< Voltar

Casa em clima de festa

Confira nossas dicas de decorações de Natal para o interior da sua casa e também para a área externa

 

Depois de um ano tão desafiador, no qual passamos muito tempo dentro de casa, uma ótima maneira de trazer um pouco de alegria e esperança pela chegada de um novo ciclo é caprichar na decoração de Natal.

Decorar a casa para as festas de final de ano é algo simbólico, porque faz com que o espírito natalino fique mais presente na nossa vida, mesmo que não seja possível convidar todas as pessoas queridas para estarem juntas nesta época tão especial.

Por isso, trouxemos algumas ideias criativas de decoração, que podem tornar os ambientes de sua casa (tanto o interior quanto a área externa) mais divertidos e gostosos, mas sem perder o charme e a sofisticação.

 

  • Árvore de Natal
Não se prenda aos tons vermelhos e verdes na decoração de Natal

 

Esse é um item que simplesmente não pode faltar na decoração natalina. Afinal, é debaixo do tradicional pinheiro que são colocados os presentes. A dica é montar a sua árvore em uma área de destaque, geralmente na sala, mas cuidando para que ela não atrapalhe a circulação. Os enfeites clássicos são as bolas e laços, em tons de vermelho e dourado, mas você também pode inovar apostando em cores como azul e branco. Capriche também nas luzes, que dão ainda mais brilho à estrela da festa.

 

 

 

 

 

Embora a árvore de Natal seja a estrela da festa, ela precisa estar em harmonia com o resto do ambiente

 

  • Guirlandas ou laços

Abertas ou fechadas, as guirlandas verdes, que lembram plantas naturais, são as mais elegantes para enfeitar paredes, lareiras ou batentes da porta. Elas também vão muito bem em ambientes externos (principalmente se forem de materiais duráveis). Laços vermelhos são enfeites clássicos nesta época, mas as fitas douradas ou prateadas podem ser opções bacanas, que dão ainda mais vida para sua decoração.

 

Guirlanda aberta, com bolinhas vermelhas, para enfeitar a área externa

 

  • Objetos decorativos

Pequenos objetos com temática natalina (como Papai Noel, flocos de neve, bengalinhas de doces, renas, bonecos de neve, anjos ou estrelas) podem dar um toque decorativo a qualquer ambiente, sem que seja necessário criar algo muito elaborado. Outra ideia é investir em arranjos ou vasos para a mesa principal, com laços e bolas, assim como louças decoradas. Velas perfumadas são mais uma forma de tornar os ambientes não apenas bonitos, como agradáveis. Para aqueles que buscam uma decoração prática, rápida e fácil, com certeza essas são excelentes opções.

 

Objetos decorativos são uma maneira prática de dar um ar natalino a qualquer ambiente

 

  • Almofadas, mantas e capas de cadeiras

Almofadas e mantas nas cores vermelha e verde, ou com ilustrações natalinas, são itens muito utilizados na decoração de festas em países do hemisfério Norte, já que dão um ar de aconchego. Como estamos no Brasil, em pleno verão, talvez as mantas não sejam muito indicadas para a época. No entanto, é possível dar um ar divertido à varanda ou à sala de jantar com almofadas e capas de cadeiras decoradas.

 

As almofadas trazem cor e diversão ao sofá da varanda

 

Não é preciso abusar das cores para dar um ar festivo à sua casa

 

E uma dica final: para quem busca uma decoração sofisticada e minimalista, fugir da paleta de cores sempre usada no Natal pode ser uma ótima ideia. Branco, prateado, dourado e azul são excelentes opções ao vermelho e ao verde tipicamente natalinos. As tradicionais meias penduradas na lareira também podem ser mais discretas, principalmente quando não há crianças na casa. Combinar as cores da decoração com os pacotes dos presentes e os ornamentos da árvore traz ainda mais elegância ao ambiente. Afinal, o clássico cai bem em qualquer época do ano.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Casas projetadas pelo arquiteto continuam extremamente atuais e chamam a atenção pela integração dos ambientes com a natureza   “Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito.” – Oscar Niemeyer O Brasil tem inúmeros arquitetos extremamente…

Confira nossas dicas para criar uma decoração natalina com a cara do verão brasileiro, cheia de frescor e criatividade   A decoração de Natal tem diversos elementos que remetem aos países do hemisfério norte, onde é inverno no mês de dezembro. O Papai Noel com roupas aconchegantes, as renas e…

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, explica a importância de um bom arquiteto na valorização imobiliária   O valor de um arquiteto, em uma construção, vai muito além da habilidade para desenhar projetos. Seu trabalho abrange criatividade e conhecimento, adotando soluções que promovam a funcionalidade, a sustentabilidade e…

Revestimento prático e muito utilizado em cozinhas e banheiros, o ladrilho hidráulico permanece como uma tendência na arquitetura   Existem detalhes que simplesmente fazem a diferença em um projeto arquitetônico. O ladrilho hidráulico (também conhecido como mosaico hidráulico ou piso hidráulico) é um elemento com essa capacidade de acrescentar charme…

Cidade Matarazzo, empreendimento que traz para São Paulo um conceito que integra passado, presente e futuro, unindo o que há de mais avançado no design, tecnologia e sustentabilidade   Em uma paisagem formada por prédios e ruas movimentadas, próxima a uma das áreas mais vibrantes e culturais de São Paulo,…

Reforma de imóveis usados surge como tendência do design e da arquitetura   No mercado imobiliário, é comum que imóveis precisando de reforma fiquem parados durante muito tempo, em busca de compradores. A dificuldade em vender casas e apartamentos usados pode gerar prejuízos enormes para os proprietários. Além disso, para…

Confira nossas dicas sobre como repaginar a área externa de sua casa, destacando elementos como o paisagismo e o lazer   A revitalização da área externa de uma casa não apenas acrescenta charme e conforto ao espaço, valorizando o imóvel, como também possibilita mais opções de lazer e relaxamento para…

Seja para fazer um upgrade no seu atual closet ou para projetar um novo espaço, selecionamos algumas ideias para inspirar mudanças   Remodelar a área do closet, para ganhar mais espaço de armazenamento ou simplesmente torná-lo mais bonito, é uma tarefa que requer alguma inspiração – e, se possível, um…