

A arquitetura sustentável é o futuro da moradia, mas o que fazer para tornar sua casa mais eco-friendly?   Em tempos de crise climática, a busca por soluções sustentáveis não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. Quando se trata de sustentabilidade, a arquitetura e o design de interiores já…

Privilégios que imóveis com rooftops oferecem Rooftop é uma das principais tendências do mercado imobiliário de alto padrão. Com a tradução literal “telhado”, o conceito traz basicamente a ideia de um terraço moderno e sofisticado com o objetivo de promover um espaço para relaxamento, valorizando o lazer e aumentando a…

Descubra como paredes e detalhes arquitetônicos em pedra podem acrescentar charme e sofisticação à sua casa   As pedras estão entre os materiais de construção mais antigos utilizados pelo ser humano. Geralmente, elas são associadas a ambientes mais rústicos, como imóveis de campo. É muito comum ver pedras aplicadas em…

Conheça as influências clássicas que ajudaram a moldar a região dos Jardins, uma das mais tradicionais de São Paulo   A região dos Jardins, principalmente Jardim Europa e Jardim América, teve forte influência europeia em sua concepção. A arquitetura francesa clássica foi um dos estilos que ajudaram a moldar a…

No aniversário da capital paulista, conheça um pouco mais sobre a arquitetura residencial da cidade, com obras de Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi e Artacho Jurado   No dia 25 de janeiro de 2022, a cidade de São Paulo comemora seu aniversário de 468 anos. Ao…

A Esquema Imóveis busca constantemente inspirações e tendências para seus clientes. Por esse motivo, selecionamos as principais tendências na decoração e design de interiores para o próximo ano, falando sobre como essas opções podem ser adequadamente incorporadas, independentemente do projeto decorativo das casas ou apartamentos.   1. As cores interiores…

Alguns vão dizer que a arquitetura é a arte de organizar o espaço. Outros, entretanto, como o renomado arquiteto Frank Lloyd Wright, dizem que ela “é a arte científica de fazer as estruturas expressarem ideias”.   Ideias que, no caso, não só trazem benefícios para os seus moradores, como previnem que…

7 tendências sustentáveis em 2023   A sustentabilidade vem se mostrando cada vez mais uma preocupação genuína das pessoas, como demonstra o dado de que 74% dos brasileiros afirmam se considerarem consumidores ambientalmente conscientes. Na construção civil, os green buildings, edifícios verdes, mostram-se forte tendência principalmente pela diminuição significativa de…